BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Dentes tortos: compare, um a um, os tratamentos para alinhar dentes.


Conheça e compare diversos tratamento para alinhar dentes tortos e apinhados. Comparando os prós e contras, tempo de tratamento, resultados estéticos e preço, escolha entre o aparelho ortodôntico, alinhador invisível, faceta de resina, faceta de porcelana e lente de contato para um efetivo alinhamento dos dentes.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em gengivoplastia (periodontia) e próteses dentárias, ambas pela UFRGS, em Porto Alegre

 

 

As causas para dentes tortos.

 

A procura por transformações de impacto do sorriso cresce a cada ano. Popularizadas pelas lentes de contato dental, estes sofisticados procedimentos de odontologia estética permitem reconstruir, quase sem limites, a cor e forma dos dentes. Não à toa, estão na lista de desejos de muitos pacientes.

 

Para muitos indivíduos, entretanto, o alinhamento de dentes já pode ser o suficiente para construir um sorriso mais harmônico e mais natural. Conheça as principais causas para dentes tortos:

 

fatores genéticos;

discrepâncias entre a largura dos dentes e o espaço disponível para eles na arcada dentária;

tratamento ortodôntico mal realizado ou interrompido;

bruxismo;

doença periodontal (periodontite);

perdas dentárias;

problemas respiratórios;

língua e amígdalas disfuncionais;

 

 

Os tratamento disponíveis para alinhar dentes tortos, um a um.

 

Existem diversas técnicas de alinhamento dental para recuperar dentes tortos e apinhados. Com características técnicas próprias e vantagens e desvantagens que precisam ser bem entendidas, eles apresentam indicações que em alguns casos podem até mesmo coincidir e, em outros, exclusivos a cada um deles. 

 

Aparelho ortodôntico.

O aparelho ortodôntico é o mais antigo tratamento para alinhar dentes. Com muitos recursos, ele não requer desgastes dentários – como na técnica com faceta de porcelana – e é o mais indicado para recuperar casos complexos de desalinhamentos de dentes ou problemas de mordida (oclusão).

 

Prós

pode ser utilizado para alinhar dentes tortos, de casos simples a complexos.

 

Contras

dificuldade para limpar dentes e gengivas;

estética desfavorecida;

tempo elevado do tratamento;

desconforto.

 

 

Alinhador invisível.

A principal vantagem do alinhador invisível é, como indica o nome, a possibilidade para alinhar os dentes de forma discreta. Apesar do apelo estético e da praticidade da técnica, este tratamento traz recursos limitados quando os dentes estão severamente apinhados (“encavalados”) – principalmente nos casos de discrepância entre o tamanho da arcada dentária e os dentes.

 

Prós

estética favorável (é discreto);

facilita a higienização do dentes e gengivas (basta removê-lo;

conforto.

 

Contras

menos eficiente para casos severos de desalinhamento dentário;

tempo elevado do tratamento;

preço elevado.

 

 

Lente de contato dental.

Popular pelas transformações estéticas de impacto do sorriso de artistas e famosos, a lente de contato dental é indicada para corrigir e alinhar pequenos desalinhamentos dentários. Veja as indicações da técnica:

 

Prós

não requer desgastes nos dentes;

durabilidade elevada;

resistente a fraturas;

resultados estéticos marcantes;

rapidez do tratamento (21 dias).

 

Contras

indicada apenas para alinhar pequenos desalinhamentos dentários.

 

 

Faceta de porcelana.

A faceta de porcelana é o tratamento mais versátil para alinhar dentes tortos entre as técnicas com facetas dentárias laminadas. A principal vantagem dela – o nome correto da técnica é laminado cerâmico – está no material utilizado, um tipo de porcelana desenvolvido para mimetizar todos os efeitos ópticos presentes em dentes naturais – como transparências, fluorescências e opalescências.

 

Prós

resultados estéticos marcantes;

durabilidade elevada;

resistente a fraturas;

rapidez do tratamento (21 dias).

 

Contras

preço elevado;

é irreversível (requer desgastes dentários).

 

 

Faceta de resina.

A introdução de resinas reforçadas com porcelana, mais resistentes, duráveis e estéticas comparadas às versões anteriores, colocou, de vez, a faceta de resina como alternativa de peso para corrigir e alinhas dentes tortos e apinhados.

