BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Dentes de porcelana: conheça as técnicas para transformar seu sorriso.

dente de porcelana

 por Luís Gustavo Morato Leite, dentista especialista em prótese dentária pela UFRGS. Porto Alegre.

 

 

Porcelana, o material insuperável em durabilidade e estética.

 

Dentes de porcelana são sinônimos de sorrisos marcantes e irretocáveis. Forma e cor, transparências e fluorescências, e o nível de personalização e harmonização de tratamentos odontológicos parece não ter limites – e, de fato, é realmente o que acontece. Mas até onde é possível utilizar este material tão único em odontologia? Hoje em dia, em praticamente todas as especialidades.

 

O termo “porcelana dentária”, na verdade, refere-se a qualquer material cerâmico utilizado em tratamentos dentários. As vantagens na utilização da porcelana sobre outros materiais estão na sua elevadíssima durabilidade e resistência ao desgaste – além do mínimo amarelamento ao longo dos anos. Comparada com a resina dentária, só perde mesmo pra praticidade desta para procedimentos realizados em uma única consulta – um característica que já está sendo substituída por novas tecnologias.

 

infografico dente de porcelana
Dentes em porcelana: vantagens e benfícios da técnica superam outros materiais odontológicos.

 

 

Dentes de porcelana: da restauração dentária ao laminado cerâmico.

 

As excelentes propriedades óptico-estéticas e de resistência da porcelana dentária fazem dela o material mais sofisticado para tratamentos dentários. Não à toa, técnicas que vão da restauração dentária em porcelana, passando pela prótese dentária fixa até os laminados cerâmicos (lente de contato dental e faceta dentária laminada), todas utilizam-se deste material para construir sorrisos mais harmônicos e marcantes.

 

A coroa dentária fixa (jaqueta) é a mais antiga técnica a aproveitar as vantagens da porcelana. Já as recentes evoluções do material trazem tratamentos mais duráveis, resistentes e seguros. E é exatamente esta última característica a que tem aumentando consideravelmente o número de pacientes em procedimentos para transformações de impacto do sorriso, em que cor e forma dos dentes são modificações em busca de máxima harmonia e alinhamento com lábios e face – e tudo isso com naturalidade não possíveis em técnicas anteriores.

 

dentes de porcelana faceta de porcelana
Faceta dentária laminada em porcelana: o laminado cerâmico para transformações de impacto do sorriso.

 

 

Fique atento: porcelana odontológica não é tudo igual.

 

A cada ano, novos tipos de porcelanas para fins odontológicos são lançados no mercado. Com características cada vez mais próximas a dentes naturais, é possivel simular, com precisão, toda a naturalidade de cores e formas dos dentes para conferir sorrisos mais harmônicos e marcantes.

 

São vários os tipos de porcelanas disponíveis para tratamentos odontológicos. O mais importante é saber que até mesmo técnicas com lentes de contato dental e facetas em porcelana contam com inúmeras versões deste material para que a maioria dos casos clínicos possam ser solucionados de forma personalizada.

 

As porcelanas mais utilizadas em odontologia são as cerâmicas feldspáticas e o dissilicato de lítio. Versões desenvolvidas especialmente para próteses dentárias fixas em zircônia também estão disponíveis, assim como as fabricadas para dispositivos protéticos convencionais (prótese dentária metalocerâmica). O ideal é certificar-se com o seu dentista a respeito do material que está sendo utilizado e quais as vantens deste sobre outras alternativas disponíveis.

 

 

Prótese dentária fixa com dentes de porcelana.

 

A técnica com dentes de porcelana é associada, para a maioria das pessoas, à prótese dentária fixa. E  com razão, já que coroas e pônticos dentários construídos com este material são amplamente utilizados há mais de cinquenta anos, e com índices de sucesso prá lá de satisfatórios.

 

A técnica mais utilizada no Brasil é a prótese dentária fixa metalocerâmica. Nesta, um estrutura interna em metal não estético (cinza escuro) oferece resistência suficiente para a coberta externa estética em porcelana do tipo feldspática. Os resultados estéticos são razoáveis, e preço mais em conta da técnica são ideais para pacientes sensíveis ao custo do tratamento. As desvantagens ficam por conta da estética limitada para dentes anteriores, riscos para alergias inflamatórias e manchamentos de dentes e gengivas.

