BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Dentes pequenos tem novo tratamento para harmonizar o sorriso.

dentes pequenos e curtos tratamento

Conheça uma nova técnica derivada das lentes de contato dental para aumentar o tamanho de dentes pequenos e curtos de forma rápida e segura. Um guia com indicações, problemas e desvantagens do procedimento que é tendência nas transformação estéticas do sorriso.

 

por Luís Gustavo Leite, dentista graduado e especializado em prótese dentárias pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Fragmento cerâmico, uma nova técnica para reconstruir dentes pequenos e curtos.

 

As tendências estéticas em odontologia não costumam seguir tendências. Exceto nos tratamentos com lentes de contato dental que exigem lâminas próximas ao branco absoluto, a harmonia de cor e forma entre dentes, gengivas e lábios ainda é quem dita as regras da beleza do sorriso. E entre os tratamentos estéticos mais comuns está a reconstrução de dentes pequenos e curtos através de nova técnica derivada das lentes de contato dental.

 

A novidade para aumentar o comprimento e largura de dentes pequenos chama-se fragmento cerâmico, um diminuto laminado em porcelana colado apenas nas áreas que necessitam de aumento. Estéticos e seguros aos dentes, podem ser o tratamento ideal para corrigir até mesmo dentes desgastados pelo bruxismo. Mas será que esta técnica pode superar as vantagens dos tratamentos com restaurações em resina, facetas e lentes de contato dental?

 

 

O que é o fragmento cerâmico.

 

O fragmento cerâmico nada mais é que uma pequena fração de uma lente de contato dental. Além do tamanho, outra diferença é o material utilizado na técnica. Trata-se da cerâmica fesdspática, uma porcelana delicada e estética que permite ajustes e acabamentos realizadas até mesmo após a colagem das mesmas aos dentes – uma excelente notícias para pacientes incertos quantos aos resultados estéticos dos tratamentos com laminados após a finalização dos mesmos.

 

Outa vantagem da técnica com fragmentos cerâmicos é que ela empresta das lentes de contato dental a possibilidade de serem coladas aos dentes sem que para isso sejam necessários desgastes dentários. Aderindo-se a uma pequena parte próxima à região que será aumentada, ela traz estética, resistência ao amarelamento rápido e perda do brilho superficial e relativa resistência às forças mastigatórias e de impacto entre os dentes.

 

Por outro lado, o fragmento cerâmico tem como desvantagem a impossibilidade para utilizá-lo em casos que exigem grandes aumentos no tamanho de dentes pequenos. Situações como essas exigem técnicas alternativas como as facetas em porcelana.

 

 

Desafios para aumentar o tamanho e largura de dentes pequenos são inúmeros.

 

Aumentar o comrpimento de dentes curtos parece ser um procedimento simples. Basta aplicar lâminas com resinas ou porcelanas sobre os dentes no tamanho e formato desejados e tudo está resolvido. O problema é que, na prática, os procedimentos não são tão fáceis como parecem. Uma série de fatores desconhecidos pelos pacientes limitam e impõem desafios para os resultados sejam o mais harmônico possível e, principalmente, duráveis.

 

Problemas como fraturas e descolamentos de porcelanas são comuns quando o tratamento não leva em conta desafios como inclinações dentárias, forma de contato entre dentes e força de mastigação. Até mesmo falhas grosseiras como dentes que batem ao falar ou sorrir podem ser o resultado do aumento desenfreado de dentes indicados para aumentos com restaurações, fragmentos, facetas e lentes de contato dental. É preciso estar atento ao planejamento do tratamento que, muitas vezes, pode decepcionar pelos resultados máximos possíveis.

 

 

Genvivoplastia deve ser lembrada antes de partir para o tratamento com porcelanas.

 

Antes de partir para o tratamento com fragmentos, lentes de contato dental ou facetas, é preciso eliminar a possibilidade para aumentar o tamanho de dentes pequenos através da gengivoplastia – uma técnica de cirurgia plástica gengival que recorta a gengiva ao redor dos dentes. Isso porque, em muitos indivíduos, a causa para dentes que parecem curtos é o crescimento exagerado da gengiva ou até mesmo do osso que suporta as raízes sobre a coroa dentária.

