BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Diastema: o que é, como fechar e como escolher o tratamento ideal.

diastema o que é causas e tratamento

Diastema, o que é, quais as causas e como escolher entre vários tratamentos para fechar os espaços entre dentes e recuperar a estética do seu sorriso.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em prótese dentária e periodontia (gengivas), ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

O que é diastema?

 

Diastema é qualquer espaço localizado entre dois dentes, independente da causa ou do local em que ele aparece. Além dos danos estéticos, este problema tão comum frequentemente está por trás das cáries dentárias e doenças gengivais que aparecem nestes espaços – áreas difíceis para remover a placa bacteriana. 

 

O diastema não aparece apenas em adultos. Em crianças, o qual mostra-se fundamental para equalizar as trocas dentárias e o crescimento das arcadas ósseas, ele é encontrado em quase metade das que situam-se entre os 10 e 11 anos de idade. O problema é que, quando estes espaços continuam quando chega a vida adulta, podem exigir uma série de tratamentos para recuperar a função e estética do sorriso afetado.

 

diastema tratamento lente de contato dental post
Problemas estéticos: fechamento de espaços extensos com restauração em resina resultam na perda de harmonia do sorriso.

 

 

Quais as causas do diastema?

 

Uma das características mais impressionantes do diastema é que ele possui inúmeras causas e que, à excessão dos tumores, estas parecem ter uma distribuição uniforme. A ideia, portanto, de que os espaços entre dentes são decorrentes apenas da discrepância entre o tamanho dos dentes e arcadas dentárias pode mascarar o verdadeiro motivo e atrapalhar os resultados do tratamento. Conheça as principais causas dos diastemas dentários:

 

• Trocas dentárias na infância

O diastema em crianças é normal. Desde a formação dos dentes de leite até a fase com trocas dentárias mais intensas, os espaços entre dentes não exigem preocupações maiores desde que o posicionamento dos dentes (inclinações) estejam dentro de um padrão de normalidade para a idade do pequeno paciente.

 

• Dente que não nasceu (erupcionado)

Você já deve ter conhecido alguém que possua ao menos um dente que, por algum motivo, não nasceu (erupcionou). O problema é que, quando isto acontece e o dente em questão não é o siso, ele pode levar à formação de espaços entre dentes quando localiza-se entre as raízes dentárias. 

 

• Desproporção entre tamanho de dentes e arcadas dentárias

Principal causa para diastemas em adultos, a desproporção entre o tamanho dos dentes (pequenos) e o osso das arcadas dentárias frequentemente forma múltiplos espaços entre os dentes. Quando ocorre o contrário, o mais provável é que os dentes distribuam-se apinhados, inclinados e girados.

 

• Sucção do polegar

A sucção do polegar, um hábito deletério comum na infância, pode trazer alterações ósseas faciais além das que podem na arcada dentária. Dificuldade para fonação e respiração e até mesmo problemas oculares podem fazer parte das complicações em que o aparecimento de espaços entre dentes é o menos importante.

 

• Freio labial

O freio labial é uma inserção muscular que pode estar localizada entre os dentes. Mais comum entre os incisivos centrais superiores, pode exigir a sua remoção por cirurgia, em um procedimento conhecido como frenectomia, o que permite o fechamento completo por tratamento com aparelho ortodôntico ou ainda melhorar os resultados estéticos de procedimentos com restauração dentária em resina ou porcelana ou laminados cerâmicos.

 

• Pressão da língua ao engolir

O ato de engolir também inclui o reflexo de pressão da língua contra o palato. Alguns indivíduos, entretanto, inadequadamente pressionam a língua contra os dentes superiores, o que pode causar, entre outros problemas, a formação de espaços entre os dentes.

 

• periodontite

A periodontite é pouco lembrada como causa para diastemas – o que é injusto, já que esta infecção gengival causada pela placa bacteriana é encontrada com muita frequência. A doença periodontal, quando em estado avançado, é causa para mobilidade, inclinação e movimentação dentárias que podem resultar no aparecimento de espaços.

