BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Dentadura fixa ou móvel? Entenda e compare as principais diferenças.


A dentadura fixa e a dentadura móvel são alternativas para reabilitar a estética e a mastigação de quem perdeu todos os dentes em uma mesma arcada. Compare as principais diferenças de resultados estéticos, durabilidade, preço e indicações entre os dois tratamentos.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em dentaduras (próteses dentárias) e especialista em gengivas (periodontia), ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Dentadura, para quem e quando ela é indicada?

 

A perda de todos os dentes em uma mesma arcada dentária costuma trazer, além da diminuição na qualidade de vida, perda da autoestima. Problemas como a periodontite, cárie e, ainda mais comum, extrações dentárias desnecessárias estão por trás da maioria dos casos. Para reabilitá-los, exige-se um tratamento que recupere não apenas a mastigação, mas também a fonação e estética do sorriso.

 

Qualquer indivíduo que perdeu todos os dentes é indicado para o tratamento com dentaduras. Quase sempre precedida por um prótese dentária removível do tipo ponte móvel que não pode mais seu utilizada, ela pode ser instalada diretamente sobre as gengivas, ou ainda presa sobre implantes dentários.

 

A dentadura fixa é indicada quando a recuperação individual, dente a dente, com próteses dentárias sobre implantes dentários, não pode ser feita. Limitações como pouco osso disponível, histórico de periodontite, algumas doenças sistêmicas e, principalmente, limitações financeiras exigem versões de dentaduras para recuperar a mastigação, a fala correta e a estética do sorriso.

 

 

Os tipos de dentaduras disponíveis.

 

Existem diversos tipos de dentaduras disponíveis para reabilitar indivíduos que perderam todos os dentes. Com nomes complicados que frequentemente referem-se a um mesmo tipo de prótese dentária, conheça as mais indicadas:

 

Dentadura móvel convencional

Também chamada de prótese total, é a dentadura convencional acrílica que é removida a qualquer momento pelo seu portador. Confeccionada em quatro consultas rápidas, é apoiada diretamente sobre as gengivas e mucosas. 

 

Dentadura móvel overdenture 

A prótese dentária overdenture é uma dentadura móvel presa através de encaixes sobre implantes dentários. As vantagens desta técnica são a excepcional estabilidade ao falar ou mastigar, a facilidade para limpá-la e a redução das bordas acrílicas que costumam machucar bochechas e línguas.

 

Dentadura fixa

Conhecida como prótese dentária protocolo, a dentadura fixa é presa rigidamente sobre implantes dentários. Completamente imóvel ao mastigar ou falar, ela não machuca as gengivas e pode ser confeccionada com materiais mais sofisticados, como a porcelana e a zircônia. É o tratamento mais sofisticado e estético disponível.

 

Dentadura fixa em acrílico apoiada sobre apenas 4 implantes: técnica exige osso disponível para o posicionamento simétrico dos implantes.

 

 

 

Comparação básica entre dentadura fixa e dentadura móvel.

 

Entender as diferenças entre dentadura fixa e móvel é importante para evitar frustrações com o resultado final do tratamento. Veja as diferenças técnicas na durabilidade, resultados estéticos, preço, facilidade para limpar, tempo de tratamento e outras caraterísticas destas técnicas.

 

dentadura móvel convencional dentadura móvel sobre implantes dentários dentadura fixa sobre implantes dentários
durabilidade baixa baixa elevada
estética satisfatória satisfatória superior
preço baixo intermediário elevado
limpeza fácil fácil média dificuldade
adaptação demorada rápida instantânea
tempo de tratamento 14 a 21 dias 4 a 6 meses 4 a 6 meses

 

 

Preço: por que as diferenças são tão elevadas?

 

Pacientes sensíveis ao preço de tratamentos odontológicos tendem a optar por versões mais simples de procedimentos e próteses dentárias. É o que acontece não apenas na hora de escolher entre dentaduras, mas também com outras modalidades de tratamento como próteses dentárias do tipo coroa ou pivô, facetas dentárias ou até mesmo restaurações dentárias.

