BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Coroa em porcelana pura: os prós e contras super explicados.

coroa dentaria em porcelana pura

A coroa dentária em porcelana pura traz os resultados estéticos mais naturais marcantes no tratamento com prótese dentária fixa. Conheça os prós e contras desta técnica, com informações sobre durabilidade, tempo de tratamento, preço e outros detalhes importantes. 

 

 Luís Gustavo Leite, dentista, é periodontista e especialista em próteses dentárias, ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Coroa em porcelana pura, o que é esta técnica tão essencial à estética de impacto em odontologia?

 

O aumento constante das exigências estéticas nos tratamentos odontológicos são o resultado da ampla divulgação na mídia das transformações do sorriso com laminados cerâmicos – a técnica para revestimento das partes visíveis dos dentes. Corrigindo problemas severos de cor, forma e posicionamento, procedimentos com lentes de contato dental e faceta de porcelana ocupam a lista de desejos de muitos pacientes.

 

A coroa dentária em porcelana pura, um tipo de prótese dentária fixa que utiliza os mesmos materiais utilizados nos laminados cerâmicos, também pode fazer parte das técnicas para transformação do sorriso. Nela, detalhes ópticos como transparências e opalescências presentes em dentes naturais são fielmente reproduzidos para que as diferenças de cor entre ela e os dente naturais sejam imperceptíveis. Mas apesar de tantas características boas, conhecer um pouco mais sobre os prós e contra desta técnica é importante para evitar frustrações com os resultados finais do tratamento.

 

 

Prós e contras da coroa dentária em porcelana pura.

 

O emprego da coroa dentária em porcelana pura nos tratamentos odontológicos, seja para recuperar dentes quebrados ou cariados ou apenas trocar próteses dentárias antigas do tipo metalocerâmica, precisa levar em conta os prós e contras da técnica e dos materiais utilizados na sua confecção. Conheça as principais características que dentistas especializados levam em conta na hora de selecionar o dispositivo protético ideal:

 

Pros

 

✓ resultados estéticos marcantes e naturais;

 

ausência de alergias inflamatórias em gengivas causadas por metal;

 

não necessitam ser trocar após retração gengival;

 

podem ser combinadas com lentes de contato dental e faceta de porcelana;

 

durabilidade

 

Contras

 

Dentes escurecidos após tratamento de canal e pinos metálicos;

 

só podem ser utilizadas na técnica com coroa ou jaqueta;

 

Preço mais elevado comparado a outras técnicas;

 

Porcelana pura utilizada não é tudo igual.

 

 

Porcelana pura não é tudo igual.

 

Ao contrário do que se imagina, a porcelana pura utilizada em pivôs, jaquetas e coroas dentárias fixas não é tudo igual. Atualmente, duas versões deste material são utilizadas para a quase totalidade dos casos. A mais empregada é o dissilicato de lítio, uma composição super resistente mas que frequentemente pode resultar em dentes acinzentados quando utilizada para cores mais naturais. Também conhecida pelo nome comercial e-max, também pode ser utilizada sobre implantes dentários ou ainda na técnica em pôntico dentário.

 

A outra versão de prótese dentária em porcelana pura é confeccionada com cerâmica feldspática. Mais estética entre todas, é ideal para tratamentos em dentes anteriores ou que precisam ser combinados com lentes de contato dental ou facetas de porcelana. Entre as desvantagens desta técnica a sua elevada translucidez e menor resistência comparado ao e-max, condição que a contraindica para uso sobre pinos metálicos ou sobre estruturas dentárias escurecidas após tratamento de canal ou manchadas pelo metal de jaquetas e pivôs dentários antigos.

 

 

Prótese dentária fixa em zircônia é alternativa para casos específicos.

 

Uma alternativa à porcelana pura é zircônia, um óxido resistente e que está disponível em cores semelhantes aos dentes naturais. Apesar da recente popularidade deste material nos tratamentos odontológicos de impacto, é preciso conhecer melhor seus prós e contras para evitar insatisfações com os resultados finais.

 

A maioria dos dentistas especialistas em próteses dentárias citam como vantagens da zircônia a sua elevada capacidade para mascarar os tons escuros presentes em pinos metálicos, implantes dentários ou dentes severamente escurecidos após tratamento de canal. Ao contrário da técnica com porcelana pura, a coroa dentária em zircônia não traz riscos para sorrisos acinzentados após sua instalação final – uma reclamação frequente de pacientes.

