BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Clareamento em dentes com restaurações em resina tem segredos.

clareamento dental e restauração dentária post

Uma única restauração em resina pode colocar a perder os resultados para o clareamento dental em dentes naturais. Conheça as alternativasd para clarear dentes em presença de restaurações dentárias escurecidas e amareladas.

 

por Luís Gustavo Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

O clareamento dental não faz efeito sobre restaurações dentárias em resina. E agora?

 

Clarear dentes vai bem para qualquer situação. Além de recuperar a harmonia do sorriso, o clareamento dental também está associado a melhora considerável na autoestima. Só que nem tudo pode sair como esperado: basta uma única restauração dentária em resina, em região estética, e o que já estava feio fica ainda pior. O resultado? Um terrível contraste de cor entre dentes clareadores e restaurações amareladas.

 

A resina composta, o material estético utilizado na técnica de restauração dentária, infelizmente, não sofre a ação clareadora do tratamento. Basta iniciar o clareamento dental para que logo apareçam áreas de grande contraste entre dentes clareados e resinas amareladas e escurecidas. Mas alguns procedimentos para recuperar resinas amareladas, ou reduzir ao mínimo o número de restaurações indicadas para substituição, podem ajudar para que está pensando em iniciar o clareamento dental.

 

clareamento dental e restauração dentária amarelada
O contraste de cor entre superfícies dentárias e resinas de restaurações só aumentam depois co clareamento dental. (fonte/internet)

 

 

As técnicas de clareamento dental em dentes restaurados.

 

Existem diferenças significativas nas técnicas utilizadas para o clareamento de dentes naturais, como forma de aplicação, tipo e concentração dos géis clareadores. Várias situações clínicas definem quais delas serão selicionadas, como as causas para o amarelamento, presença de retrações na gengiva ou urgência para o tratamento. Mas nenhuma delas, infelizmente, é dedicada para o clareamento dental em dentes com restaurações em resina.

 

 

Danos a restaurações e porcelanas de próteses e laminados não podem ser descartados.

 

Independente da técnica clareadora utilizada, algum tipo de dano sobre restaurações dentárias submetidas ao procedimento é o mais provável de acontecer. O mais comum é a perda do brilho superficial das resinas, deixando a restauração dentária submetida aos géis do clareamento dental mais opaca e sem vida.

 

E se já não bastassem os problemas de constraste de cor e danos às superfícies de restaurações em resina em dentes submetidos ao clareamento, para os indivíduos que possuem próteses dentárias e laminados cerâmicos (facetas e lentes de contato dental) os contratempos podem ser ainda maiores. Isso porque, diferente da resinas que podem, em algum grau, ser repolidas após o clareamento dental, as porcelanas (cerâmicas) de dispositivos odontológicos continuarão exatamente na cor original antes do clareamento.

 

clareamento dental e restauração dentária problemas
Nenhuma técnica para clareamento dental consegue isolar restaurações dentárias em resina da ação dos géis clareadores.

 

 

Recuperando restaurações dentárias escurecidas antes e depois de iniciar o tratamento.

 

Mapear cada restauração em resina, antes de iniciar o clareamento dental, é essencial para evitar surpresas desagradáveis após o término do tratamento. Isso porque, dependendo do número e extensão delas, a substituição de cada uma delas será essencial para harmonizar a cor entre dentes clareados e restaurações antigas – amareladas e escurecidas.

 

O polimento de restaurações dentárias em resina antes e após o clareamento dental pode, em algumas situações, até mesmo eliminar a necessidade de substituição das mesmas. O procedimento polidor realizado antes do clareamento ajuda a identificar a intensidade de escurecimento do corpo da resina, e também diminiui as infiltrações dos agentes clareadores nas interfaces de contato nas bordas das restaurações dentárias.

 

E o polimento dental posterior ao clareamento dental, além de minimizar os danos às superfícies das restaurações, també pode trazer algum ganho adicional de cor – e, com sorte, na mesma cor final do clareamento.

 

 

Se for preciso trocar restaurações, tome algumas precauções.

 

Quando restaurações dentárias em contraste de cor com dentes clareados é o resultado do tratamento, não tem jeito: é hora de substituir as resinas que não estão combinando com os dentes. Mas algumas precauções são necessárias para evitar resultados ainda mais decepecionantes do que a própria desarmonia entre restaurações dentárias e dentes clareados.

 

A primeira dica é aguardar até 7 dias para dar início às substituições de restaurações, após o término do tratamento. Isso porque um leve escurecimento dos dentes é esperado imediatamento após o fim do clareamento – mas nada que estrague os resultados do clareamento. Além disso, superfícies dentárias recém clareadas dificultam a adesão das resinas utilizadas na restauração em dentes.

 

A substituição de apenas uma parte da restauração dentária pode ser uma tentação tanto para pacientes quanto dentista. E o medo para a remoção de estrutura dentária sadia, complicação inerente às trocas de resinas em restaurações, é um dos motivos para tal. Só que a união entre restaurações antigas com novas, além de aumentar a suscetibilidade para infiltrações cariosas, diminui a durabilidade do procedimento restaurador e pode não trazer resultados estéticos eficientes.

 

 

polimento de restauração dentária após clareamento dental
O polimento dental pós clareamento pode rearmonizar cores entre dentes e restaurações – mas não conte muito com isso! (fone/internet)

 

 

Dicas para clarear dentes restaurados, antes de iniciar o tratamento.

 

O jeito mais fácil para se preparar para procedimentos clareadores é já incluir nos custos do tratamentos gastos extras para a troca de restaurações dentárias. E atenção redobrada para dispositivos cerâmicos como facetas, lentes de contato dental e próteses dentárias em porcelana. É que os custos para a substituição destes dispositivos podem ser, em muitas vezes, superiores aos valores cobrados pelo clareamento dental.

 

E não custa nada dar observar algumas dicas simples para otimizar os resultados do tratamento. Do indispensável polimento dental posterior ao clareamento dental à espera mínima de uma semana posterior ao procedimentos clareador para dar início à troca da restauração dentárias em resina que não combina com os dentes clareados, tudo conta para melhorar os resultados. E, para isso, basta segui-los.

 

a remoção de manchas e tártaros, previamento ao clareamento dental, é indispensável para antes de iniciar o tratamento;

doenças peridontais – como a gengivite – precisam ser curadas também antes de iniciar o clareamento dental;

o polimento das resinas de restaurações podem ser realizadas antes e depois do clareamento dental;

evite a substituição de partes ou camadas mais superficiais de restaurações;

não se preocupe com a técnica clareadora utilizada: nenhuma dela faz efeito sobre as resinas;

aguarde por, no mínimo, 7 dias após o clareamento para dar início à substituição das restaurações dentárias;

preste atenção na qualidade da resina composta utilizada na sua restaurações: quanto pior ela for, mais rapidamente a restaurações ficam amareladas e escurecidas.

 

 

Saiba mais sobre clareamento dental e técnicas de restauração de dentes com resinas com estes posts:

Voltar para o blog