BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Dentadura com encaixe traz conforto e segurança ao mastigar.

dentadura com encaixe post blog

A dentadura com encaixe sobre implantes dentários é essencial para recuperar a estética do sorriso e acabar com os problemas durante a mastigação. Conheça os tipos de dentaduras fixas, vantagens e indicações, problemas, tempo de tratamento e passo-a-passo desta técnica.

 

por Luís Gustavo Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

 

Dentadura, dor e dificuldade para mastigar.

 

A recuperação estética e funcional através de dentaduras é um dos maiores desafios em odontologia. Ao contrário dos tratamento com próteses dentárias fixas sobre dentes naturais ou implantes dentários, a prótese total móvel depende da saúde e qualidade das gengivas. Quando estas apresentam-se flácidas, espessas por traumas e desadaptações ou com perda de fibrosidade devido ao envelhecimento, dores e dificuldade para mastigar podem ser problemas contantes.

 

A dentadura com encaixes sobre implantes dentários – ou mesmo a prótese protocolo – é uma técnica para melhorar a mastigação e eliminar dores e gengivas machucadas. Enquanto para alguns este tipo de prótese total móvel é uma alternativa para resultados mais estéticos e confortáveis, para outras é a única opção para recuperar a mastigação – e a autoestima.

 

dentadura superior com encaixe sobre implante dentário
Dentadura superior com encaixe: mastigação eficiente e sem dores com a praticidade para higienização das partes em contato com mucosas.

 

 

Dentadura com encaixe sobre implante dentário traz vantagens da prótese dentária fixa.

 

Após a remoção de todos os dentes em uma arcada, a gengiva remanescente rapidamente transforma-se em mucosa – uma tecido fino e frágil. Com o passar dos anos, a pressão da base acrílica da dentadura sobre esta mucosa pode provocar dores e machucados contantes e severos. Para estes indivíduos, a prótese total com encaixe sobre implantes dentários é a alternativa mais eficiente para recuperar o conforto mastigatório.

 

Os benefícios da dentadura com encaixe sobre implante dentário podem ser semelhantes à prótese dentária fixa em porcelana sobre dentes naturais – isto, nas técnicas tipo prótese protocolo ou dentadura fixa em zircônia. O resultado final é parecido aos tratamentos com coroas e jaquetas fixas em porcelana – e até mesmo com lentes de contato dental e facetas em porcelana.

 

Já a prótese dentária tipo overdenture, uma variação da dentadura que utiliza um número menor de implantes dentários para suporte mastigatório, é uma versão com preço mais em conta cuja principal indicação é eliminar o problema da estabilidade (dentaduras soltas ao falar ou mastigar).

 

dentdaura fixa indicações e vantagens
Dentadura com encaixe: as indicações.

 

 

Prótese protocolo em acrílico: a técnica mais utilizada para substituir dentaduras.

 

A prótese protocolo recebe este nome por uniformizar os procedimentos odontológicos com implantes dentários. É graças a ela que tratamentos com implantes dentários para indivíduos que perderam todos os dentes dão-se de forma segura e resolutiva – apesar da complexidade associada à terapia implantodôntica.

 

A prótese dentária tipo protocolo confeccionada com base e dentes em acrílico é o tipo mais utilizado. Fixada rigidamente sobre um mínimo de quatro implantes dentários,  é até 80% menor que dentaduras convencionais. A grande vantagem deste tipo de material é o preço mais em conta do tratamento comparado à técnica com porcelana e zircônia.

 

O tempo de tratamento com prótese protocolo depende do período de união dos implantes dentários ao osso, a chamada ósseointegração ,e situa-se entre dois a oito meses. Já a confecção da dentadura fixa dá-se de forma rápida e com poucos consultas, e pode iniciar até mesmo antes de terminada a integração óssea.

 

 

Dentadura fixa em porcelana e zircônia: estética marcante e durabilidade.

 

A dentadura fixa, apesar do nome, pouco lembra a prótese total a qual se refere. Confeccionada em zircônia e porcelana, seu diminuto tamanho – é ainda menor que a prótese dentária protocolo – e estética marcante traz os benefícios da prótese dentária fixa em porcelana aliada a muita durabilidade. É perfeitamente estável e eficiente ao mastigar e um leve toque junto às gengivais garantem um aspecto gengival mais natural e sem riscos para acúmulo de alimentos.

 

A durabilidade da dentadura fixa em zircônia e porcelana é outro ponto de destaque da técnica. Graças às superfícies livres de metal e acrílico, os dentes artificiais resistem a todo tipo de desgastes ou perda precoce das características estéticas como cores e transparentes. Por outro lado, o preço deste dispositivo pode ser até duas vezes superior à prótese protocolo em acrílico.

 

prótese protocolo em porcelana
Prótese protocolo em porcelana: técnica fixa traz estética marcante e ausência de traumas em mucosas.

 

 

Overdenture: a verdadeira dentadura com encaixe.

 

A overdenture é considerada a verdadeira dentadura com encaixe sobre implantes dentários. Nesta técnica, um número reduzido de implantes dentários servem de ancoragem para a prótese total convencional. O contato da base da prótese total com as gengivas (mucosas) são semelhantes à técnica convencional com prótese total, porém com a vantagem de evitar deslocamento da mesma ao falar ou mastigar.