 

• Perdas dentárias

Após a perda de um ou mais dentes – extraídos por cáries dentárias, fraturas ou periodontite -, além do próprio espaço vazio resultante da remoção do dente, pode ocorrer a abertura de espaços até mesmos entre dentes distantes do local da extração dentária.

 

• Tumores

Cistos e tumores odontogênicos, malignos ou benignos, podem estar por trás do afastamento de dentes que aparece principalmente na fase adulta. O tratamento, cirúrgico, pode também exigir correções com aparelho ortodôntico para alinhar os dentes e recuperar a oclusão dentária (contato funcional entre dentes de arcadas dentárias diferentes).

 

diastema causa freio labial
A inserção baixa do freio labial é a principal causa para diastemas extensos localizados entre incisivos centrais em adultos.

 

 

Como é o tratamento do diastema?

 

O tratamento do diastema é o fechamento dos espaços entre dentes. Enquanto para alguns o objetivo é recuperar a estética do sorriso, para outros pode ser a eliminação dos traumas em gengivas que ocorrem durante a mastigação ou eliminar áreas que retém alimentos e favorecem o acúmulo de placa bacteriana. Conheças as principais técnicas para tratar o problema:

 

• Restauração dentária

Para quem deseja uma solução rápida e estética, a restauração dentária em resina é o tratamento ideal. Realizada em uma única consulta, ela traz como vantagens o preço mais em conta e os excelentes resultados estéticos para fechamentos de pequenos espaços.

 

• Lente de contato dental

Técnica mais sofisticada entre as disponíveis para laminados cerâmicos, a lente de contato dental otimiza os resultados estéticos para fechamentos de espaços entre dentes. Indicada no tratamento estético de impacto, é uma alternativa que aproveita o fechamento de diastemas com correções marcantes na cor e forma do sorriso.

 

• Faceta de porcelana

Diferenciada da lente de contato dental por exigir desgastes dentários, a faceta de porcelana é pouca utilizada no fechamento de diastemas. Indicada para corrigir problemas severos na cor e forma dos dentes, esta técnica é indicada para corrigir dentes tortos e desalinhados, escurecidos por falhas no tratamento de canal, manchados por fluorose dentária ou outros problemas de formação do esmalte e dentina.

 

• Faceta de resina

Versão com preço mais em conta comparado à faceta de porcelana, a faceta de resina é bastante popular pelas transformações de impacto realizadas de forma instantânea. As indicações desta técnica são as correções mais severas de espaços entre dentes que também exigem a recuperação da camada mais externa dos dentes, o esmalte dentário.

 

• Fragmento cerâmico

Provavelmente a técnica mais sofisticada utilizada no tratamento de diastemas, o fragmento cerâmico, também conhecido como restauração dentária em porcelana, traz durabilidade e resultados estéticos na medida para os pacientes mais exigentes com a harmonia do seu sorriso. Realizado em duas consultas, é ideal para pequenos e médios espaços entre dentes ou ainda nas correções de cor e forma dos dentes para odontologia estética de impacto.

 

• Tratamento ortodôntico

O tratamento com aparelho ortodôntico é, na maioria dos casos, o melhor tratamento do diastema. Suas desvantagens ficam por conta do tempo elevado do tratamento e dos custos envolvidos, bastante superiores a procedimentos como a restauração dentária em resina.

 

• Cirurgia para remoção do freio labial

Indicada para facilitar o fechamento de espaços entre dentes com aparelho ortodôntico, este procedimento cirúrgico pode ser essencial para resultados mais estéticos. Com pós-operatório que pode exigir ao paciente alguns dias em repouso, é utilizada para remover as inserções musculares profundas localizadas entre dentes que impedem os contatos dentários laterais através de movimentações ortodônticas.

 

diastema tratamento com aparelho ortodôntico
O fechamento de espaços extensos é uma indicação para tratamento com aparelho ortodôntico.

 

 

Como escolher o melhor tratamento para fechar espaços entre os dentes?

