BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Recuperação de dentes quebrados por bruxismo: resina ou porcelana?

bruxismo de dentes quebrados tratamento

Dentes quebrados podem ter como causa o bruxismo. Com vários tratamentos com resina e porcelana para uso em restauração dentária, coroas e outras técnicas para recuperar a estética dos dentes e prevenir fraturas.

 

por Luís Gustavo Leite, dentista especialista em próteses dentárias e periodontia, ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Bruxismo e dentes quebrando com frequência. O que está acontecendo?

 

Frustrações com dentes e restaurações dentárias que estão sempre quebrando pelo bruxismo, um distúrbio neuromuscular que causa um apertamento e ranger excessivo dos dentes, são constantes. Para muitos dentistas, os recursos técnicos disponíveis parecem não mais funcionar; para os pacientes, a ideia é que o tratamento realizado não está sendo feito de forma correta, o que leva muito deles até mesmo a trocar de profissional. O que, afinal, está acontecendo?

 

 

Entender como o bruxismo está quebrando os seus dentes não é complicado. Com o passar dos anos, os desgastes dentários que ele ocasiona vão ficando cada vez mais amplos e as forças musculares de ranger e apertamento cada vez mais intensas. Chega uma hora em que as propriedades de resistência dos materiais convencionais não dão mais conta de resistir à pressão excessiva sobre eles. E quando isto acontece, o que se vê é o aparecimento frequente de dente quebrados que, não muito raro, precisam até mesmo serem extraídos.

 

 

Outra causa para fraturas frequentes em dentes é a presença de restaurações dentárias extensas confeccionadas com amálgama de prata – a restauração escura em metal que a maioria dos pacientes com idade acima dos 40 anos já deve ter ouvido falar. Ao contrário das resinas e porcelanas, o metal não é colocado aos dentes, proporcionando um número ainda maior para fraturas. Veja as principais causas para dentes quebrados por bruxismo:

 

desgastes dentários pronunciados;

 

restaurações dentárias extensas;

 

bruxismo severo;

 

materiais restauradores de baixa qualidade;

 

dentes malposicionados;

 

não uso de placa para bruxismo.

 

 

bruxismo
O bruxismo classificado pela severidade dos desgastes dentários: seleção entre resina e porcelana depende destes dados.

 

 

Recuperando dentes quebrados por bruxismo: resina ou porcelana?

 

Para o reparo de dentes quebrados pelo bruxismo, os materiais mais apropriados são a resina e a porcelana (cerâmica) – a zircônia, ainda pouco utilizada, também não pode ser esquecida devido às suas elevadas propriedades de resistência e preço mais em conta. Confeccionados em técnicas simples como restaurações dentárias ou coroas dentárias, são ideais para reconstruir desde dentes extensamente desgastados e fraturados ou prevenir futuros desgastes e perda da altura da mordida (dimensão vertical).

 

Conheça as principais técnicas para recuperar dentes quebrados e desgastados pelo bruxismo, divididos conforme os materiais mais utilizados – incluída, também aí, a zircônia:

 

bruxismo dente quebrado e desgastado faceta dentária
Facetas em resina ou porcelana são tratamentos indicados à recuperação de dentes desgastados ou quebrados.

 

 

Resinas

A resina composta é, provavelmente, o material odontológico mais utilizado pelos dentistas no atendimento clínico geral. Na recuperação e prevenção de dentes quebrados pelo bruxismo, ela tem papel central, sendo utilizada nas técnicas com restauração dentária ou faceta dentária laminada – as quais explicarei um pouco melhor as indicações e vantagens de cada uma delas.

 

Restauração dentária em resina

Técnica mais utilizada devido à enorme praticidade e facilidade para execução pelo dentista, a restauração dentária em resina é indicada para recuperar vários tipos de danos aos dentes causados pelo bruxismo. É preciso, entretanto, estar atento `a qualidade das resinas utilizadas, já que materiais de baixa resistência deformam-se rapidamente frentes aos desgastes intensos provocados pelo apertar e ranger dos dentes – um problema que pode levar ao desalinhamento dos dentes ao longo dos anos.

 

 

Faceta em resina

Menos popular que a lente de contato dental, a faceta de resina é um recurso poderoso na recuperação de dentes desgastados ou mesmo quebrados pelo bruxismo. Indicada para casos menos severos do distúrbio, ela traz como vantagens resultados estéticos deslumbrantes, preço mais em conta e rapidez no tratamento: pelo ser realizada em uma única consulta. O segredo desta técnica está na introdução recente de materiais mais resistentes e duráveis, o que faz dela uma alternativa inteligente à faceta de porcelana.

