BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Clareamento de dentes manchados por antibióticos exige cuidados.

dentes manchados por antibióticos post blog

O clareamento dental em dentes manchados por antibióticos ou remédios é eficiente mas exige cuidados especiais. Conheça as técnicas e riscos envolvidos neste tipo de tratamento, para resultados mais efetivos e sem problemas.

 

por Luís Gustavo Morato Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

Riscos no clareamento dental em dentes manchados por antibióticos e remédios requerem atenção especial.

 

Desde que a técnica para claremento dental caseiro supervisionada foi introduzida, no começo da década de 80, a procura por tratamentos clareadores para dentes amarelados e escurecidos só aumenta. E com razão, já que o procedimento permite restabelecer a harmonia do sorriso mesmo em dentes mal posicionados. Entretanto, a ideia para clarear dentes manchados por antibióticos ou remédios derivados – e que é, sim, possível – pode trazer problemas ainda maiores quando mal aplicada.

 

O clareamento dental a laser ou led, realizado em consultório, reduz significativamente o tempo do tratamento. O problema é que essas técnicas, além do risco maior para inflamações pulpares irreversíveis, podem não só aumentar os contrastes das manchas e escurecimentos, como provocar lesões erosivas sobre o esmalte dentário. Mas, felizmente, um protocolo para o clareamento de dentes escurecidos por antibióticos e remédios derivados traz segurança e relativa confibialidade aos resultados.

 

dentes manchados por antibióticos coloração moderada
Grau severo de alteração de cor em dentes escurecidos por antibióticos: observe as faixas de coloração. (fonte/internet)

 

 

Prognóstico para o clareamento de dentes manchados por tetraciclina nem sempre é favorável.

 

O prognóstico para o clareamento de dentes manchados por antibióticos nem sempre é positivo. Isso porque, dependendo da coloração e localização das manchas (superficial ou profunda), os resultados podem ser decepcionantes. É o caso dos dentes manchados por tetraciclina, um antibiótico comum de amplo espectro que, administrado já apartir do 4o. mês de vida intrauterina pode produzir o escurecimento em dentes decíduos (leite), e ingerido a partir dos 4 meses de vida até os 7 anos de idade, produz manchas em dentes permanentes.

 

Outro tipo de antibiótico associado a dentes manchados e escurecidos é a minociclina, uma derivada semi-sintética da tetraciclina, e muito indicada para o tratamento de acnes. Utilizadas por períodos prolongados, pode manchar dentes até mesmo dentes permanentes, mas, felizmente, apresentam prognóstico mais favorável para o clareamento dental caseiro supervisionado.

 

 

O diagnóstico, segundo as alterações na coloração dos dentes afetados.

 

Os dentes anteriores são os mais afetados pela incorporação de antibióticos durante a fase de dentinogêse (formação do dente). Devido à incidência mais intensa da luz sobre esses dentes, eles gradualmente vao assumindo a coloração cinza-escuro ou marro. Em dentes manchados, a parte mais próxima às gengivas apresenta alterações de cor ainda mais intensa, já que nessa região a camada de esmalte é mais espessa.

 

 

A intensidade de escurecimento dental por antibióticos depende da idade e quantidade de antibiótico administrado.

 

Outro fator que interfere no prognóstico do clareamento dental em dentes escurecidos por antibióticos é a intensidade do manchamento do esmalte dentário, a camada mais superficial dos dentes. E, segundo diversas pesquisas científicas sobre o problema, ela depende da quantidade total de tetraciclina ou minociclina administrada, o tempo de adminstração e a idade em que ele foi ingerido. E, claro, quanto mais intensos são os problemas sobre dentes manchados por antibióticos, mas difícil – e demorado – será o tratamento.

 

A intensidade de manchamento por tetraciclina pode ser classificada como leve, moderada ou intensa. A leve não apresentam manchas, e alteração da cor (amarelo claro ao cinza) é homogênea por todo o esmalte dentário. A moderada apresenta as mesmas características da leve porém em tons mais intensos. Já a pesada apresenta a formação de bandas horizontais (manchas) intensas e acinzentadas, é que a associação mais comum para dentes manchados por antibióticos.

 

 

A técnica de clareamento dental é exclusiva para o problema.

 

O clareamento dental caseiro assistido não é uma entre várias técnicas clareadoras para dentes escurecidos por antibióticos ou remédios derivados. Na verdade, é a única. É que os procedimentos clareadores realizados em consultório (led, laser ou convencional) utilizam agentes clareadores muito concentrados (fortes), podendo resultar no agravamento estético do problema.

 

Clarear dentes manchados por antibióticos requer substâncias clareadoras menos concentradas  – e mais seguras e confiáveis. O tratamento dura, em média, 24 semanas, com aplicações diárias do produto de até 2 horas. O agente clareador é o peróxido de carbamida a 10%, na forma de gel. Aplicações quinzenais de flúor a 2% são indicadas para minimizar a sensibilidade dentária que aparecer durante o tratamento. E a durabilidade dos resultados, quando aparece, é estimada em até 90 meses.

