BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Bruxismo é risco para facetas de resina e restaurações dentárias.

bruxismo faceta e restauração quebrada e fraturada

O bruxismo traz riscos para fraturas em técnicas como a faceta de resina ou restauração dentária. Conheça as alternativas de tratamento e as dicas para contornar este distúrbio muscular responsável por desgastes e dentes quebrados.

 

 por Luís Gustavo Morato Leite, dentista graduado e especializado em prótese dentária pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Bruxismo, um distúrbio neuromuscular dos dias atuais.

 

Dores frequentes na cabeça e pescoço, dificuldade para abrir a boca ao acordar e desgastes dentários. Quem já está familiarizado com alguns destes sinais já sabe que estamos falando sobre o bruxismo, um distúrbio neuromuscular intensificado pelo estresse e correria do dia-a-dia que, não tratado a tempo, pode trazer diversos danos estéticos e funcionais ao sistema mastigatório.

 

O bruxismo é o apertamento e ranger constante dos dentes que aparece durante o sono (95% dos casos) ou enquanto o paciente está acordado (bruxismo diurno). Na maioria dos casos, o bruxômano – nome correto para o indivíduo acometido pelo distúrbio – não percebe que tem o problema, só tomando conhecimento da condição após o aparecimento dos primeiros sinais e sintomais. Entre eles, também estão as frequentes fraturas em restaurações dentárias e facetas de resina, duas técnicas restauradoras bastante comuns cujas falhas constantes vem tirando o sono de muitos pacientes.

 

bruxismo tipos
Bruxismo: além da classificação em diurno e noturno, também pode diferenciado de acordo com os desgastes dentários provocados.

 

Faceta de resina e restaurações: os desafios na recuperação de dentes desgastados.

 

A recuperação de dentes desgastados pelo bruxismo já é um dos principais motivos para tratamentos odontológicos. De fato, já a partir dos trinta anos de idade muitos indivíduos apresentam desgastes dentários intensos cujos que necessitam de procedimentos dentários específicos para recuperar tanto a estética e função do sorriso – entre eles estão a faceta de resina e a restauração dentária realizada com o mesmo material.

 

O uso de resinas em facetas dentárias laminadas, seja para recuperar desgastes dentários por bruxismo ou reconstruir a cor e forma do sorriso, é anterior ao sofisticado laminado cerâmico do tipo faceta de porcelana ou lente de contato dental. Apesar do baixo custo e rapidez do tratamento, a limitada resistência das resinas convencionais pode exigir consultas sistemáticas ao dentista para corrigir a perda de brilho e fraturas constante do material – uma contratempo que pode ser motivo até para baixa autoestima.

 

A introdução recente de resinas compostas reforçadas por cerâmica (porcelana) vem melhorando a durabilidade, resistência e resultados estéticos nos tratamentos com facetas dentárias e restaurações. As vantagens destes novos materiais é que eles podem, em diversas ocasiões, substituir laminados cerâmicos e restaurações dentárias em porcelana até mesmo em casos de bruxismo moderado – em indivíduos com dentes bem posicionados e apertamento muscular de baixa intensidade.

 

Já com relação aos resultados estéticos dos procedimentos restauradores em resina composta, atualmente já não existem tantas diferenças ópticas com relação à transparências, fluorescências e cores comparadas às técnicas realizadas com cerâmicas (porcelanas). De fato, os desafios atuais para recuperar dentes desgastados devem-se mesmo à extensão dos desgastes e intensidade do bruxismo. Para compreender melhor a situação, veja um checklist com fatores que influenciam na seleção do material ideal:

 

desgastes dentários extensos;

 

bruxismo que manifesta-se com o paciente acordado;

 

apertamento dentário com alta intensidade muscular;

 

dentes mal posicionados;

 

contato dentários inadequados;

 

resinas compostas de baixa qualidade.

 

 

faceta em resina
Faceta em resina: confecção do laminado estético pode ser feito em uma única consulta.

 

O bruxismo como risco para fraturas em facetas de resina e restaurações dentárias.

 

Facetas em resina fraturadas e restaurações dentárias planas são vistas com frequência em indivíduos com bruxismo. Apesar da possibilidade para reparos, com o tempo as constantes as visitas frequentes ao dentista vão aumentando a angústia e insegurança dos pacientes submetidos ao tratamento, e isso sem levar em conta os custos extras gerados que podem até mesmo equiparar o preço final do tratamento com a versão mais estética e resistente da técnica, a cerâmica dentária (porcelana).

 

O paciente candidato a recuperar dentes desgastados pelo bruxismo através de procedimentos restauradores em resina precisa estar ciente de que a manutenção semestral para manter o brilho (polimento) e forma (reparos) é essenciual para manter os resultados iniciais do tratamento. Além disso, é preciso que o paciente esteja informado da menor resistência deste material quanto ao amarelamento e da necessidade para remoção de todo o corpo de resina de tempos em tempos.

 

faceta de resina quebrada fraturada
Frustrações: restaurações dentárias e facetas em resina fraturadas por ação do bruxismo.

 

Facetas e restaurações quebradas: riscos para fraturas não podem ser precisados.

 

Dentes quebrados, restaurações fraturadas e problemas com facetas de resina costumam acompanhar a vida dos bruxômanos. Para eles, procedimentos dentários restauradores precisam ser planejados para suportado os desafios mecânicos provenientes do ranger e apertamento excessivo dos dentes característicos do distúrbio. Entretanto, o maior desafio neste sentido é que não dá para precisar se a técnica restauradora proposta para o paciente terá a longevidade – será durável – que se espera do procedimento.

