BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Aumentar dentes pequenos conta com diversas técnicas: selecione a sua.

aumentar dentes pequenos post blog

Aumentar dentes pequenos requer seleção cuidadosa da técnica. Da restauração em resina à lente de contato dental, conheça as vantagens, desvantagens, problemas e durabilidade de cada tratamento para recuperar dentes curtos ou desgastados pelo bruxismo.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em próteses dentárias e periodontia, ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Aumentar dentes pequenos e desgastados, um tratamento simples – e essencial.

 

Em uma recente pesquisa científica sobre os fatores que mais influenciam na beleza e harmonia do sorriso, o tamanho dos dentes aparece, surpreendentemente, em segundo lugar – em primeiro está a coloração. Diminuídos per desgastes ou com tamanho naturais reduzidos, o fato é que, para a maioria dos pacientes em procedimentos em odontologia estética o tamanho dos dentes é mais do que essencial à estética do sorriso – simplesmente fundamental.

 

Aumentar o tamanho dos dentes é um tratamento simples que, na maioria das vezes, pode ser realizado em uma única consulta com restaurações dentárias em resina. Por outro lado, para casos mais complexos – ou que trazem desafios mecânicos (riscos para fraturas)-, laminados cerâmicos podem ser necessários para garantir maior durabilidade ao aumentar dentes curtos e desgastados. E para você que está pensando em modificar a estética do sorriso, um post com informações detalhadas sobre dentes pequenos e desgastados vai esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto.

 

dentes pequenos lentes de contato dental
Dentes pequenos e com pequenos diastemas alinhados são indicações para a lente de contato dental.

 

 

As técnicas para transformar o seu sorriso.

 

Aumentar dentes pequenos conta com diversas técnicas, porém a seleção da mais adequada precisa levar em conta diversos fatores avaliados pelo dentista durante a consulta clínica – bruxismo, posicionamento dos dentes e força mascular de apertamento são alguns deles. Veja a lista com os principais tratamentos para deixar seus dentes mais visíveis e harmônicos.

 

restauração dental em resina

Realizado em consulta única, é o tratamento mais rápido e com preço mais em conta. Apesar da praticidade, exige indicações precisas dados os riscos mais elevados para fraturas, amarelamento e perda do brilho precoce. A introdução – nem tão recente – de resinas reforçadas com cerâmica (porcelana) trouxe melhora na durabilidade e dos resultados estéticos que, em alguns casos, podem, até mesmo ser semelhantes a facetas de porcelana, lentes de contato dental e fragmentos.

 

fragmento cerâmico

Derivada da lente de contato dental, o fragmento cerâmico pode ser considerad uma restauração dentária em porcelana. Exigindo duas consultas para realizar todo o tratamento, é ideal para fechamento de espaços ente dentes (diastemas) e substituir antigas restaurações em resina em dentes anteriores.

 

lente de contato dental

Na técnica com lente de contato dental, uma fino e delicado laminado cerâmico recobre toda a superfície visível dos dentes. Indicada para aumentar dentes pequenos moderadamente alinhados, também pode corrigir a cor e forma dos dentes para transformações de impacto do sorriso. As contraindicações ficam para os riscos de fraturas em pacientes com bruxismo.

 

faceta de porcelana

Diferente da lente de contato dental, a faceta de porcelana exige desgastes sobre a superfície dos dentes para regularização e adaptação de laminados cerâmicos mais espessos. Indicado para transformações de impacto em situações que exigem correções marcantes na cor e forma dos dentes, é eficiente para aumentar dentes pequenos em casos de desalinhamento dental e com riscos para fraturas dentárias.

 

faceta de resina

Uma alternativa à faceta de porcelana para o recobrimento estético completo da parte visível dos dentes (externa) é a faceta de resina composta. Com custos mais em conta e realizada em consulta única, é bastante utilizada em estética dental para transformações marcantes por oferecer resultaos estéticos próximos a laminados cerâmicos. As desvantagens ficam por conta da durabilidade e resistência inferiores às lentes de contato dental e facetas de porcelana.

 

coroa dentária em porcelana pura

Dentes severamente desgatados pelo bruxismo oferem pouca estabilidade no tratamento com laminados cerâmicos pra aumentar dentes pequenos. Nestes casos, o mais recomendado é a coroa em porcelana pura, uma procedimento em prótese dentária fixa em porcelana que recobre todas as superficies dentárias. Além da maior resistência a fraturas e deslocamentos, o tratamento oferece maior durabilidade e excelentes resultados estéticos.

