BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Dente quebrado: o que fazer? Procedimentos de urgência e tratamentos.


Meu dente quebrou, o que fazer? Das medidas emergenciais que o próprio paciente pode fazer até os tratamentos possíveis para solucionar a trauma dentário, este é um guia com primeiros socorros e informações básicas sobre o que fazer quando você estiver com um dente quebrado ou fraturado. Este artigo também pode servir de referência ao paciente que já está com um dente quebrado mas ainda não conseguiu consultar o seu dentista.

 

Por Luís Gustavo Morato Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela Ufrgs, em Porto Alegre. 

 

 

Traumas dentários são acidentes frequentes que acometem principalmente as crianças, causados por choques bruscos de um ou mais dentes contra superfícies duras ou mesmo moles. Dentes quebrados por traumas dentários podem provocar danos como pequenas movimentações do dente e dor – que pode encerrar-se em horas ou dias -, ou até mesmo a intercorrências mais graves que podem levar ao deslocamento total do dente junto ao osso da arcada dentária. 

 

Baseado em evidências científicas, este artigo vai falar um pouco sobre as primeiras medidas a serem tomadas pelo paciente e também o prognóstico e tratamento dessas intercorrências segundo o grau de gravidade delas, avaliando as técnicas de tratamento para recuperar dentes quebrados ou avulsionados.

 

 

Primeiras medidas após o trauma dentário ou facial.

 

1. Procure e guarde com você em uma superfície limpa e úmida a parte fraturada ou o dente avulsionado ou quebrado.

 

Após o trauma dentário, a perda de uma porção da coroa dentária ou o deslocamento completo do dente podem provocar danos irreversíveis se medidas precisas e rápidas não forem tomadas. Procurar o fragmento do dente quebrado ou o dente e condicioná-lo em ambiente líquido adequado ou sobre uma superfície úmida e limpa, aliadas à procura rápida pelo atendimento odontológico, são as duas principais medidas a serem tomadas. Abaixo, a sequência e cuidados e procedimentos com o dente quebrado ou avulsionado.

 

 

Primeiras medidas básicas :

 

Umedeça um pedaço de lenço ou pano limpo com água potável, e delicadamente envolva esse fragmento ou dente no tecido selecionado.

 

Após, limpe cuidadosamente o dente avulsionado ou o fragmento quebrado deixando escorrer, suavemente, água. A água da torneira só deve ser utilizada como última opção. 

 

Não utilize panos, escovas ou qualquer outro tipo de dispositivo para efetuar a limpeza. Utiliza apenas água destilada, mineral ou leite. Existem tecidos vivos nos dentes que são muito, muito sensíveis. 

 

Em caso de dente avulsionado – que saiu completamente da boca -, não segure, durante a limpeza ou transporte, a parte do dente que corresponde à raiz ( parte do dente que está inserida no osso ).

 

 O transporte ideal é feito com o dente imerso em água mineral ou leite. Se não for possível transportá-lo assim, envolva completamente a porção do dente quebrado ou avulsionado com parte do tecido umedecido certificando que toda as partes ou porções estão protegidas do meio externo e umedecidas.

 

 

Deixe que o dentista se encarregue de fazer a limpeza final da parte deslocada do dente quebrado. Não despeje sobre esse dente produtos de limpeza ou água oxigenada. Se o dente deslocado estiver limpo, o paciente ou alguém que esteja com ele pode reposicionar o dente no alvéolo vazio. O alvéolo é o local aonde o dente fixa-se ao osso. Não é um procedimento simples, e é normal que muitas pessoas não se sintam confortáveis em fazer esse tipo de procedimento.

 

Se você ou alguém que esteja próximo não se sinta à vontade e seguro para fazer o procedimento, é melhor não fazê-lo e deixar que o dentista reposicione esse dente extraído no local correto.

 

Uma outra forma para acondicionar a porção fraturada ou o dente avulsionado é colocá-los em um recipiente contendo leite. Um pote com tampa, contendo 50 ml de leite, é um ótima forma de conduzir apropriadamente esse dente até o dentista, evitando que danos como o ressecamento das células existentes sobre as raízes dentárias possam impedir a aceitação do organismo do paciente à reinserção do seu próprio dente removido por trauma.