 

Para cada procedimento restaurador em resina existe uma versão mais resistente e longeva em um material mais durável, resistente e estético, a porcelana odontológica (cerâmicas modificadas para uso exclusivo em tratamentos dentários). A cerâmica é o material ideal para resistir à ação deletéria do bruxismo, porém seu preço mais elevado faz dela uma opção sofisticada e restrita a indivíduos menos sensíveis ao custo de tratamentos dentários.

 

Nenhum material odontológico utilizado para recuperar dentes, facetas dentárias ou restaurações quebradas está livre de futuras fraturas pela ação do bruxismo. Entretanto, a recorrência destes episódios em tratamentos odontológicos realizados com cerâmicas são menos frequêntes comparados às versões em resina destes mesmos procedimentos, fazendo delas a primeira opção seja por moticos funcionais ou estéticos.

 

 

Aumentando a durabilidade de procedimentos estéticos em resina.

 

O preço mais elevado de procedimentos estéticos com lentes de contato dental e facetas de porcelana pode tornar ambas as técnicas proibitivas para indivíduos sensíveis ao preço. Entretanto, é preciso levar em consideração que técnicas restauradoras com resinas possuem, em diversas situações, indicações até mais precisas comparadas às versões em porcelana – é o caso, por exemplo, da restauração dentária de pequena extensão ou em dentes quebrados (fraturados) em indivíduos não portadores de bruxismo ou contatos dentários inadequados por má posição dentária.

 

 A estética, resistência e durabilidade de facetas em resina e restaurações dentárias confeccionadas com o mesmo material podem ser alteradas obedecendo uma série de recomendações antes, durante e após o tratamento. Para isso, veja uma lista com algumas atitudes para fazer destas técnicas as ideais para recuperar dentes quebrados ou desgastados pelo bruxismo:

 

✓ evitar habitos parafuncionais como roer unhas e morder lápis;

 

✓ evitar consumo excessivo de corantes artificiais ou alimentos cítricos;

 

✓ consultas regulares para manutenção estética e pequenos reparos;

 

✓ uso rotineiro de placa de bruxismo quando recomendado;

 

✓ uso de escovas com cerdas macias para evitar riscos e perda da forma.

 

restauração dentária em resina e bruxismo
Durabilidade: manutenção semestral e uso de materiais de boa qualidade mantém as características estéticas originais por muito mais tempo.

 

Laminados cerâmicos e restauração dentária em porcelana.

 

A cada dois pacientes em busca de tratamentos para transformação do sorriso com laminados cerâmicos, um já possui seus dentes revestidos com facetas de resina – experiência clínica em meu consultório odontológico. Para estes indivíduos, a substituição desta técnica por facetas dentárias em porcelana tem como objetivo, além da melhora estética, o fim das preocupações com pequenas e frequentes fraturas – além da perda do brilho e amarelamento nas áreas entre dentes.

 

Os laminados cerâmicos compreendem as técnicas com facetas de porcelana, lentes de contato dental e fragmentos – este último, uma técnica mais sofisticada para evitar desgastes dentários de adaptação. As vantagens delas estão nas melhores propriedades estéticas, de resistência e durabilidade essenciais para modificações marcantes do sorriso. Todas estas características podem ser aplicadas para a recuperação de diversos situações com desgastes severos pelo bruxismo – em algumas situações, a única técnica que oferece resistência para a ação devastadora do distúrbio é a coroa dentaria em porcelana pura.

 

A restauração dentária em porcelana oferece maior durabilidade, resistência a fraturas e desgastes e mínimo amarelamento comparada à técnica tradicional com resinas compostas. Indicada para fraturas dentárias extensas e dentes desgastados por bruxismo, pode ser parte essencial das reabilitações orais em pacientes com perda de dimensão vertical ou com riscos elevados para fraturas. Outra indicação comum da técnica é o tratamento combinado com laminados cerâmicos e próteses dentárias fixas em porcelana pura ou zircônia, trazendo, assim, maior sofisticação às transformações de impacto do sorriso.

 

faceta de porcelana
Facetas em porcelana: delicadas e resistentes para enfrentar os desafios provocados pelo bruxismo.

 

 

Placa de bruxismo é essencial para prevenir fraturas.

 

O bruxismo é um estímulo neuromuscular inapropriado de apertamento ou ranger dos dentes que não tem cura. Para eliminar ou minimizar os episódios de dores musculares, dificuldade para abertura da boca e riscos para fraturas dentárias é preciso utilizar a placa miorrelaxante, um dispositivo acrílico preso a uma das arcadas cujos objetivos são a diminuição da frequência e intensidade dos episódios musculares e prevenir danos aos dentes.

 

Existem dois tipos diferentes de materiais para construção de aparelhos para bruxismo utilizados, de forma simplificada, para os dois tipos preponderantes do distúrbio: o cêntrico (raro, não causa desgastes dentários) e excêntrico (causa desgastes dentários e representa 95% dos distúrbios existentes). Por ser de difícil detecção a versão sem desgastes dentários, recomenda-se apenas a versão rígida da placa, ideal para prevenir tantos os desgastes quanto auxiliar na “desprogramação” neuromuscular do problema.

 

A placa para bruxismo também é indicada para proteger facetas de resina da ação destrutiva do distúrbio e deve ser confeccionada após o término do tratamento estético. Indicada para ser usada durante o sono – na maioria das vezes, as fraturas de dentes e procedimentos restauradores dá-se à noite (bruxismo noturno) -, o aparelho também está indicado para uso diário em indivíduos com surtos mais intensos do distúrbio.

 

Ainda em dúvida? Consulte nosso FAQ (perguntas frequentes).

Saiba mais sobre bruxismo, facetas em resina e restaurações dentárias:

Voltar para o blog