BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

7 dicas essenciais sobre lentes de contato dental.


7 informações essenciais sobre as lentes de contato dental em porcelana para recobrimento dentário, elucidando algumas dúvidas que todo paciente deveria saber antes de iniciar o seu tratamento. Abordando informações como tempo de tratamento, preços, desgastes dentários, vantagens e problemas, esse post elucida os pontos mais importantes envolvidos no tratamento e que são fundamentais para você entender tudo sobre tratamentos estéticos de transformação com lentes de contato dental em porcelana.

 

Por Luís Gustavo Leite, dentista especializado em próteses dentárias em Porto Alegre.

 

 

1. A lente de contato dental é uma variação mais fina da lâmina ou faceta dental em porcelana. 

 

A lente de contato dental é uma variação mais fina e delicada da técnica com lâmina em porcelana para o recobrimento total da superfície externa de um ou mais dentes. A porcelana utilizada nesses tratamentos é o dissilicato de lítio, cerâmica com alta capacidade de imitar as principais propriedades ópticas presentes nos dentes como translucides e fluorescência – e resistente a fraturas e ao amarelamento. A lâmina em porcelana, por sua vez, é uma variação mais fina das facetas em porcelana.

 

O termo lente de contato dental é empregado apenas para informar ao paciente sobre a delicadeza e finura dessas peças cerâmicas. Não existe uma classificação científica para esse termo, assim como não existe para as lâminas. Entretanto, o termo fragmentação cerâmica – que é o recobrimento de apenas uma parte do dente – já é aceito, já que a porcelana utilizada para a sua confecção é específica.

 

E, para complicar um pouco mais, muitas lentes de contato são, na verdade, fragmentos cerâmicos em maiores extensões. Mas não se preocupe com isso: o importante não é a definição científica, mas a busca por tratamentos que optem pela simplicidade dos procedimentos, aliando segurança aos dentes, durabilidade da cor e brilho e ainda resistência satisfatória às forças mastigatórias.

 

As lentes de contato dental em porcelana para recobrimento total são indicadas para os indivíduos que necessitam de intervenções mais sutis sobre os dentes, porém necessárias ao estabelecimento de harmonia e beleza ao sorriso.

 

 

2. O clareamento dental prévio é mais do que fundamental. 

 

As lentes de contato dental em porcelana são muito finas e delicadas, trazendo grandes desafios para o dentista – até mesmo para o mais habilitado para a técnica. Por serem muito finas são também muito transparentes, podendo evidenciar a coloração dentária que está abaixo delas.

 

Quando o tratamento exige correções mais radicais do manchamento e amarelamento dos dentes – principalmente aqueles pacientes que possuem muitas restaurações dentárias em resina – as lentes de contato dental estão contra-indicadas, já que as lâminas e facetas possuem mais recursos para corrigir esses problemas, sem correr o risco de não obtermos um resultado mais efetivo com as lâminas.

 

 

Lente de contato Dental : 5 situações de risco para o uso das lentes de contato dental em porcelana.
Lente de contato Dental : 5 situações de risco para o uso das lentes de contato dental em porcelana.

 

 

3. É a técnica com o menor risco aos seus dentes. 

 

As lentes de contato dental em porcelana oferecem risco mínimo à estrutura dental. Isso porque a maioria dos tratamentos são feitos sem desgastes sobre a superfície do esmalte dentário. As lâminas e facetas, ao contrário,  exigem desgastes superficiais nesta camada – exemplos disso são as correções de dentes apinhados ou sorrisos com inúmeras variações de colorações dentárias – e que não podem ser resolvidas com o clareamento dental.

 

Todas as técnicas são seguras quando os protocolos de planejamento e execução estão corretos. É por isso que o dentista analisa todas as possibilidades técnicas para o tratamento, partindo dos tratamentos mais conservadores com as lentes de contato dental em porcelana até as facetas dentárias – em alguns casos até mesmo próteses individuais (coroas fixas) que recobrem todo o dente são necessárias para o tratamento. A lente de contato é o tratamento mais conservador e deve ser sempre a primeira opção técnica.

