BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Dente escuro: prós e contras dos tratamentos para clarear um único dente.


Conheça as causas e os prós e contras de cada tratamento para recuperar dentes escuros.

 

Luís Gustavo Leite é especialista em gengivas (periodontista) e especialista em próteses dentárias, ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

Dente escuro, quais as causas para isto?

 

Pode parecer pouca coisa, mas o aparecimento de um único dente escuro já é o bastante para devastar a estética do sorriso. Aparecendo, na maioria dos casos, de forma lenta, o que no início traz apenas um desconforto estético pode, com o passar dos anos, até mesmo abalar a autoestima de quem possui o problema. Mas, afinal, qual a causa para dentes escurecidos?

 

Dentes escurecidos aparecem, quase sempre, como resultado da pigmentação proveniente de alimentos com elevado potencial para escurecimento – chás, cafés, cigarros e corantes alimentares são os exemplos mais fáceis de serem lembrados. A diferença, entretanto, é que quando o escurecimento afeta um único dente, as causas costumam ser bem diferentes do que o simples manchamento externo. 

 

O escurecimento dental após realização do tratamento de canal é a causa mais comum. Isto acontece porque, terminado o procedimento, restos de sangue infiltrados nas paredes internas e porosas dos dentes, não removidos, oxidam com o passar dos anos e dão início ao escurecimento – um verdadeiro processo de corrosão, daí as cores acinzentadas e até avermelhadas características da condição.

 

Além do tratamento de canal, a perda de vitalidade interna dos dentes – que pode ocorrer sem que o paciente sinta dores -, também pode estar por trás do fenômeno de um único dente escurecido. Conheça as principais causas para o aparecimento de um único dente escuro:

 

tratamento de canal;

pigmentação por restauração dentária;

pigmentação por metal de pino protético ou prótese dentária fixa;

fratura;

reabsorção dentária interna ou externa;

cárie.

 

dente escuro tratamento de canaç
Dente escuro após tratamento de canal: restos de sangue junto às paredes internas é a causa para este problema.

 

 

Tratamento de dente escurecido: os prós e contras de cada técnica.

 

A recuperação de um único dente escurecido depende da causa para o escurecimento. Além do sinais e possíveis sintomas que são coletados durante a consulta inicial, exames radiográficos – que podem incluir até tomografia computadorizada – são utilizados no diagnóstico da alteração de cor. 

 

A escolha do tratamento para recuperar dentes escuros leva em conta as indicações, prós e contras de cada técnica disponível. Fatores como a necessidade estética individual, a localização do dente e a causa são discutidos com o paciente em busca de resultados esteticamente favoráveis e duráveis – o que nem sempre pode ser obtido com o uso de uma única técnica. Conheça um pouco mais sobre estes tratamentos.

 

Clareamento dental interno

Aplicado na parte interna do dente por acesso em áreas não estética, o clareamento dental interno pode exigir até 5 aplicações para que os resultados sejam satisfatórios. A principal indicação para a técnica é o escurecimento após tratamento de canal.

 

Prós

resultados rápidos;

eficiência;

custo baixo do procedimento.

 

Contras

requer tratamento de canal em ótimas condições de selamento;

risco para fraturas e irritação inflamatória;

exige a remoção de pinos protéticos pre-existentes.

 

Clareamento dental externo

Aplicado pelo dentista no consultório ou na técnica caseira através de moldeiras plásticas, o clareamento dental externo pode ser utilizado para complementar os resultados da técnica interna ou, ainda mais indicado, realizado previamente ao clareamento interno em todos os dentes.

 

Prós

preço em conta;

riscos mínimos aos dentes e gengivas;

praticidade;

 

Contras

resultados limitados no clareamento de dente escuro por causas internas;

sensibilidade eventual após o término do procedimento.

 

Restauração dental em resina

Materiais específicos para neutralizar cores escuras estão disponíveis à técnica com restauração dentária em resina. Realizada em uma única consulta, é indicada para indivíduos que exigem uma solução imediata para clarear dentes escurecidos, independente da causa.

 

Prós

solução imediata (pode ser realizada em uma única consulta);

resultados eficientes;

conta com resinas específicas para bloquear tons escuros;

custo baixo.

 

Contras

não funciona para todos os casos de escurecimento dental;

requer, em alguns casos, desgastes na superfície do dente (esmalte dentário).