 

Prós

rapidez (é feita em uma única consulta);

preço mais em conta;

resultados estéticos marcantes;

fácil para fazer reparos.

 

Contras

durabilidade menor comparada à faceta de porcelana;

pequenas fraturas podem ser frequentes.

 

 

Prótese dentária em porcelana.

 

A prótese dentária fixa em porcelana, nas técnicas com jaqueta ou coroa em porcelana, pode ser utilizada para alinhar dentes tortos em múltiplas situações, como nos dentes severamente comprometidos por restaurações dentárias extensas ou implantes dentários. 

 

Prós

recuperação de dentes severamente destruídos;

resultados estéticos marcantes na técnica com prótese dentária em porcelana pura.

 

Contras

requer desgastes dentários.

 

 

Compare o tempo, resultados estéticos e preço para alinhar dentes tortos.

 

A comparação entre alternativas de tratamentos, principalmente em procedimentos de odontologia estética, é comum. Entretanto, as informações utilizadas para a escolher o tratamento ideal só podem ser precisas após exames clínicos e radiográficos – de preferência, realizadas com dentistas especializados.

 

Ainda assim, dá para esclarecer alguns pontos básicos entre os tratamentos disponíveis para alinhamento de dentes tortos, girados e inclinados. Veja uma comparação entre estes tratamentos com relação ao tempo, resultados estéticos e preços.

 

Tempo

Para muitos pacientes, a rapidez do tratamento é o que mais importa ao selecionar o tratamento para alinhamento dental. 

 

Comparada ao aparelho ortodôntico e ao alinhador invisível, que podem exigir alguns anos de tratamento, a faceta de resina traz um apelo irresistível para alinhar aos dentes: o procedimento é imediato, realizado em único dia.

 

Outras técnicas com tempo de tratamento curto são as facetas de porcelana e as lentes de contato dental. Exigindo não mais que 21 dias, incluídos aí procedimentos prévios como o clareamento dental e planejamentos realizados diretamente sobre os dentes, como o mockup, traz durabilidade elevada e correções marcantes na cor e forma dos dentes.

 

Por outro lado, o tempo de tratamento prolongado com aparelho ortodôntico e alinhador invisível não pode ofuscar a eficácia destas técnicas para corrigir a alinhar dentes tortos e apinhados – sem promover os desgastes irreversíveis característicos da faceta de porcelana.

 

 

Resultados estéticos.

Todos os tratamentos para corrigir e alinhar dentes tortos e apinhados (‘encavalados”), quando corretamente indicados, são eficientes e trazem como resultado dentes alinhados e harmônicos.

 

Enquanto o aparelho ortodôntico pode ser indicado para corrigir desde os casos mais simples aos mais complexos de desalinhamentos dentários, técnicas com lentes de contato dental devem ser restritas ao alinhamento de pequenas desarmonias do sorriso.

 

As lentes de contato dental e faceta de porcelana trazem como vantagem a possibilidade para correções de problemas de cor e forma. Por outro lado, podem exigir desgastes dentários sobre os dentes para que os resultados sejam naturais e harmônicos – o que exige atenção com relação à durabilidade destas técnicas e necessidade para trocas futuras.

 

A faceta de resina é um procedimento rápido e com menor durabilidade comparada às lentes e facetas de porcelana. Por outro lado, quando corretamente indicada, traz resultados estéticos marcantes e instantâneos que podem ser os ideais para eventos de última hora como casamentos e entrevistas de emprego.

 

 

Preço

A comparação de preços entre procedimentos odontológicos pode induzir ao paciente a escolha por tratamentos inadequados, trazendo frustrações com os resultados finais. Questões como os materiais utilizados, os honorário do dentista e o número de dentes envolvidos – como no casos dos laminados cerâmicos e facetas em resina – implicam nos valores finais, impossibilitando comparações seguras.

 

 

Qual o melhor tratamento para corrigir e alinhar dentes tortos?

 

A escolha pelo melhor tratamento para corrigir e alinhar dentes tortos é motivo de estresse para muitos pacientes. Além da insegurança quanto aos resultados estéticos, questões como durabilidade e riscos aos dentes podem induzir a escolhas inadequadas quando não acompanhadas por dentistas especializados.

