BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Cárie em raiz dentária exige tratamento rápido e específico.

cárie em raiz dentária tratamento

A cárie localizada em raiz dentária requer tratamento rápido e específico. Conheça as causas, sintomas e procedimentos restauradores para esse problema que pode confundir no diagnóstico e trazer riscos elevados para perdas dentárias.

 

por Luís Gustavo Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Cárie dentária em raiz, um problema que exige tratamento rápido.

 

Muito pouco é falado sobre um problema bastante comum e motivo frequente para perdas de dentes: a cárie em raiz dentária. E não é difícil entender porque isto acontece. Difícil de visualizar e com sintomas dolorosos frequentemente confundidos com a sensibilidade dentinária, a lesão cariosa precisa de pouco tempo para provocar estragos consideráveis. Um problemão.

 

A cárie dentária que acomete as raízes dos dentes, não bastasse a destruição rápida da estrutura dental, também traz outros problemas – o principal deles é o acesso à lesão cariosa localizada abaixo das gengivas. Mas, apesar de tanta complicação, o problema pode ser tratado e prevenido sem dificuldades – basta apenas focar atento a algumas informações sobre o assunto.

 

cárie em raiz dentária
Cárie dentária ou raiz escurecida após tratamento de canal? O diagnóstico correto é essencial para evitar a progressão da lesão cariosa.

 

 

Fatores que facilitam a infiltração por cárie dentária.

 

O acúmulo de placa bacteriana associado à dieta rica em carboidratos é a causa principal para cáries dentárias. Depois, basta o ação do tempo para que as cavidades cariosas apareçam. Mas existem alguns fatores que facilitam o acúmulo desta placa. Conheça alguns deles:

 

dentes mal posicionados;

 

gengivas inchadas (gengivite e periodontite);

 

retração gengival;

 

cavidades em raízes provocadas por força excessiva durante a escovação;

 

restauração e prótese dentária mal adaptadas;

 

laminados cerâmicos mal adaptados;

 

aparelhos ortodônticos;

 

prótese dentária removível (ponte móvel).

 

cárie em raiz dentária
Retração gengival facilita o acúmulo de placa bacteriana junto às gengivas.

 

 

Sintomas pode confundir e retardar o tratamento.

 

Dores provocadas pela ingestão de líquidos e alimentos resfriados são sintomas comuns à sensibilidade dentária e à infiltração por cárie dentária. Quando o desconforto doloroso provocado não cessa passados alguns minutos – ou quando o problema é contante e não necessita de estímulos para aparecer -, é sinal de que o problema tem como causa a cárie dentária.

 

Outro problema é a infiltração por cárie em raízes tratadas endodonticamente (tratamento de canal). Nestes casos, a única fonte para dores são as infecções gengivais causadas pelo acúmulo de placa bacteriana. E, na verdade, um problema mais complexo, já que a inexistência de dores em dentes com o canal tratado permite que a cárie expanda-se de forma livre – não à toa, esta é uma das principais causas para perdas dentárias.

 

cárie em raiz dental exame
Exame periodontal para diagnosticar infecções gengivais e cavidades cariosas.

 

 

Tratamento da cárie em raiz dentária.

 

A técnica para tratamento da cárie dental infiltrada em raízes depende da extensão e localização da cárie e também da vitalidade pulpar (dentes sem tratamento de canal). Em muitas situações, são necessários procedimentos odontológicos combinados para recuperar o dente raiz infiltrada. Veja os procedimentos mais comuns na terapia deste tipo de problema:

 

✓ restauração dental em resina

A restauração dental em resina é indicada quando a remoção da cárie dental dá-se de forma livre em cavidades cariosas sem contato direto com gengivas ou dispositivos protéticos como coroas dentárias e pônticos. O tratamento, rápido, é realizado em consulta única. Os resultados estéticos são excelentes e compatíveis com a harmonia do sorriso.

 

✓ restauração dental em resina + cirurgia gengival

Por vezes, a cavidade formada pela infiltração cariosa localiza-se abaixo das gengivas, impedindo o dentista de conferir adaptação adequada entre a resina composta e a superfície radicular. Nestes casos, a restauração dental é realizada concomitante à cirurgia gengival tipo gengivectomia ou gengivoplastia – um procedimento que dá livre acesso ao dentista à raiz cariado. O procedimento cirúrgico, tem pós-operatório que pode exigir até três dias em repouso, dependendo da localização.

 

✓ tratamento de canal

A camada mineralizada que separa a superfície da raiz dental e a câmara pulpar dentária (cavidade em que estão localizados nervos, vasos e tecido conjuntivo) é fina quando comparada à camada de esmalte que reveste a coroa dentária. E é exatamente por este motivo que o tratamento de raiz dentária cariada requer urgência: basta pouco tempo para que o tratamento de canal seja necessário ao tratamento.

