BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Recuperação pós cirurgia plástica gengival: tempo e cuidados.

cirurgia plastica gengival recuperação

A recuperação da cirurgia plástica gengival pode surpreender pelo tempo e cuidados extensivos essenciais ao sucesso do tratamento. Saiba o que espera por você após procedimentos como gengivoplastia, gengivectomia, enxertos de gengiva, alinhamento e nivelamento gengival e correção do sorriso gengival.

 

 por Luís Gustavo Morato Leite, dentista graduado e especializado em prótese dentária pela UFRGS. Porto Alegre.

 

 

Cirurgia plástica gengival, cada vez mais indispensável.

 

As técnicas mais recentes para tratamentos estéticos em odontologia são cada vez mais dependentes da cirurgia plástica gengival. É graças a ela que procedimentos sofisticados como as transformações de impacto com facetas dentárias laminadas – popularizadas por famosos e artistas – trazem sorrisos marcantes e impecáveis quanto à reprodução de detalhes.

 

A cirurgia plástica gengival tem características próprias – o tempo de recuperação é apenas uma delas – que mudam conforme a técnica e extensão cirúrgica, uso de enxertos e até mesmo o biotipo gengival (espessura e fibrosidade) e exigem atenção do paciente com relação aos cuidados e tempo de cicatrização deste procedimento indispensável. Conheça, abaixo, as principais indicações da cirurgia gengival para corrigir forma, localização e biotipo deste tecido:

 

✓ alinhamento gengival pós tratamento com aparelho ortodôntico;

 

✓ correção do sorriso gengival;

 

✓ recobrimento de raiz dentária exposta por retração gengival;

 

✓ mudança na arquitetura de gengivas junto a próteses dentárias fixas e implantes dentários;

 

✓ recuperação de dentes fraturados ou cariados cujas falhas encontram-se abaixo das gengivas;

 

✓ recuperação de dentes comprometidos por doença periodontal.

 

 

A recuperação da cirurgia plástica gengival: tempo.

 

De maneira geral, o pós-operatório da cirurgia plástica gengival exige cuidados intensos do paciente. Mesmo procedimentos mais simples, como a gengivoplastia para alinhamento estético, requer a adoção de restrições e técnicas específicas de higiene oral que podem durar por até 7 dias – ou até mesmo mais do que isso. E os cuidados não ficam por aí: enxertos utilizados no recobrimento de raiz dentária exposta por recessão gengival, outro procedimento comum, despende cuidados que podem perdurar por até 21 dias do tratamento.

 

O tempo de recuperação da cirurgia plástica gengival varia de paciente para paciente. Técnica e extensão cirúrgica, biotipo gengival e uso de enxertos modificam a forma como as gengivas recuperam-se – assim como o tempo em que as restrições pós-operatórias são eliminadas. Ainda assim, é possível passar uma previsão aproximada dos tempos de cicatrização e eliminação de restrições.

 

Primeiras 48 horas: 

o afastamento de atividades sociais e de trabalho é recomendado à plástica gengival extensa localizada em região estética anterior. Nesta etapa, as gengivas apresentam-se inchadas e avermelhadas, motivo pelo qual recomenda-se a reclusão para que o paciente dedique-se integralmente à fase operatória mais importante.

 

Do terceiro ao sétimo dia: Nesta etapa, as gengivas recuperam a cor original e desaparecem os inchaços – algumas restrições alimentares e de higienização dos dentes já começam a ser eliminadas. A permanência dos pontos de sutura durante estes dias pode causar desconforto e mal estar estético – se este for o seu caso, organize-se para evitar faltas a compromissos sociais e de trabalho.

 

Do sétimo ao décimo-quarto dia: A remoção dos pontos de sutura ocorre entre o sétimo e o décimo-quarto dia após a cirurgia plástica nas gengivas. Ao final deste período, a coloração e posição das gengivas apresentam-se estáveis e compatíveis com compromissos sociais e de trabalho. Restrições alimentares e de higienização dos dentes são eliminadas enquanto o paciente aguarda outras importantes modificações anatômicas nas gengivas que, apesar de imperceptíveis, são essenciais.

 

Primeiros 30 dias: A recuperação da cirurgia plástica gengival vai além dos primeiros quatorze dias passados do procedimento cirúrgico. Transformações na espessura e fibrosidade das gengivas vão além da recuperação da estabilização da cor e forma dos tecidos gengivais e alcançam relativa estabilidade passados os primeiros 30 dias.

 

Até 120 dias: Procedimentos extensos e complexos – com ou sem enxertos teciduais – podem necessitar de até 120 dias para que as modificações no biotipo gengival estejam satisfatórios para o início de tratamentos com laminados cerãmicos, facetas dentárias em resina e próteses dentárias fixas sobre dentes naturais ou implantes dentários.

 

 

Cuidados pós-operatórios na gengivoplastia e outras cirurgias.

