BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Dor e sensibilidade em dente com prótese dentária tem tratamento?

Dor sensibilidade e prótese dentária porcelana

Dor e sensibilidade em dentes com próteses dentárias tem, sim, tratamento, e em algumas situações pode até ser realizado sem a remoção da coroa ou pôntico protético – procedimentos simples e de baixo custo. 

 

por Luís Gustavo Morato Leite, dentista graduado e especializado em prótese dentárias pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Diagnóstico das causas para a dor e sensibilidade em próteses dentárias traz desafios.

 

Dor e sensibilidade em dentes naturais já são situações complicadas, e quando o problema acontece sob próteses dentárias as coisas podem piorar ainda mais. E toda essa preocupação não é à toa, já que, além de dificultar o prognóstico da dor, o acesso ao local problemático com dentes que suportam dispositivos protéticos dificulta ainda mais o tratamento.

 

A primeira providência frente ao problema é diagnosticar rapidamente os motivos para o quadro de dor. São várias os procedimentos, como os exames radiográficos e tomográficos, testes de sensibilidade a estímulos frios e percussão ou ainda as sondagens periodontais – só para falarmos dos mais básicos. Como as dores odontológicas, muitas vezes, são irradiadas e o paciente não sabe precisar o local exata em que ela ocorre, saber de cor as causas para elas é essencial para a escolha do tratamento.

 

• sensibilidade pós cimentação

Os primeiros dias ou semanas pós instalação de próteses dentárias fixas em porcelana podem ser acompanhados por dor intensa e sensibilidade ao frio ou alimentos muito quentes. Isso porque as estruturas dentárias que suportam coroas e pônticos fixos podem, por diversos problemas, terem sidos sensibilizadas durante o tratamento. Dores mais intensas e que não cessam espontaneamente necessitam de tratamento endodôntico (canal) como forma eficiente para resolver o problema.

 

• infiltração por cárie dentária

A infiltração por cárie sob prótese dentária é uma dos principais motivos para a dor e sensibilidade aumentada em indivíduos com dispositivos protéticos fixos em porcelana. Pequenas inflamações da gengiva também podem localizadas junto ao ponto de infiltração.

 

• exposição da raiz por retração da gengiva

A retração da gengiva em dentes com próteses dentárias está associada à dor espontânea e provocada (frio e doces).

 

• inflamação gengival (gengivite e periodontite)

Inflamações que acometem gengivas e estruturas periodontais que suportam as raízes dentárias podem ter quadros de dores tão intensas quanto as provocadas por cáries e infecção endodônticas (canal). Inchaço e vermelhidão nas gengivas que circundam dentes com próteses dentárias são sinais frequentes encontrados na condição.

 

• trauma de mordida

O trauma oclusal, ou de mordida, é a sobrecarga das estruturas periodontais que suportam raízes dentárias. Pode ser causado por próteses em contato inadequado com outros dentes (“mordida mais alta”) ou eventuais mordidas em alimentos excessivamente duros (“pedrinha no arroz”).

 

• fraturas em raízes

Fraturas radiculares são problemas frequentes a raízes que suportam próteses dentárias. A dor, pouco intensa, pode estar apresente apenas durante a mordida; gengivas avermelhadas e inchadas frequentemente estão associadas ao problema.

 

• falhas no tratamento de canal

Problema tão comum quanto a infiltração cariosa, a falha no tratamento de canal (endodôntico) em raízes que suportam próteses dentárias apresentam quadro clínico com dor leve a moderada, frequentemente associadas a fístulas e abcessos periodontais.

 

• nevralgias

Nevralgias orofaciais podem ser causas para o problema da sensibilidade e dor em dentes com próteses dentárias em porcelana.

 

dor em dentes com prótese dentária fixa em porelana infiltração por cárie
infiltração por cárie dentária sob prótese dentária fixa em porcelana: a remoção do dispositivo protético é essencial para o sucesso do tratamento.

 

 

O desafio em tratar a dor em dentes com próteses dentárias sem a remoção do dispositivo protético.

 

A remoção da prótese dentária fixa em porcelana no tratamento da dor e sensibilidade aumentada pode ser um procedimento obrigatório. Em si, a técnica para remoção de coroas e pônticos protéticos não traz maiores desafios. O problema, entretanto, são os custos extras e o tempo envolvido para a confecção de nova prótese dentária fixa – tudo pelo que você não vai querer passar novamente.