 

A prótese dentária em porcelana pura é a técnica ideal para indivíduos exigentes com os resultados estéticos. Confeccionada com materiais semelhantes às lentes de contato dental e facetas de porcelana, são recomendadas nos tratamentos para transformação de impacto do sorriso nos tratamentos que combinam mais de um tipo de técnica. As desvantagens ficam por conta do preço mais elevado do tratamento e da impossibilidade para uso em procedimentos com pônticos dentários.

 

Uma alternativa à técnica em porcelana pura é a prótese dentária fixa com dentes de porcelana reforçados por zircônia. Indicada para substituir todas as indicações para dispositivos protéticos metalocerâmicos, são resistentes, duráveis e com estética marcante. As desvantagens, pequenas, devem-se aos resultados estéticos inferiores comparados aos dentes de porcelana pura.

 

prótese dentária em porcelana
Prótese dentária fixa: na imagem, coroas protéticas ainda em fase de praparação.

 

 

Lente de contato dental e faceta de porcelana.

 

A grande estrela das transformações de impacto do sorriso é o laminado cerâmico, um tratamento que utiliza lâminas em porcelana para modificações marcantes na cor e forma dos dentes. Divididos em três tipos, trazem a lente de contato dental e a faceta de porcelana como as duas mais conhecidas, sendo a seleção entre um e outro um procedimento complexo e que exige dentistas especializados no assunto.

 

A faceta de porcelana é a versão indicada para correções mais intensas. Popularizada por artistas e famosos, representa perfeitamente o termo dentes de porcelana ao qual a maioria dos indivíduos referem-se em consultas iniciais. A diferença entre a faceta de porcelana e lente de contato dental, ao contrário do que se imagina, não é apenas espessura: são os desgastes dentários para correção e adaptação essenciais à primeira quem determinam o nome da técnica.

 

A lente de contato dental é a técnica mais popular entre os tratamentos com facetas dentárias laminadas – mesmo não sendo a técnica mais utilizada entre famosos e artistas. Também incluída na gama de tratamentos com dentes de porcelana, é indicada para pequenas correções na forma dos dentes que podem fazer toda a diferença depois de instaladas.

 

As tendências atuais para tratamentos dentários com laminados cerâmicos são os procedimentos que combinam lentes de contato dental, facetas em porcelana, fragmentos cerâmicos e próteses dentárias fixas. A ideia é simples: oferecer a cada dente a técnica mais simples e segura para que os resultados finais sejam mais harmônios e marcantes.

 

 

Restauração dentária em porcelana.

 

Um dos procedimentos mais realizados em consultório é a restauração dentária em resina composta. Utilizada para susbtituir o metal de restaurações em amálgama de prata ou reparar dentes fraturados ou cariados, tem características compatíveis com as necessidades para estes procedimentos mas que podem deixar a desejar em muitas situações.

 

Uma alternativa à técnica com resina composta é a restauração dentária em porcelana, uma versão mais estética, durável e resistente ao desgaste e amarelamento que ocorre ao longo dos anos. A principal desvantagem desta fica por conta da necessidade de uma laboratório de prótese dentária, o que pode exigir entre duas horas a até 7 dias para que o tratamento fique pronto.

 

A composição da porcelana utilizada em restaurações dentárias pode variar. Enquanto algumas técnicas utilizam o mesmo material utilizado em lentes de contato dental ou facetas de porcelana, outras utilizam a zircônia, um óxido resistente e estético utilizado em próteses dentárias fixas em técnicas para dentes de porcelana.

 

restauração dentária em porcelana
Restauração dentária em porcelana: restaurações prontas, sobre modelo em gesso, pronta para ser instalada.

 

 

Dentadura fixa tipo protocolo.

 

Substituir dentaduras e próteses removíveis do tipo ponte móvel por dentes de porcelana – eis o desejo da maioria dos portadores destes dispositivos protéticos. Para eles, duas técnicas estão disponíveis: dentes de porcelana sobre estrutura em metal ou sobre zircônia.

 

A dentadura fixa com dente de porcelana sobre zircônia é a que mais surpreende pelos resultados. Para ter uma ideia, as cores e formas obtidas por esta técnica podem até mesmo ser similares a lentes de contato dental e facetas de porcelana – uma situação impensável para aqueles que convivem diariamente com problemas mastigatórios e baixa autoestima decorrentes das próteses dentárias removíveis.

 

dentadura fixa estrutura zircônia
Dentadura fixa: a técnica com dentes em porcelana sobre implantes dentários para substituir dentaduras e prótese dentária removível.