 

dentes manchados por antibióticos laser
As técnicas caseiras para manchamentos por antibióticos não são indicadas para o tratamento do problema.

 

 

A etilologia do escurecimento de dentes é importante para o sucesso do tratamento.

 

São várias as etiologias para o escurecimento e manchamento dos dentes. E, muitas vezes, a confusão entre elas podem trazer problemas pela indicação incorreta do tratamento clareador mais apropriado. É que, em alguns casos, a alteração na coloração dos dentes também está associada ao enfraquecimento das camadas mais superficiais do esmalte. E, ao contrário do que acontece nos dentes manchados por antibióticos, o clareamento dental pode trazer danos até mesmo estruturais aos dentes.

 

Além do escurecimento dental pela ingestão de tetraciclinas e minociclinas, existem outras causas para o problema. Uma delas é a displasia do esmalte dentário, causado no período de dentinogênese e que pode ter como causa febres frequentes ou traumas dentários. A ingestão excessiva de fluoretos (fluorose dentária) é outra causa para dentes escurecidos por medicações. E também não pode ser descartado escurecimento e manchamentos de dentes por hipotireoidismo congênito, ou até mesmo dentes escurecidos por tratamento de canal.

 

dentes manchados por antibióticos fluorose
A formação de manchas pela ingestão excessiva de fluoretos (fluorose) é muitas vezes confundida com o escurecimento por antibióticos, o que pode ser motivo para uso de técnica clareadora inadequada. (fonte/internet).

 

 

O uso de laminados cerâmicos (facetas) deve ser tentada apenas como última opção.

 

O revestimento de dentes manchados por antibióticos e outras medicações com laminados cerâmicos, na técnica com facetas em porcelana, é, sim, uma alternativa eficiente. Porém, apesar dos resultados marcantes para o procedimento laminado, ele deve ser realizado somente quando os resultados dos tratamentos clareadores são (muito) além das expectativas.

 

Os tratamentos com facetas em porcelana envolvem desgastes na superfície de esmalte e são recomendados apenas para pacientes com problemas dentários mais severos – presença de múltiplas restaurações em resina e má formação anatômica dos dentes são algumas delas. E, com relação ao revestimento das manchas com lentes de contato dental, nem tente: a transparência excessiva deste tipo de técnica não consegue mascarar os problemas em dentes manchados por antibióticos.

 

 

Prevenindo danos ao esmalte dentário e raízes.

 

Controlar a administração de tetraciclinas ou derivados durante as odontogênese pode não passar de um sonho. Até mesmo para profissionais de saúde mais experimentados com o problema, doenças são momentos de urgência que podem dispensar cuidados mais básicos. E com relação à administração de antibióticos a crianças, é possível utilizar derivados de tetraciclinas que não resultam em dentes manchados por antibióticos. É o caso da vibramicina, que não altera a cor do esmalte dentário.

 

A ingestão excessiva de flúor por crianças, seja pela deglutição de cremes dentais ricos na substância ou erros na dosagem do produto na água disponível para abastecimento público, pode até mesmo ser causa mais frequente para o escurecimento. Os traumas dentários sobre dentes decíduos (leite) estão associados às displasias em dentes permanentes (manchas brancas), e podem ser abordadas de forma preventiva.

 

 

Dicas para saber antes de iniciar o clareamento de dentes manchados por antibióticos.

 

Antes de iniciar o clareamento de dentes manchados por antibióticos, é bom lembrar algumas informações que farão diferença nos resultados finais do clareamento denal – e vão evitar alguns problemas que podem até mesmo ser irreversíveis. Veja um checklist sobre o que você precisa saber antes de iniciar o tratamento:

 

faça a profilaxia dos dentes para remoção de manchas mais espessas e tártaros;

 

certifique-se da saúde das gengivas antes de iniciar o clareamento dental;

 

tenha certeza de que o uso de tetraciclinas é a etilogia correta para o manchamento e escurecimento dos dentes;

 

recubra retrações gengivais (recessão gengival) para raízes muito expostas e com desgastes pela pressão excessiva das cerdas das escovas durante a escovação;

 

a aplicação de flúor diminui o aparecimento de sensibilidade dentinária e ajuda na remineralização do esmalte;

 

as moldeiras transparentes utilizadas no tratamento devem estar confortáveis – afinal, elas serão utiizadas pelas próximas 24 semanas;

 

ao final do tratamento, faça o polimento dos dentes para aumentar a durabilidade dos resultados clareadores.

 

 

Saiba mais sobre clareamento dental e tratamentos estéticos com os seguintes posts:

Voltar para o blog