 

A gengivoplastia não é indicada apenas para o aumento de dentes pequenos. É o caso do sorriso gengival, uma situação danos à estética do sorriso provocado pela exposição exagera da gengiva ao sorrir ou até mesmo falar. Nos indivíduos portadores deste problema, o problema também evidencia-se pela sensação de dentes curtos. O diagnóstico da hiperpalasia gengival é simples e pode ser a solução para recuperar a harmonia do sorriso em diversas situações.

 

dentes pequenos gengivoplastia
Sorriso gengival: gengivoplatia pode ser a solução para dentes pequenos por crescimento exagerado de gengiva e ossos maxilares.

 

 

O tratamento, passo a passo.

 

O tratamento com fragmentos cerâmicos para aumentar o comprimento e largura de dentes pequenos tem passo-a-passo simples. Da primeira consulta até a colagem definitiva das porcelanas são necessários entre 7 a 21 dias. Veja um esquema simplicado do tratamento:

 

1.moldagens e fotografias para diagnóstico e simulações;

 

2. tratamento gengival, remoção de manchas superficiais e clareamento dental;

 

3. aprovação do plano de tratamento e propostas estéticas;

 

4. novas moldagens para confecção laboratorial dos fragmentos cerâmicos;

 

5. colagem definitiva dos fragmentos para aumento de tamanho e volume.

 

 

Segurança e estética, motivos de sobra para fazer da técnica mais do que uma tendência.

 

Entre as vantagens no uso de fragmentos cerâmicos para aumentar o tamanho de dentes curtos estão a segurança e resultados estéticos. A primeira se deve à ausência de desgastes na superfície externa dos dentes, um procedimento comum nos tratamentos com facetas em porcelana e precisa ser levada em conta antes de escolher a técnica – apesar dos protocolos de segurança cada vez mais elevados nos tratamentos com desgastes dentários.

 

A elevada durabilidade e resistência ao amarelamento graças ao uso de cerâmicas são outros pontos positivos da técnica. Exceto para pacientes com hábitos parafuncionais como bruxismo e roer unhas e objetos, o tratamento pode ter durabilidade semelhante às facetas em porcelana e lentes de contato dental. Sem dúvida, outras qualidades que fazem dos fragmentos cerâmicos uma tendência nos tratamentos estéticos de transformação de impacto do sorriso.

 

 

Amarelamento dos dentes pode ser um problema na técnica com fragmentos.

 

Uma desvantagem do tratamento com fragmentos cerâmicos é o uso destes dispositivos em pacientes propensos ao amarelamento dos dentes. E é fácil de entender o porquê: os fragmentos não amarelam com a mesma velocidade (intesidade) que os dentes. O resultado? Diferenças visíveis entre a superfície dental natural e o fragmento cerâmico colado. Um problemão.

 

Por outro lado, a técnica com fragmentos suporta o clareamento dental caseiro – algo que provoca danos irreversíveis na maioria das lentes de contato dental e facetas. Para isso, basta, após finalizado o clareamento dental, dar novo polimento sobre o material para recuperar o brilho perdido por ação dos géis clareadores.

 

 

Personalização estética é a vantagem mais encantadora.

 

Uma diferença técnica entre os fragmentos cerâmicos e os laminados em porcelana tipo faceta ou lente de contato dental é que, ao contrário destes, você poderá personalizá-los mesmo após finalização do tratamento. O procedimento, indispensável para indivíduos exigentes com os resultados estéticos, permite corrigir uma série de pequenos detalhes que passam despercebidos  mesmo após rigorosa simulação de tratamento.

 

A personalização estética é útil por várias razões. Além de permitir a correção do tamanho e forma mesmo após a colagem das porcelanas, o dentista também pode modificar o volume, brilho e diversos detalhes anatômicos para que os resultados sejam ainda mais harmônicos. Uma opção técnica para recuperar dentes pequenos e curtos que faz dela uma tendência para os tratamentos de impacto do sorriso.

