BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Cirurgia de gengiva inflamada é tratamento restrito a poucos casos.

cirurgia gengiva inflamada infeccionada

A cirurgia para tratamento da cirurgia inflamada e inchada pode ser essencial para recuperar a saúde gengival – mas é indicada apenas para casos restritos. Conheça as indicações e tipos de cirurgia para tratar a inflamação e sangramento das gengivas causados por infecções ou outras doenças gengivais.

 

por Luís Gustavo Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Inflamação gengival, um problema comum e com implicações na saúde geral.

 

A alta prevalência das doenças gengivais é motivo até para curiosidade. É que a gengivite, uma infecção que tem como causa as bactérias que se acumulam junto às gengivas por falhas na higienização oral, está listada no livro de recordes Guiness como a doença mais prevalente do mundo – quase 90% das pessoas, segundo a pesquisa que norteou o ranqueamento, está com as gengivas inflamadas. Dado os riscos para retração da gengiva, perdas dentárias e danos à saúde geral que a doença traz, é fácil perceber que estamos diante de um problemão.

 

Diabetes, doenças cardíacas e problemas respiratórios são apenas algumas doenças que podem agravar-se ou ter como causa a infecção gengival. Depressão e alterações na evolução da gestação também estão associadas ao problema. O mais importante a saber, entretanto, é que tratá-las é fácil e não que para isso não faltam terapias que podem até mesmo incluir a cirurgia da gengiva inflamada – um assunto que requer atenção dada às restrições da técnica.

 

cirurgia gengiva inflamada gengivite
Doença gengival infecciosa comum (gengivite) traz respostas positivas à terapia periodontal tradicional sem cirurgia.

 

 

Causas para inflamações implicam na escolha do tratamento.

 

As duas doenças mais comuns associadas a gengivas inflamadas são a gengivite e periodontite – pra facilitar a compreensão, a periodontie pode ser entendida como a gengivite com atuação mais severa e que pode levar à perda dos dentes devido à reabsorção do osso que suporta as raízes dentárias. Nestas doenças, que são infecciosas, são as bactérias provenientes da placa bacteriana as responsáveis pelas inflamações gengivais que aparecem sob a forma de inchaços, vermelhidão, dor e sangramento gengival constantes.

 

Mas a gengivite e periodontite não são as únicas causas para gengivas inflamadas. O aumento de volume nas gengivas seguido de inflamações também pode ser consequência de problemas que vão desde a necrose do dente (endodôntica) a até mesmo doenças mais graves como a leucemia. Medicações, alterações hormonais, infecções virais, diabetes mellitus também podem contribuir para o aparecimento de gengivas inflamadas – daí a necessidade para consulta ao dentista quando o problema aparece frequentemente ou perdura por muitas dias.

 

placa e tártaro inflamação gengival
Acúmulo e placa bacteriana e tártaro: principal causas para gengivites e periodontites.

 

 

Indicações da cirurgia de gengiva inflamada e inchada como tratamento são restritas a poucas situações.

 

O tratamento da inflamação gengival devido ao acúmulo de placa bacteriana e tártaro é a raspagem radicular. O procedimento, que pode precisar de várias consultas dependendo do número de dentes acometidos, é quase sempre suficiente para recuperar a saúde das gengivas. Mas em algumas situações a cirurgia da gengiva inflamada e inchada pode ser essencial para melhorar o processo de cicatrização e criar uma arquitetura gengival mais compatível com a saúde periodontal – ou seja, mais fácil para higienizar e prevenir a recidiva da doença.

 

Os exemplos mais comuns que indicam a cirurgia gengival para tratamento de gengivas inchadas e inflamadas – concomitante à raspagem gengival, sempre obrigatória – vão do crescimento gengival (hiperplasia) causado por medicações ou distúrbios metabólicos que não regridem após a raspagem radicular, tecido inflamatório em excesso junto às gengivas infeccionadas ou quando a cirurgia da gengiva inflamada resulta em facilidades para higienização e menor acúmulo de placa bacteriana junto aos dentes.

 

 

Cirurgias vão da gengivoplastia a técnicas mais complexas.

