BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Dentes amarelados estão com novo tratamento com facetas e lâminas.

dentes amarelados e facetas capa

Recuperar o brilho e tons mais claros em dentes amarelados que não respondem às técnicas convencionais de clareamento pode ser uma frustração para muitos pacientes. Um novo procedimento alia a micro-abrasão aos laminados como facetas e lentes de contato dental em porcelana para paciente que exigem tons claros muito próximo do branco. Conheça nesse post os prós e contras dessa técnica para dentes amarelados associadas a lâminas e facetas em porcelana e descubra, passo a passo, se esse tratamento pode ser a solução para eliminar o amarelo indesejado dos seus dentes.

 

Por Luís Gustavo Morato Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela Ufrgs, em Porto Alegre.

 

 

Uma visão profissional sobre as facetas e lâminas em porcelana.

 

Não é de hoje que os tratamentos odontológicos com mudanças marcantes na cor e forma do sorriso fazem parte do desejo de muitos pacientes – ou estão em uma lista delas. Se para alguns pacientes a necessidade é apenas recuperar a cor em dentes amarelados que não respondem a tratamentos clareadores, para outros as transformações mais radicais na cor e forma de dentes e sorriso é uma vontade que pode estar lhe acompanhando há muito tempo.

 

E, de fato, as técnicas atuais nos tratamentos odontológicos com laminados em porcelana – cerâmicos – como as facetas e lentes de contato dental permitem modificações precisas e deslumbrantes, e com riscos de fraturas aos dentes mais reduzidos, capazes de transformações para diversos tipos de alterações de posição, linhas de sorriso e relações dos dentes com lábios e rosto, indo muito além do que a simples correção para dentes muito amarelados ou desgastados.

 

As lâminas, facetas e as lentes de contato dental são variações de técnica e espessura dos laminados dentários em porcelanas, tratamento de revestimento externo dos dentes que, desde o final da década de 90, apresenta características de durabilidade e resolutividade apropriadas para um uso prolongado, sem risco e contra-tempos para os pacientes.

 

Mas foi a partir da introdução de novas porcelanas, materiais para cimentação e moldagens e técnicas para simulação de casos – além da diminuição do preço desses tratamentos – que os tratamentos alcançaram um patamar muito elevado que associada alta resolutividade estética com durabilidade e segurança. A partir, novos materiais e porcelanas chegam a cada dia para melhor ainda mais os tratamentos para dentes amarelados com facetas e lâminas em porcelana.

 

Os tratamentos com facetas ou lâminas para dentes amarelados que não respondem aos tratamentos para clareamento oferecem soluções definitivas. Corrigindo desde tons amarelados até cinzas mais escuros – dentes acinzentados por antibióticos -, os laminados cerâmicos ( porcelanas ) permitem correções adicionais de forma que podem ser realizados em conjunto com a técnica para correção de dentes amarelados e desgastados, eliminando custos recorrentes de troca de restaurações e clareamentos na tentativa de manutenção na harmonia do sorriso.

 

Entretanto, alguns pontos positivos e negativos da técnica para o tratamento de dentes amarelados com facetas e lâminas em porcelana precisam ser entendidos – principalmente com relação às indicações corretas – chave do sucesso para tratamentos com laminados.

 

dentes amarelados e facetas facetas e lâminas
Dentes amarelados e tratamentos com facetas : delicadeza e transparência de um laminado cerâmico.

 

 

Sobre dentes amarelados que não respondem a tratamentos para clareamento dental. O que aconteceu ?

 

De fato, o clareamento dental não é um procedimento que proporciona os mesmos resultados para todas as pessoas. E são muitos os motivos responsáveis pela manutenção do sorriso com dentes amarelados – como os tipos de pigmentos consumidos sistematicamente, como cafés, fumo e vinhos. Entretanto, o tipo de coloração intrínseca parece ser o principal indicador de resistência ao clareamento dental – ou branqueamento, termo inapropriado para o tratamento para clareamento dental.

 

A coloração intrínseca é a cor ( matiz ) natural dos dentes humanos, cientificamente dividida em branco, amarelo, cinza e marrom para servir como auxílio na seleção de tratamentos com próteses e restaurações com resina ou porcelana. No caso do clareamento, o branco e o amarelo são as cores mais responsivas aos tratamentos.

