BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Clareamento dentário, dor e dentes sensíveis. Isso é sempre assim?

clareamento dentário dor e dentes sensíveis post blog

Clareamento dental, dor e dentes sensíveis parece que nasceram um para o outro. Mas não é bem assim que as coisas funcionam. Algumas dicas e truques simples trazem mais conforto para clarear dentes e sorrisos desarmônicos.

 

por Luís Gustavo Leite, dentista graduado e especializado em prótese dentárias pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

A dor e sensibilidade no clareamento dentário. Um problema inevitável?

 

O clareamento dentário está entre os procedimentos estéticos com maiores índices de satisfação. E tamanho sucesso não está aí à toa. É que dentes mais claros e harmônicos trazem sorrisos mais marcantes. Sem eles, procedimentos mais sofisticados como facetas laminadas e lentes de contato dental fariam pouco efeito. O problema, entretanto, é que, na maioria das vezes, clarear dentes está associado à dor e dentes sensíveis.

 

O desconforto que pode aparecer ao clarear dentes amarelados e manchados é mais frequente do que se pode imaginar. Segundo pesquisas, o problema para a dor e dentes sensíveis associado ao clareamento dentário aparece em até 70% dos dentes clareados. Um taxa muito elevada. E, dependendo da técnica, esses índices são ainda mais desanimadores. Mas é possível, sim, obter excelentes resultados selecionando a técnica correta e adotando algumas procedimentos simples. Menos dor e dentes sensíveis.

 

 

Causas para dor e dentes sensíveis dependem da concentração do agente clareador e da técnica.

 

E quais são as causas para a dor e dentes sensíveis ao frio durante o clareamento dental? Basicamente, duas. A primeira delas é a ação do gel clareador (peróxido de hidrogênio ou carbamamida) sobre as raízes dentárias, cuja cobertura de proteção (cemento) é mais fina e frágil comparada à superfície que reveste a coroa dentária (esmalte). É por isso que indivíduos com retração gengival extensa experimentam maior incômodo doloroso durante o clareamento.

 

A outra causa para o quadro de dor e sensibilidade associada ao clareamento dentário é a ação lesiva, sobre a polpa dentária, do gel clareador utilizado nos procedimentos realizados no consultório (LED, LASER ou convencional). É que as altas concentrações desses géis podem atravessar até mesmo as espessas camadas de esmalte e dentina da coroa dentária, provocando irritações inflamatórias à polpa. E, no caso do laser e LED, a irritação também se dá pelo aquecimento exagerado da estrutura dental durante o procedimento. Um problemão.

 

clareamento dentário dor e retração gengival
A retração gengival é contraindicação para o clareamento dentário caseiro (fonte/internet)

 

 

Sobre os riscos envolvidos nos tratamento para clareamento dentário.

 

Tratamentos de saúde estão associados, na maioria das vezes, a riscos. E no caso do clareamento dentário isso não poderia ser diferente. Para a maioria dos indivíduos, a dor e dentes sensíveis que aparecem durante o tratamento é encarada com um desconforto tolerável. Mas ainda assim, os riscos à saúde das gengivas e polpa dentária não podem ser desconsiderados na hora de clarear dentes amareladas e manchados.

 

Uma lista contendo os principais problemas relacionados ao clareamento dental, independente da técnica (caseira ou aplicada em consultório), dá uma boa ideia dos danos que o procedimento clareador pode causar às gengivas e dentes, para além da sensibilidade dentária ou dor mais severa.

 

tumefação das gengivas (inchaço) e sangramento gengival;

dor passageira estimulada pelo frio ou alimentos cítricos;

dor crônica (inflamação pulpar);

manchas superficiais;

danos à superfície de restaurações dentárias, laminados e próteses em porcelana.

 

 

Prevenindo dores e dentes sensíveis: selecionando a melhor técnica.

 

São várias as técnicas para clarear dentes amarelados e escurecidos. E a seleção delas é a parte mais importante do tratamento. Manchas superficiais, tártaro, retração gengival, inflamações gengivais (gengivite e periodontite), e problemas de má formação da estrutura dentária como displasias, manchamentos por antibióticos durante o período embriológico ou fluorose interferem na escolha da melhor técnica. É por isso que é tão importante conhecê-las a fundo para prevenir a dor e dentes sensíveis durante o clareamento.

 

clareamento dentário caseiro

A técnica de clareamento dentário caseiro, realizada fora do consultório odontológico e monitorada pelo dentista, é a mais comum e segura. Além disso, também é a que traz melhores resultados clareadores. É indicada para todo tipo de necessidade clareadora. A sua contraindicação, entretanto, são os indivíduos com doenças gengivais e retrações gengivais extensas – as únicas desvantagens desta técnica. É sempre a primeira escolha quando a urgência estética não conta muito no tratamento.