 

A técnica cirúrgica mais comum na remoção da gengiva inflamada é a gengivoplastia. Procedimento simples e rápido, permite a excisão (remoção) da gengiva comprometida apenas pelo recorte desta. Mas é preciso estar atento porque nem sempre a técnica é suficiente para tratar infecções gengivais que resultam no crescimento tecidual (hiperplasia). É  caso da gengivoplastia acompanhada da remoção de tecido ósseo, uma técnica que pode ser utilizada para modificar a anatomia do osso e gengivas que contornam os dentes.

 

cirurgia gengival
Cirurgia para correção do falso sorriso gengival.

 

 

Raspagem e alisamento de raízes precedem a cirurgia de gengivas inflamadas.

 

O crescimento das gengivas (hiperplasias) nem sempre é o resultado da ação de bactérias. Em diversas situações em que as gengivas estão inchadas, avermelhadas e com sangramento expontâneo, a placa bacteriana aparece como agente agravador da inflamação gengival. Nestas condições, o procedimento de raspagem e alisamento das raízes para remoção da placa bacteriana e tártaro é essencial para o sucesso do tratamento. É por isso que é possível dizer que, para a quase totalidade dos casos em que as gengivas estão inflamadas, a remoção da placa bacteriana por raspagem radicular é parte essencial do tratamento.

 

 

Sangramento gengival também é sinônimo de inflamação.

 

O sangramento gengival é o sinal clínico mais frequente nas infecções de gengiva. Não a toa, o dentista examina cuidadosamente as gengivas em contato com os dentes à procura dele. E quando a doença o processo inflamatório já está em estado mais avançado, ele aparece na forma de sangramento gengival espontâneo.

 

O problema que envolve o sangramento de gengivas infeccionadas é que, por ser tão frequente, a pequena hemorragia diária que aparece apenas durante a escovação dos dentes ou uso do fio dental pode parecer algo comum, corriqueiro e inofensivo à saúde das gengivas e geral. Mas a verdade é que a realidade é bem diferente disso. Gengivas sangrando de forma espontânea ou provocada são sinais de infecções que necessitam de tratamento odontológico quando são vistas de forma frequente. Fique atento, sim, quando o problema for diário – ou quase isso.

 

sangramento gengival cirurgia
Sangramento é sinal ainda frequente que edemas nas gengivas inflamadas.

 

 

A cirurgia plástica gengival também é alternativa preventiva.

 

A cirurgia plástica gengival é um procedimento popular para nivelar e alinhar gengivas, eliminar o mal-estar estético provocado pelo sorriso gengival ou apenas para harmonizar ainda mais os resultados nos tratamento com lentes de contato dental ou facetas em porcelana. Mas a indicação para facilitar a higienização das gengivas é, talvez, mais importante do que os outros usos dado à técnica.

 

As gengivas são são iguais, em forma, espessura e fibrosidade, para todo mundo. Em alguns indivíduos, elas aparecem fazendo sulcos profundos e espessos que facilitam o acúmulo de placa bacteriana e ainda dificultam a remoção do mesmo através de instrumentos convencionais de higiene oral. O resultado são gengivas inflamadas. Nestas situações, a cirurgia plástica gengival é alternativa preventiva à recorrência da inflamação gengival que deve ser levada em conta em pacientes que não respondem bem aos tratamentos convencionais da gengivite e periodontite.

 

retração gengival inflamação
A retração gengival pode ser o resultado da inflamação gengival não tratada e pode necessitar de cirurgia corretiva.

 

 

Prevenindo a infecção gengival: gengivite e periodontite.

 

Sem dúvida, a cirurgia da gengiva inflamada é um recurso essencial em algumas situações em que a mautenção do tecido inflamado dificulta a terapia, cicatrização e higienização. E partindo-se do princípio de que o tratamento convencional de remoção do tártaro e placa bacterina localizados junto e internamente às gengivas é um tratamento indicado à quase totalidade das infecções gengivais inflamatórias, fica evidente que o problema pode ser evitado apenas pela adoção de hábitos regulares de higienização oral.

 

A dica pra prevenir a infecção gengival causada pela placa bacteriana não foge do óbvio. Utilizar escovas dentárias, fio dental e outros dispositivos de higiene como escovas interdentais ou unitufo, no mínimo duas vezes ao dia, é suficiente, para a maioria dos indivíduso, para manter as gengivas sempre saudáveis e livres de inflamações – e passar bem longe de terapias que podem exigir a cirurgia de gengival inflamada como procedimento essencial.

 

Saiba mais sobre cirurgia plástica gengival:

Voltar para o blog