 

O grande desafio no tratamento da dor e sensibilidade em dentes com próteses dentárias é a perfuração sem danos à coroa protética. Independentemente da técnica para a construção (estrutura em metal ou zircônia, ou mesmo próteses em porcelana pura), a ação de brocas rotativas sobre a porcelana e estruturas de suporte em próteses dentárias fixas podem provocar trincas de difícil visualização. E a consequência pode ser a infiltração e risco de perda do dente. Um problemão.

 

Entretanto, dependendo do local aonde é realizada a perfuração da prótese dentária, a reutilização da coroa ou outro dispositivo protético associada à dor odontogênica pode ser um procedimento viável – e uma simples restauração com resina composta pode selar a cavidade de acesso.

 

 

Procedimentos que podem ser executados sem a remoção da prótese dentária.

 

E quais são, afinal, os tratamento que podem ser executados em dentes com dor e sensibilidade aumentada em dentes com próteses dentárias fixas? Na verdade, mais da metade dos problemas citados podem ser solucionados sem os contra-tempos da remoção e confecção de próteses dentárias fixas em porcelana, como:

 

(1) retratamento de canal,

(2) trauma por mordida,

(3) inflamação gengival (gengivite e periodontite),

(4) nevralgias e

(5) sensibilidade pós-cimentação de coroa protética.

 

• tratamento e retratamento de canal

procedimento mais consagrado no tratamento da dor em dentes que suportam próteses dentárias fixas, o tratamento e retratamento de raízes dentárias tem início após a perfuração da porção central da coroa protética. Indicado tanto dentes sensíveis pós-cimentação da prótese dentária ou para falhas em dentes com tratamento de canais muito antigos, é eficiente e seguro aos dentes.

 

• ajuste para trauma oclusal

O tratamento para mordida traumática, motivo para dor em dentes com prótese dentárias, pode exigir o desgastes seletivo sobre a porcelana de coroas protéticas. Quando o procedimento não traz danos à estrutura da prótese dentária, as ranhuras sobre a porcelana decorrente dos desgastes podem ser repolidas com equipamentos específicos..

 

• tratamento de gengivite e periodontite

Doenças infeciosas e inflamatórias nos tecidos de suporte e contato com raízes e coroas dentárias podem ser tratadas, na maioria das vezes, sem a remoção da prótese dentária. Entretanto, em outras situações, é exatamente o desenho inapropriado da prótese dentária o motivo para a dor e outros problemas dentários – nesses casos, a remoção da prótese dentária é essencial para o restabelecimento de saúde.

 

dor e prótese dentária coroa tratamento de canal
A falha no tratamento de canal requer o retratamento do defeito: embora a remoção da coroa dentária seja um procedimento simples, o mesmo não pode ser dito para o pino protético inserido nos canais radiculares.

 

 

Tratamentos que necessitam de remoção de coroas e pônticos protéticos.

 

Na verdade, a remoção e confecção da prótese dentária é uma indicação ideal para todo procedimento que implique em danos (perfurações) à estrutura de próteses dentárias. Entretanto, experiências clínicas mostram resultados satisfatórios, a longo prazo, para o acesso por perfuração sobre coroas protéticas sobre dentes com problemas que geram dores e sensibilidade aumentada.

 

A manutenção de próteses perfuradas, é preciso saber, não é um procedimento protocolar, mas que pode estar em sintonia com as condições financeiras, práticas ou até mesmo emocionais do paciente. Sempre é recomendável a confecção de próteses perfuradas no tratamento da dor e sensibilidade em dentes sob prótese dentária fixa.

 

Para alguns situações, entretanto, não tem jeito: a prótese dentária precisa ser recortada e removida do dente que a suporta. São os casos de (1) fraturas em raízes dentárias e (2) infiltrações por cárie dentárias, problemas frequentes e que não podem ser resolvidos de outra forma que não envolva a remoção completa do dispositivo protético em porcelana.