 

 

Dentes curtos e desgastados por bruxismo.

 

Os danos estéticos provocados pelos desgastes causados pelo bruxismo estão entre os problemas estéticos mais comuns. O desafio neste tipo de tratamento é recuperar os dentes que estão curtos sem riscos para fraturas – nestes indivíduos, as forças dos músculos da mastigação são mais intensas comparadas a indivíduos saudáveis. Qualquer erro de planejamento e o que se vê são fraturas e descolamentos constantes das porcelanas utilizadas para aumentar o tamanho de dentes desgastados.

 

dentes curtos bruxismo
Dentes desgastados por bruxismo podem contraindicar técnicas com laminados como fragmentos cerâmicos, facetas e lentes de contato dental.

 

 

E as lentes de contato dental?

 

A bem que se diga, o fragmento cerâmico não passa de uma lente de contato dental em tamanho diminuto. Até mesmo a cerâmica (porcelana) utilizada na sua confeccção está disponível para a técnica laminada. Mas existem situações em que o melhor a se fazer é recobrir toda a parte externa visível do dente. E exemplos para isso não faltam: pequenos desnivelamentos, correções suaves na cor e forma dos dentes e outras situações que podem ser beneficiar do tratamento.

 

O preço do tratamento com lente de contato dental, na maioria das vezes, é semelhante ao procedimento com fragmentos cerâmicos. Nos casos com aumento de dentes curtos e pequenos, não espere diferenças consideráveis no preço entre as duas técnicas. E é exatamente essa similaridade nos valores das terapias que pode fazer do tratamento com lentes de contato dental uma alternativa com resultados estéticos ainda mais impactantes.

 

 

Restauração em resina, uma opção cada vez mais estética e resistente.

 

A forma mais rápida e barata para aumentar o tamanho de um único dente pequeno é a técnica com restauração em resina composta. Basta uma única consulta para que o dano estético esteja resolvido. O problema é que, até bem pouco tempo atrás, os tratamentos com resinas não ofereciam durabilidade estética – amarelavam com o passar dos anos – e funcional. Fraturas eram frequentes e, como sempre acontece nessas horas, o dentista nunca estava por perto para resolver a confusão.

 

Recentemente, a introdução de resinas mais resistentes, reforçadas com cerâmicas (porcelanas), trouxe uma alternativa confiável para o aumento de dentes pequenos e até mesmo desgastados por bruxismo. Menor amarelamento e perda do brilho e resultados estéticos mais próximos às porcelanas também fazem parte desta nova geração de resinas para restaurações dentárias.  E por que não começar por elas antes de partir para tratamentos mais sofisticados e com preços mais elevados?

 

restauração em resina dentes pequenos
Restauração em resina para dentes pequenos é alternativa para o uso de porcelanas laminadas.

 

 

Aparelho ortodôntico é opção mais inteligente em diversas situações.

 

O tratamento com aparelho dentário também é uma opção para aumentar dentes pequenos que não pode ser descartada. O diagnóstico, que requer a análise facial computadorizada, é suficiente para indicar a técnica como a forma mais otimizada e inteligente para corrigir o problema estético devido ao tamanho de dentes.

 

 

Quanta custa aumentar dentes pequenos?

 

O preço nos tratamentos para aumentar o tamanho de dentes pequenos através da técnica com fragmentos cerâmicos não é fixo e dependem de vários fatores como laboratório de prótese utilizado, utilização de modelos para simulação digital, mockups para simulação direta sobre dentes, clareamento dental e outros procedimentos que podem ser necessários ao sucesso do tratamento.

 

De qualquer forma, os custos envolvidos nestes procedimentos são semelhantes aos envolvidos nos tratamentos com lentes de contato dental e facetas laminadas – mas que valem a pena pelos resultados estéticos, facilidade e segurança da técnica.

 

 

Saiba mais sobre lentes de contato dental e restaurações dentárias:

Voltar para o blog