BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Dente escurecido por trauma: clarear ou mascarar têm novas técnicas.

dente escurecido por trauma blog post

Dente escurecido por trauma conta novas técnicas para clarear ou mascar cores escuras. Conheça os tratamentos para recuperar dentes escuros através do clareamento dental, restauração em resina, faceta de porcelana ou resina ou coroa dentária em zircônia.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especializado em próteses dentárias e periodontia (gengivas), ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Dente escurecido por trauma, qual a causa para isto?

 

O escurecimento de um único dente é um problema mais comum do que se imagina. Aparecendo, na maioria das vezes, de forma e lenta, provoca danos sérios à estética do sorriso quando aparece em áreas estéticas. Entre as principais causas está o trauma dentário por tombos ou pancadas diretas, uma situação que, em certas condições, não provoca dores ou mobilidade dental.

 

É fácil entender como o trauma dentário pode escurecer um dente. Após o choque traumático, os vasos singuíneos que saem pelo ponta da raiz dentária são rompidos, causando a interrupção da vascularização do dente. Como consequência, ocorre a necrose dos tecidos vivos localizados na parte interna do dente que, lentamente, dá início ao processo de escurecimento dentário por oxidação do sangue ali aprisionado.

 

O processo de alteração de cor em um dente escurecido por trauma pode vir acompanhado de tumefeções (inchaços) e formação de abcessos gengivais – podendo aparecer de forma imediata ou tardiamente, meses ou muitos anos após o trauma. Para muitos indivíduos, o único sinal do rompimento sanguíneo da estrutura dentária é vista apenas pelo aparecimento lento de um dente escuro, em tons que variam entre o marrom, preto e até mesmo azul escuro.

 

dente escurecido após trauma causas
Diagnóstico pode detectar causas além do trauma dentário: reabsorção dentária interna.

 

 

Exame radiográfico é essencial para evitar perdas dentárias.

 

Nem sempre o único dano ao dente traumatizado é o rompimento das veias e artérias responsáveis pela nutrição do tecidos dentários internos. Em muitos casos, fraturas das raízes dentárias que aparecem sob a forma de trincas ou seperação das raízes podem levar à perda dentária ou, em casos não raros, aparecem concomitantes à perda da vascularização dentária – motivo pelo qual os exames radiográficos imediatos são essenciais para verificar a extensão dos danos dentários e ósseos.

 

Outro problema que podem acompanhar dentes traumatizados é a reabsorção dentária interna ou externa – esta, aparecendo nas raízes dentárias. Ainda não se sabe a natureza exata desta condição que costumar aparecer apenas muitos anos após o choque traumático. O que se sabe é que, quando aparece em áreas externas, nem mesmo o tratamento de canal pode impedir a sua progressão, exigindo tratamento cirúrgico de remoção de parte da raiz dentária como última alternativa terapêutica – nem sempre eficiente.

 

tomografia para raiz dentaria fraturada
O exame tomográfico (técnica cone beam) é indicado para suspeitas de fraturas em raízes dentárias não identificáveis por exames convencionais (rx).

 

 

Como clarear ou mascarar dentes escurecidos por trauma.

 

Os tratamentos para recuperar dentes escurecidos por trauma podem ter como objetivo clarear ou mascarar o dente que escureceu. Exceto na técnica com coroa dentária em zircônia, os demais procedimentos para mascarar dentes escuros exigem o clareamento dental prévio como forma de conter o processo de escurecimento e otimizar os resultados estéticos finais.

 

clareamento dental interno e externo

Também indicado como procedimento prévio às técnicas de mascaramento dental, o clareamento dental pode ser realizado sobre a área externa do dente (menos eficiente) ou interna (mais eficiente), ou concomitantes. O tempo do tratamento dá-se entre 7 a 21 dias, dependendo da resposta ao agente clareador, consumindo até 5 consultas dentárias.

 

faceta de resina

Versão mais simples e com preço mais em conta da faceta de porcelana, a faceta de resina

exige desgastes na superfície de esmalte dentária para confecção de uma lâmina em resina composta semelhante à utilizada em restaurações dentárias. Os resultados estéticos, que dependem do grau de escurecimento do dente traumatizado, são satisfatórios e podem ser obtidos em uma única consulta odontológica. É ideal para quem quer solução rápida, mascarando os defeitos estéticos.

 

faceta de porcelana

Versão mais sofisticada da faceta de resina, a faceta de porcelana traz como diferencial desta a maior durabilidade e resistência a pequenas fraturas que podem ser constantes na técnica mais econômia. São necessárias duas consultas para que o tratamento fique pronto, e os resultados estéticos, superiores à técnica em resina, também são dependentes da severidade do escurecimento e dos desgastes dentários na superfície externa do dente.

 

lente de contato dental

Diferentes de outras técnicas com facetas dentárias laminadas como a faceta de resina ou porcelana, a lente de contato dental não exige desgastes dentários na superfície do dente. As desvantagens, entretanto, ficam para a menor eficácia deste procedimento para marcar dentes escurecidos por trauma, dada a delicadeza e elevada transparencia deste tipo de laminado cerâmico.

