BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Dentes escurecidos: lente de contato dental traz limitações em alguns casos.

dente escuro e escurecido lente de contato dental blog

A recuperação de dentes escurecidos através de lentes de contato dental tem limitações. Do escurecimento por tratamento de canal a manchamentos por antibióticos, conheça os casos em que este sofisticado procedimento pode ser a técnica ideal.

 

por Luís Gustavo Leite, dentista especialista em lente de contato dental e gengivas, ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Dente escurecido, qual a causa para isto?

 

O aparecimento de um único dente escurecido em área estética é um problema comum e que vem tirando o sono de muita gente. Resultado, na maioria das vezes, de falhas no tratamento de canal (endodôntico), este problema aparece de forma tão lenta que pode ser até mesmo difícil, ao paciente, lembrar-se de já ter realizado o procedimento endodôntico. E quanto mais o dente escurece, mais complexa pode ser o procedimento para recuperar a cor e harmonia do sorriso.

 

As causas para o aparecimento de dentes escurecidos são as mais variadas. Em casos mais isolados, o problema pode estar associado a condições mais sérias como cistos e tumores, ou ainda reabsorções das raízes dentárias cujas causas ainda não são bem esclarecidas. Veja as principais causas para o escurecimento anormal de dentes:

 

falhas no tratamento de canal;

 

fratura da raiz dentária;

 

reabsorção da raiz dentária sem causa aparente ou por cistos e tumores;

 

necrose pulpar por cárie dentária ou sem causa aparente;

 

alteração estrutural por antibióticos e flúor consumidos na fase de formação dos dentes;

 

pinos metálicos internos para reforço da raiz dentária.

 

dente escuro e cinza tratamento de canal lente de contato dental
Dente escurecido apenas na parte mais próxima às gengivas pode ser causado por reabsorção dentária interna.

 

 

Como a falha no tratamento de canal escurece o dente.

 

O tratamento endodôntico, ou de canal, é um procedimento utilizado para remover as bactérias e tecidos orgânicos contaminados localizados na parte interna dos dentes. Podendo exigir várias consultas para ser realizado, este tratamento utiliza, além de instrumentos mecânicos, substâncias químicas que, quando não removidas completamente ao final do procedimento, dão início ao escurecimento lento da dentina, a camada dentária mais interna.

 

Outro tipo de falha durante o tratamento de canal que também pode resultar em dentes escuros e acinzentados é a permanência de sangue internamente às porosidades da dentina. Com o tempo, o ferro, um dos constituintes do sangue, degrada-se e literalmente “enferruja” a dentina, resultado em alterações de cor que podem ser vistas em tons cinza, preto ou marrom. É preciso ressaltar que todos estes processos de escurecimento são lentos e não ocorrem da mesma forma entre os mesmos dentes da arcada dentária, sendo difícil prever quando ele tem início ou quando está finalizado.

 

dente escuro tratamento de canaç
Falha no tratamento de canal: padrão para este tipo de escurecimento é a alteração de cor em todo o corpo do dente.

 

 

A lente de contato dental na recuperação de dentes escuros.

 

A lente de contato dental é a mais popular técnica com faceta dentária laminada. Diferente da faceta de porcelana, que necessita de desgastes na superfície dos dentes, ela é colada diretamente sobre os dentes. Se por um lado a ausência de desgastes dentários traz mais segurança e rapidez ao tratamento, por outro traz desvantagens como restrições de indicações e dificuldade técnica de execução mesmo pelo dentista especializado.

 

Apesar das vantagens, pode não ser uma boa ideia recuperar dentes escurecidos após tratamento de canal com lentes de contato dental. Isso porque, na maioria dos casos, sua lâmina de porcelana é tão fina e transparente que os tons escurecidos acabam por acinzentar o resultado final, com pouca harmonia estética entre dentes naturais e o dente revestido pela técnica.

 

Existem, entretanto, situações de escurecimento de dentes que são bem solucionadas com esta técnica. É o caso, por exemplo, dos dentes escurecidos por corantes presentes na alimentação (vinhos, cafés e cigarros) ou por problemas congênitos de formação da estrutura dentária por ingestão de determinados antibióticos ou flúor em excesso. Ainda assim, para estes casos, uma análise criteriosa que pode incluir simulações do tipo mockup é necessária para verificar a real possibilidade para emprego deste delicado tipo de laminado cerâmico.

