BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Coroa em porcelana: o que é, qual sua indicação e o material ideal.

coroa em porcelana o que é

Saiba o que é a coroa em porcelana, qual sua indicação, o material ideal, vantagens e desvantagens, problemas, durabilidade e outras informações sobre o tratamento com prótese dentária fixa em porcelana.

 

Luís Gustavo Leite é dentista graduado e especializado em periodontia e próteses dentárias, ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

O que é a coroa em porcelana?

 

A coroa em porcelana é uma prótese dentária fixa utilizada para recuperar um único dente. Popularmente conhecida como jaqueta dentária ou pivô dentário, ela pode ser instalada sobre dente natural, pino protético ou implante dentário e é diferente do pôntico dentário porque este pode ser utilizado para recuperar vários dentes perdidos ou extraídos sem necessidade de utilizar implantes dentários.

 

 

Quando ela deve ser indicada?

 

As indicações da coroa dentária em porcelana são múltiplas, o que faz dela um procedimento habitual do dentista especializado em próteses dentárias. Mais utilizada para recuperar dentes fraturados, são várias as situações que podem utilizar esta técnica para reconstruir a forma e cor dos dentes. Indicações da coroa em porcelana:

 

recuperar dentes com cáries dentárias extensas;

recuperar dentes com restaurações dentárias extensas;

recuperar dentes quebrados (fraturados);

construir dentes de porcelana sobre implantes dentários;

melhorar a cor e forma de dentes;

recuperar dentes desgastados por bruxismo.

melhorar os resultados estéticos de faceta de porcelana e lente de contato dental;

 

coroa em porcelana
Coroa em porcelana: prótese dentária fixa para recuperar um único dente.

 

 

Quais as alternativas de tratamento ao seu uso?

 

Em alguns casos, existem tratamentos que podem ser utilizados como alternativas à coroa dentária em porcelana. Entretanto, é preciso entender que, na maioria das vezes, existem variações com relação à durabilidade, resultados estéticos e preço que precisam ser discutidos e avaliados, um a um, entre o paciente e o dentista especialista em prótese dentária. Veja as alternativas de tratamento:

 

restauração dentária em resina;

restauração dentária em porcelana;

restauração dentária tipo onlay;

implante dentário;

 

 

Quais as vantagens e desvantagens da coroa em porcelana?

 

Como todo tratamento odontológico com prótese dentária fixa em porcelana, a coroa em porcelana traz vantagens e desvantagens que precisam ser levadas em conta na hora de selecionar a técnica.

 

Vantagens:

 

durabilidade elevada;

resistente ao desgaste e fraturas;

resultados estéticos marcantes;

alternativa ao implante dentário;

solução permanente para dentes com várias restaurações em resina.

 

Desvantagens:

tempo de tratamento mais elevado;

preço.

 

coroa em porcelana material
Coroa em porcelana conta com vários tipos de materiais para confecção de prótese dentária fixa.

 

 

Quanto tempo dura o tratamento?

 

A introdução de sistemas com escaneamento digital e fresagem computadorizada permitem a confecção de uma única coroa dentária em porcelana em até uma hora. Já o sistema tradicional, através de moldagem e envio ao laboratório de prótese dentária, pode exigir entre 7 a 14 dias de tempo de tratamento, período em que o paciente precisa utilizar um provisório dentário em resina para manter a mastigação, estética e saúde das gengivas até a consulta final.

 

 

Tratamento com escaneamento digital é melhor que o tradicional?

 

Não. Na maioria das vezes, os resultados estéticos são até mesmo inferiores à técnica tradicional de envio ao laboratório de prótese dentária fixa em porcelana. A maior diferença entre as duas formas de confecção da coroa em porcelana é mesmo o tempo de tratamento, inferior na técnica computadorizada.

 

 

Qual o melhor material para coroa em porcelana?

 

São vários os materiais disponíveis para próteses dentárias fixas. Com diferenças que vão do preço mais em conta a resultados estéticos que podem ser tão marcantes quanto os tratamentos com laminados cerâmicos do tipo faceta de porcelana e lente de contato dental, selecione o material ideal para a confecção da coroa de porcelana.

 

Resina acrílica

Técnica antiga e raramente utilizada, a resina acrílica é um material contraindicado para a quase totalidade dos tratamentos dentários com prótese dentária fixa. Problemas estéticos, baixa durabilidade e riscos para o aparecimento do mau hálito estão entre as várias desvantagens e baixa indicação desta técnica com coroa dentária.

 

porcelana sobre metal (metalocerâmica)

Com preço mais em conta e resultados estéticos apenas satisfatórios, a coroa em porcelana sobre metal, também conhecida como prótese dentária metalocerâmica, traz na sua enorme gama de indicações e facilidade para confecção suas principais vantagens. Já as desvantagens ficam mesmo pelas limitações estéticas e problemas frequentes como o aparecimento de gengivas escurecidas ou a alergia gengival inflamatória ao metal de dispositivos protéticos.

 

porcelana pura

Com estética marcante e natural, a coroa em porcelana pura é a técnica ideal para reproduzir a cor e forma dos dentes para quem exige resultados estéticos máximos. Construída com material semelhante ao utilizado em faceta de porcelana e lente de contato dental, é indicado desde os tratamentos simples ao mais complexos que misturam procedimentos diferentes com facetas dentárias laminadas e implantes dentários.