 

Após o diagnóstico das causas do diastema, é hora de escolher um entre os vários procedimentos disponíveis para fechar os espaços entre os dentes. Além dos exames clínicos e radiográficos – que podem incluir até tomografias -, questões como custos financeiros, exigência estética individual e tempo de tratamento são avaliados caso a caso e discutidos com relação aos seus resultados estéticos e funcionais.

 

• Resultados Estéticos

Se o resultado estético é a principal preocupação, o que não faltam são procedimentos para isto. Para pequenos espaços entre os dentes, a restauração pode ser o tratamento ideal. Já para os espaços medianos, os procedimentos com porcelana aparecem como alternativa mais interessante. E quando os espaços são extensos, o fechamento com aparelho ortodôntico é o que traz os resultados mais estéticos.

 

• Preço

Pacientes sensíveis ao preço frequentemente elevado de procedimentos em odontologia estética encontram na restauração dentária uma opção com excelentes resultados. Tratamentos com aparelho ortodôntico, facetas de porcelana e lentes de contato dental, mais duráveis, podem tem valores bastante elevados comparados às técnicas com resina composta.

 

• Tempo de Tratamento

Eventos sociais e entrevistas de emprego que aparecem de última hora exigem procedimentos estéticos rápidos. Para casos como estes, ou para aqueles que não dispõem de muitos horários disponíveis na agenda, a restauração ou lente de contato dental em resina podem ser o tratamento mais indicado.

 

• Durabilidade

Pequenas fraturas, amarelamento e perda do brilho são comuns aos procedimentos realizados com resina composta. E quando durabilidade é o que mais importa, as técnicas mais indicadas são os fechamentos de espaços realizados com aparelho ortodôntico, restauração dentária em porcelana (fragmento cerâmico) ou lente de contato dental em porcelana.

 

• Facilidade para Remover a Placa Bacteriana

O fechamento de espaços entre dentes não pode criar áreas de retenção de alimentos e placa bacteriana. Quando isto acontece, problemas como a periodontite e gengivite – que tem entre os sinais e sintomas dores, sangramento gengival e inchaço das gengivas -, cárie dentária e mau hálito podem ser frequentes e trazer riscos como a retração gengival e o tratamento de canal.

 

diastema tratamento faceta de porcelana post
O tratamento do diastema com faceta dentária laminada é bem indicado nos casos com múltiplos espaços entre dentes.

 

 

Resina ou Porcelana: qual é o melhor material?

 

A resina e a porcelana são materiais essenciais aos procedimentos em odontologia estética com restauração dentária, faceta dentária laminada ou prótese dentária fixa. Com propriedades ópticas de cor, transparência, fluorescência e opalescência próximas aos dentes naturais, pode ser difícil ao paciente diferençar entre os resultados finais entre elas devido, principalmente, ao avanço das resinas compostas.

 

A escolha entre resina e porcelana no fechamento de diastema deve levar outros fatores em conta do que apenas o preço mais baixo do primeiro material. Questões como bruxismo, risco para fraturas frequentes nos casos em que os espaços são extensos, amarelamento precoce e durabilidade são de difícil entendimento ao paciente em início de tratamento. Nestes casos, as diferenças de custos, que podem ser pequenas dependendo do dentista, não devem servir como única fonte para decisões sobre qual a terapia ideal.

 

 

Aparelho ortodôntico ou restauração dentária?

 

O fechamento de espaço entre dentes com aparelho ortodôntico é considerado o melhor tratamento para diastema. Entretanto, pequenos espaços são bem fechados com restauração dentária em resina – mais do que ideal para quem procura preço mais em conta -, ou porcelana, quando a durabilidade é o fator importante na escolha.

 

O tratamento com aparelho ortodôntico é fortemente recomendado para fechamentos de grandes espaços por vários motivos. Além de trazer mais naturalidade e harmonia ao sorriso (dentes não ficam largos demais após uso de resinas ou porcelanas), ele também proporciona uma estética gengival mais alinhada e um baixo risco para formação de áreas de retenção de placa bacteriana.

