BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Dentes de porcelana pura ou zircônia trazem estética mais marcante.

dente de porcelana pura ou zircônia post

Os tratamentos com dentes de porcelana pura ou zircônia trazem resultados mais naturais, marcantes e duráveis. Conheça as vantagens, indicações, preço, tempo de tratamento e diferenças entre estes materiais utilizados nas transformações estéticas de impacto do sorriso.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em prótese dentária e periodontia, ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Dente de porcelana pura ou zircônia, o segredo das transformações do sorriso.

 

As transformações do sorriso de artistas e famosos com dentes de porcelana são populares pelas correções dentárias marcantes de cor e forma. Nestes tratamentos, as grandes estrelas são a porcelana pura e a zircônia, dois materiais recentemente introduzidos e aperfeiçoados para reconstruir todas as falhas estéticas e até mesmo anatômicas, como as projeções exageradas dos dentes.

 

São diversas as técnicas que beneficiam-se das marcantes qualidades da porcelana pura e zircônia. Próteses dentárias fixas, lentes de contato dental, restaurações dentárias e facetas dentárias laminadas e, ainda mais recentes, os implantes dentários, são apenas algumas das indicações para uso destas cerâmicas sofisticadas que permitem reproduzir as cores, transparências e opalescência presentes em dentes naturais.

 

prótese dentária fixa em porcelana pura
Prótese dentária fixa em porcelana pura é indicada para resultados estéticos marcantes.

 

 

Vantagens explicam o elevado sucesso destes materiais.

 

Basta uma pequena comparação frente a materiais convencionais como a técnica metalocerâmica ou acrílica para entender facilmente porque a zircônia e a porcelana pura são incomparáveis nos quesitos de estética, durabilidade e resistência. Conheça as vantagens e desvantagens dos dentes de porcelana pura e zircônia nos tratamentos estéticos de impacto:

 

Vantagens:

 

cores mais naturais e vibrantes;

 

melhor reprodução de transparências e opalescências;

 

durabilidade e resistência elevadas;

 

não exigem substituições após retração gengival;

 

não escurecem dentes e gengivas;

 

redução de alergias inflamatórias ao metal (porcelana pura);

 

Desvantagens:

 

✓ preço mais elevado;

 

✓ técnica disponível apenas em grandes centros.

 

 

Porcelana pura é superior esteticamente à zircônia pura.

 

Ideais para procedimentos em odontologia estética de impacto, existem diferenças entre a porcelana pura e zircônia que precisam ser entendidas. A principal delas é com relação aos resultados estéticos. Comparadas lado a lado, é fácil perceber as vantagens estéticas da porcelana pura, uma vez que as cerâmicas utilizadas na sua fabricação permitem reproduções precisas das cores e transparências presentes no esmalte e dentina, as duas camadas externas que revestem a coroa dentária.

 

Já a zircônia, um óxido metálico com cores semelhantes a dentes naturais porém opacas (pouco translúcidas), traz na sua elevada resistência e durabilidade sua grande vantagem. Sua principal indicação é a substituição de próteses dentárias fixas do tipo coroa dentária ou pôntico dentário com presença de metal nas estruturas internas, sejam elas fixadas sobre dentes naturais ou implantes ósseointegrados. Outra indicação comum é a sua aplicação na forma pura que, uma alternativa menos estética porém mais em conta do que a cerâmica pura.

 

O uso combinado da porcelana pura e zircônia, outra forma de utilização destes materiais, é recomendado pela maioria dos dentistas especialistas em prótese dentária. Entre as vantagens destes recomendações estão a minimização de diferenças de resultados estéticos, um problema que frequentemente acontece quando materiais odontológicos diferentes são utilizados em procedimentos realizados em áreas anteriores do sorriso.

 

prótese dentária em zircônia
Pintura e personalização: última etapa na confecção de uma prótese de zircônia e porcelana.

 

 

Indicações: da lente de contato dental à prótese dentária fixa.

 

As infinitas possibilidades para uso da porcelana pura e zircônia em tratamentos de impacto em odontologia estética dão um pouco da ideia da versatilidade e superioridade destes materiais comparados a procedimentos realizados com resinas ou metalocerâmica, técnicas tradicionais e com preço mais em conta. Conheça suas principais indicações:

 

Porcelana pura

 

lente de contato dental;

 

faceta dentária;

 

restauração dentária;

 

coroa dentária;

 

fechamento de diastema (espaço entre dentes);

 

fragmentos cerâmicos.

 

Zircônia pura

 

coroa dentária unitária;

 

restauração dentária;

 

pino protético;

 

prótese protocolo tipo dentadura fixa.

 

Porcelana sobre zircônia

 

coroa dentária unitária;

 

pôntico dentário;

 

prótese protocolo tipo dentadura fixa.

 

 

A técnica combinada de porcelana e zircônia é a ideal em várias situações.

 

A técnica que combina uma estrutura interna de reforço em zircônia revestida por uma camada externa e estética em porcelana, bastante utilizada na Europa e Japão, é uma forma sofisticada e resolutiva para as situações em que a porcelana pura não pode ser utilizada.

