BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Covid-19: atendimentos odontológicos seguem novas normas de biossegurança.


Para adequar as consultas odontógicas frentes aos elevados riscos de contágio pelo Covid-19, bem como frear o seu avanço, adotamos as instruções emitidas na NOTA TÉCNICA Nº 9/2020-CGSB/DESF/SAPS/MS pelo Ministério da Saúde que normatiza o atendimento odontológico nos serviços públicos e privados.

 

Neste momento, as consultas odontológicas continuam sendo realizadas porém reduzidas em números diários de atendimentos para garantir a adoção integral das medidas de biossegurança necessárias à segurança dos pacientes em e dos profissionais envolvidos no atendimento.

 

Também salientamos que as consultas de urgências continuam sendo realizadas a pacientes com sintomas de gripe comum, excetuando-se àqueles que apresentam-se com febre ou dificuldades respiratórias – ainda que em estágios iniciais -, desde que enquadrados nas condições de urgências como dores e limitações funcionais não passíveis de remissão por medicações.

 

Continuamos engajados no restabelecimento da normalidade dos atendimentos odontológicos, porém sempre respaldados nos limites impostos pela epidemia e pelas normativas atualizadas dos Conselho Federal de Odontologia e Ministério da Saúde.

 

Luís Gustavo Morato Leite, dentista especialista em próteses dentárias e periodontia, em Porto Alegre.

Voltar para o blog