BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Cirurgia para alinhamento de gengiva: indicações e pós-operatório.

cirurgia para alinhamento de gengiva post blog

A cirurgia para alinhamento de gengiva é essencial otimizar as transformações de impacto do sorriso. Conheça as indicações e pós-operatório de diversas técnicas para alinhar gengivas muito além da gengivoplastia e gengivectomia.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em gengivas (periodontia) e próteses dentárias, ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Alinhamento gengival, cada vez mais essencial às transformações do sorriso.

 

As transformações de impacto do sorriso com lentes de contato dental e facetas de porcelana são famosas pelas correções marcantes na cor e forma dos dentes. Antes restritas a artistas e famosos, estão sempre presentes na lista de desejos de muitos pacientes. Isto até você conhecer o alinhamento gengival cirúrgico, um procedimento que pode até mesmo substituir os procedimentos com facetas dentárias laminadas.

 

A cirurgia plástica gengival para alinhamento conta com várias técnicas e indicações. Partindo da gengivoplastia e gengivectomia a terapias com enxertos teciduais, estes procedimentos exigem atenção com relação às indicações e pós-operatórios para otimizar ainda os resultados estéticos finais. Que tal conhecer um pouco sobre este tratamento?

 

alinhamento gengival cirurgia
Cirurgia para alinhamento gengival: mais harmonia ao corrigir o desalinhamento anterior do sorriso.

 

 

Indicações da cirurgia para alinhamento da gengiva vão além das correções estéticas.

 

As indicações da cirurgia para alinhamento da gengiva vão muito além das correções estéticas. Conheça as situações mais indicadas para a plástica gengival ideal para alinhar o seu sorriso:

 

gengivas desalinhadas;

 

sorriso gengival;

 

✓ procedimentos com lentes de contato dental e facetas de porcelana;

 

hiperplasia gengival inflamatória;

 

erupção gengival alterada.

 

 

Plástica gengival: da gengivectomia à gengivoplastia com enxerto gengival.

 

A cirurgia plástica gengival, para fins didáticos, pode ser dividida em duas técnicas: gengivectomia e gengivoplastia. Enquanto a primeira é indicada para remover gengivas crescidas por processos inflamatórios associados à placa bacteriana ou medicações, a gengivoplastia tem aplicações estéticas que podem incluir a remodelação do osso que circunda as raízes dentárias ou até mesmo o uso de enxerto gengiva. 

 

gengivectomia

É a remoção da gengiva crescida em excesso por inflamações crônicas associadas à placa bacteriana ou medicamentos. Com indicações mais funcionais que estéticas, é simples e realizada por recorte simples das gengivas.

 

gengivoplastia

Com indicação mais estética que funcional, é a mais utilizada para alinhar gengivas. Nesta técnica, é necessária a remoção e remodelamento do osso que circunda as gengivas para evitar a recidiva – gengivas retornam às posições iniciais – do tratamento.

 

enxerto gengival

Indicado no tratamento da retração gengival por exposição das raízes dentárias, é ideal para recuperar gengivas retraídas e desalinhadas por recessão. Além dos tecidos para enxerto coletados do próprio pacientes, versões fabricadas a partir de biomateriais também podem ser utilizadas para minimizar as complicações pós-operatórias.

 

alinhamento gengival e retração gengival
Alinhamento gengival combinado: caso recomendado para alinhamento por gengivoplastia e recobrimento de raiz dentária exposta (retração gengival)

 

 

Pós-operatório da cirurgia para alinhamento da gengiva requer paciência.

 

A plástica gengival para alinhamento, na maioria das vezes, não requer o uso de enxertos. Quando a técnica selecionada é a gengivectomia, os cuidados pós-operatórios costumam ser mais simples devido à quase sempre ausência de suturas. Já quando o procedimento é realizado por gengivoplastia (remoção conjunta de gengiva e osso), organize-se antecipadamente para os cuidados na higienização oral e restrições alimentares que costumam acompanhar o tratamento.

 

Os cuidados no pós-operatório da gengivoplastia incluem restrição à higienização no local operado por 7 dias assim como a alimentos duros nos primeiros 5 dias da cirurgia para alinhamento da gengiva. Além disso, bochechos com agentes quimicos deplacantes por até 14 dias são necessários para compensar a delicadeza na higienização no local do procedimento.

 

A realização da cirurgia para alinhamento da gengiva é recomendada aos finais de semana. É que durante os primeiros 3 dias do procedimento as gengivas ainda encontram-se inchadas e com aspecto pouco favorável a eventos sociais ou de trabalho. 

 

Já o pós-operatório da cirurgia com enxerto gengival exige ainda mais cuidados. Além de um período maior de restrições alimentares e de higienização no local operado, pode ser necessário até mesmo um afastamento social por até 5 dias para evitar deslocamentos nos tecidos enxertados.

 

sorriso gengival e cirurgia de alinhamento da gengiva
Sorriso gengival: cirurgia exige cuidados pós-operatórios intensos e alguns dias em repouso.

 

 

Nivelamento gengival.

 

O nivelamento gengival é utilizado para recuperar áreas com gengivas em desnível – diferença de espessura entre tecidos. São indicações desta técnica a recuperação de defeitos anatômicos decorrentes de extrações dentárias antigas ou associadas a perdas ósseas agudas por fraturas em raiz dentária ou infecções endodônticas (canal).

 

Outra indicação para a técnica é a recuperação estética de gengivas escurecidas junto a implantes dentários ou próteses dentárias. Nestes casos, o objetivo é eliminar a translucidez tecidual pelo aumento de espessura local, uma técnica que recupera a estética local sem necessidade para substituição de dispositivos protéticos ou uso de enxertos ósseos (em casos mais simples).

 

A principal técnica para nivelamento tecidual dá-se através dos enxertos de gengivas coletados do próprio paciente. Alternativa a esta técnica é o uso de enxertos alógenos com biomaterais, eficaz para correções teciduais leves mas que podem fazer toda a diferença à estética do sorriso.

 

 

Cirurgia para retração gengival.

 

Entre os procedimentos mais realizados em odontologia estética está a cirurgia para retração gengival (recobrimento de raiz dentária exposta).

 

Idealizada para recuperar recessões gengivais em único dente ou grupos dentários, também produz efeitos de alinhamento gengival do sorriso tanto em regiões anteriores quanto posteriores. 

 

Independente da técnica e localização das falhas estéticas, os procedimentos cirúrgicos para alinhamento e nivelamento gengival podem ser essenciais para satisfazer aos pacientes mais exigentes com os resultados estéticos de tratamentos estéticos de impacto. Assim, a consulta com um dentista especializado em gengivas (periodontia) para avaliar as possibilidades e benefícos deste tipo de procedimento não apenas estético, mas também funcional, pode ser a parte mais importante do seu tratamento.

 

Saiba mais sobre o alinhamento gengival em Porto Alegre.

Ou aproveite para ler os posts relacionados:

Voltar para o blog