BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Clareamento dental a laser decepciona pelos resultados e riscos.

clareamento dental a laser post blog

O clareamento dental a laser é um tratamento estético cheio de glamour – e mistérios. Mas será que ele vale o preço mais elevado? Neste post, as indicações, vantagens e problemas da técnica mais sofisticada para clarear dentes amarelados e escurecidos.

 

por Luís Gustavo Morato Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

Clareamento dental a laser não é tudo isso que você está imaginando – e ninguém está falando sobre isso.

 

O clareamento dental a laser traz glamour e sofisticação aos tratamentos estéticos em odontologia. Frequentemente combinado a tratamentos caros que envolvem facetas em porcelana e lentes de contato dental, recupera com precisão dentes amarelados e manchados – tudo o que você precisa para construir um sorriso mais harmônico e marcante. Só que nem tudo é exatamente como parece.

 

Para começar, os resultados do tratamento na técnica a laser não são assim tão sensacionais. Na verdade, são semelhantes aos tratamentos realizados em consultório, pelo dentista, com o uso de luzes mais simples. E não para por aí. Até mesmo a técnica de clareamento dentário em consultório, sem nenhum uso de luz, entrega os mesmos resultados. Associando isso tudo ao preço mais elevado do procedimento e aos riscos à saúde dos dentes, é de se pensar se o clareamento dental a laser vale todo o investimento.

 

 

Entendo como funciona a técnica a laser.

 

O tratamento dental a laser é apenas uma entre 3 técnicas que utilizam a luz para clarear dentes amarelados e escurecidos. As outras duas formas são os procedimentos auxiliados por luzes halógenas ou LED, em aparelhos bem mais simples, e que por vezes são confundidos – e propagandeados – a laser. Utilizando-se do argônio para produzir os feixes de luz, o equipamento é tão caro que faz do uso desta técnica um procedimento raro e exótico.

 

A técnica clareadora com laser funciona assim: após isolar lábios e bordas da gengiva e aplicar géis para prevenir a sensibilidade dental pós operatória, o dentista deposita um gel clareador (peróxido de hidrogênio ou carbamida) sobre as superfícies dentárias externas. Depois, um feixe de laser é aplicado sobre esse gel, na forma de pinceladas. O procedimento é repetido entre 2 a 3 vezes por sessão, e dura entre 1 a 2 horas – exatamente o mesmo passo-a-passo no tratamento com outros tipos de fontes luminosas.

 

clareamento dental a laser equipamento
Equipamentos para clareamento dental a laser são caros, e raros em consultórios odontológicos.

 

 

Vantagens e desvantagens são idênticas às técnicas convencionais em consultório.

 

Todo tratamento em saúde tem vantagens e desvantagens – e reações adversas. E no caso do tratamento dental a laser as coisas não poderiam ser diferentes. Uma olhada rápida nos dados abaixo já dá uma boa ideia sobre a viabilidade e melhor momento para o clareamento dentário, e em que condições o uso do laser pode ser benefécio aos dentes – ou não passar de mera sofisticação operacional.

 

Vantagens

pode ser realizado em indivíduos com dentes com raízes expostas (retração gengival);

 urgências estéticas como casamentos e eventos sociais (tratamento em sessão única);

comodidade e conforto.

 

Desvantagens

preço mais elevado do procedimento;

riscos de inflamação à polpa dentária;

riscos de alteração na estrutura dentária (35% dos casos);

resultados frustrantes.

 

 

Quantas sessões são necessárias no clareamento dental a laser?

 

1 a 4 sessões. Assim como acontece nas outras técnicas para clareamento dentário realizadas em consultório, pelo dentista, uma única sessão pode não ser suficiente para resultados mais efetivos. A cada final de consulta, o dentista compara a cor obtida com uma escala de cores e verifica os resultados. Se ainda não estiverem de acordo com os objetivos (realistas), uma nova sessão para aplicação do gel associado ao laser é agendada.

 

A divisão do tratamento em sessões é importante para trazer mais conforto aos dentes e evitar ações danosas aos dentes pelo uso muito intenso do produto em um mesmo dia. Um intervalo de 2 a 3 dias já é suficiente para iniciar nova sessão. E as limitações de resultados não podem ser esquecidas para evitar novas sessões improdutivas do ponto de vista clareador.

 

 

Antes e depois: resultados do clareamento a laser podem ser decepcionantes.

 

Assim como acontece com as outras duas técnicas, e ao contrário do que se pode imaginar, não é a luz (laser) a responsável pelo clareamento dental. É o gel aplicado sobre os dentes o verdadeiro agente clareador. O laser, assim, teria duas funções: diminuir o tempo de aplicação do produto e melhorar os resultados clareadores. Mas não é bem isso o que diversas pesquisas sobre o uso de laser (argônio) para o clareamento de dentes escurecidos e amarelados vêm demonstrando.