 

As diferenças de preço entre dentaduras fixas e móveis costumam ser significativas. A causa para isso nem mesmo são os implantes dentários utilizados, muitas vezes importados. É mesmo a prótese dentária utilizada quem responde pela maior parte dos custos do tratamento. 

 

Dependendo do tipo de dentadura utilizada, como a prótese protocolo em zircônia e porcelana combinadas, que exige um número elevado de implantes dentários para ser feita, o preço final do tratamento pode ser superior a 5X o custo da dentadura convencional.

 

Dentadura fixa em acrílica: espaço junto às gengivas facilita a limpeza e não acumula resíduos de alimentos.

 

 

Acrílico, porcelana ou zircônia: dentadura fixa pode ser feita com vários materiais.

 

Ao contrário da dentadura móvel, só disponível em acrílico, a dentadura fixa pode ser feita com vários tipos de materiais. Veja as diferentes versões para a prótese dentária protocolo:

 

Dentadura fixa em acrilico:

Tipo mais realizado devido ao preço mais em conta e estética satisfatória, a dentadura fixa em acrílico é confeccionada com dentes em resina já prontos, em diversas formas e cores disponíveis. As desvantagens deste tipo de prótese protocolo é a menor durabilidade, amarelento precoce dos dentes e estética limitada para pacientes mais exigentes com a harmonia do sorriso.

 

Dentadura fixa em porcelana

A dentadura fixa em porcelana é a versão mais sofisticada disponível para próteses dentárias tipo protocolo. Com dentes e gengivas esculpidos manualmente, camada a camada, ela proporciona cores e transparências marcantes até mesmo próximos a procedimentos mais sofisticados com prótese dentária em porcelana pura, facetas de porcelana e lentes de contato dental. As desvantagens ficam por conta do preço mais elevado, que pode ser 5X mais elevado do que a dentadura fixa em acrílico.

 

Dentadura fixa em zircônia.

Versão mais simples da dentadura fixa em porcelana, a prótese protocolo em zircônia traz elevada durabilidade comparada às versões acrílicas. Suas desvantagens ficam por conta da estética inferior comparada à dentadura fixa em porcelana, porém mantendo as vantagens como a maior resistência à perda de brilho e amarelento e fa maior acilidade para limpar.

 

dentadura fixa
Dentadura fixa em porcelana e zircônia combinadas, para adaptação sobre implantes dentários.

 

 

Número de implantes dentários depende de vários fatores.

 

Uma etapa importante no tratamento é a seleção do número de implantes dentários que servirão de suporte à futura prótese dentária. Para fazê-lo, o dentista leva em conta fatores como a quantidade e a qualidade de osso disponível, a força mastigatória do paciente e outras características anatômicas.

 

Para a prótese dentária tipo dentadura fixa, um mínimo de seis dentes já são considerados suficientes. Entretanto, dependendo da qualidade e quantidade de osso, o tratamento pode ser feito com apenas quatro implantes dentários distribuídos de forma assimétrica nas arcadas dentárias – numa técnica conhecida como all-on-four.

 

Quando o tratamento previsto utiliza a prótese dentária overdenture, um tipo de dentadura móvel fixada sobre implantes dentários que pode removido pelo próprio paciente, o número de implantes também depende dos mesmos fatores utilizados nos procedimentos com dentaduras fixas.

 

 

Limpeza da dentadura fixa exige dedicação – mas nada demais. 

 

A ideia equivocada de que dentaduras fixas são difíceis de limpar e acumulam comida junto às gengivas é bastante difundida. Ainda que ela até possa fazer sentido, o fato é que, sim, é fácil higienizá-las – e elas não acumulam restos de comida ou são causa para o mau hálito.

 

A dentadura fixa exige apenas dedicação extra na hora de limpar. Existem diversos instrumentos para higiene oral desenvolvidos exclusivamente para este tipo de prótese protocolo que, além de manter sempre limpas as gengivas, exigem pouco tempo a mais de dedicação que o exigido para limpar os dentes, no dia-a-dia.

 

 

Como escolher entre a dentadura fixa e a dentadura móvel.