 

Também merece destaque entre os prós e contras da prótese dentária em zircônia sua resistência incomparável frente a outros materiais. Exemplos da ampla versatilidade desta material é o seu emprego na construção de dentadura fixa tipo protocolo, prótese dentária adesiva, restauração dentária e ainda pôntico dentário – este, muito utilizado para substituir implantes dentários em áreas com até dois dentes extraídos.

 

 

Durabilidade: quanto tempo dura a prótese dentária em porcelana pura?

 

Durabilidade é tudo o que você vai querer saber sobre a sua coroa em porcelana pura depois que o tratamento estiver pronto. E é neste detalhe que este dispositivo protético de destaque na odontologia estética se destaca: ele é tão durável quanto a mesma técnica realizada em zircônia, desde que indicado para o caso adequado a ele.

 

Estudos sobre a durabilidade de coroas em porcelana pura são relativamente reduzidos porém resumem bem os prós e contras desta técnica. Para ter uma ideia, em média, após dez anos de sua instalação (cimentação definitiva), perto de 95% deles mostram-se em excelente estado estético e de adaptação – tempo mais do que suficiente para você não ter que se preocupar em quanto tempo dura o tratamento e deixar o dentista especialista em prótese dentária seguro o bastante para indicar a técnica.

 

 

Preço mais elevado acompanha os resultados estéticos.

 

Quanto custa a coroa em porcelana pura? Comparada a outros materiais e técnicas, seu preço pode ser até 100% mais caro do que versões mais simples. O motivo para esta diferença é mesmo o custo mais elevado para a confecção destes dispositivos, já que a matéria prima utilizada é quase sempre importada e exige equipamentos laboratoriais sofisticados.

 

 

Técnica feita em uma única camada de porcelana pura, por computador, pode frustrar pelos resultados.

 

A coroa em porcelana pura atualmente confeccionada é confeccionada por duas formas diferentes. A primeira utiliza uma única camada de cerâmica para ficar pronta – cores e detalhes anatômicos são obtidos por pinturas (maquiagens). Quando realizada por fresadora digital, o tratamento não precisa mais do que 3 horas para ficar pronto.

 

A outra técnica, artesanal, reproduz, camada a camada, todos os detalhes presentes em dentes naturais. Ao contrário da versão pintada (maquinada), nesta a naturalidade e reprodução dos detalhes ópticos de transparências são mais fidedignos, essenciais para os pacientes mais exigentes com os resultados estéticos do seu tratamento. As desvantagens dela ficam no preço mais elevado e tempo de tratamento prolongado à versão de camada única.

 

A discussão sobre os prós e contras da coroa em porcelana pura confeccionada em camada única após escaneamento digital e fresagem computadorizada é ampla e ocupa o dia-a-dia do dentista especializado em prótese dentária. Na opinião desta autor, é uma técnica que pode frustrar, ao paciente mais exigente, pelos resultados estéticos. A versão construída camada a camada é, de fato, mais natural e harmônia, ideal para uso em dentes anteriores.

 

 

Combinando coroas em porcelana pura com lentes de contato dental e faceta de porcelana.

 

A introdução de coroas dentárias fixas construídas com materiais semelhantes aos utilizados em facetas dentárias laminadas trouxe novas possibilidades estéticas aos tratamentos odontológicos. Se antes as transformações marcantes do sorriso estavam restritas a técnicas sofisticadas e delicadas como a lente de contato dental, hoje é possível entregar resultados semelhantes mesmo a pacientes com problemas como a retração gengival ou aparecimento de gengivas escurecidas tem como causa dispositivos protéticos antigos.

 

O tratamento combinado com lentes de contato dental e facetas de porcelana é comum. Mesmo os casos mais complexos com implantes dentários, antes restritos a dispositivos protéticos com metal, podem se construídos com materiais semelhantes aos laminados cerâmicos. De qualquer forma, as alternativas para tratamentos estéticos de impacto são cada vez maiores – basta selecioná-los de forma cuidadosa.

 

Saiba mais sobre coroa em porcelana pura clicando aqui.

Ou aproveite para ler os posts relacionados:

Voltar para o blog