 

Entre as principais indicações para esta técnica estão a recuperação estética de dentes escurecidos por canal ou mascaramento de cor de pinos protéticos em metal, duas situações que impedem o uso de porcelana pura – este material, bastante transparente, exige estruturas dentárias claras para evitar o acinzentamento final do tratamento.

 

A reabilitação de um ou vários dentes perdidos sem uso de implantes ósseointegrados – técnica com pôntico dentário – pode ser necessária quando inexistem condições ósseas apropriadas ou o preço mais elevado deste tratamento torna-se proibitivo. Nestes casos, a técnica com dentes de porcelana sobre zircônia, além de oferecer resultados estéticos marcantes, reduz o tempo de tratamento e pode ser a alternativa ideal para substiutir próteses dentárias fixas antigas com estrutura interna em metal.

 

protese dentária fixa zircônia diferenças
Diferença entre prótese dentária em porcelana sobre zircônia (esquerda) e metal (direita)

 

 

O preço no tratamento com dentes de porcelana.

 

Pacientes sensíveis ao preço de tratamentos odontológicos podem encontrar na técnica com dentes de porcelana pura ou zircônia condições ainda mais desfavoráveis. Em média, este tipo de prótese dentária fixa, nas versões pura ou combinada, custam entre duas a quatro vezes o preço médio cobrado dos dispositivos protéticos tradicionais com estrutura interna em metal – isto sem levar em consideração a variação de preço entre cada dentista especialista em prótese dentárias.

 

A prótese dentária fixa em zircônia pura, embora pouca utilizada, traz preço mais em conta, estética satisfatória e uma infinidade de aplicações. Atualmente, uma de suas principais indicações é a substituição de prótese protocolo tipo dentadura fixa, já que reduz os custos das versões em porcelana e entrega elevada durabilidade e eficiência mastigatória.

 

 

Faceta dentária, a técnica mais estética para dentes de porcelana.

 

Não é de hoje que as correções radicais na cor e forma dos dentes ocupam os primeiros lugares na lista de desejos de muitos indivíduos. Nestes tratamentos tão sofisticados e marcantes, a principal técnica utilizada é faceta dentária laminada, um procedimento rápido e versátil que engloba dos laminados cerâmicos à faceta de resina.

 

A construção de dentes de porcelana através das facetas dentárias laminadas é realizada através do revestimento estético das partes externas e visíveis dos dentes. Quando são necessárias reduções e desgastes dentários na estrutura dentária, recebem o nome de faceta de porcelana. Já quando são coladas diretamente sobre os dentes, sem desgastes, são chamadas de lentes de contato dental

 

Uma alternativa mais em conta aos laminados cerâmicos é a faceta em resina. Realizada em uma única consulta, entrega resultados estéticos surpreendentes e o preço do tratamento costuma ser algumas vezes mais baixos comparado aos dentes de porcelana construídos na técnica com faceta dentária laminada. Por outro lado, sua durabilidade e resistência ao amarelamento podem frustrar aos pacientes mais exigentes dada a necessidade para repetição do procedimento passados alguns anos da sua confecção.

 

faceta dentária laminada em porcelana
Laminado cerâmico, na técnica faceta em porcelana: indicado para escurecimento pós tratamento de canal.

 

 

Tempo de tratamento.

 

O tempo de tratamento depende da técnica utilizada e do número de dentes envolvidos. Os mais rápidos, realizados em poucos dias, são restritos às próteses dentárias fixas em porcelana ou zircônia, independente da forma como são fixas: sobre estrutura dental, pinos protéticos ou implantes ósseointegrados.

 

Procedimentos com dentes de porcelana realizados em técnicas com facetas dentárias exigem um número elevado de etapas e um tempo médio de 21 a 28 dias. Já os tratamentos sobre implantes dentários, como a prótese protocolo, podem exigir até 9 meses de espera até que os dispositivos implantodônticos estejam corretamente integrados e prontos para receber coroas e pônticos protéticos.

 

Restauração dental em porcelana sobre modelo pronta para ser colada ao dente.

 

 

Restauração dental em porcelana pura ou zircônia são alternativas sofisticadas.

 

A substituição de restaurações dentárias em amálgama de prata, um metal que escurece com o passar dos anos, é um dos procedimentos mais realizados nos consultórios odontológicos. Neste tipo de tratamento, o material mais utilizado é a resina dentária, uma alternativa que, embora traga resultados estéticos bastante satisfatórios, amarela e desgata-se com o passar dos anos.

 

A restauração dental em porcelana pura ou zircônia, também conhecida como restauração do tipo onlay ou inlay, é uma alternativa mais durável e resistente à técnica em resina composta. Confeccionada por fresagem digital de blocos pré-fabricados de cerâmica odontológica (porcelana), é colada aos dentes em cores e anatomia semelhantes aos dentes naturais, sem riscos para infiltrações por cárie dentária ou fraturas de corpo que podem ser frequentes nas técnicas realiadas com outros materiais.

 

Saiba mais sobre porcelana pura ou zircônia clicando aqui.

Ou aproveite para ler os posts relacionados:

Voltar para o blog