BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

7 dicas básicas que facilitam a adaptação a dentaduras novas.

dificuldade de adaptação à dentadura

A dor e dificuldade na adaptação a dentaduras novas pode ser torturante quando está associada a gengivas machucadas. Calma! Algumas dicas simples vão ajudá-lo na fase mais complicada do tratamento com dentaduras.

 

por Luís Gustavo Leite, dentista graduado e especializado em prótese dentárias pelas UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

1. Durma sem as dentaduras. E faça isso mesmo passado o período de adaptação a elas.

 

Gengivas e mucosas não foram feitas para suportar a compressão traumatizante proveniente das bases das dentaduras. É preciso aguardar as alterações adaptativas desses tecidos para que estejam fortes e resistentes para suportar um dia inteiro de uso intenso com as próteses. E deixá-las, logo nos primeiros dias, 24hs sem descanso em boca não vai acelerar esse processo – muito pelo contrário, sina de muita dor, aftas e gengivas machucadas. Mas dá para mudar esse panorama complicado de adaptação às dentaduras.

 

Comece utilizando as dentaduras por um período máximo de 6 horas. Depois, vá subindo em 1 hora, a cada dia, o tempo de manutenção da prótese em boca, até atingir o tempo ideal de uso diário: 14 a 16 horas diárias. Nas outras 8 a 10 horas restantes para você estará dormindo sem as dentaduras. Esse é momento para o descanso da gengiva e mucosas em contato com a prótese total, e você deve seguir esse esquema de uso para sempre. Lembrou agora porque os desenhos sempre mostram um par de dentaduras dentro de um copo d’água?

 

adaptação a dentadura afta
Dificuldade de adaptação a dentaduras: aftas podem aparecer já no quinta dia.

 

 

2. Analgésicos simples nos 5 primeiros dias de adptação à dentadura são indispensáveis.

 

O primeiro dia de uso e adaptação à dentadura transcorre sem dores. O início do desconforto se dá a partir do segundo dia, e lá pelo quarto e quinto dias alcançam o período mais intenso. A sensação é de muita dor e queimação. Para alguns indivíduos, as primeiras aftas (úlceras) já estão instaladas e na sua fase mais dolorosa. Um suporte medicamentoso é o caminho para passar por dias tão difíceis.

 

Os analgésicos mais simples são excelentes para fazer da adaptação às dentaduras uma período mais confortável. O composto farmacêutico ideal precisa ser discutido com o seu dentista, baseado no seu histórico de uso e efeitos colaterais pessoais. Diabéticos e cardíacos, por exemplo, precisam de um esquema terapêutico personalizado.

 

O esquema para analgesia não tem segredos. Ingira os primeiros analgésicos já no primeiro dia, antes mesmo da instalação da prótese total, e mantenha a terapia por 5 dias. Fármacos mais simples podem ser consumidos, em casos extremos, por até 7 dias, sem riscos de complicações de saúde e irritações gástricas.

 

Em algumas situações o uso de anti-inflamatórios pode ser necessário, sendo receitados por no máximo 48 dias, entre o quarto e quinto dia pós instalação das dentaduras – período mais desconfortável e dolorido de adaptação à dentadura. Mas tome cuidado: anti-inflamatórios são medicações tóxicas e que agridem a mucosa gástrica quando de uso prolongado.

 

 

3. Comece com alimentos pastosos e macios e aumente gradativamente a consistência deles.

 

Evite sair comendo tudo o que vê pela frente no primeiro dia de adaptação à prótese total: suas gengivas e mucosas ainda não estão prontas para suportar compressão. É normal que nas primeiras 24 horas o paciente se sinta confortável e seguro para mastigar alimentos duros e fibrosos, repetindo a dieta costumeira à instalação da nova dentadura. Porém, não incorra nesse erro: a ausência de dores na gengiva no primeiro dia dá a falsa impressão de que está tudo bem.

 

Comece com sopas e alimentos mais pastosos (purê e macarrão são recomendadíssimos). Compense o déficit de ingestão de alimentos dos primeiros dias com alimentos mais calóricos – esqueça, pelas próximas duas semanas, a dieta da moda que você vem seguindo há meses. Introduza pequenos pedaços macios de carnes e legumes cozidos porém com consistência mais firme lá pelo quinto e sexto dia. A ideia é ir progredindo a consistência dos alimentos como o passar dos dias.

 

O tempo de adaptação à dentadura com dieta restrita costuma durar 30 dias – alguns indivíduos relatam que só voltaram a comer normalmente passados 2 meses da instalação da prótese total. É por isso que os suplementos vitáminicos são essenciais para compensar a deficiência de proteínas e vitaminas que pode ocorrer durante a adaptação da dentadura.

 

 

4. Teste você mesmo se sua dentadura está com bordas muito extensas.

 

A dificuldade de adaptação à dentadura está relacionada a diversos problemas de confecção da prótese total. O mais comum deles é a borda da prótese mais extensa (comprida) do que o necessário, que pressiona o fundo da região de encontro entre a mucosa alveolar e a mucosa da bochecha e provoca dores intensas e podem causar múltiplas lesões ulceradas (aftas).

