BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Descubra a cor ideal para facetas e lentes de contato dental.

cor ideal facetas e lentes de contato dental

Erros na seleção da cor para facetas e lentes de contato dental em porcelana são fáceis de acontecer e podem frustrar pacientes. Afinal, existe uma cor ideal para esses laminados cerâmicos? Descubra como selecionar a cor ideal para facetas e lentes que trazem mais harmonia e bem-estar estético ao seu sorriso.

 

Por Luís Gustavo Leite, dentista graduado e especializado pela Ufrgs, em Porto Alegre.

 

 

Como é feita a seleção de cor para facetas e lentes de contato dental?

 

A seleção de cor para facetas e lentes de contato dental em porcelana – técnicas com laminados cerâmicos para tratamentos estéticos de alto impacto – não parece assim tão complicada à primeira vista. Basta comparar a cor entre dentes naturais já clareados e qualquer amostra (escala) de cores odontológicas. Pode ser até mesmo aquela que o dentista utiliza para escolher resinas para restaurações. Outra forma de seleção da cor para facetas e lentes de contato dental é a medição por espectrofotômetro digital.

 

Até aqui, tudo muito fácil. É então que vem a primeira confusão na escolha das cores: optar por facetas em porcelana e lentes de contato dental na mesma cor que dentes naturais ou partir para tons clareados ou próximos ao branco absoluto? É exatamente nesse ponto que começa toda a confusão, deixando muitos pacientes frustrados com os resultados dos seus tratamentos. E como, uma vez cimentadas, facetas e lentes de contato dental não podem ser removidas, entender um pouco mais sobre cor nos tratamentos estéticos marcantes é essencial.

 

 

Conhecendo a escala para seleção de cores utilizada pelos dentistas. 

 

Escalas de cores em odontologia não são, na verdade, escalas. São amostras de cores. Isso porque o que o paciente enxerga a prancha com amostras de dentes que o dentista utiliza como cores dispostas das mais claras para mais escuras. Nas amostra mais modernas, a luminosidade, e não a cor, é que está disposta em escala. Confuso? Não se preocupe, porque o estudo de cores para uso em odontologia traz dúvidas até mesmo para dentistas e técnicos em próteses dentárias. O mais importante é que os erros de medição de cor em dentes naturais são pequenos.

 

A importância da amostra (escala) de cores para uso odontológico em tratamentos com lentes de contato dental e facetas em porcelana é planejar a cor desses laminados cerâmicos. Nesse ponto, como já vimos, tanto pacientes quanto dentista podem fazer seleções erradas de cores. O tratamento corre o risco de perder a harmonia e bem estar estético se a cor selecionada para facetas e lentes não estiver no mesmo tom(matiz) ou se os valores (luminosidade) forem excessivos. E o problema pode ser ainda maior quando a cor escolhida tende aos tons clareados ou ao branco absoluto.

 

seleção da cor para facetas e lentes de contato dental
Escala padrão Vita para seleção de cor em tratamento com laminados cerâmicos. No detalhe, cores próximas ao branco absoluto.

 

 

Existe realmente uma cor ideal para facetas e lentes de contato dental?

 

Qual a cor ideal para facetas e lentes de contato dental em porcelana?  Dentistas e técnicos em prótese laboratorial tem, sim, a sua cor ideal para tratamentos com laminados cerâmicos. E a cor campeã de preferência entre eles é o A1, cor em tom branco (A) e bastante clara (1). Até há alguns anos essa era a cor se seleção para praticamente todos os tratamentos de transformação de impacto com lentes de contato dental ou facetas em porcelana utilizados em artistas, modelos e famosos. De lá pra cá a situação mudou um pouco.