 

O sucesso da recuperação da cirurgia plástica gengival depende de uma série de cuidados pós-operatórios que precisam ser seguidos à risca pelo paciente. Enquanto nas primeiras 48 horas as restrições e mudanças de hábitos de alimentação e higienização dos dentes são semelhantes para todas as técnicas cirúrgicas, nos dias restantes a extensão do tratamento e utilização de enxertos de gengivas alteram os cuidados exigidos pelo dentista para que a recuperação cirúrgica dê-se da melhor forma possível.

 

cirurgia plástica gengival de pequeno porte

O alinhamento gengival em até dois dentes (gengivectomia) ou procedimentos para recuperar dentes cariados e fraturados que exigem também exigem a remodelação do osso localizado ao redos dos dentes (gengivoplastia) – como a cirurgia para aumento de coroa clínica – tem recuperação rápida e adoção de restrições simples.

 

Primeiras 48 horas: restrições à ingestão de alimentos rígidos e quentes e proibição quanto ao uso de instrumentos de higienização no local operado são exigidos ao paciente – o bochecho, 3 vezes ao dia, de agentes químicos antiplaca e antimicrobianos compensam as restrições de higiene oral adotadas.

 

Terceiro ao décimo dia: Nos dias seguintes, a ingestão de alimentos rígidos é gradualmente recuperada. Permanecem ainda, pelos próximos 5 dias, restração ao uso de escovas dentárias, fio dental e escovas interdentais no local operado. Passados 7 a 10 dias da recuperação da cirurgia plástica gengival, removem-se os pontos de sutura e são retiradas todas as restrições. O bochecho com agentes antiplaca e antimicrobianos podem continuar por até 21 dias.

 

cirurgia plástica gengival de médio porte

Cirurgias extensas para correção do sorriso gengival, hiperplasias (crescimento excessivo) ou alinhamento e nivelamento gengival prévio a transformações com lentes de contato dental ou facetas dentárias em porcelana exigem cuidados pós-operatórios com restrições mais severas.

 

Primeiras 48 horas: restrições à ingestão de alimentos rígidos e quentes e proibição quanto ao uso de instrumentos de higienização no local operado são exigidos ao paciente – o bochecho, 3 vezes ao dia, de agentes químicos antiplaca e antimicrobianos compensam as restrições de higiene oral adotadas.

 

Teceiro ao sétimo dia: Nos dias seguintes, a ingestão de alimentos rígidos é gradualmente introduzida para que a estabilidade das incisões e enxertos de gengiva estejam livres de traumas mecânicos. O uso de escovas dentárias ou outros instrumentos para higienização do local operado são reintroduzidos gradualmente enquanto o paciente continua a utilizar o bochecho com agentes antiplaca.

 

cirurgia plástica gengival com enxerto de gengiva

 

O enxerto gengival possui diversas indicações à cirugia plástica gengival e requer cuidados adicionais que, quando negligenciados, podem resultar no seu deslocamento ou falta de integração tecidual.

 

Primeiras 48 horas: restrições à ingestão de alimentos rígidos e quentes e proibição quanto ao uso de instrumentos de higienização no local operado são exigidos ao paciente – o bochecho, 3 vezes ao dia, de agentes químicos antiplaca e antimicrobianos compensam as restrições de higiene oral adotadas.

 

Teceiro ao décimo dia: as restrições à ingestão de alimentos rígidos podem permanecer pelos 10 primeiros dias do tratamento. Além do uso de agentes antimicrobianos, é vedado o uso de instrumentos de higienização na região operada. Pontos de sutura são removidos entre o décimo-segundo e décimo-quarto dia passados da plástica gengival.

 

 

Resultado final da plástica gengival pode exigir até 4 meses de espera.

 

A partir do 21 dia de recuperação da cirurgia plástica gengival as cicatrizes provenientes de cortes e pontos de suturas já podem ser imperceptíveis. Para muitos indivíduos, a continuação do tratamento já pode ser iniciada – mas não é bem assim que as coisas acontecem. Isso porque, apesar da excelente aparência das gengivas pós cirurgia, será preciso, para muitos procedimentos, aguardar por até 90 dias.

 

É o caso, por exemplo, da cirurgia plástica gengival prévia a procedimentos com facetas dentárias em porcelana. Nestas situações, a consolidação da forma, espessura e textura das gengivas são essenciais para que o dentista determine a exata posição de adaptação destes laminados estéticos junto às gengivas. Quando o tempo de espera é encurtado, pode haver mudança na relação entre gengiva e facetas, o que, em muitos casos, requer a reconfecção dos laminados colados aos dentes.

 

Enxertos de gengiva ou osso podem ultrapassar até mesmo os 90 dias típicos de recuperação da cirurgia plástica gengival. Nestes casos, o bom mesmo é evitar quadros de ansiedade pelos resultados finais de tratamentos com implantes dentários, lentes de contato dental ou próteses dentárias para evitar resultados estéticos insatisfatórios e frustrantes. Tudo na vida tem seu tempo, e o tempo de recuperação das gengivas pode exigir um pouco mais de sua paciência do que você pode imaginar.

 

Saiba mais sobre cirurgia plástica gengival:

Voltar para o blog