BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Coroa em porcelana: indicações e vantagens da técnica.

coroa em porcelana post blog

O tratamento com coroa em porcelana traz escolhas que precisam ser tomadas rapidamente. Conheça os tipos, problemas, vantagens e desvantagens de diversas técnicas com próteses dentárias fixas, para não errar no tratamento.

 

por Luís Gustavo Morato Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela UFRGS, em Porto Alegre.

Tipos de coroas dentárias em porcelana: o que você precisa saber.

 

Para muitos pacientes, tratamentos com próteses dentárias fixas, na técnica unitária popularizada como coroa em porcelana, podem ser apenas o início para muita confusão. Isso porque, na maioria das vezes, procedimentos protéticos trazem urgências não apenas estéticas, mas também funcionais. E uma etapa crucial é a seleção rápida de um entre vários tipos disponíveis de coroas dentárias em porcelana. Mas fazer a escolha certa do tipo mais adequado de coroa não é tarefa assim tão difícil.

 

Um jeito prático para selecionar o tipo ideal de coroa em porcelana é entender as técnicas para reforço da cerâmica utilizada na confecção destes dispositivos protéticos. Por ser muito frágil, algumas técnicas de reforço extra são necessárias para conferir resistência suficiente para aguentar mordidas mais pesadas. As subestruturas em metal ou zircônia são exemplos disso. Em outras, soluções mais modernas já produzem próteses sem reforços – é o caso da coroa em porcelana pura, a versão mais estética entre os dispositivo disponíveis. Conheça os principais tipos de coroas:

 

coroa metaloplástica (resina)

Embora a técnica com coroa dentária fixa em resina (metaloplástica) ainda esteja disponível como alternativa às próteses com porcelana, deficiências estéticos e de durabilidade destes dispositivos contraindicam qualquer uso protético. O único apelo para uso de coroas dentárias em resina sobre metal é o preço mais em conta do tratamento.

 

coroa metalocerâmica

A técnica mais utilizada para tratamentos com próteses dentárias é a coroa dentária em porcelana sobre metal, ou metalocerâmica. Durável e relativamente estética, pode ser utilizada tanto para dentes anteriores quanto posteriores. A reprodução de detalhes mais naturais e cores próximas a dentes naturais pode ser um problema, dependendo dos desafios estéticos de determinados casos. Ainda assim, se sai bem para a maioria dos situações que exigem coroas dentárias estéticas e duráveis.

 

coroa em porcelana com zircônia

A coroa em porcelana sobre zircônia é a técnica sem metal mais versátil. Muita durabilidade e excelente estética é o que este tipo de coroa em porcelana oferece, trazendo ainda mais naturalidade e compatibilidade biológica com dentes e gengivas – e sem riscos para alergias inflamatórias. Além disso, a cora em porcelana com zircônia também pode ser utilizada em tratamentos com próteses sobre implantes dentários, e até mesmo para indivíduos com perdas dentárias numerosas.

 

coroa em porcelana com alumina

Outra variação técnica das próteses dentárias sem metal é a coroa em porcelana com alumina. Com resultados estéticos e de durabilidade semelhantes à técnica com zircônia, tem como desvantagem a impossibilidade de uso em tratamentos dentários em indivíduos com várias ausências dentárias. A dificuldade de confecção laboratorial deste tipo de coroa dentária é a responsável pelo quase desaparecimento deste tipo de prótese dentária fixa em porcelana sem metal.

 

coroa em porcelana pura

A coroa em porcelana pura traz os resultados estéticos mais marcantes. Confeccionadas com cerâmicas (porcelanas) feldispáticas ou dissilicato de lítico, são indicadas para indivíduos com elevadas exigências estéticas, em tratamentos para transformação do sorriso. Mas tanta facilidade para procedimentos altamente estéticos tem a sua contraparte: por serem muito transparentes, não podem ser utilizadas em dentes muito escurecidos ou com pinos metálicos. A impossibilidade de uso sobre áreas com perdas dentárias é outra desvantagem da técnica.

 

coroa em porcelana tipos
Tipos mais comuns de coroas em porcelana: com metal (metalocerâmica), com zircônia ou pura.