 

 

4. O paciente pode necessitar de provisórios antes da colagem das lentes de contato dental ou mockups (técnica antes e depois).

 

Muitas vezes, mesmo as lentes de contato dental exigem mínimos desgastes sobre o esmalte dentário, que é a camada mais resistente e externa do seu dente. Quando isso acontece, o tratamento exige a colocação de um ou mais provisórios em resina para que os dentes fiquem protegidos – até o retorno das lentes do laboratório de prótese, para a cimentação final do seu tratamento.

 

Esses provisórios são confeccionados em resina e são semelhantes aos próprios dentes, sendo removidos somente para a cimentação definitiva das lentes. Você pode levar uma vida normal com os provisórios, mas com algumas restrições alimentares. O importante é que os provisórios protegem os dentes e apresentam boas qualidades estéticas enquanto você espera pela chegada das lentes de contato dental.

 

Já os mockups, técnica com resinas que simulam o antes e depois do tratamento sobre os próprios dentes dos pacientes, também podem ser utilizados como provisórios. Versáteis e perfeitos para as visualizações tipo antes e depois, são utilizados nos tratamentos que envolvem quatro ou mais dentes.

 

 

Lente de contato dental : a espessura não é a principal diferença entre lentes de contato dental e facetas em porcelana.
Lente de contato dental : a espessura não é a principal diferença entre lentes de contato dental e facetas em porcelana.

 

5. Lentes de contato dental não necessitam recobrir toda a superfície do dente para a correção – o que é ótimo

 

A tendência para as técnicas de recobrimento dental com cerâmica estão focadas nos fragmentos cerâmicos, que recobrem apenas a parte do dente que exige algum tipo de correção – os espaços naturais entre os dentes ou correções sutis de forma são exemplos de indicação para os fragmentos cerâmicos. O fragmento cerâmico, idealizado  para substituir as resinas que restauram pontas de dentes que foram fraturadas, também são bastante úteis em tratamentos essencialmente estéticos.

 

A utilização conjunta de lentes de contato dental e fragmentos cerâmicos é um tratamento indicado para os dentes que não possuem nenhum tipo de restauração sobre os dentes e nenhum tipo de tratamento ortodôntico foi realizado antes. São as situações em que o paciente acha muito demorado o tratamento ortodôntico e, mesmo assim, sabe que detalhes de alteração no sorriso farão grande diferença. Esses pacientes são os que mais se beneficiam da técnica com lentes de contato dental, ou os fragmentos dentários.

 

Os tratamentos odontológicos para resultados estéticos de maior impacto necessitam de alterações mais radicais de cor e forma dos dentes. Para esses casos as facetas dentárias em porcelana são os dispositivos cerâmicos ideais porque as espessuras maiores presentes nas facetas permitem correções mais marcantes e resolutivas.

 

 

6. O risco de problemas e insucesso estético do tratamento com lentes de contato dental, entretanto, é maior.

 

A técnica com lentes de contato dental, apesar do grande apelo de marketing e técnico por esse tipo de tratamento, pode frustar alguns pacientes porque as mudanças podem não ser tão pronunciadas quanto o paciente deseja – principalmente quando não há uma boa comunicação entre o dentista e o paciente quanto às possibilidades reais de mudança.

 

As lentes de contato dental representam a minoria dos dispositivos cerâmicos utilizados para o recobrimento estético dos dentes dada a sua limitada capacidade de resolução para casos mais complicados, e que são a maioria dos encontrados em consultório. Técnicas mais recentes de simulação digital ou até mesmo um test drive em resina das alterações podem ser feitas para auxiliar o dentista e o paciente na escolha da melhor técnica.

 

Outro detalhe importante, e que pode constituir-se, sim, em um risco relevante e problema irreversível, é quanto à reversibilidade da técnica. Em situações que envolvam algum tipo de desgaste do dente, o paciente tem que estar ciente de que qualquer estrutura dentária removida só pode reparada com resinas ou porcelanas, ou seja, qualquer tipo de desgaste dentário é irreversível. Daí a importância do planejamento e simulação dos tratamentos que envolvem desgastes dos dentes, inclusive para tratamentos de maior porte como os tratamentos com próteses dentárias.

