BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Dentes em porcelana, resina ou zircônia? Escolhendo o melhor material para transformar o seu sorriso.


Escolher entre porcelana, resina ou zircônia nos tratamentos dentários costuma ser complexo para a maioria dos pacientes. Vejas as diferenças entre dentes de porcelana, resina ou zircônia, em técnicas que vão desde a prótese dentária fixa às facetas dentárias e lentes de contato dental.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em próteses dentárias e periodontia (gengivas), ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Da faceta dentária à lente de contato dental, os tratamentos para transformar o sorriso.

 

As transformações de impacto do sorriso são famosas pelas correções impecáveis e simétricas dos dentes. Reproduzindo, com naturalidade, as cores e transparências presentes nos dentes naturais, elas são realizadas por técnicas tão diversas como as tradicionais próteses dentárias fixas, ou mais modernas, como as facetas dentárias. 

 

Atualmente, as técnicas mais utilizadas são a coroa dentária, a faceta de porcelana e a lente de contato dental. Além destas, a faceta de resina, uma alternativa mais simples e com preço mais em conta, também aparece como alternativa para alguns casos.

 

Coroa em porcelana

Também conhecida como jaqueta ou pivô, a coroa em porcelana é uma técnica de prótese dentária fixa para recuperar um único dente. Indicada para casos de destruição extensa dos dentes, pode ser confeccionada em porcelana, resina ou zircônia.

 

Faceta de porcelana

A faceta de porcelana é utilizada para revestir apenas a superfície visível e estética dos dentes. Laminado cerâmico ou faceta dentária laminada são outras nomes dados a esta técnica, a mais poderosa para correções marcantes na cor e forma dos dentes.

 

Faceta de resina

Técnica semelhante à faceta de porcelana, a faceta de resina difere desta apenas pela substituição da porcelana pela resina. Preço mais em conta e rapidez do tratamento são vantagens importantes, enquanto as desvantagens ficam para a menor durabilidade e amarelento que ocorre com o passar dos anos.

 

Lente de contato dental

Também uma técnica do tipo laminado cerâmico, a lente de contato dental traz como principal diferença da faceta de porcelana a ausência de desgastes adaptativos sobre os dentes. Com a vantagem de ser mais segura aos dentes, traz como desvantagem a menor capacidade para corrigir problemas mais severos de cor, como os dentes que escurecem após tratamento de canal e a fluorose dentária.

 

 

Porcelana, resina e zircônia são os materiais mais utilizados nos dentes.

 

Os materiais mais utilizados nas transformações do sorriso são a a porcelana e a resina. Disponíveis em várias cores, elas permitem ao dentista reproduzir diversos efeitos ópticos presentes nos dentes, como cores, transparências, opalescências e fluorescências. Não à toa, estão presentes na quase totalidade das facetas dentárias.

 

Porcelana

Confeccionada a partir de cerâmicas odontológicas, proporciona os melhores resultados estéticos e de durabilidade. Versões mais modernas, como a porcelana pura, trazem ainda mais naturalidade aos tratamentos com facetas dentárias e próteses dentárias.

 

Resina

Mais conhecida pelo seu uso em restaurações dentárias, a recente introdução de resinas reforças com porcelanas trazem mais durabilidade e estética aos tratamentos com facetas dentárias. 

 

Zircônia

Utilizada inicialmente para substituir o metal presente em próteses dentárias fixas, é indicada desde técnicas como o pôntico dentário e implantes dentários. Mais recentemente, a versão pura da zircônia permite a construção de restaurações dentárias ou coroa unitárias individuais – desde que localizadas em áreas menos estéticas, como nos dentes molares e pré-molares.

 

 

Porcelana, resina ou zircônia: qual delas é a melhor?

 

A questão quanto ao melhor tratamento, dentes em porcelana, resina ou zircônia, depende de vários fatores – que muitas vezes fogem à capacidade de entendimento do paciente.

 

De maneira geral, a porcelana é a mais indicada para quem exige elevada durabilidade e resultados estéticos, e não é sensível aos preços mais elevados do tratamento. Por outro lado, a resina é perfeita para quem necessita de transformações do sorriso a custo mais em conta.

 

 

A porcelana utilizada na confecção dos dentes não é tudo igual.

 

Outra questão importante é com relação à porcelana utilizada nas facetas dentárias e lentes de contato dental. Existem diversos tipos destes materiais disponíveis, que trazem resultados estéticos diferentes e que, se não selecionadas de forma correta, podem frustrar pelos resultados finais do tratamento.

 

Fatores como o bruxismo e a oclusão dentária (encaixe entre os dentes) interferem na seleção do material. Enquanto em alguns casos a seleção entre porcelana, resina e zircônia pode ser feita levando apenas o preço destes materiais, em outras os quesitos resistência e desafios estéticos só permitem o uso de um único material.

 

 

Porcelana pura reproduz com mais naturalidade as cores dos dentes.

 

A porcelana pura, sempre que possível, deve ser a primeira escolha nas transformações estéticas de impacto. Problemas como o escurecimento dos dentes por falhas no tratamento de canal, presença de pinos metálicos internos ou escurecimento severo por corantes alimentares, como cafés, cigarro e chimarrão, podem impedir o uso deste material devido à sua elevada transparência.

 

Outras indicações da porcelana pura são as restaurações dentárias e próteses dentárias, o que melhora a harmonização de cores nos tratamentos que existem várias técnicas combinadas.

 

 

Dentes em resina pode ser alternativa mais barata aos dentes em porcelana.

 

A faceta de resina vem conquistando rapidamente o espaço antes exclusivo da faceta de porcelana. Podendo ser realizada em único dia, ela ainda traz vantagens como a possibilidade para reparos a qualquer tempo e relativa reversibilidade.

 

Assim como nas porcelanas, existem diversos tipos de resinas disponíveis aos tratamentos com restaurações dentárias. Resinas de melhor qualidade trazem durabilidade e resultados estéticos mais naturais, podendo até mesmo serem utilizados em portadores do bruxismo – exceto nos casos mais severos do distúrbio.

 

Já o uso de dentes completamente confeccionados em resina, como na técnica em coroa, deve ser evitado. Isto porque, independente da qualidade do material, este material ainda não possui qualidade suficiente para entregar durabilidade e resultados estéticos aos tratamentos com prótese dentária fixa.

 

 

Dentes em zircônia tem indicações específicas.

 

As técnicas que mais se beneficiaram com a introdução da zircônia são as dentaduras fixas – também conhecidas como próteses protocolo.

 

A grande vantagem da zircônia é que ela traz mais naturalidade às próteses dentárias confeccionadas com metal. Além disso, é excelente para evitar o aparecimento de gengivas escurecidas, ou a substituição imediata após a retração gengival, independente da causa.

 

Apesar da versatilidade, deve-se ficar atento aos tratamentos com dentes em zircônia localizadas em áreas estéticas. E para isto, a técnica que combina a zircônia com camisa externas em porcelana é a solução para trazer as cores mais naturais que apenas a cerâmica odontológica e a resina podem oferecer.

 

 

Voltar para o blog