 

Por outro lado, em diversas situações a restauração dentária em resina ou porcelana pode são a primeira opção no fechamento de pequenos e médios espaços. Além da rapidez do procedimentos e dos custos mais baixos, os resultados estéticos são igualmente naturais e harmônicos. Outra vantagem é o baixo risco para formação de áreas em que a remoção de placa bacteriana é difícil, exigindo instrumentos especiais para limpeza dos dentes (escovas dentárias e fio dental).

 

 

diastema tratamento fechar problemas
Problemas estéticos: fechamento de espaços extensos com restauração em resina resultam na perda de harmonia do sorriso.

 

 

Restauração dentária ou lente de contato dental?

 

Para o fechamento de pequenos espaços, a restauração dentária em resina ou porcelana e técnicas com laminados cerâmicos como a lente de contato dental estão entre os melhores tratamentos para diastemas. Entretanto, devido à diferença de preço entre eles, a discussão sobre qual é o mais indicado exige atenção a fatores importantes.

 

A lente de contato dental ou faceta de porcelana – a diferença entre elas é apenas o desgaste dentário executado no início do procedimento – são indicadas quando, além do fechamento dos espaços, também é necessário corrigir a cor e forma dos dentes. Nestes casos, os resultados estéticos, mais marcantes, mostram-se superiores porque facilitam ao dentista a criação de dentes com larguras mais proporcionais.

 

Já restauração dentária em porcelana ou resina é indicada para o fechamento de pequenos diastemas em dentes anteriores – entre incisivos ou caninos, superiores ou inferiores – em indivíduos cujos dentes já estão alinhados e não exigem correções na cor e brilho superficial. A indicação da técnica ideal, entretanto, exige exames clínicos e radiográficos.

 

 

Qual o preço médio para fechar o diastema?

 

Depois de entender melhor sobre técnicas e materiais para fechar espaços entre dentes, é preciso conhecer como é formulado o preço do tratamento para fechar diastemas. Em primeiro lugar, é preciso entender que as variações das porcelanas e resinas utilizadas no procedimento implicam diretamente nestes custos, podendo variar em até três vezes para materiais mais sofisticados.

 

Em média, o preço do tratamento para fechar diastemas equivale ao valor de duas restaurações dentárias em resina – quando executado com este mesmo material. Já para os procedimentos em porcelana, os custos são próximos ou iguais a dois laminados cerâmicos do tipo lente de contato dental ou faceta de porcelana, dependendo da extensão do recobrimento do dente.

 

 

É preciso realizar o clareamento dental antes de iniciar o tratamento?

 

Alguns procedimentos, realizados antes de iniciar o fechamento de espaços, são indicados para melhorar os resultados estéticos e funcionais. Um deles é o clareamento dental, indicado para indivíduos com dentes escurecidos e amarelados ou que apenas desejam resultados estéticos mais impactantes. 

 

Outro tratamento que também não pode ser esquecido é a profilaxia dentária (limpeza dental), essencial para remover manchar que podem estar localizadas nas áreas de recobrimento com restauração dentária ou facetas dentárias laminadas, podendo interferir na cor final destas técnicas cujos materiais, transparentes, são sensíveis às eventuais colorações escuras do esmalte dentário.

 

 

Como previnir o diastema?

 

Como na maioria dos casos o diastema tem como causa a discrepância entre o tamanho da arcada dentária e o tamanho dos dentes, a prevenção para o problema é realizado, sobretudo, por tratamento ortodôntico realizado ainda na fase de crescimento ósseo das crianças. Entretanto, é preciso estar atento às dificuldades de diagnóstico para espaços residuais entre dentes presentes ao final deste crescimento.

 

Outras causas frequentes, como a periodontite e perdas dentárias, tem como prevenção a higiene oral diária realizada de forma efetiva e as consultas periódicas ao dentista para prevenir a doença periodontal e a cárie dentária, as duas principais causas para extrações dentárias, mobilidade do dente e retração gengival.

 

Saiba mais sobre o tratamento do diastema. Clique aqui:

Ou aproveite para ler os posts relacionados:

Voltar para o blog