 

 

Durabilidade.

 

A durabilidade de tratamentos com dentes de porcelana é incomparável. Mas é preciso estar atento à composição da porcelana dentária utilizada – existem variações até mesmo entre um mesmo fabricante que atuam para aumentar ou diminuir a qualidade e tempo de vida dos procedimentos com próteses dentárias fixas, laminados cerâmicos e restaurações dentárias.

 

A durabilidade de próteses dentárias, laminados cerâmicos e restaurações dentárias em porcelana não dependem, entretanto, apenas da composição do material. A seleção correta do dispositivo protético, qualidade de materiais clínicos para moldagens e cimentações e, principalmente, a habilidade do técnico em prótese dentária também contribuem para aumentar o tempo de vida de tratamentos com dentes de porcelana.

 

 

Tempo de tratamento.

 

O tempo de tratamento em procedimentos com dentes de porcelana variam conforme a técnica e extensão. Enquanto restaurações dentárias e coroas dentárias fixas podem ficar prontas em até duas horas, dentaduras fixas presas a implantes dentárias podem exigir até seis meses – ou até mais.

 

 

Dentes de porcelana: vantagens versus desvantagens.

 

Tratamentos dentários com porcelana são procedimentos comuns em consultórios odontológicos. Quase todas as técnicas para próteses dentárias fixas, laminados cerâmicos e restaurações possuem alternativas com materiais mais simples e com preço mais em conta. Éo caso da resina composta, uma forma tradicional e consagrada ainda bastante utilizada apesar das desvantagens de resistência e durabilidade.

 

A seleção por porcelanas como material para tratamentos odontológicos é a melhor escolha em quase todos os casos. As vantagens, além das óbvias, extendem-se para riscos diminuídos para fraturas dentárias e mudanças na posição dos dentes por modificações por desgastes em resinas compostas. Ainda assim, dá para listar os principais benefícios do emprego de cerâmicas em procedimentos odontológicos com dentes de porcelana:

 

✓ maior durabilidade

✓ menor desgaste nas superfícies mastigatórias

✓ resistência ao amarelamento e manchamento

✓ melhores resultados estéticos

 

Preços.

 

O preço de tratamentos com dentes em porcelana não são fixos e variam por diversos mativos. Os mais importantes, neste sentido, são a qualidade do laboratório de prótese dentária utilizado e cusotos indiretos com materiais utilizados pelo dentista em consulta clínica.

 

De forma geral, a técnica mais cara é a prótese dentária em porcelana com zircônia. Exigindo equipamentos caros e complexos e treinamento específico, este dispositivo protético pode ter preço superior em até 100% o valor de técnicas simples como a prótese dentária com dentes de porcelana e metal.

 

Já a prótese dentária em porcelana pura tem preço que costuma situar-se entre os valores cobrados pelas técnicas metalocerâmica e zircônia. Apesar dos resultados estéticos mais elevados para procedimentos com restauração dental e coroa unitária fixa, exige equipamentos mais compactos que podem ser produzidos até mesmo em consultórios particulares – e em tempos reduzidos.

 

De qualquer forma, o preço do tratamento com dentes de porcelana ainda depende de vários outros fatores. O mais sensato ao paciente que quer comparar preços é certificar-se da procedência (laboratório de prótese dentária), materiais utilizados e experiência do dentista nestas técnicas.

 

 

Simulações, antes e depois.

 

A simulação em tratamentos com dentes de porcelana são essenciais para diversas técnicas. Realizadas por manipulações digitais ou protéticos, a visualização antecipada, tipo antes e depois, não apenas traz ao paciente uma imagem projetada nas correções de cor e forma de diversos procedimentos como são essencais para planejamentos com implantes dentários, próteses dentárias fixas e laminados cerâmicos tipo lente de contato dental e faceta de porcelana.

 

mockup é a técnica mais eficiente para simular os resultados de procedimentos com dentes de porcelana. Realizado diretamente sobre os dentes dos pacientes, ele permite visualizar a forma, alinhamento e harmonia dos dentes com lábios e face do paciente. Já a simulação fotográfica, antes e depois, tem caráter mais didático do que real, mas ainda assim importantes para otimizar o tratamento com laminados cerâmicos e próteses dentárias fixas.

 

Saiba mais sobre dentes de porcelana:

Voltar para o blog