 

Dente quebrado transporte avulsionado
Dente quebrado : o que fazer ? Duas medidas fáceis e seguras de transportar o dente avulsionado até o consultório do dentista.

 

 

2. Em caso de sangramento intenso, procure primeiro um pronto-socorro médico.

 

O trauma dentário pode provocar danos que vão além dos dentes ou ossos que suportam esses dentes (alvéolos). Os ossos da face como os que circundam os olhos, conhecidos como osso do zigoma podem estar envolvidos em situações mais severas. O traumatismo craniano provocado por traumas na região frontal da face não são raros e devem ser observados mesmo em situações de trauma simples.  

 

O sangramento muito intenso, quando existir, exige a remoção imediata da criança ou adulto para um serviço hospitalar de emergência. A perda de sangue ou o trauma de outras estruturas faciais podem ser até mesmo fatais se não solucionadas imediatamente.

 

3. Não tente colar você mesmo a parte fraturada ou utilizar colas ou outros materiais sobre dentes quebrados.

 

Não tente colar o fragmento quebrado do seu dente com qualquer tipo de cola. Esses materiais irão formar um película que não poderá ser removida pelo dentista, impedindo que ocorra uma adaptação precisa entre a parte fraturada e o dente. Só o dentista, por conhecer a anatomia de um dente, sabe como posicionar corretamente o fragmento junto ao dente e tem o material ideal para fazer a colagem desse fragmento.

 

dente quebrado o que fazer restauração incorreta
Dente Quebrado : o que fazer ? Insucesso em tentativa de colagem dos fragmentos com material inapropriado, passados alguns anos.

 

 

4. Vá ao dentista o mais rápido possível.

 

O tempo que decorre entre o trauma dentário e a colagem ou reinserção do dente avulsionado no arcada dentária fará toda a diferença no prognóstico final do tratamento. Quando a consequência do trauma é a avulsão, esse tempo é fundamental. As situações de colagem de fragmentos de dentes quebrados também necessitam de atendimentos em caráter de emergência quando há sangramento da porção interna do dente quebrado.

 

As pesquisas científicas chegaram a um consenso de que os dentes avulsionados que são corretamente reinseridos pelo dentista no local correto em até 2 horas tem grande chance de dar certo. Dar certo nessas situações é o dente fixar-se fortemente no seu local de origem após um período de 90 dias e o organismo não rejeitá-lo por um período que pode ir de 6 meses até o final da vida do paciente.

 

dente quebrado o que fazer
Dente Quebrado : O que fazer ? Imagem com os dois incisivos centrais avulsionados após trauma.

 

 

Quais os procedimentos realizados no consultório do dentista ?

 

1. Anestesia e limpeza do local do trauma.

 

Na maioria das situações o paciente já chega ao consultório sem a presença de sangramentos no local. Os sangramentos decorrentes de traumas dentários, mesmo aqueles que afetam as gengivas e o osso próximo, cessam espontaneamente em até dez minutos. Sangramentos intensos e que persistem além dos primeiros dez minutos imediatos ao trauma necessitam de atendimentos de emergência em hospitais.

 

2. Limpeza e análise do fragmento ou dente.

 

O dentista, após anestesiar o paciente, irriga o local da fratura ou avulsão com soro fisiológico. Após, analisa o fragmento dentário: se estiver intacto e passível de colagem, procede-se para a procedimento. Caso contrário, o dentista repara o fratura com uma simples restauração com resina composta.

 

As fraturas extensas, entretanto, impedem a utilização da técnica de reparo de dente quebrado com restaurações em resina porque o material não tem resistência suficiente para suportar as cargas mastigatórias. Nesses casos estarão indicadas outras técnicas, como restaurações em bloco com porcelanas ou até mesmo as próteses dentárias.

 

Quando o dente avulsiona – desloca-se da arcada dentária -, o dentista faz um cuidadosa limpeza da superfície dentária para não afetar a superfície “ainda viva” dessa raiz. Se a avulsão aconteceu há menos de duas horas, o dentista reinsere a raiz no alvéolo limpo e então estabiliza o dente – com um fio ortodôntico e resinas.