 

Faceta de resina bruxismo
Faceta de resina: uma única consulta para reconstruir a estrutura dentária desgastada.

 

 

Porcelanas

 

A recuperação de dentes quebrados pelo bruxismo com porcelana conta com várias técnicas. Enquanto a restauração dentária em porcelana é ideal para recuperar as fraturas pequenas a médias e a coroa dentária no mesmo material as fraturas mais extensas, a faceta de porcelana é indicada nas recuperações estéticas de desgastes presentes em dentes anteriores.

 

 

Restauração dentária em porcelana

A restauração dentária em porcelana é um tratamento sofisticado que confere maior durabilidade quando comparada à versão em resina. Também conhecida como onlay ou inlay cerâmico, ela pode ser fundamental para recuperar dentes desgastados e quebrados por bruxismo em pacientes mais exigentes com a estética e harmonia do seu sorriso. O tratamento, que precisa de duas consultas para ficar pronto, é rápido e traz excelentes resultados precisos e esteticamente marcantes.

 

 

Coroa dentária em porcelana

A coroa dentária porcelana, também conhecida por termos mais antigos como pivô ou jaqueta, é uma prótese dentária fixa para recobrimento total. Indicada para os casos mais severos de fraturas dentárias e cáries, também pode ser utilizada em tratamentos mais complexos para prevenção ou recuperação da dimensão vertical de mordida. Já com relação aos materiais utilizados, zircônia e porcelana pura são os mais indicados devido à elevada durabilidade e ótimos resultados estéticos.

 

 

Faceta em porcelana

 

A faceta de porcelana é a mais poderosa técnica com laminados cerâmicos para transformações marcantes na cor e forma dos dentes. Atualmente, os materiais utilizados nestes procedimentos são tão resistentes e duráveis que seus empregos na recuperação de desgastes de dentes anteriores pelo bruxismo fazem deles a técnica ideal. Por outro lado, é preciso atenção redobrada com relação à avaliação da intensidade do distúrbio muscular e mordida do paciente candidato ao tratamento, já que erros de avaliação podem levar a fraturas precoces das facetas dentárias laminadas.

 

faceta de porcelana
Faceta de porcelana: indicadas na recuperação de desgastes dentários leves a moderados.

 

 

Zircônia

 

A zircônia é um material de emprego relativamente recente em odontologia. Desenvolvido para substituir o metal de próteses dentárias antigas, é bastante utilizado em coroas e jaquetas recobertas com porcelana ou ainda em dentaduras fixas do tipo protocolo.

 

As duas técnicas mais utilizadas para emprego da zircônia são a restauração dentária e a coroa dentária. As vantagens deste material estão na sua elevadíssima resistência a desgastes e fraturas. Por outro lado, suas limitações estéticas – quando utilizado na forma pura – restringem seu emprego apenas para dentes anteriores. Outra vantagem é o preço mais em conta comparado às versões em porcelana.

 

 

 

Placa para bruxismo

 

O aparelho ou placa para bruxismo – seu nome correto é placa de Michigan – é, de longe, o principal artifício para tratamento do distúrbio. Além de evitar o aparecimento de dentes quebrados, ele também outras funções importantes. Uma das principais é realizar o que os dentistas chamam de desprogramação neuro-muscular, em que o hábito frequente de apertar e ranger dos dentes vai diminuindo ao longo das semanas e meses após o início do uso do dispositivo.

 

Outra função do aparelho para bruxismo é minimizar as dores e contraturas musculares que aparecem durante as fases mais intensas do distúrbio que, dependendo da severidade com que a aparece, pode exigir a adoção de uma dieta macia, uso de compressas mornas sobre a musculatura dolorida e até mesmo medicações para relaxamento muscular.

 

Com relação ao material usado este pode ser de dois tipos: macio ou rígido. A placa para bruxismo rígida, confeccionada em acrílico, é a mais utilizada por ser a única que traz resultados terapêuticos eficiente. Já a placa para bruxismo macia é indicada apenas para os casos mais raros do distúrbio em que não existem desgastes dentários – e que são menos de 5% dos casos.

 

Saiba mais sobre bruxismo clicando aqui.

Ou aproveite para ler os post relacionados:

Voltar para o blog