 

porcelana sobre zircônia

Com o preço mais elevado entre todos os tipos de próteses dentárias fixas em porcelana, a coroa em porcelana sobre zircônia traz estética marcante e está indicada para mascarar problemas de cor aonde serão instaladas, como dentes escurecidos após tratamento de canal ou pino protético em metal.

 

zircônia pura

Alternativa com preço mais em conta à técnica com cobertura em porcelana, a coroa em zircônia pura é indicada na recuperação de dentes extensamente fraturados e cariados em dentes em áreas não estéticas (molares) e no tratamento do bruxismo com desgastes dentários severos.

 

coroa dentária em zircônia e porcelana
Prótese dentária fixa na técnica com porcelana sobre zircônia.

 

 

Qual é a durabilidade?

 

A durabilidade da coroa dentária em porcelana depende do material utilizado, qualidade do laboratório de prótese dentária utilizado e outros fatores que podem fazer dela um tratamento realizado para durar apenas 4 anos ou permanecer com a cor e forma intactos por até 20 anos.

 

 

Qual o preço da coroa em porcelana?

 

A elevada variação de preço entre próteses dentárias fixas confundem ao paciente pouco acostumados a tratamentos odontológicos. Entretanto, em média, o valor médio do procedimento situa-se entre 5 a 8 vezes o preço médio de uma restauração dentária em resina realizada pelo mesmo dentista.

 

 

Quais os problemas que podem aparecer?

 

Ainda que raros, problemas com coroa em porcelana podem aparecer. Entre os mais comuns estão a infiltração por cárie dentária, fraturas e, mais comum, resultados estéticos insatisfatórios. Outros problemas, como a retração gengival, que podem ser o resultado de confecção inadequada como bordas espessas que dificultam a remoção da placa bacteriana ou que estão instaladas em áreas muitos profundas às gengivas (invasão do sulco gengival), também aparecem com frequência e costumam exigir a troca da prótese dentária em porcelana.

 

 

Coroa em porcelana pura ou coroa em porcelana sobre zircônia: como escolher?

 

Uma discussão que existe até mesmo entre dentistas especialistas em próteses dentárias é a seleção entre a coroa em porcelana pura e a coroa em porcelana e zircônia. Ainda que ambas as técnicas ofereçam elevada durabilidade e resultados estéticos marcantes, detalhes técnicos entre ambas as técnicas podem fazer toda a diferença. E, neste sentido, uma ampla discussão entre dentista e paciente é importante para entender as diferenças entre os dois dispositivos protéticos mais utilizados em odontologia estética de impacto.

 

coroa em porcelana e lente de contato dental
Material utilizado na confecção de lente de contato dental pode ser utilizado nos tratamentos com próteses dentárias fixas.

 

 

É preciso realizar o tratamento de canal?

 

O tratamento de canal (endodôntico) pode ser necessário à instalação de pino protético de reforço utilizado sob a coroa em porcelana. Outras indicações para este procedimento são o retratamento de canal, quando o procedimento anterior traz problemas de qualidade de confecção ou apresentam lesões ósseas ainda não detectadas pelo paciente, ou quando a cárie dentária ou fratura estão muito próximas ás partes internas e vitais (nervos e vasos sanguíneos).

 

 

O pino protético para a coroa em porcelana é preciso em todos os casos?

 

Não. O pino protético é indicado para aumentar a retenção da coroa em porcelana quando o que sobra do dente cariado, restaurado ou fraturado é insuficiente para evitar problemas como próteses dentárias que caem com frequência e evitar fraturas do remanescente dentário que podem até mesmo terminar na extração do dente. Entre os materiais disponíveis para uso estão o metal, a fibra de carbono e a fibra de vidro – esta última, indicada para procedimento com prótese dentária em porcelana pura.

 

 

A cirurgia gengival para aumento de coroa pode ser necessária?

 

Quando a fratura ou cárie dentária localizam-se internamente às bordas das gengivas ou já atingem o osso que sustenta a raiz dentária, é preciso reposicionar a futura borda da prótese dentária fixa em posição biologicamente mais compatível, também favorecendo a remoção bacteriana durante a higiene oral. E para isto, a cirurgia gengival para aumento de coroa dentária, um tratamento cirúrgico realizado em um único dia, é indispensável para garantir durabilidade ao tratamento e evitar gengivas inflamadas e perdas ósseas decorrente da não correção do problema.

 

 

É preciso tratar a gengiva antes de iniciar o tratamento com coroa de porcelana?

 

Entre os procedimento mais realizados no consultório do dentista especialista em periodontia está a recuperação de problemas em gengivas localizadas junto a próteses dentárias. Da inflamação inicial como a gengivite ao seu estágio mais avançado, a periodontite, o tratamento gengival de gengivas com sinais como o sangramento gengival ou gengivas inflamadas é importante para garantir mais qualidade ao procedimento e evitar o aparecimento de gengivas retraídas após alguns meses ou anos da instalação da coroa em porcelana.

 

Saiba mais sobre o tratamento com coroa em porcelana. Clique aqui:

Ou aproveite para ler os posts relacionados:

Voltar para o blog