 

O tipo de contenção (estabilização) pode variar de caso para caso, sendo que o calibre do fio e número de dentes envolvidos nessa contenção depende da qualidade da estabilização desse dente na arcada. O tempo de estabilização dar-se-á entre 45 a 60 dias. Dentes quebrado, porém não avulsionado, pode também necessitar de contenção se houver mobilidade intensa.

 

3. Raio x

 

O raio x é importante para analisar a existência de fraturas. Em algumas situações, embora o dente ainda esteja intacto e sem mobilidade, ainda assim pode estar presente algum tipo de fratura envolvendo o osso que suporta esse dente, ou a própria raiz do dente. As fraturas de raiz ou tábuas ósseas podem ser assintomáticas em muitos casos. As situações com fraturas ósseas podem exigir estabilizações ou, casos mais severos, de cirurgia para redução da fratura óssea.

 

São necessárias duas tomadas radiográficas : a primeira para avaliar os danos pós trauma, e outra 30 dias posterior ao tratamento. Recomenda-se o acompanhamento radiográfico 1 anos posterior ao trauma, executadas ainda pelos próximos 5 anos. A incidência de reabsorções severas na raízes após o trauma são bastante comuns, tanto para o avulsionamento quanto para o simples trauma com dente quebrado.

 

4. Cimentação do Fragmento.

 

Se o fragmento que se quebrou não é muito extenso o dentista parte então para a sua cimentação junto ao dente quebrado. Na maioria das vezes o resultado é imperceptível. O paciente será avisado de que a resistência do fragmento colado ao dente quebrado não é a mesma de um dente íntegro, podendo, inclusive, passar por algumas restrições de alimentação.

 

5. Reinserção do dente avulsionado e contenção.

 

Muitas vezes não ocorrem fraturas nos dentes traumatizados, porém o dente acaba deslocando-se completamente da arcada dentária. Quando as medidas inciais de coleta, limpeza e armazenagem do dente é realizado e o dentista constata a integridade da raiz e da coroa, o procedimento de reinserção é realizado.

 

Colocado o dente na posição correta, o dentista verifica o quão próximo à posição ideal está o dente reinserido. Normalmente esse dente fica um pouco “mais alto”, momento em que o dente realiza um pequeno desgaste, evitando que esse dente fique em contato direto com o dente da arcada oposta.

 

Esse ajuste é feito após a contenção, que pode ser rígida ou semi-rígida, dependendo da existência de pequenas fraturas ósseas alveolares ou dificuldades em reposicionar corretamente o dente no local correto. Essa contenção é feita com fios muito utilizados em ortodontia, fixados aos dentes com resinas dentárias. O resultado final é bastante semelhante a um paciente que está realizando tratamento ortodôntico. O tempo dessa contenção pode se dar entre 45 a 60 dias, dependendo do caso.

 

 

6. Acompanhamento radiográfico

 

O acompanhamento radiográfico recomendado é feito 30 e 360 dias após a reinserção do dente ao alvéolo. Tomadas anuais são também indicadas para acompanhar problemas de reabsorção externa das raízes – situação, infelizmente, muito comum aos dentes reimplantados e que, na maioria das vezes, leva à perda do dente. O acompanhamento radiográfico da fratura que resultado apenas em um dente quebrado também está indicada, embora os casos de reabsorção sejam mais raros para essas situações.

 

Dente quebrado o que fazer lesão periapical
dente quebrado : o que fazer ? Fístula por rompimento do feixe vásculo-nervoso e necrose.

 

 

Também é importante saber sobre um dente quebrado :

 

✓ Não fique muito tempo com o dente quebrado ou fraturado. 

 

É comum encontrar no consultório pacientes com cavidades dentárias cáries, restaurações que caem ou fraturas.  Não deixe o dente desprotegido por muito tempo até que seja impossível a execução de qualquer técnica restaurando – indicando, por fim, o dente para a extração. Restaurações que caem ou partes fraturadas devem ser imediatamente recuperadas porque facilitam o aparecimento de cáries e enfraquecem o restante do dente quando submetidos a cargas compressivas durante a mastigação.