 

Lente de contato dental

Principal técnica das transformações do impacto do sorriso, a lente de contato dental é utilizada como técnica complementar ao clareamento dental interno.

 

Prós

segurança técnica;

durabilidade;

pode ser utilizada para otimizar os resultados estéticos do clareamento dental interno.

 

Contras

indicações são restritas a pouco casos;

preço elevado;

 

Faceta de porcelana

Indicada às correções mais marcantes na cor e forma dos dentes, a faceta de porcelana é, depois do clareamento dental interno, a segundo técnica mais utilizada na recuperação de um único dente escuro.

 

Prós

resultados estéticos efetivos;

durabilidade elevado,

 

Contras

preço elevado;

requer desgaste do dente escurecido.

 

Coroa dentária de porcelana

Indicada para dentes com restaurações dentárias extensas que não podem ser recuperadas por técnicas com laminados cerâmicos, a coroa dentária em porcelana, seja na técnica pura ou sobre zircônia, é uma alternativa eficaz e durável para manter os resultados estéticos mesmo após a recidiva de cor.

 

Prós

resultados estéticos efetivos;

durabilidade elevada;

mantém resultados estéticos mesmo após a recidiva de cor do clareamento dental interno.

 

contras

preço elevado;

requer desgaste dos dentes;

número elevado de consultas.

 

clareamento dental dente escurecido por tratamento de canal
Clareamento dental interno: acesso em áreas não estéticas permite ao dentista introduzir o agente clareador na parte interna do dente.

 

 

Dente escurecido após tratamento de canal pode exigir mais de um procedimento.

 

O clareamento dental interno é o procedimento mais indicado para recuperar dentes escurecidos após tratamento de canal. Eficiente, ele pode ser complementado com outros procedimentos, como a restauração dental em resina ou a faceta de resina, para otimizar os resultados estéticos finais.

 

Pouco lembrada, a troca de restaurações dentárias em resina pode ser necessária ao final do clareamento dental interno ou externo. Realizada alguns dias após estes procedimentos, elas contam com materiais específicos para o bloqueio de tons mais escuros porém trazem como desvantagens a durabilidade menor – comparada aos laminados cerâmicos. Por outro lado, a facilidade e rapidez do procedimento fazem dela uma opção mais inteligente e com preço mais em conta comparada às alternativas em porcelana.

 

 

Recidiva do escurecimento dental é comum.

 

Um dos problemas do clareamento dental interno é que sua recidiva é alta (volta a escurecer). Ainda que os resultados dos estudos científicos sobre o assunto sejam variados, considera-se que, em média, 50% dos dentes clareados voltam a escurecer em até 7 anos. Mas o pior não é apenas esta taxa elevada de insucesso, e sim a necessidade para refazer outros procedimentos dentários realizados sobre o dente clareado.

 

Entre os procedimentos realizados após o clareamento de um único dente escuro, como a restauração dentária em resina ou a coroa em porcelana, é a presença de pinos protéticos internamente às raízes a que traz mais contratempos. Utilizada para reforçar dentes ou melhorar o suporte de prótese dentária fixa, é necessário removê-lo para repetir o processo de clareamento dental interno. E para que este procedimento seja rápido e fácil, o ideal mesmo é que os materiais utilizados nestes pinos, como a fibra de vidra ou carbono, tenha como principal característica a facilidade para remoção.

 

Já com relação às causas para esta elevada recidiva, o mais provável é que o excesso de sangue acumulado durante tratamento endodôntico não tenha sido totalmente removido durante o clareamento dental interno. Entretanto, outras causas também podem estar por trás destas recidivas, como a própria anatomia interna dos dentes ou a corrosão por metal de pinos protéticos confeccionados em metal.

 

 

Gengivas escurecidas trazem desafios ainda maiores.

 

A estética das gengivas é tão importante quanto o formato e a cor dos dentes. Entre os problemas mais difíceis de resolver está o aparecimento de gengivas escurecidas, uma condição que pode ter como causa o manchamento (pigmentação definitiva) pelo metal de dispositivos protéticos ou o excesso de translucidez tecidual, em que o escurecimento dental pode ser visualizado através das gengivas.