 

lente de contato dental dente escuro escurecido canal
O excesso de translucidez da lente de contato dental é uma limitação na recuperação de dentes escurecidos.

 

 

Faceta de porcelana é técnica mais eficiente mas requer desgaste no dente.

 

Ao contrário do que se imagina, é a faceta de porcelana a técnica mais utilizada nas transformações de impacto do sorriso de artistas e famosos. Menos popular que a lente de contato dental, ela é indicada para corrigir manchas e escurecimentos mais intensos ou alinhar dentes.

 

Apesar de ser a técnica mais eficiente entre as disponíveis com laminados cerâmicos, a faceta de porcelana exige desgastes dentários prévios à sua cimentação (colagem). Atualmente, diversos dispositivos auxiliam o dentista para que estas reduções no esmalte dentário deem-se de forma segura o que, ainda assim, pode afastar muitos pacientes deste tipo de tratamento exatamente pela irreversibilidade da redução da estrutura dental – hoje, vista mais como emblemática do que um fator de risco para não uso do procedimento.

 

O desgaste do dente necessário à faceta de porcelana não é importante apenas pela remoção das superfícies manchadas ou escurecidas do esmalte dentário. É graças a ele que o laminado cerâmico final ganha espessura suficiente para bloquear os tons escuros e acinzentados sobre o qual é cimentado, garantindo também maior reprodução de detalhes naturais de cor, transparência e fluorescência.

 

dentes escurecidos antibiotico manchas escuras lente de contato dental
A faceta de porcelana é eficiente na recuperação de dentes escurecidos por antibióticos ingeridos durante a formação dos dentes permanentes.

 

 

Do clareamento dental interno à microabrasão dental: tratamentos alternativos.

 

São várias as alternativas para recuperar dentes escuros. Além do recobrimento estético com faceta dentária laminada, tratamentos como o clareamento dental interno, microabrasão dental ou a faceta em resina podem ser utilizados para igualar a diferença de cor entre dentes hígidos com dentes escurecidos seja por canal, falhas na estrutura do esmalte ou manchamentos por antibióticos.

 

O clareamento dental interno é um tratamento nem tão recente assim. Nesta técnica, o dentista insere internamente à raiz dentária substâncias químicas clareadoras que precisam de alguns dias para surtir efeito. Durante este período, o acesso à parte interna é fechada enquanto o agente clareador realiza a remoção dos pigmentos escuros do dente. Na maioria das vezes, são necessárias entre duas a quatro consultas para dar certo. Mas é preciso, por outro lado, estar atento aos riscos para fraturas e irritações ósseas que podem decorrer deste tratamento, o que exige uma análise criteriosa dos prós e contras desta técnica.

 

A microabrasão dental é um procedimento que remove diminutas e delicadas camadas do esmalte dental. Entre suas principais indicações estão a remoção de manchas escuras ou amareladas provocadas por flúor excessivo ou determinados tipos de antibióticos ingeridos durante a fase de formação dos dentes. Apesar de pouco lembrada, é uma técnica cujos resultados eficientes pode até mesmo substituir a lente de contato dental em diversas ocasiões – fato que, aliado ao seu preço mais em conta, é uma excelente opção para recuperar dentes escurecidos.

 

Já a faceta de resina, uma alternativa com preço mais em conta à lente de contato dental, pode ser utilizada até mesmo para recuperar um ou mais dentes escurecidos após falha no tratamento de canal. Realizada em uma única consulta, esta técnica traz como desvantagens o amarelamento mais rápido e problemas como fraturas frequentes. Por outro lado, é a que traz a melhor relação custo-benefício para quem deseja uma solução rápida, sem ter que gastar muito.

 

De qualquer forma, tratamento para recuperar dentes escurecidos após tratamento de canal existem e trazem resultados eficientes para harmonizar sorrisos cujos dentes apresentam diferenças de cor. O mais importante é realizar um exame criterioso que inclui imagens radiográficas e definir a técnica mais eficiente que alie durabilidade, eficiência estética e boa relação custo-benefício ao paciente.

 

Saiba mais sobre lente de contato dental clicando aqui:

Ou aproveite para ler os posts relacionados:

Voltar para o blog