 

• fraturas em raízes dentárias

Fraturas em raízes dentárias tem prognóstico sombrio – poucas delas são passíveis de tratamentos cirúrgicos recuperadores – é o caso das fraturas em ápices (pontas de raízes). As (raras) fraturas em bordas dentárias podem ser recuperadas, através de cirurgias, após a remoção completa da coroa protética. A confecção de nova prótese dentária é essencial para o sucesso do tratamento.

 

• infiltração por cárie dentária

A infiltração por cárie dentária, causa mais comum para a dor em dentes com próteses dentárias, requer a remoção da prótese dentária como condição essencial para o sucesso do tratamento. Tentativas de reparos, como as restaurações com resinas compostas sob coroas protéticas, são desastrosas e frequentemente levam a perdas dentárias.

 

• má adaptação das bordas da prótese dentária

A adaptação das bordas de próteses dentárias fixas ao dentes requer atenção especial. Isso porque, quando problemáticas, problemas como infiltração por cárie dentária, odores desagradáveis e doenças gengivais podem aparecer de forma rápida. Nestes casos, a substituição do dispositivo protético é essencial para prevenir danos até mesmo irreversíveis aos dentes.

 

• design inadequado

O acúmulo excessivo de restos alimentares e placa bacteriana, assim como dificuldade para limpar adequadamente os dentes, podem ser o resultado de coras e pônticos protéticos com design inadequados – e motivo para infiltrações por cárie dentária que culminam em dor e sensibilidade associados à prótese dentária fixa.

 

 

O que fazer em casos de urgência e dor intensa em dentes com prótese dentárias

 

Em odontologia, a dor não manda recado avisando o dia e local em que chegará. E, para piorar, o problema parece que só aparece quando estamos bastante distante do médico ou dentista. O que fazer quando a dor em dentes com próteses dentárias fixas é intensa e não passa com medicações analgésicas simples? Infelizmente, procurar o dentista mais próximo é a única solução.

 

 

Dicas para a confecção de novas próteses dentárias

 

Problemas em próteses dentárias fixas como infiltrações por cáries dentárias, inflamações gengivais e periodontais e fraturas em raízes, estão frequentemente associadas a problemas na confecção destes dispositivos. Nos dois primeiros casos, a má adaptação e o desenho incorreto da coroa dentária pode ser o maior responsável para o aparecimento de problemas em próteses dentárias. Já no caso das fraturas radiculares, a utilização de pinos protéticos obsoletos, confeccionados em metal, é o motivo para o problema.

 

Alguns detalhes na hora de escolher a técnica e tipo de materiais utilizados na hora de confecção da prótese dentária pode poupar muitos indivíduos de inconvenientes como a sensibilidade e dor em dentes com próteses dentárias. Os mais fáceis para serem tomados estão listados abaixo:

 

✓ certifique-se da qualidade do tratamento de canal

Falhas no tratamento de canal em dentes que suportam próteses dentárias são comuns. Certifique-se da qualidade do tratamento antes de iniciar o tratamento com coroas protéticas. O retratamento de canal é recomendado para casos que geram dúvidas quanto à qualidade do tratamento anterior.

 

✓ utilize somente pinos protéticos em fibra de carbono ou vidro

Pinos protéticos são instalados internamente às raízes dentárias para oferecer retenção rígida às coroas protéticas. A presença da técnica confeccionada em metal está amplamente documentada como responsável por fraturas complexas em raízes dentárias sob próteses dentárias fixas em porcelana. Pinos em fibra de vidro e, principalmente, carbono, diminuem sensivelmente os riscos para o problema que, na maioria das vezes, leva à perda do dente.

 

✓ dê preferência a próteses dentárias confeccionadas em fresadoras computadorizadas

Próteses fixas em porcelana confeccionadas sobre estruturas confeccionadas por fresagens computadorizadas têm adaptação mais precisas, diminuindo o risco ao aparecimento de infiltrações por cáries dentárias sob dispositivos protéticos.

 

✓ próteses sem metal são mais delicadas e eficientes

Próteses dentárias sem metal, confeccionadas sobre zircônia, alumina ou ainda em porcelana pura, são mais delicadas e precisas, favorecendo uma adaptação mais precisa e compatível com tecidos gengivais.

 

 

Talvez você possa melhorar os seus conhecimentos sobre dor e próteses dentárias com esses posts:

Voltar para o blog