 

 

faceta de porcelana aumentar dentes pequenos
Faceta de porcelana oferecer maior resistência à fraturas e possibilidade para modificações marcantes na cor e forma dos dentes.

 

 

Simulação digital e mockups melhoram os resultados estéticos.

 

A simulação de resultados para aumentar o comprimento de dentes pequenos e desgastados com restauração dentária em resina ou laminado cerâmico é simple e pode ser realizada diretamente sobre os dentes (mockups) e sobre modelos e fotografias. A mais indicada são os mockups, mais eficicientes para visualizar, em qualquer ângulo, a harmonização das bordas dentárias com lábios e face do paciente.

 

 

Bruxismo e mal posicionamento dos dentes são fatores de risco.

 

Aumentar dentes pequenos pode ser uma aventura cheia de visitas ao dentista para recuperar restaurações dentárias fraturadas ou laminados cerâmicos descolados. As duas principais causas para estes contratempos frequentes são o bruxismo e o mal posicionamento dos dentes, condições em que os contatos dentários dão-se com força excessiva e em ângulos deletérios. 

 

O diagnóstico e tratamento do bruxismo deve proceder os procedimentos para alongar dentes pequenos. O uso da placa de bruxismo, dependendo da severa do distúrbio, pode ser até mesmo necessária antes do tratamento restaurador estético – indicações muito além da prevenção de fraturas dentárias em dentes, restaurações dentárias em resina, facetas dentárias e lentes de contato dental em porcelana.

 

A recuperação de dentes desgastados pelo bruxismo pode, em casos em que os dentes estão severamente diminuídos, requerer a técnica com coroa dentária em porcelana, uma técnica mais segura e resistente para as situações com grandes desafios mecânicos. Já a prevenção da diminuição de dentes anteriores pode passar pela substituição de restaurações em dentes posteriores na técnica do tipo inlay ou onlay em porcelana.

 

dentes pequenos bruxismo tratamento
Dentes pequenos desgastados pelo bruxismo: a técnica com coroa em porcelana é indicada para enfrentar os desafios mecânicos intensos.

 

 

Cirurgia plástica gengival é alternativa única em muitos casos.

 

A cirurgia plástica gengival, na técnica com gengivoplastia, pode ser o único tratamento para aumentar a área visível dos dentes. Indicada para pacientes com gengivas crescidas sobre os dentes, o procedimento pode ser realizado através do recorte das gengivas ou, em casos mais complecos, da remoção conjunta do osso e gengivas que envolvem as coroas dentárias.

 

Em outras situações, a plástica gengival pode ser combinada com laminados cerâmicos para otimizar ainda mais o tratamento. De forma geral, a gengivoplastia é indicada para os indivíduos que mostram mais do que 1mm das gengivas localizadas acima da parte mais alta dos dentes – os casos mais severos do problema são conhecidos como sorriso gengival. O pós-operatório da cirurgia plástica gengival requer alguns cuidados e bom planejamento de agenda para não prejudir a cicatrização no local operado.

 

dentes pequenos cirurgia plástica gengival
Sorriso gengival: o crescimento das gengivas sobre o dente diminui a área visível e é indicação para a cirurgia plástica gengival na técnica gengivolplastia.

 

 

Outras dicas para aumentar dentes pequenos e desgatados.

 

Aumentar dentes pequenos e desgastados é um procedimento comum, simples e com resultados estéticos mais impactantes do que se imagina. Mas antes de partir logo para iniciar o seu tratamento, vejo algumas dicas para otimizar ainda mais os resultados finais:

 

o tratamento das gengivas (gengivite e periodontite) prévio ao tratamento com laminados cerâmicos são indispensáveis;

 

dê atenção ao clareamento dental e remoção de manchas, independente da técnica utilizada;

 

restaurações dentárias em resina podem ser fraturas mesmo em pacientes sem bruxismo;

 

dentes escurecidos após tratamento de canal requerem a técnica com faceta de porcelana;

 

destes desgatados pelo bruxismo, em casos severos, são indicações para a técnica com faceta dentária laminada em porcelana;

 

as lentes de contato dental são indicadas para aumentar dentes pequenos e curtos em indivíduos sem presença de bruxismo e dentes já alinhados;

 

a restauração dentária em resina deve ser considerada como primeira opção quando possível devido ao baixo custo do tratamento, rapidez da técnica e facilidade para reparos de fraturas.

 

Ainda em dúvida? Saiba mais sobre facetas em porcelana e lentes de contato dental.

Ou saiba mais com estes posts relacionados:

 

Voltar para o blog