BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Problemas em dentadura fixa podem exigir a remoção dos implantes.

dentadura fixa problemas com prótese protocolo

A dentadura fixa pode trazer problemas que podem até mesmo exigir a troca dos implantes dentários. Conheça os principais contratempos com prótese dentária total fixa e as soluções que podem exigir a substituição dos implantes dentários já instalados.

 

por Luís Gustavo Leite, dentista graduado e especializado em prótese dentária (dentadura fixa) pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Dentadura fixa sobre implantes, o tratamento que pode ser o início para problemas e contratempos.

 

A reabilitação oral de portadores de dispositivos protéticos removíveis tipo dentadura ou ponte móvel com dentaduras fixas (prótese dentária protocolo) é essencial para recuperar a saúde oral. Além de permitir uma mastigação eficiente e sem dores, também harmoniza a estética do sorriso com mais naturalidade e beleza comparada à prótese total convencional. Mas quando alguns requisitos da terapia não são respeitados, problemas e contratempos podem frustrar pelos resultados finais.

 

Os problemas mais frequentes com dentadura fixa sobre implante dentário estão associados à resultados estéticos pouco naturais e harmônicos. Dor e dificuldade para mastigar também podem aparecer como resultado de falhas construtivas. Veja uma lista com problemas associados à técnica para substituir prótese dentária removível ou total:

 

✓ mal posicionamento de implantes dentários;

 

✓ número inadequado de implantes dentários;

 

✓ estética dentária inadequada;

 

✓ encaixe impreciso entre dentadura fixa e implantes dentários;

 

✓ impossibilidade para higienização de gengivas e implantes dentários;

 

✓ alergias ao metal de próteses dentárias fixas;

 

✓ ausência da etapa cirúrgica para adequação óssea e gengival (enxertos e nivelamentos).

 

 

Dentadura fixa em acrílico é a técnica mais associada a problemas.

 

A resina acrílica é o material utilizado na confecção de dentaduras convencionais. Com custo mais em conta comparado às técnicas com porcelana ou zircônia, reduz o preço do tratamento com dentadura fixa e permite a reconstrução estética do sorriso com resultados estéticos satisfatórios. Entretanto, diversas limitações deste material justificam o porquê desta técnica ser a mais associada a problemas.

 

A resina acrílica utilizada traz limitações ao tratamento com prótese protocolo sobre implante dentário. A principal delas é a espessura, maior quando comparada à técnica com porcelana ou zircônia. Os resultados indesejados deste material são vistos como próteses dentárias volumosas que podem ser motivo para perda na harmonia estética e dificuldade para higienização dos dentes.

 

protese protocolo em acrílico problemas
Dentadura fixa em acrílico (prótese protocolo): problemas podem estar associados a implantes dentários mal posicionados.

 

 

Implantes dentários mal instalados podem ser a causa para os problemas.

 

A principal causa para problemas com dentadura fixa são os implantes dentários instalados em posições inadequadas. Esta situação, comum e que pode ser o resultado da falta de planejamento do tratamento ou deficiências ósseas que impedem a instalação cirúrgica dos implantes dentários em posições adequadas, dificultam ao técnico em prótese dentária a confecção estética adequada.

 

O problema associado a implantes dentários mal posicionados na arcada dentária é a necessidade para confecção de próteses dentárias que escondam as falhas estéticas e funcionais decorrentes do problema.

 

Outro problema associado à dentadura fixa é a não utilização de enxertos de gengiva e osso previamente a instalação dos implantes dentários. Como resultado disso, o dentista fixa os implantes dentários apenas nas regiões com osso disponível – uma falha que pode exigir a remoção dos implantes dentários como única maneira para garantir resultados estéticos e de mastigação satisfatórios.

 

dentadura fixa problemas gengivas
Hiperplasia (crescimento gengival anormal) associado a prótese dentária fixa sobre implantes (protocolo tipo dentadura fixa).

Trocar implantes dentários problemáticos requer atenção.

 

A remoção de implantes dentários mal posicionados pode ser a solução ideal para recuperar tratamentos inadequados com dentaduras fixas. Nem sempre é preciso remover ou todos os dispositivos implantados, o que pode ser uma boa notícia para indivíduos sensíveis ao preço do tratamento.

 

Após removido um único implante dentário, a prótese dentária em uso até pode ser utilizada de forma provisória, mas ao final do tratamento um novo dispositivo protético fixo é necessário para corrigir os problemas estéticos e de mastigação existentes. Já o tempo de tratamento pode dá-se entre 60 a 120 dias para procedimentos sem enxertos ósseos, ou até 8 meses para tratamentos mais complexos.

 

A simulação dos resultados finais do tratamento é indispensável para o dentista especializado em dentadura fixa planejar o posicionamento adequado dos implantes. Após esta etapa, um dispositivo protético de referência é utilizado durante a etapa cirúrgica para garantir que os dispositivos implantodônticos sejam posicionados em áreas que não comprometam os resultados estéticos e mastigatórios.

 

protese protocolo problemas implantes
Implantes dentários mal distribuídos e com inclinações inadequadas podem ter como causa a ausência da etapa cirúrgica com enxertos ósseos.

 

 

Dor e dificuldade para mastigar com dentadura fixa exige urgência no tratamento.

 

Dor e dificuldade para mastigar com dentaduras fixas não são problemas frequentes. Entretanto, quando presentes, a situação requer tratamento urgente que pode exigir até mesmo a inutilização permanente da prótese total fixa em uso.