 

A dentadura com encaixe sobre implante dentário tipo overdenture está indicada para indivíduos com pouco osso disponível ou sensíveis ao preço do tratamento com próteses dentárias fixas. Outra vantagem, sempre bem lembrada pelos portadores destes dispositivos, é a possibilidade para remoção manual a qualquer tempo – o que facilita a higienização oral diária.

 

Já as desvantagens desta técnica são relativas à menor eficácia da overdenture compara à dentadura fixa e aos resultados estéticos semelhantes às técnicas convencionais. Além disso, desconfortos mastigatórios – e até mesmo dor -, ainda que eventuais, podem estar presentes nos portadores destes dispositivos com poucos encaixes. Ainda assim, é um tratamento que elimina ou alivia intensamente os problemas associados a dentaduras que machucam gengivas e trazem dificuldades à mastigação.

 

dentadura implante dentário
Overdenture: técnica para dentadura com encaixe inferior pode ser realizada sobre apenas dois implantes dentários.

 

 

Implantes dentários: quantos deles são necessários a esta técnica?

 

O número e localização do implantes dentários instalados em uma arcada dentária implicam na seleção do melhor tipo de dentadura com encaixe. Uma situação bastante comum dá-se na arcada inferior sem dentes, em que apenas dois dispositivos implantodônticos são instalados na região e podem servir de suporte para a dentadura com encaixe.

 

Já quando os implantes dentários estão instalados em número igual ou superior a quatro, seja na arcado superior quanto inferior, técnicas com dentadura fixa em porcelana e zircônia ou prótese protocolo em acrílico podem ser utilizados, melhorando os resultados estéticos e mastigatórios – além da própria dentadura com encaixe.

 

Eventualmente, enxertos ósseos podem ser necessários para recuperar arcadas ósseas reabsorvidas. Coletados do próprio paciente (para casos com perdas severas) ou fabricas artificialmente, estes procedimentos viabilizam a instalação de implantes dentários ao recuperar a altura e espessura ósseas perdidos.

 

dentadura com encaixe limpeza dos implantes dentários
A facilidade para limpeza dos implantes dentários implica no planejamento do tratamento com prótese dentária com encaixe.

 

 

Passo-a-passo e tempo de tratamento da dentadura com encaixe.

 

O passo-a-passo do tratamento com dentadura com encaixe pode variar de acordo com procedimentos extras como enxertos ósseos ou recuperação de gengivas machucadas e inchadas. Já o tempo de tratamento, assim como nas técnicas tipo prótese dentária tipo protocolo, depende do tempo de integração dos implantes dentários ao osso.

 

Apesar da variação nos procedimentos que fazem parte do tratamento com dentadura com encaixe, conheça um passo-a-passo com consultas, do início até a adaptação final a este tipo de prótese total:

 

✓  consulta inicial, solicitação de exames tomográficos e moldagens iniciais;

 

✓  teste estético e de mordida de dentadura provisória, conhecimento do planejamento do tratamento com técnicas;

 

✓  cirurgia para instalação dos implantes dentários;

 

✓  remoção da sutura e adaptação das bordas de próteses já em uso ou novas;

 

✓  moldagens dos implantes dentários;

 

✓  teste estético e de mordida da prótese dentária definitiva;

 

✓  instalação da dentadura sobre encaixe.

 

 

Preço do tratamento: o que influencia nos custos.

 

O tratamento com dentadura com encaixes traz uma gama de custos que podem confundir pela técnica e materiais utilizados. Dentaduras fixas com porcelana e zircônia, por exemplo, podem ter o preço final até dez vezes superior comparado a dispositivos mais simples em acrílico presos a apenas dois implantes dentários.

 

Outro ponto importante que interfere no preço da dentadura com encaixe é o tipo de encaixe utilizado. São inúmeros os sistemas disponíveis, nacionais ou importados, que implicam na qualidade final de retenção e mastigação. Outros procedimentos auxiliares, como barras metálicas internas de fixação também podem encarecer os custos finais do tratamento. O mais importante, para pacientes sensíveis a custos, é verificar a efetividade mastigatória da prótese que será instalada.

 

dentadura fixa problemas gengivas
A seleção de técnicas e materiais inadequados pode resultar em problemas: (detalhe), mucosa machucada por contato com base de dentadura com encaixe.

 

 

Problemas e contratempos, comuns, podem ser evitados.

 

Problemas e contratempos no tratamento com dentadura com encaixe são comuns. Os mais frequentes são próteses dentárias com mobilidade excessiva ou a manutenção da dor e dificuldade para mastigar.

 

As causas para os problemas com próteses dentárias presas a encaixe em pacientes com arcadas completamente desdentadas vão da seleção de sistemas protéticos inadequados, instalação de implantes dentários em áreas pouco favoráveis à técnica e seleção de indivíduos com gengivas machucadas não mais passíveis de suporte e contato com dentaduras.

 

A perda óssea severa e falta de fibrosidade das mucosas em contato com dentaduras podem ser uma contraindicação permanente para técnicas com próteses dentárias removíveis, independente do tipo. Nestes casos, a dentadura fixa ou próteses protocolo são os únicos dispositivos que podem recuperar a estética e eficiência mastigatória.

 

Saiba mais sobre dentaduras:

Voltar para o blog