 

O teste que identifica bordas sobre-extensas em dentaduras pode ser feita por você mesmo: com as próteses corretamente assentadas em boca, afaste levemente as arcadas dentárias e apreenda, com os dedos das duas mãos, os lábios. Feito isso, estique e movimento-os em todas as direções para tentar deslocar as dentaduras. O objetivo é tentar remover a dentadura do seu lugar. Se isso acontecer, suspenda o uso da prótese total e procure o seu dentista: as bordas das suas próteses estão sobre-estendidas e provavelmente são a causa para as dores e dificuldade de adaptação da dentadura às gengivas e mucosas.

 

dificuldade de adaptação à dentadura bordas
Dificuldade de adptação à dentaduras: bordas muito extensas.

 

 

5. Ajuste a mordida para facilitar a velocidade de adaptação à dentadura.

 

Muitas vezes, as dentaduras são novas e bonitas…. mas os dentes (mordida) não estão perfeitamente ajustados (encaixados). Isso pode acontecer entre duas próteses ou entre a prótese e os dentes naturais. Quando a relação de contato entre os dentes não é precisa, a dificuldade de adaptação das dentaduras às gengivas e mucosas são severamente prejudicadas.

 

Antigamente, os protéticos executavam um procedimento conhecido como remontagem para ajuste oclusal, uma técnica essencial para melhorar a qualidade da mordida e estabilidade das próteses em boca. O problema é que essa etapa importante de confecção das dentaduras desapareceu na mesma medida em que os melhores protéticos abandonaram a produção dessas prótese, dedicando-se apenas à parte mais rentável da odontologia: próteses com porcelanas.

 

O ajuste oclusal para dentaduras é mais eficiente quando realizado pelo laboratório protético. Entretanto, ele ainda pode ser realizado, não com a mesma eficiência, pelo dentista. É um procedimento simples, rápido e essencial no processo de adaptação a dentaduras.

 

 

6. Suspensa completamente o uso da dentadura se aparecerem aftas nas gengivas e mucosas.

 

A dor mais intensa durante o período de adaptação a dentaduras novas coincide com o aparecimento das aftas, úlceras que alcançam o tecido conjuntivo e que produzem dores intensas e de queimação. Simplesmente insuportáveis.

 

O paciente, durante o período de adaptação à prótese total, precisa examinar diariamente gengivas e mucosas da cavidade oral para identificar possíveis cortes ou lesões. O uso de dentaduras sobre aftas em mucosas e gengivas podem levar pacientes a desistirem de seus tratamentos, além de aumentar em vários dias o período de cicatrização dessas úlceras. Assim, ao identificá-las, suspenda imediatamente o uso da prótese total até que todos os sintomas tenham desaparecidos.

 

 

7. Identifique e troque as prótese mal confeccionas.

 

Dores, dificuldade para mastigar alimentos mais fibrosos e rígidos e pouca estabilidade das dentaduras, por períodos muito prolongados durante o processo de adaptação à dentaduras, pode ser sinal de próteses mal confeccionadas. O diagnóstico que aponta próteses defeituosas como causa para os problemas na adaptação tecidual pode ser difícil para dentistas e equivocado para muitos pacientes. Atritos profissionais nesta etapa podem colocar todo o tratamento a perder.

 

 

Outras considerações sobre a dificuldade de adaptação a dentaduras novas.

 

Siga todas as orientações dadas pelo seus dentistas e utilize as dicas passadas acima. Saiba também que cada indivíduo adapta-se com velocidade e forma diferente à instalação de dentaduras novas.

 

Com o passar dos anos, cada nova prótese oferece mais dificuldade de adaptação comparada à prova antiga. Em outras palavras: a dentadura anterior sempre incomoda menos que a atual na fase de adaptação. É que o processo de envelhecimento faz com que gengivas e mucosas fiquem mais finas e delicadas conforme a idade avança.

 

Converse com o seu dentista e veja alternativas ao tratamento com dentaduras: próteses sobre implantes trazem maior expectativa de vida e qualidade de mastigação. É o caminho mais fácil, simples, sem dores e compatível com uma vida mais saudável – e sem dores à mesa.

 

 

Trocar a prótese total de quatro em quatro anos é essencial.

 

Passada a etapa de adaptação à dentadura, as dores e desconfortos mastigatórios podem aparecer de forma eventual – por exemplo, após a mastigação de alimentos muito sólido ou aparecimento de aftas. Entretanto, é preciso entender que as próteses totais precisam ser trocadas de tempo para evitar perdas ósseas excessivas.

 

E de quanto em quanto tempo é preciso trocar a dentadura? Segundo algumas pesquisas científicas, substitui-las a cada 4 anos é suficiente para evitar desadaptações que podem passar despercebidas pelos portadores de próteses totais e que podem acelerar a perda do osso que sustenta as bases acrílicas destes dispositivos.

 

Saiba mais sobre dentaduras e prótese total:

Voltar para o blog