 

Entretanto, não existe uma cor ideal para facetas e lentes de contato dental. Ao menos, não nos dias atuais. Os conceitos de harmonia e bem-estar estético mudaram desde então, e hoje estão mais individualizados e agrupados. Na verdade, a divisão da sociedade em “tribos” é um fenômeno cada vez mais intenso e que vem sendo experimentado na sociedade como um todo, com implicações econômicas, sociais e comportamentais muito intensas. E a odontologia estética é uma delas. O importante é detectar o ponto exato de bem-estar estético em cada tratamento.

 

 

Cores não naturais: dentes clareados e branco absoluto. Elas vieram para ficar?

 

A escolha da cor ideal (personalizada) para facetas e lentes de contato dental dá-se sobre 3 grupos de “estilos” de sorriso. No primeiro estão as cores que correspondem a “dentes naturais”. No segundo estão as cores para dentes clareados, remetendo ao resultados de tratamentos (muito!) bem sucedidos para clareamento dental. E, no terceiro grupo, as cores para laminados cerâmicos que aproximam-se ao branco absolutos, e que correspondem aos tratamentos vistos em programas televisivos e mais comuns aos famosos do que a artistas e modelos – estes já preferem as cores naturais ou clareadas para o seu tratamento.

 

 

Bem-estar estético: lentes e facetas em tons clareados (luminosidades).

 

A opção por cores muito claras tendendo ao branco absoluto nos tratamentos com lentes de contato dental e facetas é uma escolha pessoal e que precisa ser combinada entre pacientes e dentistas. A tendência atual de cor para laminados cerâmicos é a escala para dentes clareados. Um detalhe importante na seleção da cor ideal para facetas em porcelana e lentes de contato dental é que as cores naturais não sofrem com problemas de modismo. Por outro lado, cores naturais, como A1, podem deixar pacientes frustrados e inconformados com os resultados do tratamento.

 

Em teoria, o bem-estar estético na seleção da cor ideal para lentes de contato dental e facetas em porcelana deveria seguir a lógica, em grau de maior para menor sensação de bem-estar, indo das cores naturais, passando para as cores clareadas e chegando até as cores próximas ao branco absoluto. Mas não é o que é visto no consultório dentário. Conhecendo o conceito individual de estética e harmonia do sorriso, o bem-estar com o tratamento pode estar presente nos 3 grupos de cores para os tratamentos com facetas e lentes de contato dental.

 

Quando fatores tão diversos quanto estilo de vida e valores pessoais e de grupo também contam na escolha da cor para facetas e lentes de contato, discussões filosóficas entre dentistas e pacientes são desnecessárias. A estética é do paciente, e cabe somente a ele fazer as opções que não impliquem em riscos aos seus dentes e saúde. Por outro lado, a preocupação do dentista é com relação à possível efemeridade dos modismos de cores nesses tratamentos. Isso tudo porque as trocas e substituições das lentes de contato e facetas são demoradas e com custos mais elevados.

 

como escolher a cor para facetas e lentes de contato dental
Na imagem, a escala superior é utilizada para avaliar a luminosidade. No detalhe, círculos mostram a cor B1 localizada em ambas as escalas.

 

 

Problemas encontrados em tratamentos em cores próximas ao branco absoluto.

 

O branco absoluto é uma referência abstrata em estética odontológica. Para fins práticos, ele determina uma cor para a qual cores no tom A (branco) tendem para valores cada vez mais brancos. As cores que tendem ao branco absoluto (cores mais claras que A1), já são as primeiras escolhas para os tratamentos com lentes de contato e facetas. Embora a ideia de que dentes sempre devem estar o mais branco possível, é preciso entender que existem alguns problemas encontrados na confecção e combinação dessas cores com dentes naturais. Entre esses problemas, veja os principais listados abaixo.

 

✓ perda de detalhes anatômicos

Esse é o principal problema para facetas e lentes de contato dental em cores próximas ao branco absoluto. Transparências e detalhes visualizados pela confecção em camadas, pinturas internas e externas, opalescência e fluorescência são mais difíceis de serem obtidos nessas cores.