 

As causas para dores e dificuldade para mastigar com próteses dentárias fixas a implantes osseointegrados são inúmeras. As mais frequentes estão associadas a dispositivos cujo encaixe entre o dispositivo protético e o implante dentários não são precisos e podem tensionar o osso de suporte. Nestes casos, o desconforto é severo e pode ser motivo para dores de cabeça e pescoço e ser fonte para a instalação do bruxismo.

 

O número insuficiente de implantes dentários para suportar a carga mastigatória ou erros no posicionamento ou dimensão vertical dos dentes são outras causas para dificuldades para mastigar com prótese dentária fixa sobre dispositivos implantodônticos. Nestes casos, a confecção de nova nova dentadura fixa ou instalação de implantes dentários adicionais podem ser necessários para eliminar os problemas mastigatórios.

 

 

Problemas estéticos em prótese dentária protocolo.

 

Problemas estéticos no tratamento com próteses dentárias fixas sobre implantes dentários não são raros. Além de falhas em reconstruir a estética dos tecidos gengivais, os resultados podem ser pouco harmônicos ou frustrar indivíduos com expectativas irreais.

 

Os principais problemas estéticos associados a dentaduras fixas vão da falta de naturalidade à exposição de partes estruturais dos dispositivos protéticos – nas técnicas em acrílico ou em porcelana sobre estrutura metálica. Posicionamento inadequado de implantes dentários, expectativas irreais e uso de materiais de baixa qualidade podem contribuir para frustrar pelos resultados finais destes dispositivos protéticos.

 

Indivíduos exigentes com os resultados estéticos de próteses dentárias fixas sobre implantes são indicados para dentaduras fixas nas técnicas com porcelana sobre estrutura interna em metal, porcelana sobre estrutura interna em zircônia ou ainda em zircônia pura – os três tipos alternativos à técnica com acrílico.

 

dentadura fixa em porcelana e zircônia
Dentadura fixa construída em porcelana sobre estrutura interna em metal.

 

 

Dentadura fixa em porcelana e zircônia traz mais harmonia ao sorriso.

 

Resultados estéticos mais harmônicos e marcantes são exigências da maioria dos pacientes em tratamentos odontológicos. Não à toa, o dentista especializado em dentadura fixa conta com diversas materiais e técnicas para satisfazer mesmo aos casos mais complexos.

 

A porcelana e a zircônia são essenciais às transformações estéticas do sorriso. Utilizados desde procedimentos com lentes de contato dental e facetas em porcelana, estes materiais podem ser empregados em variadas especialidades odontológicas. E de especial interesse para o portador de prótese dentária móvel está a dentadura fixa em porcelana e zircônia (protocolo em zircônia), a técnica que permite reconstruir a função mastigatória e estética com mais naturalidade e harmonia ao sorriso.

 

A dentadura fixa sobre implante dentário pode ser utilizada para resolver os problemas estéticos da técnica com resina acrílica em várias composições. Em porcelana sobre estrutura em metal, porcelana sobre zircônia ou zircônia pura, todas são eficientes para satisfazer a indivíduos que exigem estética dentária marcante e natural, sem perder a eficiência do sorriso.

 

 

Implantes dentários mal posicionados trazem problemas à prótese protocolo.

 

O planejamento da localização dos implantes dentários a serem instalados é importante para minimizar problemas futuros com próteses protocolo. Realizados alguns dias anteriores à cirurgia para implantação dos dispositivos ósseointegrados, levam em consideração a disponibilidade óssea e gengival, características estéticas do sorriso do paciente e o tipo de dentadura fixa a ser fixada.

 

A instalação de implantes dentários em locais aleatórios trazem várias complicações – principalmente nos tratamentos com próteses dentárias com porcelana ou zircônia, ou a combinação delas. A seleção do local ideal para instalação dos dispositivos ósseointegrados dá-se após o desenvolvimento de um protótipo da futura dentadura fixa. Em alguns casos, este dispositivo é utilizado com prótese protocolo provisória.

 

Veja os principais problemas associados à instalação aleatória de implantes dentários por ausência de planejamento do tratamento:

 

impacção de restos alimentares abaixo das próteses dentárias;

 

dificuldade para higienização;

 

resultados estéticos insatisfatórios;

 

inutilização ou remoção de implantes dentários que não podem ser utilizados como suporte fixo à prótese protocolo;

 

impossibilidade técnica para instalação de dentaduras fixas por suporte de carga insatisfatório.

 

 

Enxerto ósseo e gengival fazem a diferença nos resultados finais.

 

Prótese dentária tipo overdenture não pode ser considerada técnica fixa.

 

Entre várias técnicas protéticas que substituem dentaduras e a prótese dentária móvel está a overdenture, um dispositivo preso a poucos implantes dentários e que pode ser removido pelo próprio portador. A remoção, fácil e que precisa ser realizada diariamente durante a higienização das gengivas, se por um lado traz praticidade para limpeza, por outro traz menor eficiência mastigatória e resultados estéticos pouco marcantes.

 

Os implantes dentários utilizados na prótese dentária tipo overdenture podem ser utilizados para o suporte da dentadura fixa. Neste caso, é preciso aumentar o número de dispositivos implantodônticos instalados, já que dispositivos protéticos fixos aumentam exigem reforço extra de fixação comparado às técnicas removíveis pelo próprio paciente.

 

De qualquer forma, problemas com dentaduras fixas podem ser evitados pelo dentista de forma a garantir resultados estéticos marcantes e uma mastigação confortável e eficiente. E para isso, planejamento e seleção de materiais e técnicas protéticas adequadas são essenciais para evitar frustrações e desconfortos.

 

 

Saiba mais sobre dentadura fixa:

Voltar para o blog