 

clareamento dentário em consultório (convencional)

A técnica mais comum entre as aplicadas pelo dentista em consultório odontológico não utiliza fontes luminosas (LED, LASER ou fontes halógenas). E diferente do clareamento dentário caseiro, cujo tratamento dura entre 7 a 21 dias, a técnica ambulatorial pode entregar excelentes resultados até mesmo em uma única consulta – de 4 sessões máximas possíveis. Mas tem desvantagens: é menos segura aos dentes e ainda pode deixar a área próxima às gengivas amareladas. É indicada para urgências estéticas ou indivíduos com retrações gengivais extensas.

 

clareamento dental a laser

A mais glamourosa – e rara – técnica para clareamento dental pode frustrar muitos indivíduos pelos resultados. É que, segundo pesquisas odontológicas, os efeitos do clareamento dental a laser são semelhantes às tecnicas convencionais – e té mesmo inferior à técnica caseira, com moldeiras. As indicações seguem as mesmas para as demais técnicas aplicadas em consultório. Os riscos mais elevados para inflamações pulpares, entretanto, devem ser levados em conta na hora de selecionar a melhor técnica.

 

clareamento dental auxiliado por luz (LED ou halógenas).

A função da luz, nos tratamentos para clarear dentes amarelados e manchados, é diminuir o tempo do procedimento. Entretanto, assim como acontece no clareamento dental a laser, a técnica não resulta em dentes mais brancos. E comparada à técnica caseira com moldeiras, os resultados finais são até mesmo inferiores. Os riscos para irritação e inflamação pulpar, para piorar, são semelhantes aos procedimentos a laser.

 

clareamento dentário caseiro moldeira dor
A dor e dentes sensíveis são características mais associadas ao clareamento dentário caseiro com moldeiras (fonte/internet)

 

 

Dessensibilização prévia ao clareamento: amenizando ou eliminando a dor e sensibilidade dental.

 

Dá, sim, para clarear os dentes sem sofrer com dores ou dentes sensíveis. E, para amenizar – ou até mesmo eliminar – estes problemas, um procedimento simples e prévio ao início do tratamento pode ser eficaz para bloquear a dor estimulada pelo frio ou alimentos ácidos e cítricos.

 

A dessensibilização é um procedimento realizado antes de iniciar o clareamento dentário. Indicada para qualquer tipo de técnica clareadora, é baseada na ação dessensibilizante de um gel, à base de flúor, aplicado sobre a superfície dentária. Aplicado minutos antes do início do tratamento, traz alívio e conforto para que o clareamento seja realizado no número de sessões, ou número de dias, necessários para resultados efetivos.

 

clareamento dentário caseiro dor e dentes sensíveis
Aplicação de agente dessensibilizante prévio ao tratamento clareador em consultório.

 

 

Dicas essenciais para quem vai iniciar o tratamento clareador.

 

Quer algumas dicas, depois das informações já recebidas, para um clareamento dentário mais eficiente e menos associado a dores e dentes sensíveis? Então aproveite para decorar algumas dessas abaixos, para tratamentos mais confortáveis, seguros e resultados mais eficientes.

 

a profilaxia e remoção de manchas e tártaros é essencial e precisa ser realizada, no mínimo, 48 horas antes de iniciar o clareamento dentário;

a dessensibilização prévia pode diminuir ou até mesmo eliminar o aparecimento de dor e dentes sensíveis durante o procedimento;

técnicas aplicadas em consultório, pelo dentista, devem ser restritas a urgências estéticas e indivíduos com retrações gengivais extensas;

o clareamento dentário caseiro traz resultados clareadores superiores às técnicas ambulatóriais;

o uso combinado da técnica caseira com a profissional entrega resultados superiores comparado a qualquer tipo de técnica, em uso isolado;

evite alimentos à base de corantes artificiais, vinhos e sucos de uva, chás, tabaco e legumes verdes durante e até 7 dias após o procedimento clareador, independente da técnica;

apesar dos riscos mais elevados, o tratamento clareador realizado em consultório, independente da técnica, resultado em menor número de indivíoduos com dentes sensíveis ou dor espontânea;

o polimento dental posterior ao clareamento dental dificulta o acúmulo de manchas e diminiui a velocidade de amarelamento dos dentes

 

Saiba mais sobre clareamento dentário e tratamentos estéticos em odontologia:

Voltar para o blog