 

Os problemas que decorrem de desgastes mal planejados e excessivos podem invadir a polpa dentária ou enfraquecer estruturalmente os dentes envolvidos.

 

Uma situação muito comum aos tratamentos estéticos com grandes transformações é o planejamento do caso indicar uma única técnica para os tratamentos de transformação de impacto nos seis dentes anteriores superiores. O protocolo de mudança estética do sorriso padrão realmente é o recobrimento estético desses seis dentes (no mínimo), já que as pesquisas odontológicas indicam que esses seis dentes correspondem por quase toda a informação visual do sorriso em uma pessoa.

 

A falha desses tratamentos é não individualizar e personalizar cada técnica para cada dente envolvido no tratamento: enquanto alguns dentes necessitam de facetas, outros podem necessitar de lentes de contato dental. Oferecer uma mesma técnica para todos os dentes não parece ser um planejamento adequado.

 

 

7. Os tratamentos mais modernos de transformação de impacto do sorriso utilizam lentes de contato, lâminas e facetas em porcelana – todos ao mesmo tempo.

 

A maioria dos casos de tratamento mais extensos com porcelanas planejados para transformações profundas da forma dos dentes utilizam várias espessuras de porcelana ao mesmo tempo. Um dente que recebe uma lente de contato dental pode ter o dente vizinho recoberto por faceta em porcelana – em plena harmonização de cor, forma e brilho entre os dentes. Lentes de contato e facetas – e até mesmo coroas dentárias – podem ser misturadas, sem problemas, em uma mesma arcada. O objetivo é personalizar a necessidade de cada dente, com a indicação mínima de desgaste e área recoberta..

 

Tratamentos dentários estéticos na região anterior com uso de várias técnicas de recobrimento concomitantes necessitam, entretanto, de tratamentos eficazes para clarear e harmonizar as cores dentárias. Alguns casos podem apresentar coroas protéticas antigas nessa região, e que também podem ser utilizadas em conjunto com lentes de contato dental ou facetas em porcelana. As variações de técnicas estão disponíveis para oferecer opções individualizadas aos dentes.

 

 

8. (extra) O tempo de tratamento com lentes é rápido.

 

O tempo médio de tratamento com as lentes de contato dental em porcelanas, da consulta inicial, planejamento e simulações, até a colagem final das peças são 14 dias. 

 

 

9. (extra) O laboratório de prótese faz toda a diferença no resultado final do tratamento com lentes de contato dental.

 

A qualidade final dos tratamentos estéticos com as lentes de contato dental em porcelana, assim como para as facetas ou lâminas, depende diretamente da qualidade do trabalho dos técnicos em próteses laboratoriais e das porcelanas utilizadas. É fundamental certificar-se da qualidade do  trabalho desses profissionais, já que os mínimos detalhes nessas peças em porcelana tão delicadas fazem toda a diferença.

 

Os maiores problemas com os tratamentos com lentes de contato dental decorrem da baixa qualidade dos laboratórios utilizados, frustando o paciente quanto ao resultado final do tratamento.

 

 

10. (extra) O preço do tratamento com lentes de contato dental não deve ser o principal fator de opção.

 

O preço do tratamento com lentes de contato dental não deve ser o fator principal de opção pelo tratamento. As facetas em resina são bastante difundidas e podem ser uma tentação pela diferença de preço final do tratamento. As indicações para as lentes de contato e as facetas em resina são diferentes, e os resultados também.

 

Em algumas poucas situações, como o fechamento de diastemas, as facetas em resina estão tão bem indicadas quanto as lentes de contato dental. Entretanto, se a indicação para o tratamento é pelas lentes ou facetas e o preço ainda está além de suas possibilidades, aguarde até que você possa optar pelo melhor tratamento. Vale a pena.

 

 

Saiba mais sobre lentes de contato dental:

Voltar para o blog