 

 

O melhor tipo de coroa em porcelana depende da necessidade.

 

Qual o melhor tipo de coroa em porcelana? A pergunta mais básica sobre próteses dentárias pode trazer confusão na hora de escolher a melhor técnica. Isso porque, dependendo do número de dentes ausentes e da coloração do dente ou pino protético que servirá de suporte para a coroa dentária, a indicação mais apropriada pode mudar.

 

Os resultados estéticos nos tratamentos com coroas em porcelana pura podem, por vezes, frustrar pacientes e dentistas. E isso acontece porque as indicações para este tipo de dispositivo são restritas. Em outras situações, como em pacientes com dentes muito acinzentados, a coroa em porcelana sobre metal oferece resultados mais interessantes do que técnicas sem metal.

 

Um checklist com dezenas de informações clínicas precisam ser levadas na hora de escolher o melhor tipo de coroa dentária em porcelana para não ficar decepcionado com os resultados finais do tratamento.

 

 

Motivos que fazem da coroa dentária em porcelana sem metal a melhor escolha.

 

A coroa dentária metalocerâmica ainda é o tipo mais comum em tratamentos com próteses dentárias fixas. E não é apenas o preço mais em conta destes dispositivos o responsável pelo uso mais frequente da técnica. São os altos custos de produção laboratorial de coroas em porcelana sem metal que fazem desta um procedimento raro. Entretanto, não é difícil imaginar as muitas vantagens da substituição do metal de coroas dentárias por técnicas mais estéticas. Veja algumas delas:

 

não precisam ser substituídas em dentes que cujas raízes ficam expostas (retração gengival);

 

não provocam alergias inflamatórias em mulheres;

 

não escurecem gengivas e raízes dentárias em contato com coroas;

 

resultados estéticos mais naturais e harmônicos;

 

podem ser combinadas com facetas laminadas e lentes de contato dental;

 

possuem bordas mais finas e compatíveis com a saúde das gengivas.

 

coroa em porcelana retração gengival
A retração gengival e alergias ao metal são mais frequentes na técnica de coroa dentária em porcelana com metal.

 

 

Durabilidade e compatibilidade com gengivas também têm segredos.

 

A durabilidade de próteses dentárias fixas é uma fator que importa na hora de escolher o melhor tipo de coroa dentária. Segundo diversas pesquisas científicas, coroas dentárias em porcelana duram tanto quanto próteses convencionais com metal. Mas essa constatação tem uma falha: é que no quesito longevidade, a técnica sem metal ganha fácil o comparativo.

 

A melhor compatibilidade com gengivas e a não necessidade de substituição da coroa em porcelana sem metal por problemas de retrações na gengiva fazem da prótese dental em porcelana um dispositivo com poucas necessidades para trocas.

 

 

Preço é fator que traz confusão na hora de escolher a melhor técnica.

 

Indivíduos sensíveis ao preço de tratamentos com próteses dentárias fixas tendem a optar por coroas dentárias em porcelana sobre metal. E, de fato, a prótese metalocerâmica supre a maioria das necessidades estéticas e funcionais para procedimentos protéticos simples – e até mesmo complexos. Além disso, a coroa dental metalocerâmica pode ser substituída, a qualquer momento, por técnicas com coroas em porcelana pura ou sobre zircônia a qualquer momento.

 

Por outro lado, as diferenças nos preços entre coroas em porcelana sem metal e próteses metalocerâmicas costumam ser pequenas. E, em muitas situações, esses valores são até iguais. Dada as inúmeras vantagens da coroa em porcelana sem metal, são raras as situações que fazem da pequena diferença de preço entre esses dispositivos protéticos uma justificativa interessante para uso de dispositivos protéticos com o preço mais em conta.

 

 

Porcelana pura ou com zircônia: entendo o essencial para não errar na escolha.

 

Quando a opção pelo tipo de coroa dentária fixa se dá pelas técnicas sem metais, é hora de escolher entre coroa em porcelana pura ou sobre zircônia. Mas não é preciso conhecer todos os detalhes técnicos a respeito destes dispositivos protéticos para chegar ao dispositivo ideal para o seu caso. Para isso, bastam algumas informações básicas.