 

Na verdade, a ação do laser nos resultados finais do tratamento, segundo essesas pesquisas, são decepcionantes. Além de não trazer vantagens frente às outras técnicas com ou sem uso de luz, ainda implica no custo mais elevado do tratamento. Embora a diminuição no tempo de aplicação do gél seja reduzido pela técnica, os riscos aos dentes colocam em dúvida as reais vantagens do clareamento dental a laser.

 

 

Riscos aos dentes na técnica a laser precisam ser bem entendidos.

 

Riscos aos dentes estão presentes em todas as técncias de clareamento dentário realizadas em consultório dentário. Já a técnica caseira supervisionada pelo dentista, por utilizar agentes clareadores em concentrações mais baixas, traz mais segurança. E quando problemas aparecem nesta última, estão associados a problemas que não vão além da sensibilidade dentes passageira ou lesões nas gengivas em contato com o produto.

 

Um dos riscos envolvidos no clareamento dental a laser é a inflamação da polpa dentária pelo aquecimento exagerado da superfície dental. Outros advém da capacidade dos agentes clareadores em ultrapassar as camadas de esmalte e dentina, irritando a polpa dentária. E, aliado ao fato de que a luz promove um efeito tóxico mais intenso, é de se pensar as vantagens no uso da técnica a laser para clarear dentes escurecidos e amarelados.

 

 

Cuidados a serem tomados no clareamento dental a laser.

 

Os cuidados dizem respeito, na maioria das vezes, a alimentos e hábitos que precisam ser evitados durante as sessões do tratamento. Embora não sejam obrigatórias as mudanças na dieta do paciente, elas melhoram os resultados finais, assim como o tempo de tratamento. E uma pequena lista desses cuidados no tramento dental a laser, fácil de decorar, pode ajudá-lo para que os resultados sejam máximos e dispensem novas sessões para clarear dentes amarelados e manchados.

 

evitar vinhos, sucos de uva, legumes verdes, cafés e tabacos,  e alimentos contendo corantes artificias;

restringir o consumo de refrigerantes, dada a sua ação adistringente sobre a superfície dentária;

realizar o polimento dentário imediatamento após o término do tratamento para reduzir a velocidade de amarelamento dos dentes ao longo dos anos;

caprichar na aplicação de agentes dessensibilizantes antes e após o clareamento dentário a laser;

utilizar escovas macias para evitar a formação de áreas de retenção de manchas e placas bacterianas sobre os dentes.

 

 

Clareamento dental caseiro, versatilidade e segurança da técnica mais resolutiva.

 

Existem alternativas para clarear dentes que fogem das altas concentrações dos agentes clareadores utilizados na técnica de consultório. Exemplo disso é o clareamento dentário caseiro, que utiliza moldeiras flexíveis que acomodam os géis responsáveis pelo tratamento.

 

O clareamento dental caseiro é cientificamente comprovado como a técnica que oferece os melhores resultados e trazem riscos mínimos para a inflamação da polpa dentária. Embora a técnica caseira, é verdade, esteja mais associada ao aparecimento da sensibilidade dentária (70% dos casos) e irritações às gengivas, esses sintomas são passageiros e raramente trazem complicações mais sérias aos dentes. É por isso que ela é a técnica mais utilizada para clarear dentes escurecidos e amarelados.

 

clareamento dental caseiro
Moldeira para uso na técnica caseira para clareamento dental.

 

 

Uso combinado de técnica caseira e clínica traz máximos resultados, mas requer muita atenção.

 

O seleção da técnica ideal para o clareamento dental depende de fatores clínicos, como a presença de retrações gengivais, tipo de pigmentações e manchamentos e comodidade da técnica. O uso combinado da técnica que combina o clareamento dental em consultório (sem uso de laser ou outras fontes de luz) com o clareamento dentário caseiro já foi indicado, por algumas pesquisas, como o tratatamento que oferece os melhores resultados clareadores. Mas o que fazer se o clareamento dental a laser traz riscos maiores aos dentes quando comparada com a técnica caseira?

 

O clareamento dental a laser, ou otimizado por outras fontes de luz, não estão, de todo, contraindicados. O que não pode é repetir sucessivamente o tratamento. O uso combinado da técnica à laser e caseira deveria ser restrita a casos muito isolados, como casamentos ou eventos sociais que realmente justifiquem necessidades (e desejos) estéticos urgentes. Nada, entretanto, que o clareamento dentário caseiro não consiga alcançar após alguns dias ou semanas de uso.

 

 

Saiba mais sobre assuntos relacionados ao clareamento dental a laser com estes posts:

Voltar para o blog