 

Os exames clínicos e radiográficos, além do aconselhamento do dentista especialista em prótese dentária, são indispensáveis para entender as diferenças entre a dentadura fixa e móvel, e selecionar a técnica mais indicada. Ainda assim, é possível já colher algumas informações importantes para facilitar o entendimento sobre o tratamento durante a consulta ao dentista.

 

Preço

A dentadura fixa pode custar até 5x mais que a técnica móvel. Quando o preço do tratamento não é fator impeditivo, a escolha pela técnica sobre implantes dentária, fixa ou do tipo overdenture, é a mais indicada.

 

Resultados estéticos

Qualquer tipo de dentadura pode oferecer resultados estéticos satisfatórios. Atualmente, dentes acrílicos construídos camada a camada oferecem cores e transparências próximos às versões em porcelana. Ainda assim, a versão em porcelana permite a construção de efeitos ópticos mais próximos aos dentes naturais.

 

Durabilidade

A dentadura móvel convencional tem durabilidade sensivelmente menor comparada à dentadura fixa. Dependendo do caso, como nos indivíduos que possuem forças mastigatórias intensas, o tempo de vida destes dispositivos pode ser inferior a 3 anos – pouco, comparado à técnica fixa sobre implantes dentários.

 

Facilidade para limpar

A dificuldade para higienização é um desafio ao paciente portador de dificuldades motoras. Removida a qualquer momento, tanto a dentadura convencional quanto a prótese overdenture facilitam a limpeza e higiene oral diária, sendo muitas vezes indicadas exatamente devido a sua facilidade para limpar.

 

Relação custo-benefício

A escolha entre dentadura móvel e fixa baseada na relação custo-benefício depende de fatores anatômicos, fisiológicos, financeiros e pessoais. A conversa com o dentista é a melhor maneira para analisar as vantagens e desvantagens de cada técnica, evitando frustrações com os resultados finais do tratamento odontológico.

 

Prótese protocolo em zircônia: durabilidade elevada e estética favorável.

 

 

Dentadura fixa ou móvel: qual delas é a melhor?

 

Uma comparação rápida entre a dentadura fixa e a dentadura móvel mostra facilmente as vantagens da técnica apoiada sobre implantes dentários. Estética marcante, facilidade para limpar e durabilidade são sensivelmente melhores comparados à dentadura convencional. Ainda assim, a resposta sobre qual é a melhor depende de uma visão mais completa.

 

Muitos pacientes possuem limitações para tratamentos com implantes dentários, como pouco osso disponível ou doenças sistêmicas e fatores de risco para perdas destes dispositivos, como diabetes não controlada e o consumo excessivo de cigarros. Para estes, que muitas vezes exigem enxertos ósseos complexos, a dentadura móvel convencional pode ser o melhor tratamento.

 

A dentadura fixa, sempre que possível, é preferível à dentadura móvel. A dificuldade para adaptação à prótese total não ancorada por implantes dentários é um problema frequente, e que pode baixar a qualidade de vida em diversas situações. O preço, até o momento, continua sendo o fator mais importante à seleção do tratamento mais adequado para reabilitar indivíduos que perderam todos os dentes.

 

protese protocolo e overdenture diferenças diagrama
Compare as diferenças entre a prótese protocolo (dentadura fixa) e a dentadura móvel sobre implantes dentários (overdenture).

 

 

Prótese protocolo, overdenture e prótese total.

 

A confusão em torno de diversos termos técnicos no tratamento com próteses dentárias é frequente. Em muitos momentos, o uso inadequado destes nomes tão estranhos levam a escolhas inadequadas. Mas entender exatamente sobre o quê o dentista está falando não é tão complicado assim.

 

A prótese dentária protocolo é apenas outro nome para a dentadura fixa. É assim que o dentista se refere a qualquer dispositivo protético que não pode ser removido pelo próprio pacientes.

 

Já a dentadura também pode ser chamada de prótese total. Removida pelo próprio paciente, a qualquer momento, só pode ser confeccionada com resina acrílica. E, por último, temos a prótese dentária overdenture, que nada mais é do que a dentadura instalada sobre implantes dentários através de encaixes de pressão, também podendo ser removida pelo seu portador.

Voltar para o blog