 

A transparência excessiva da coroa em porcelana pura é uma dessas diferenças que influenciam nos resultados. Mais estética do que a técnica com zircônia, é indicada para uso concomitante com facetas laminadas em porcelana e lentes de contato dental, ou ainda sobre dentes clareados. Já o uso de pinos protéticos estéticos (confeccionados na mesma cor dos dentes) permite recuperar dentes fraturados e implantes dentários, trazendo ainda mais harmônia e naturalidade para tratamentos com próteses dentárias fixas.

 

A coroa em porcelana sobre zircônia, embora não entregue o mesmo detalhamento estético da técnica em porcelana pura, tem na versatilidade de indicações o seu segredo. Pinos protéticos metálicos, dentes escurecidos e manchados e tratamentos em indivíduos com uma ou várias ausências dentárias, e mesmo na técnica com pônticos, são algumas das possibilidades de tratamento para a zircônia que dificilmente são solucionadas com coroas em porcelana pura.

 

coroa em porcelana pura
Manchas escuras em estruturas dentárias que servirão de suporte para próteses dentárias podem trazer resutlados frustrantes na técnica com coroa em porcelana pura.

 

 

Problemas são frequentes nos tratamentos com próteses dentárias com metal.

 

O tratamento com coroa em porcelana, independente da técnica, é passível para o aparecimento de problemas. E a maioria deles estão associados a procedimentos com próteses dentárias com metal (metalocerâmicas). O motivo para essas complicações? Bordas em contato com gengivas mais espessas, dificuldade para harmonizar cores com dentes naturais, riscos mais elevados para infiltrações por cárie dentária nas técnicas não computadorizadas (e que são as mais comuns) e riscos para escurecimentos da gengiva e estrutura dentária.

 

O risco para infiltrações por cáries dentárias nos tratamentos com coroas em porcelana com metal, por exemplo, merece atenção especial. O problema deste tipo de prótese dentária fixa é que, na ampla maioria dos casos, a parte da coroa dentária que fica em contato com a estrutura dentária (ou pino protético) é confeccionada de forma manual – o que traz desafios para adaptações precisas para próteses dentárias fixas.

 

A espessura das bordas em contato com gengivas é outra desvantagem da técnica com metal que traz junto diversos problemas. A retração da gengival é um exemplo de problema que pode estar associado à coroa em porcelana metalocerâmica, quando as bordas da prótese são colocadas muito internamente às gengivas na tentativa de esconder as limitações estéticas do dispositivo. E estar atento à estas limitações é importante para pacientes com gengivas mais finas e delicadas.

 

coroa em porcelana metalocerâmica
A retração gengival em dentes com coroas em porcelana com metal pode necessitar a substituição da prótese antiga para resolver os problemas estéticos da técnica.

 

 

Dicas para quem vai inciar o tratamento com coroas dentárias em porcelana.

 

Depois de escolher um entre vários tipos de coroas em porcelana, é hora de dar um pouco mais de atenção para diversos fatores que também influenciam nos resultados finais do tratamento. E uma espiada em diversos desses itens já dá uma boa ideia da importância em certificar-se de que esteja tudo certo antes de iniciar o tratamento.

 

se for preciso instalar pinos protéticos, dê preferência para as versões estéticas em fibra de vidro ou zircônia;

 

pinos protéticos metálicos já existentes podem, em algumas ocasiões, serem substituídos sem riscos aos dentes;

 

revise a qualidade de tratamentos endodôntico (tratamento de canal) existentes;

 

o clareamento dental prévio ao início do tratamento com coroa em porcelana é essencial para procedimentos realizados em dentes anteriores;

 

certifique-se da saúde das gengivas antes de iniciar o tratamento;

 

a substituição de coroas em porcelana sobre metal por próteses sem metal pode não solucionar problemas de escurecimento das gengivas;

 

acerte no provisório o desenho futuro da coroa em porcelana;

 

coroas metalocerâmicas têm dificuldade para harmonizar cores e transparências com facetas laminadas em porcelana e lentes de contato dental.

 

 

Saiba mais sobre coroas dentárias e outros assuntos sobre próteses dentárias com estes posts:

Voltar para o blog