 

Mas a divisão dos dentes em grupos  por matizes ainda não é suficiente para explicar o insucesso do clareamento dental para muitos pacientes. Dentes que tendem ao cinza ou marrom não respondem bem ao procedimento da mesma forma como os dentes pigmentados por antibióticos ou outros problemas congênitos. A idade do paciente e a presença de manchas por má higiene oral também importam no resultado final do tratamento para clareamento de dentes amarelados.

 

O procedimento padrão para dentes pouco responsivos ao clareamento é a repetição das aplicações dos géis clareadores sobre os dentes, variando-se as concentrações e uso do concomitante das técnicas caseiras e profissional do tratamento, seguindo o passo o passo para dentes resistentes ao clareamento ( braqueamento ).

 

A solução para os dentes amarelados ou acinzentados que não respondem a inúmeras sessões para clareamento dental são as lâminas dentárias em porcelana como as facetas e lentes de contato dental. E, para os amarelamentos mais intensos ou alterações de cor mais intensas como os manchamentos por antibióticos ou fluorose, o tratamento combinando micro-abrasão do esmalte associado ao tratamento com facetas ou lentes de contato dental.

 

dentes amarelados e facetas clareamento
Dentes amarelados e tratamento com facetas : tratamento clareador profissional.

 

 

O tratamento com facetas e lâminas em porcelana para em dentes amarelados.

 

Uma das formas para bloquear o amarelado dos dentes e substituí-lo para superfícies mais claras – ou mesmo brancas, em tratamentos de impacto – é o recobrimento dos dentes com lâminas e facetas em porcelanas. A eficiência das facetas na reconstrução e harmonização das cores em sorriso amarelados permitem ao paciente ampla liberdade na seleção da cor que mais lhe agrada.

 

Por outro lado, o tratamento com facetas em porcelana exige desgastes sobre a superfície de esmalte dos dentes para a adaptação das lâminas, o que pode frustrar muitos pacientes nos resultados antes e depois do tratamento. Uma lista com as indicações corretas para o tratamento para dentes amarelados com lâminas e facetas em porcelana dá uma dica para você saber se o seu caso está enquadrado nessa situação :

 

✓ dentes acinzentados por antibióticos

As faixas escuras e acinzentadas paralelas dão o tom nos dentes manchados por antibióticos. Comuns em pacientes com mais de 40 anos de idade – quando o uso da tetraciclina em crianças ainda não estava associada às alterações de cores nos dentes, são completamente resistentes aos tratamentos para clareamento. Uma indicação clássica para o tratamento com facetas em porcelana para dentes em tons cinza ou amarelo.

 

✓ dentes amarelados com extensas restaurações em resina

As resinas dentárias não apenas amarelam com o tempo como também são fonte de manchas e pigmentos amarelos sobre os dentes. Dentes amarelados com extensas restaurações em resina são excelentes indicações para o tratamento mais resolutivos, duradouros e estéticos, evitando a troca de restaurações constantes e que diminuem gradativamente a quantidade de estrutura dental sadia.

 

✓ dentes com amarelamento anormal

O mais comum é a existência de apenas um dente em tom tão amarelo que nem mesmo as escalas de cor em odontologia apresentam cor semelhante. Dentes com amarelamentos muito intensos estão, na maioria das vezes, associados a traumas dentários, durante a infância, em dentes permanentes recentemente erupcionados – e que ainda não possuem as raízes completamente formadas.

 

dentes amarelados e facetas antibiotico
Dentes amarelados e com alteração de coloração por antibiótico : setas mostram as faixas de cores característica do problema.

 

 

A associação da micro-abrasão do esmalte dentário associado a facetas e lentes de contato dental.

 

Não é de hoje que a micro abrasão da superfície mais externa dos dentes, o esmalte – ou até mesmo a dentina, camada mais interna – é uma técnica disponível para a remoção de diversos tipos de manchamentos sobre os dentes, como as manchas brancas opacas sobre o esmalte. O pior sobre a técnica com micro-abrasão ser pouca difundida é que, além dos bons resultados, permite a redução do preço do tratamento e facilita ao dentista a escolha por tratamentos tecnicamente mais simples de realizar.

 

✓ alterações de cor por fluorose

O flúor é uma substância química adicionada à água dos serviços públicos de abastecimento para prevenir e combater lesões cariosas em estágios iniciais que, consumido em concentrações inapropriada – assim como a ingestão sistemática de cremes dentais – podem provocar lesões e manchas no esmalte dentário. Esses defeitos são originados ainda na fase de formação dos dentes permanentes, em crianças.