 

Ainda assim, uma comparação simples entre as técnicas mais utilizadas – e que podem ter indicações semelhantes em muitos casos – pode ajudar a esclarecer às dúvidas mais básicas. Ainda assim, a consulta ao dentista é fundamental para que as indicações sejam precisas e baseadas na situação dentária individual.

 

 

Aparelho ortodôntico ou faceta de porcelana: qual é o melhor?

 

Sem dúvidas, a escolha entre o aparelho ortodôntico e a faceta de porcelana no tratamento para alinhar dentes é a que traz maiores desafios de seleção. Isto porque, na maioria das vezes, além do apinhamento dentário, alguns indivíduos também precisam corrigir a cor e forma dos dentes. E qual deles escolher?

 

O aparelho ortodôntico pode ser o melhor tratamento quando os dentes não apresentam problemas de cor e forma. Nestes casos, basta apenas alinhar os dentes para que os resultados sejam marcantes e duráveis – e sem desgastes aos dentes.

 

Por outro lado, aqueles que apresentam muitas restaurações dentárias em resina localizadas em áreas estéticas, ou problemas como dentes escurecidos por antibióticos, a faceta de porcelana pode ser o tratamento ideal.

 

 

Aparelho ortodôntico ou alinhador invisível: qual é o melhor?

 

O alinhador invisível vem conquistando o espaço antes reservado exclusivamente ao aparelho ortodôntico. Vantagens como maior conforto, facilidade para limpar as gengivas e estética melhorada contribuem para fazer desta técnica o tratamento mais indicado para alinhar os dentes tortos em diversas situações.

 

Por usa vez, o tratamento ortodôntico com aparelho fixo é a única técnica disponível para corrigir apinhamentos severos. Além disso, também não dá para esquecer dos braquetes estéticos confeccionados nas cores dos dentes, que suavizam o impacto estético proveniente dos fios metálicos utilizados na terapia ortodôntica.

 

 

Faceta de resina ou faceta de porcelana: qual é a melhor?

 

A faceta de resina vem rapidamente ganhando o espaço dos laminados cerâmicos. Além do preço mais em conta, a introdução de materiais mais estéticos e resistentes também está por trás da popularidade recente deste tratamento rápido e eficiente para alinhar dentes tortos e apinhados.

 

A comparação sobre qual é a melhor, faceta de resina ou faceta de porcelana, é natural. Levando-se em conta as características de durabilidade e resistência a fraturas da técnica em porcelana, fica evidente a superioridade deste tratamento sobre a versão em resina.

 

Por outro lado, a introdução recente de facetas de resina reforçadas com porcelana diminui as diferenças de resistência e durabilidade frente à faceta de porcelana. Ainda assim, a ideia para qual dos tratamento é o melhor pode ser uma questão pessoal, principalmente para os pacientes sensíveis aos preços de procedimentos em odontologia estética.

 

 

Aparelho ortodôntico prévio a lente de contato dental e faceta de porcelana pode ser necessário.

 

Para um número elevado de pacientes em busca de alinhamento dos dentes, o tratamento precisa combinar o aparelho ortodôntico com técnicas com laminados cerâmicos do tipo lente de contato dental e faceta de porcelana.

 

Um situação comum de tratamento combinado é o alinhamento dental em pacientes que apresente os dentes severamente tortos e apinhados e, além disso, problemas de cor e múltiplas restaurações dentárias em resina ou metal. Para eles, apenas alinhar os dentes é insuficiente para recuperar a estética do sorriso.

 

 

Motivos para alinhar dentes tortos e apinhados vão além da estética.

 

O principal motivo para consultas para alinhar dentes tortos e “encavalados” é estético. Entretanto, o alinhamento dos dentes pode tratar e prevenir vários outros tipos de problemas odontológicos bastante frequentes nos indivíduos afetados por desalinhamentos dentários. Veja alguns deles:

 

baixa autoestima causada por estética do sorriso deficiente;

bruxismo;

mau-hálito causado pela dificuldade para higienizar dentes e gengivas;

gengivite e periodontite causado pela dificuldade para higienizar dentes e gengivas;

cáries causado pela dificuldade para higienizar dentes e gengivas;

problemas respiratórios;

posição postural inadequada.

 

Aproveite para ler os posts relacionados:

Voltar para o blog