 

✓ Podem ocorrer danos aos nervos e artérias dentárias que necessitam de tratamento de canal.

 

Uma das grandes preocupações durante o trauma dentário é com o sistema vásculo-nervoso existente na porção interna dos dentes. O trauma dentário pode comprimir as artérias e veias que nutrem o dente até que o rompimento total dessas estruturas. Quando isso acontece, um processo de necrose, que pode ser assintomático por muitos anos, dá-se início, até o aparecimento de uma canal fistuloso.

 

O principal sintoma, quando ocorre o rompimento desse sistema vascular e nervoso, é o amarelamento ou acinzentamento excessivo desse dente. A solução é remover a porção necrosa através de um tratamento de canal ( endodôntico ). A cor acinzentada pode então ser restabelecida. Essa situação é comum e pode estar presente tanto em dente quebrado ou avulsionado por trauma, ou mesmo após o trauma sem a presença de fraturas.

 

✓ Em alguns casos o organismo pode iniciar um processo de rejeição ao próprio dente após o trauma dentário.

 

Em muitos dos traumas dentários são constatados, passados anos do impacto, a reabsorção da raiz dentária no dente traumatizado. Para esses casos, o tratamento de canal é uma tentativa de tratamento que pode não ser eficaz, já que o prognóstico das reabsorções externas não são animadores.

 

A apicetomia, técnica de remoção da ponta da raiz que está sendo absorvida, é uma técnica controversa e com comprovação científica ainda não estabelecida no tratamento da reabsorção dentária externa. O monitoramento radiográfico e anual é importante tanto dente avulsionado quanto para dente quebrado.

 

dente quebrado o que fazer escurecimento canal
Dente quebrado : o que fazer ? Dente escurecido alguns anos após o trauma dentário.

 

 

✓ O tipo de tratamento depende do tamanho e local da fratura no dente quebrado.

 

Nem sempre será possível a colagem da parte dentária fraturada, principalmente se essa parte for muito grande. O mesmo acontece com as restaurações dentárias com resinas. O dentista pode optar pela colagem do fragmento quebrado, pela restauração dentária, pela colagem de bloco em porcelana ou até mesmo uma prótese dentária em porcelana. Não existe uma regra geral que possa ser explicada textualmente. O exame clínico e radiográfico indicarão o melhor tratamento.

 

✓ Não entre em pânico: existem soluções para os mais variados casos.

 

Todos os casos possuem soluções que vão repor a função e estética perdidas com os traumas dentários, independente do tamanho do dano. Por isso, não se desespere. O seu dentista vai dar toda a assistência de que você precisa para restabelecer a sua saúde bucal.

 

✓ Também existem técnicas apropriadas para solucionar esteticamente a situação na mesma consulta.

 

A maioria dos casos de trauma dentário podem ser solucionados – ao menos esteticamente – na mesma consulta. Dificilmente você sairá do consultório do seu dente com o dente fraturado, ou mesmo sem o dente no caso de uma avulsão. Existem várias técnicas apropriadas para solucionar o seu problema com um dente quebrado.

 

 

Dente quebrado: o que fazer ? Tendências e técnicas nos tratamentos de restauração.

 

Com relação ao tratamento aos cuidados e tratamentos durante e após a avulsão dos dentes não existem atualizações maiores. A técnica com implantes dentários para a reposição de dentes avulsionados com posterior perda da raiz dentária por reabsorção externa é cada vez mais comum, e os resultados estéticos e funcionais para essas situações são otimistas. 

 

As técnicas de recuperação e restauração de fratura em dente quebrado por trauma trazem nos fragmentos cerâmicos uma nova possibilidade. Através dela a porção fraturada é restaurada restituindo-se a parte ausente com uma pequena peça fabricada em porcelana, na mesma cor e forma da porção perdida em um dente quebrado.

 

Ainda que as outras técnicas e evolução atuais das porcelanas dentárias ofereçam soluções definitivas e excelentes, é mais uma possibilidade de recuperação que, no futuro, deverá ser a mais executada nos serviços odontológicos para restaurações e próteses.

 

Saiba mais sobre dentes quebrados e fraturados:

Voltar para o blog