BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Coroa dentária em porcelana pode estar por trás da retração gengival.

coroa em porcelana e retração gengival

Conheça as causas e o tratamento da retração gengival associada à coroa dentária em porcelana.

 

Luís Gustavo Leite é especialista em gengivas (periodontista) e especialista em próteses dentárias, ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Retração gengival, quais as causas para este problema?

 

A preocupação com a saúde e estética das gengivas nunca esteve tão em alta como atualmente. Se antes apenas as perdas dentárias ou a mobilidade dos dentes característicos da periodontite, uma infecção causada por bactérias acumuladas aos dentes, eram os únicos motivos para levar os pacientes ao consultório do dentista, hoje a situação é bem diferente. E entre estes motivos está a retração gengival.

 

A recessão gengival é uma sequela da perda de um conjunto de estruturas que sustentam as gengivas, o periodonto – daí o nome periodontite para a doença. Ainda que a doença periodontal esteja por trás da maioria dos casos, existem outras causas para a retração gengival. Conheça as principais:

 

periodontite;

 

escovação traumática dos dentes;

 

tratamento ortodôntico;

 

vírus e fungos;

 

alergias;

 

coroa em porcelana;

 

outras causas.

 

 

A coroa em porcelana como causa para a retração gengival.

 

A coroa em porcelana pode estar por trás da retração gengival. Quando ela está diretamente implicada no aparecimento do problema, a causa é o contato excessivo das bordas da prótese dentária fixa contra as gengivas. Com o tempo, uma readaptação biológica reconstrói uma relação mais saudável, porém como resultado aparecem gengivas retraídas.

 

Apesar de comum, esta não é a principal maneira como a coroa dentária em porcelana torna-se a grande vilã da recessão gengival. Bordas muito espessas, além de facilitar o acúmulo de placa bacteriana e dificultar a sua remoção, permitem a instalação da periodontite nestas áreas. E quando a doença periodontal instala-se, inchaços e sangramento da gengiva, os principais sinais, são seguidos da retração gengival.

 

A alergia inflamatória ao metal presente em alguns tipos de próteses dentárias acomete 20% das mulheres. Com sinais e sintomas semelhantes à gengivite – ou da periodontite nos estágios iniciais -, ela nem sempre aparece imediatamente à instalação da coroa dentária com metal nas partes internas e não visíveis dos dentes. O tratamento, que exige a troca do dispositivo protético por técnicas como a porcelana pura, é eficiente e traz melhora imediata.

 

 

Trocar ou não trocar a coroa em porcelana?

 

Os danos estéticos são os principais motivos para trocar a coroa de porcelana associada à gengiva retraída. E quando a prótese dentária fixa com metal interno é a causa para a retração gengival, a perda na harmonia do sorriso é ainda mais intensa devido ao aparecimento de áreas escuras que podem ser o resultado do manchamento por metal ou das próprias bordas escuras destes dispositivos protéticos.

 

Trocar a coroa em porcelana nem sempre é uma opção estética. Questões como o sangramento gengival frequente, mau hálito ou até mesmo o risco elevado para infiltração por cárie exigem a substituição da prótese dentária fixa por versões mais compatíveis com as gengivas. O procedimento, que dura em média duas semanas, pode exigir tratamento periodontal prévio ao início da substituição dos dispositivos protéticos problemáticos.

 

 

Restauração em resina junto à prótese dentária não vale a pena.

 

É bastante comum encontrar pacientes cujas raízes dentárias expostas foram recobertas por restauração dentária em resina. Com objetivos diversos como a diminuição da sensibilidade ou a melhora estética, este tipo de procedimento não deve ser tentado quando a retração gengival ocorre em dente com coroa dentária em porcelana.

 

A restauração em resina junto à prótese dentária fixa, além de resultados estéticos decepcionantes, além de não propiciar um selamento adequado, favorece a infiltração por cárie dentária e aparecimento da halitose. A substituição do dispositivo protético é a única forma para recuperar a estética das gengivas e eliminar áreas escuras provenientes da borda metálica ou raiz dentária exposta escurecida por manchamento metálico ou escurecimento interno por pino protético.

 

 

Gengivas escuras causadas por coroa em porcelana.

 

O aparecimento de gengivas escurecidas é um problema causado pelo metal de próteses dentárias fixas e implantes dentários. Enquanto em alguns casos é o excesso de translucidez característico das gengivas finas e delicadas a causa – evidenciado as partes metálicas escuras destes dispositivos -, em outros pode ser a pigmentação definitiva dos tecidos gengivais, em um processo semelhante à tatuagem dérmica.

 

O tratamento para gengivas escuras pode ser realizado através de enxerto de gengiva ou substituição da coroa de porcelana por versões mais estéticas. Em alguns casos, a remoção de pino protético metálico seguido de clareamento dental interno pode ser essencial na recuperação estética de dentes em áreas anteriores.

 

A cirurgia com enxerto de gengiva também pode ser utilizada na recuperação de gengiva escura junto a implante dentário. Com pós-operatório delicado e executada na técnica com tecido coletado do próprio paciente, oferece resultados estéticos satisfatórios que podem atender aos indivíduos mais exigentes que exigem nivelamento e alinhamento harmônio, semelhante aos dentes naturais.

 

 

Os tipos de próteses dentárias em porcelana para gengivas mais estéticas.

 

Sem dúvida, os danos estéticos às gengivas são quase sempre proveniente de próteses dentárias fixas na técnica metalocerâmica. A maioria dos portadores deste tipo de coroa em porcelana não sabe que as partes internas destes dispositivos protéticos estão por trás do aparecimento de gengivas escuras. E em quase todos os casos, a troca é parte essencial do tratamento de recuperação estética.

 

Atualmente, vários tipos de próteses dentárias fixas em porcelana estão disponíveis para melhorar a estética das gengivas. Conheça os principais tipos de coroa em porcelana:

 

Coroa em porcelana pura

Responsável pelos resultados estéticos mais marcantes, a coroa em porcelana pura é indicada para dentes anteriores ou indivíduos mais exigentes. Confeccionada com o mesmo material utilizado na confecção de laminados cerâmicos do tipo faceta de porcelana e lente de contato dental, não precisa ser substituída após retração gengival.

 

Coroa em zircônia

Versão com preço mais em conta, a prótese dentária em zircônia tem como principal característica a ausência de metal. Com resultados estéticos apenas razoáveis, é indicada para tratamentos em dentes posteriores (molar e pré-molar) ou prótese protocolo tipo dentadura fixa.

 

Coroa em porcelana sobre zircônia

Indicada para mascarar tons escuros como os provenientes de dentes escurecidos após tratamento de canal ou pinos protético em metal, a coroa em porcelana sobre zircônia é uma técnica sofisticada e que costuma ter preço mais elevado comparado às demais. Unindo as melhores características da porcelana e da zircônia, também pode ser utilizada em procedimentos como o pôntico dentário, um dispositivo que pode eliminar o tratamento com implante dentário.

 

Saiba mais sobre coroa dentária em porcelana clicando aqui.

Ou aproveite para ler os posts relacionados:

Voltar para o blog