 

coroa dentária em zircônia

É a técnica mais eficiente para mascarar dentes escurecidos por trauma ou canal. Dispensando o clareamento dental interno ou externo prévios ao procedimento, a coroa dentária em zircônia tem como vantagem o elevado potencial para mascar escurecimento dentários severos. O tempo de tratamento dá-se entre 7 a 14 dias, dependendo do serviço odontológico prestado.

 

clareamento dental dente escurecido por tratamento de canal
Clareamento dental interno (dtalhe) é realizado por acesso em parte interna não estética e fechada provisioriamente enquanto o dente vai recuperando a cor.

 

 

Dente escurecido após canal tem tratamento semelhante.

 

O escurecimento dental após tratamento de canal é um problema comum. As causas para este problema são descritas como a ação de produtos químicos utilizados no tratamento endodôntico ou sangue remanescentes na coroa dentária. Antigamente considerada uma falha de procedimento por parte do dentista, atualmente existem artigos científicos que mostram que o problema pode ocorrer mesmo após a execução cuidadosa da técnica endodôntica.

 

O clareamento de dente escurecido por canal é semelhante ao que tem origem em traumas dentários. Além do clareamento dental interno, essencial e prévio a outras técnicas, procedimentos com facetas de resina ou próteses dentárias fixas na técnica com coroa em zircônia podem ser necessárias para equalizar as diferenças de cores em dentes anteriores.

 

dente escurecido após tratamento de canal
Danos estéticos: dente escurecido por canal em área estética anterior.

 

 

Clareamento dental interno: recidiva do tratamento é elevada.

 

Ao contrário das técnicas para mascarar dentes escuros após traumas – como a faceta de resina ou coroa dentária em zircônia -, o clareamento dental atua diretamente sobre a causa do problema.

 

O mecanismo de funcionamento do clareamento dental interno, a técnica clareadora mais eficiente para recuperar dentes escurecidos por trauma ou canal, é simples. Após a remoção da restauração em resina utilizada para fechar o acesso ao canal dentário durante o tratamento endodôntico, agentes clareadores são deixados em contato com as paredes dentárias internas para que removam restos da oxidação do sangue ou agentes químicos.

 

A cada consulta para aplicação do agente clareador, é necessário aguardar até 3 dias para que o produto atue. O número de aplicações depende dos resultados do tratamento, realizados até que inexista diferenças de cores entre dentes vizindos e o dente escurecido por trauma.

 

Apesar de relativamente eficiente, o clareamento dental interno nem sempre funciona de forma satisfatória. Para complicar ainda mais, os índices de recidiva desta técnica são considerados bastante elevados. Para ter uma ideia do problema, pesquisas científicas recentes mostram que, passados 7 anos do procedimento, 50% dos dentes apresentem descolorações significativas.

 

A seleção da técnica ideal para mascarar dente escurecido após trauma ou canal precisa levar em conta a elevada recidiva do clareamento dental interno. Procedimentos como facetas em resina, porcelana ou lente de contato dental podem sofrer a ação da descoloração lenta e permanente do dente clareado, exigindo técnicas posteriores mais eficientes – como a coroa dentária em zircônia – na solução defintiva do problema.

 

faceta de resina
Faceta de resina: técnica rápida e de baixo custo para recuperar dentes escurecidos após tratamento de canal.

 

 

Dente escuro após restauração com resina tem causas diferentes.

 

Dentes escurecidos após restauração dentária em resina são ainda mais comuns. Diferente, porém, daqueles que escureceram por trauma ou após tratamento de canal, têm como causa o escurecimento natural das resinas dentárias utilizadas no reparo de fraturas ou cáries dentárias.

 

A troca da restauração dentária em resina escurecida ou apenas o polimento da superfície manchada são indicados para todos os casos. A opção por técnicas mais eficientes, como a restauração dentária em porcelana, evitam as substituições e amarelamentos frequentes à técnica em resina composta.

 

dente escurecido na gengiva
Gengivas escurecidas: causas incluem o escurecimento dentário por reabsorção interna.

 

 

Dente escurecido perto da gengiva, o que pode ser?

 

A forma como dentes escurecem após traumas dentários ou posterior a tratamento de canal ocorrem de forma diferente até para um mesmo indivíduo. Na maioria dos casos, as primeiras alterações nas cores dos dentes acontecem de forma lenta e uniforme, enquanto para outros o problema aparece de forma rápida e escurecendo apenas próximo às gengivas.

 

Dentes escurecidos próximos à gengiva podem causas tão diversas quanto a reabsorção dentária interna sem causa detectável (mais comum), exposição da raiz dentária por retração gengival à necrose tecidual interna por trauma ou decorrentes de tratamento endodôntico.

 

O diagnóstico para dentes escurecidos junto à gengiva é essencial radiográfico – casos mais complexos podem exigir tomografias computadorizadas. O tratamento quase sempre exigem tratamento de canal – exceto para casos de escurecimento por recessão gengival -, e procedimento restaurador para mascarar a alteração de cor.

 

 

Saiba mais sobre dente escurecido clicando aqui;

Ou aproveite para ler os posts relacionados:

Voltar para o blog