 

O efeito visual de gengivas escuras frequentemente aparece em dentes escurecidos por canal revestidos com coroas de porcelana, lentes de contato dental ou facetas de porcelana. O que acontece, nestes casos, é que o contraste da cor mais clara do dente como o escuro das gengivas ressalta ainda mais o escurecimento tecidual. Dependendo do indivíduo, como os portadores do sorriso gengival, os danos estéticos são ainda mais severos.

 

A recuperação estética de gengivas escurecidas pode exigir o clareamento dental interno – quando a causa é o excesso de translucidez tecidual – ou técnicas mais complexas como o enxerto de gengiva. Mais recentemente, a gengivoplastia vem sendo colocada como forma mais simples de corrigir o escurecimento tecidual, porém suas indicações, bastante restritas, exigem planejamento fotográfico e por mockups para evitar resultados estéticos desastrosos.

 

dente escurecido na gengiva
Gengivas escurecidas: reabsorção dentária externa pode estar por trás da complicação.

 

 

Clareamento dental externo, sempre importante.

 

Para quem deseja resultados mais precisos e marcantes, o clareamento dental externo é indispensável. Realizado em consulta única no consultório, ou ainda na técnica caseira com moldeiras, ele é importante porque, além de permitir ao dentista um controle maior sobre o tratamento, também melhora a estética natural do sorriso.

 

O clareamento dental externo deve ser realizado antes dos procedimentos para clear as partes internas dos dentes. Realizado posteriormente, pode resultar em diferenças de coloração entre o dente escurecido recém clareado e os demais dentes.

 

O clareamento dental externo pode ser um recurso auxiliar quando os resultados da técnica interna não provém resultados satisfatórios. Para estes casos, a técnica realizada no consultório pelo dentista é a mais indicada devido ao maior controle de cor, e possibilidade para repetições até a equalização das cores.

 

 

A prótese dentária em porcelana ideal para recuperar dentes escuros.

 

A prótese dentária fixa, na técnica com coroa dentária em porcelana, é uma alternativa que pode ser utilizada após o clareamento dental interno ou simplesmente como técnica única. A indicação para este dispositivo protético depende de fatores como a necessidade estética do paciente ou resultados clareadores ineficientes, algo bastante comum. Outra vantagem é a resolução permanente do problema, sem riscos para recidivas de cor.

 

Existem vários tipos de próteses dentárias em porcelana. Para dentes escurecidos severamente, a técnica com porcelana sobre zircônia é a ideal porque este último material é perfeito para bloquear as cores muito escuras que frequentemente escurecem ou acinzentam a técnica com coroa em porcelana pura.

 

A coroa dentária em porcelana pura é indicada para dentes que responderam bem ao clareamento dental interno e não necessitam de pinos protéticos internos. Com maior facilidade para reproduzir as cores e transparências presentes em dentes naturais, são ideais para indivíduos com dentes claros e transparentes. Já a técnica convencional com porcelana sobre metal, os resultados estéticos são apenas satisfatórios e ainda traz riscos para o aparecimento de alergias ou escurecimento de gengivas por pigmentação metálica.

 

protese dentária fixa zircônia diferenças
Prótese dentária em zircônia: capacidade elevada para neutralizar a cor de dentes escuros.

 

 

Fraturas dentária, reabsorção dentária e outras causas para dentes escurecidos.

 

O aparecimento de dentes escuros por causas diferentes da pigmentação por metal ou tratamento de canal é comum e requer procedimentos diferentes do clareamento dental externo ou técnicas com porcelana. Entre os motivos mais frequentes estão as fraturas dentárias e a reabsorção dentária externa.

 

As fraturas de raízes dentárias podem ser o resultado do bruxismo, restaurações dentárias extensas em resina ou presença de pinos protéticos em metal. Quando elas aparecem de forma assintomática (não causam dores nem durante a mastigação), pode haver a morte do dente (necrose) e escurecimento gradual esteticamente visível ao longo dos meses ou anos. O tratamento, nem sempre possível de execução, vai da cirurgia para remoção da raiz fratura à remoção do dente quebrado.

 

A reabsorção dentária externa é um processo com provável origem autoimunológica em que o organismo reabsorve o próprio dente. Dependendo da extensão desta reabsorção, tons escuros podem aparecer como resultado da morte pulpar. O tratamento, que também depende do nível de perda de estrutura dentária, pode ser da terapia endodôntica à remoção do dente.

 

Saiba mais sobre tratamento para dentes escurecidos clicando aqui.

Ou aproveite para ler os posts relacionados:

Voltar para o blog