BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Bruxismo é desafio no tratamento com prótese dentária em porcelana.

bruxismo e prótese dentára post

O bruxismo mal diagnosticado e abordado pode trazer problemas como fraturas em dentes recuperados na técnica com prótese dentária fixa em porcelana. A boa notícia é que é possível contornar a situação antes ou depois de terminado o tratamento.

 

por Luís Gustavo Morato Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Bruxismo, estresse e ansiedade… e próteses dentárias.

 

Sobre o bruxismo, pouca coisa ainda precisa ser dita. É que a alta incidência do distúrbio colocou esse hábito parafuncional de ranger e apertar os dentes no foco dos canais de comunicação em saúde – e não sem razão. Afetando cada vez mais crianças e adultos, e diretamente associado ao estresse e ansiedade, já pode ser considerado como uma das doenças que caracterizam os tempos atuais.

 

O bruxismo associado a portadores de próteses dentárias fixas, entretanto, ainda é assunto pouco investigado. O que deveria ser o contrário, já que uma parte considerável dos bruxômanos, nome correto para quem tem o distúrbio, possui um ou mais dispositivos protéticos instalados sobre seus dentes. Podendo servir de estímulos para o aparecimento do bruxismo, ou suscetíveis a fraturas e falhas frequentes, a associação entre bruxismo e próteses dentárias merece atenção mais do que especial.

 

bruxismo e prótese dentaria fratura
Bruxismo e prótese dentária: distúrbio severo está associado a desgastes e fraturas dentárias.

 

 

Problemas e desafios do bruxismo no tratamento com prótese dentária fixa.

 

O bruxismo traz alguns desafios no tratamento com prótese dentária fixa em porcelana – quase todos decorrentes do choque traumático entre os dentes durante os eventos musculares  do distúrbio, e do excesso de força de apertamento e contato entre as superfícies dentárias. Em bruxômanos, a força muscular pode estar aumentada em até 4x o normal, e tudo graças à hipertrofia dos músculos da mastigação – características visível desses pacientes.

 

O diagnóstico para o bruxismo é fácil, já que a maioria dos pacientes com o distúrbio apresenta dentes desgastados. Além disso, dores de cabeça, falhas constantes em restaurações dentárias e hábitos parafuncionais (como morder lápis e unhas) contribuem para facilitar ainda mais a identificação do problema. Mas quando o bruxismo tem relação direta com dentes que suportam próteses dentárias, o diagnóstico pode ser difícil, e as complicações associadas ao distúrbio exigem soluções rápidas.

 

Abaixo, uma lista com os principais problemas associdos com próteses dentárias e bruxismo.

 

– fraturas na porcelana de próteses dentárias fixas

fraturas na porcelana de próteses dentárias fixas são raras – mesmo em pacientes com bruxismo severo. Pequenos cantos de coroas dentárias em dentes anteriores são os locais mais comuns para o problema. Reparos com resinas compostas podem ser feitas sobre pequenas áreas fraturadas; fraturas maiores exigem a reconfecção da prótese dentária.

 

– fraturas em raízes dentárias

Problema comum e grave em raízes que suportam próteses dentárias instaladas em pacientes bruxômanos, invariavelmente implicam na perda do dente (extração). Dentes com pinos protéticos metálicos estão presentes na maioria dos casos de fraturas dentárias associadas a próteses e bruxismo.

 

– fraturas em implantes ósseointegrados

A preocupação elevada com fraturas em implantes ósseointegrados em pacientes bruxômanos não ocorre à toa, já que o bruxismo severo pode ser uma contraindicação no tratamento com próteses dentárias sobre implantes.

 

– fraturas em dentes naturais

A associação entre dentes desgastados, próteses dentárias, bruxismo e desequilíbrio no contato entre os dentesestá associado à perda na eficiência para a mastigação, um caminho rápido para fraturas em dentes naturais que entram em contato com prótese dentária fixa em porcelana.

 

– desgastes dentários excessivos

o contato entre dentes naturais e próteses dentárias já é, em si, um fator de risco para o aparecimento de desgastes dentários excessivos. E quando o problema está associado ao bruxismo,  assimetrias e perda da altura de mastigação (dimensão vertical) são alguns dos problemas mais frequentes na condição.

 

– movimentação dentárias (dentes inclinados e girados)

O efeito pivotante que as próteses dentárias em pacientes com bruxismo severo pode dar origem a movimentações dentárias. O resultado pode ser visto através de dentes que giram ou desalinham-se com relação aos demais dentes.

 

– dores odontogências e musculares

O bruxismo associado a próteses dentárias fixas antigas e com contatos dentários indevidos pode estar associado ao aparecimento de dores odontogênicas e musculares.

 

– desgastes dentários excessivo (déficit estético)

A utilização de prótese dentárias em pacientes com desgastes severos devido ao bruxismo é um desafio que pode trazer limitações aos resultados estéticos.