 

✓ clareamento dental sempre em dia

O mínimo escurecimento dos dentes naturais após os tratamentos mais marcantes com lentes e facetas já são suficientes para visualizar diferenças de cores entre dentes naturais e os laminados. E para estes pacientes o clareamento dental sempre em dia é fundamental para manter a harmonia do tratamento.

 

✓ contraste de cor e luminosidade entre facetas e lentes e dentes naturais

Pacientes que não respondem ao tratamentos clareadores não são indicados para os protocolos com facetas e lentes de contato dental, em que apenas os seis dentes anteriores são laminados.

 

problemas com cor facetas e lentes de contato
Problemas na seleção de cor e falta de detalhes de transparência em facetas em porcelana.

 

 

Ciência e diferença: dentistas e pacientes não enxergam exatamente a mesma cor.

 

A diferença entre dentistas e pacientes na escolha da cor ideal para lentes de contato dental e facetas também é influenciada por um detalhe importante: as pessoas não enxergam as mesmas cores. E são muitos os motivos para o problemas. A capacidade individual para enxergar espectros mais amplos de cores, determinado pelo número e tipo de bastonetes presente no olho, é um deles. Uma determinada cor para um indivíduo nunca é vista da mesma forma por outra pessoa.

 

 

Sobre a cor de dentes, facetas e lentes de contato dental de artistas, modelos e famosos.

 

Qual a cor dos dentes de artistas e famosos? Pergunta bastante comum em consultórios dentários, a dúvida a respeito de dentes naturais ou facetas e lentes de contato dental em modelos e artistas não é bem vinda entre dentistas especializados no assunto. Isso porque, além da manipulação digital das fotos dessas pessoas, telas de celulares e computadores ou mesmo páginas impressas em revistas não reproduzem com perfeição as cores originais das fotografias. O resultado é que é praticamente impossível determinar a cor dos dentes de um determinado indivíduo sem o exame presencial direto sobre seu dentes.

 

Seleção da cor idal para lentes de contato dental
Seleção de cores para dentes clareados para tratamento com lentes de contato dental.

 

 

Cuidado com as simulações tipo antes-e-depois para facetas e lentes de contato dental

 

As simulações fotográficas tipo antes-e-depois são eficientes para auxiliar no diagnóstico das formas dos dentes nos tratamentos com laminados cerâmicos. Entretanto, para cores elas são meramente ilustrativas, dada a dificuldade dos meios digitais e impressos em apresentar cores fidedignas com as originais. E, no caso dos casos tipos antes-e-depois encontradas na web, tem ainda menos valor de referência. Tratam-se, na verdade, apenas de montagens comparando artistas e famosos antes e depois dos tratamentos, porém sem padronização de equipamentos fotográficos e iluminação para que tenham algum valor documental. Fique atento!

 

 

A opinião do autor sobre a cor ideal para tratamentos com laminados cerâmicos.

 

A satisfação completa com a situação dos nossos dentes é uma condição rara. A procura por tratamentos estéticos para uma melhor harmonia e bem-estar estético do sorriso parece aumentar em progressão geométrica. A identificação de uma padrão estético que atenda a todos os gostos e desejos e defina o que é a harmonia das feições humanas acompanha a história da arte humana. E com relação aos dentes e sorriso não poderia ser diferente.

 

Com relação à cor ideal para facetas em porcelana e lentes de contato dental, e que ainda não foi colocado neste post, penso que as cores para dentes clareados ou em tons mais naturais, como é o caso do A1, resultam em tratamentos mais delicados, detalhados e harmônicos. As cores próximas ao branco absoluto devem ser discutidas com os pacientes. Proibi-las não é o objetivo. As explicações dadas a pacientes que optam por essas cores são as mesmas dadas a indivíduos antes de tatuarem algum canto do seu próprio corpo: “pense bem, porque depois fica caro para trocá-las”.

 

 

Saiba um pouco mais sobre laminados cerâmicos com estes posts:

Voltar para o blog