 

Em alguns pacientes essas manchas são brancas, e outros são amarelas. Tratamentos de micro-abrasão bem sucedidos podem ser associados às lentes de contato dental para tratamento de dentes amarelados, evitando desgastes sobre a superfície de esmalte comuns aos tratamentos com lâminas e facetas em porcelana.

 

✓ hipoplasias no esmalte dentário

Manchas brancas são comuns de serem encontradas sobre a superfície do esmalte. Para alguns pacientes podem ser apenas um charme, para outros motivos de déficit estético. O fato é que elas podem ser removidas pela micro-abrasão do esmalte e associadas a tratamento para clareamento convencionais, também permitindo o uso mais conservador em tratamento para dente amarelado com facetas e lâminas em porcelana.

 

dentes amarelados e facetas microabrasão
Dentes amarelados e pigmentados por hipoplasia do esmalte : tratamento de microabrasão na remoção de manchas superficiais.

 

 

Notas sobre o amarelamento com origem no canal.

O escurecimento da estrutura dentária pode ter como causa o tratamento endodôntico – tratamento de canal – inadequado. Inúmeras são as falhas que provocam o escurecimento dos dentes por falha no tratamento de canal, e o que é pior – pesquisas científicas apontam que 50% dos dentes escurecem novamente após 7 anos passados dos procedimentos para clareamento dentário interno. Para esses casos, o tratamento para clarear dentes escurecidos por canal é o revestimento com lâminas e facetas em porcelana da superfície dentária, uma técnica muito resolutiva e que elimina a aflição do problema de amarelamento e escurecimento do dentes decorrente do tratamento de canal.

 

As lentes de contato dental, ainda mais populares que as facetas em porcelana, entretanto, não são indicadas para o tratamento de dentes amarelados por canal devido a sua limitação em bloquear cores muito escuras – cinza, marrom e amarelo.

 

dentes amarelados e facetas e lâminas
Dentes escurecido por tratamento de canal inadequado : facetas podem solucionar o fracasso no tratamento para clareamento interno.

 

 

Novas tendências em tratamentos para dentes amarelados com laminados cerâmicos.

 

Estima-se que apenas 2% da população brasileira já realizou algum tipo de clareamento profissional, o que confronta diretamente o desejo de mais de 80% dessa mesma população em realizar algum tipo de clareamento ou procedimento estético em seus dentes e sorriso. E não é de se espantar com esses números, já que a maioria desses mesmos indivíduos poderiam ser beneficiados com tratamentos para clareamento de dentes amarelados convencionais. Entretanto, ainda dentro dessa minoria que procura por tratamentos clareadores, algumas não respondem a esses tratamentos.

 

O melhor tratamento para dentes amarelados que não respondem ao clareamento dentário é o revestimento com lentes de contato dental em porcelana. O problema é que as lentes ainda são muito transparentes, o que implica uma menor capacidade para bloquear cores e manchas intensas e promover alterações marcantes de cor sobre dentes amarelados, e o preço do seu tratamento costuma ser mais elevado do que os tratamentos convencionais.

 

As indicações para correções de dentes amarelados com lentes de contato são dentes cujas superfícies, embora amareladas, apresentam harmonia no amarelamento, ou que possuam o amarelamento não tao intenso. Pacientes com dentes intensamente amarelados e manchados podem ficar frustrados com o resultados dos tratamentos para correções e clareamento dos dentes com lentes de contato dental.

 

Quando as facetas em porcelanas estão corretamente indicadas, essas correções são mais efetivas e atendem aos desejos por mudanças radicais para sorrisos desarmônicos e amarelados.

 

O desenvolvimento de novas porcelanas capazes de bloquear o amarelamento intenso dos dentes e, ao mesmo tempo, simular diversas propriedades ópticas dos dentes como transparências e fluorescências – e tudo isso em camadas muito finas e delicadas característicos das lâminas e lentes de contato dental em porcelana, é o caminho para o tratamento de dentes amarelados que não respondem ao clareamento. Por hora, ainda estamos bastante distante do desenvolvimento de materiais com todas essas características.

 

Saiba mais sobre facetas e clareamento dental:

Voltar para o blog