 

bruxismo e coroa protética porcelana
Coroa protética em porcelana no tratamento para recuperação de desgastes pelo bruxismo.

 

 

Procedimentos preventivos às falhas no tratamento com prótese dentária associada ao bruxismo

 

E o que fazer, afinal, para evitar ou diminuir o risco para tantos problemas associados ao bruxismo em portadores de próteses dentárias fixas? Adotar um, ou todos, os que serão indicados abaixo.

 

utilização de pinos protéticos em fibra de vidro ou carbono;

 eliminação  de contato múltiplos entre dentes naturais e próteses em porcelana;

construção de contatos entre próteses dentárias ou outros dispositivos cerâmicos (restaurações em porcelana) em arcadas opostas como alternativa preventiva ao desgaste dentário progressivo;

utilização de implantes dentários mais largos;

diminuição do tamanho da mesa oclusal em próteses dentárias (coroas mais estreitas);

ajuste oclusal (mordida) adequado;

uso de placa miorrelaxante para o bruxismo;

controle periódico dos desgastes sobre restaurações em resina composta.

 substituição da resina em restaurações dentárias extensas por porcelana.

 

 

Sobre a placa para bruxismo em pacientes com próteses dentárias.

 

O restabelecimento da mordida (oclusão) no tratamento do bruxismo com próteses dentárias em porcelana não significa o fim do distúrbio. O bruxismo não tem cura, e para os casos mais severos do problema, o uso da placa acrílica miorrelaxante (placa para bruxismo) pode ser necessário para períodos tão prolongados quanto dezenas de anos.

 

A adaptação da placa para bruxismo sobre prótese dentária fixa é simples e semelhantes ao procedimento sobre dentes naturais. Por vezes, pode haver o deslocamento (descimentação) do pôntico ou coroa protética por tracionamento da placa, o que pode ser prevenido pelo ajuste interno no acrílico do dispositivo miorrelaxante.

 

 

A importância da harmonia e equilíbrio dos contatos dentários no tratamento do bruxismo

 

Contatos harmônicos e equilibrados entre os dentes são essenciais na prevenção e tratamento do bruxismo. Em outras palavras, isso significa que precisa haver ampla distribuição de força durante a mordida e contato, e que todos os dentes devem contatar o dente oposto de forma suave e simétrica. Quando isso não acontece, aparece o trauma por contato pré-maturo, que é quando um dente toca antes o seu antagonista antes que os dentes restantes da arcada – risco elevado para aparecimento de dores dentárias e musculares, fraturas e desgastes dentários.

 

O tratamento com prótese dentária em pacientes bruxômanos precisa levar em contato a diferença de resistência ao desgaste entre as resinas, porcelanas e esmalte dentário. É que com o passar dos anos, esses desgastes vão acontecendo em intensidade diferente entre si, facilitando a desarmonia na olcusão dentária. E isso é um facilitador para a intensificação do bruxismo, fraturas dentárias e alterações nas posições dentárias (dentes desalinhados ou que giram).

 

 

Novas tendências no tratamento de próteses dentárias em pacientes bruxômanos.

 

A popularidade no uso de porcelanas para tratamentos odontológicos, estéticos ou funcionais, de alto impacto é cada vez mais comum. O problema é que o excesso de dispositivos cerâmicos nesses procedimentos (restaurações, próteses dentárias, facetas laminadas, lentes de contato dental e fragmentos) traz desafios no estabelecimento de mordidas harmônicas e confortáveis.

 

A substituição de resinas por porcelana, em restaurações dentárias, traz vantagens estéticas, funcionais e de resistência aos desgastes. Entretanto, é preciso haver um planejamento minucioso para que o contato desses dispositivos cerâmicos sejam harmônicos e sem traumas de impacto.

 

O duplo contato cerâmico (porcelana) entre dentes em arcadas opostas é um conceito eficiente e ainda pouco divulgado no combate ao desgaste dentário progressivo. A ideia para esse tratamento é simples: através da construção de pontos de contato dentários que ocorrem unicamente sobre superfícies em porcelana obtém-se um limite (stop) para o aparecimento de novos desgastes dentários. E o mais interessante disso tudo é que ele funciona, já que a ausência de desgastes entre superfícies cerâmicas evita o aparecimento do problema em dentes naturais.

 

A utilização de resinas compostas reforçadas com partículas cerâmicas pode ser utilizada para minimizar os desgastes dentários pela ação muscular mais intensa característica do bruxismo severo. O uso de resinas convencionais em pacientes bruxômanos está diretamente relacionada a fraturas e movimentos dentários, e pode ser evitada.

 

E, por fim, o uso de coroas em próteses dentárias deve ser levada em considerada para paciente com bruxismo quando a manutenção constante de restaurações que fraturam ou se danificam constantemente traz riscos de perdas dentárias.

 

 

Saiba mais sobre bruxismo e próteses dentárias fixas com estes post:

Voltar para o blog