 

✓ pino protético

A destruição por cárie dentária em raízes com os canais tratados dá-se, frequentemente, de forma extensa e profunda. Em muitos desses casos, pode ser necessário instalar um pino protético internamente aos canais das raízes para recuperar a integridade estrutural das raízes – prevenindo fraturas de raízes dentárias durante a mastigação de alimentos rígidos.

 

✓ prótese dentária (coroa em porcelana)

Raízes dentária severamente destruídas por cáries dentárias podem necessitar de prótese dentária fixa, na técnica com coroa em porcelana, para recuperar a estrutura perdida. O procedimento, que pode ser combinado com tratamento de canal e instalação de pino protético, é comum e pode exigir até seis consultas odontológicas.

 

✓ cirurgia plástica gengival

A cirurgia plástica para correção de raiz dentária exposta é essencial para recuperar a estética do sorriso, proteger as superfícies radiculares de desgastes e eliminar áreas de retenção de placa bacteriana. Dependendo da localização e extensão da recessão, enxertos de gengivas podem ser essenciais à terapia cirúrgica para recobrimento gengival.

 

 

Retração gengival facilita o aparecimento de cárie em raiz dentária.

 

A retração gengival é um problema comum requer atenção redobrada porque o problema dificulta a remoção da placa bacteriana. E o resultado dessa dificuldade não demora a aparecer: gengivas inchadas e avermelhadas e infiltrações cariosas.

 

O formação de cavidades em raízes dentárias decorrentes do excesso de força durante a escovação também dificulta na remoção da placa bacteriana. O problema, frequente, decorre da fragilidade do cemento, o tecido rígido que reveste as raízes dentárias. Ao contrário do esmalte dentário que reveste as coroas, o cemento desgasta-se com facilidade após alguns meses em contato com cerdas dentárias rígidas ou pressionadas de forma excessiva contra os dentes.

 

cirurgia gengival cárie dental em raiz
Rebatimento cirúrgico de gengivas pode ser necessário para acesso livre às cavidades cariosas.

 

 

Infiltração por cárie em restauração dental e laminados requer atenção.

 

Transformações estéticas de impacto do sorriso são populares pelas correções marcantes na cor e forma dos dentes. Não à toa, artistas e famosos recorrem ao tratamento para reconstruir a harmonia do sorriso. A técnica envolvida nestes tratamentos é o laminado cerâmico, um lâmina que reveste a parte estética dos dentes que tem nas lentes de contato dental e facetas laminadas em resina ou porcelana os dispositivos mais utilizados.

 

A infiltração por cárie dentária em laminados como lentes de contato dental e facetas são mais comuns do que se pode imaginar. As causas mais comuns são laminados desadaptados ou com bordas espessas que impedem a remoção adequada de placa bacteriana junto às gengivas. Os sintomas do problema são dores e escurecimento das laminados; o tratamento requer a remoção da lâmina para que o dentista tenha acesso livre à lesão cariosa.

 

cárie dentaria em raiz e prótese dentaria
Cárie dentária localizada junto à borda de prótese dentária fixa em porcelana.

 

 

Cirurgia plástica gengival no tratamento de cárie em raiz dentária exposta.

 

A cirurgia plástica gengival pode ser necessária de vários momentos no tratamento de cárie em raiz dentária. A técnica mais utilizada é o rebatimento gengival a retalho para livre acesso à área problemática. O pós-operatório requer apenas um dia e repouso, e entre duas a três semanas as incisões cirúrgicas já são quase imperceptíveis.

 

As lesões cariosas mais extensas podem infiltrar-se abaixo da margem óssea em contato com o dente. Nestes casos, além do rebatimento gengival, o dentista dá novo contorno ósseo – mais compatível com a saúde dos tecidos gengivais e com livre acesso para procedimentos com restaurações ou próteses dentárias. O pós-operatório, dependendo da localização e extensão da cárie dentária, pode exigir até três dias em repouso.

 

 

Prevenção da cárie em raiz dentária não é tão complicada assim.

 

A infiltração por cárie em raízes dentárias é um problema comum e que frequentemente leva a perdas dentárias – mas prevenir-se do problema mas não é lá tão difícil assim. A consulta de revisão anual é a forma ideal para evitar o aparecimento das cáries radiculares, mas as atitudes tomadas em casa podem ajudar na prevenção.

 

A higienização diária e eficiente com escovas dentárias e instrumentos auxiliares de higienização adequados são imprescindíveis. A substituição de prótese dentárias fixas e restaurações defeituosas próximas às gengivas também são essenciais. De qualquer forma, consulte o seu dentista frente a dores não estimuladas e que já perduram a dias.

 

Saiba mais sobre cárie em raiz dentária:

Voltar para o blog