BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

A durabilidade e tempo de vida das próteses dentárias fixas.

durabilidade-das-proteses-dentarias

Quanto tempo dura uma prótese dentária fixa em porcelana? Se você é mais um a estar com dúvidas sobre a durabilidade das próteses dentárias fixas, este post traz informações essenciais sobre os cuidados de manutenção e a época certa para trocar e substituir as próteses antigas por novas e evitar que os problemas estéticos e de infiltração coloquem o seu sorriso em risco.

 

Por Luís Gustavo Morato Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela Ufrgs, em Porto Alegre.

 

 

O que é a durabilidade de uma prótese dentária fixa em porcelana ?

 

A durabilidade das prótese dentárias fixas em porcelana é um fator importante para a longevidade e saúde dos dentes que suportam esses dispositivos. E não é para menos, já que a manutenção inadequada e não observam das limitações das próteses dentárias frequentemente levam à perda dos dentes de suporte. Entretanto, o conceito de durabilidade pode confundir quando vários quesitos como brilho, cor e existência de infiltrações por cáries dentárias implicam na hora de trocar e substituir as próteses dentárias fixas em porcelana.

 

Para muitos indivíduos a durabilidade de uma prótese dentária fixa em porcelana é entendida como o tempo em que este dispositivo permanece rigidamente fixo aos dentes, e sem infiltrações cariosas. E, na verdade, até aqui, esse conceito de durabilidade é verdadeiro e coincide com os objetos de pesquisas odontológica que estudam o tema. Entretanto, essa faceta da durabilidade das próteses dentárias não coincide com os motivos que levam os indivíduos a substituírem seus dispositivos protéticos. A perda da qualidade estética das porcelanas dentárias das próteses, as alterações da anatomia gengival e até mesmo a perda motora que acompanha o envelhecimento são exemplos de fatores que modificam o conceito de durabilidade das próteses dentárias.

 

O fato é que as porcelanas – termo correto é cerâmica odontológica – perdem as qualidades estéticas como brilho e cores originais bem antes das perdas de qualidade de adaptação das próteses aos dentes. E esse já é, atualmente, o principal motivo para trocas e substituições das próteses dentárias em dentes anteriores – região com alta necessidade estética. E não é apenas a perda d qualidade estética a responsável por essas substituições, já que o desenvolvimento de novas porcelanas ainda mais estéticas induzem os indivíduos mais sensíveis à estética do sorriso.

 

 

Quanto tempo dura uma prótese dentária fixa em porcelana ?

 

A durabilidade das próteses dentárias fixas, independente da técnica e do material utilizado, é determinada partindo de premissas básicas, como o uso de laboratórios de próteses dentárias de excelência, moldagens precisas e planejamentos corretos. E isso é muito importante saber porque as pessoas não podem determinar, a princípio, a qualidade desses fatores envolvidos na confecção das próteses que possuem instaladas sobre seus dentes ou implantes dentários.

 

Além disso, a higiene oral é fundamental no sucesso e longevidade (curabilidade) das próteses dentárias fixas, já que são mais propensas ao acúmulo da placa bacteriana, responsável pelo aparecimento de cáries dentárias. As pesquisas científicas que estudam a durabilidade das próteses dentárias fixas também levam em conta a qualidade de higienização dessas peças por parte dos indivíduos testados. Leve esses dados em consideração ao analisar o insucesso ou sucesso das próteses dentárias que você tem ou serão  instalados sobre os seus dentes ou implantes dentários – vai fazer a diferença na hora de entender quanto tempo dura o tratamento com prótese dentária fixa.

 

• Durabilidade das  próteses dentárias fixas metalocerâmicas

Décadas de estudos sobre a durabilidade das próteses dentárias fixas em porcelana construídas sobre metal trazem resultados quase sempre semelhantes: 92% dessas próteses, passados 10 anos, continuam em bom estado de adaptação, sem necessidade de substituição – para os casos cujas técnicas de confecção, materiais e técnicas laboratoriais possam ser qualificados como de excelência. Técnicas mais simples, materiais de uso do dentista com menor qualidade e laboratórios de próteses com deficiências técnicas diminuem sensivelmente o tempo de manutenção desses dispositivos em boca.

 

Entretanto, a cor e brilho dessas peças sofrem alterações com evidente perda da qualidade bem antes desse tempo. A necessidade estética e outros fatores como as retrações gengivais podem reduzir esses 10 anos pela metade – dependendo da qualidade de confecção e porcelanas utilizadas na construção dessas peças. Um tempo razoável para troca e substituição das próteses dentárias em porcelana sobre metal são, como indicam muitas dessas pesquisas, 7 a 8 anos.

 

• Durabilidade das próteses dentárias fixas sem metal

As próteses dentárias em porcelana sem metal são, além de mais estéticas, mais duráveis. E entre os diversos tipos de próteses enquadrados nessa técnica estão as próteses construídas sobre zircônia usinadas por computador, cujos estudos recentes apontam para 99% de próteses em excelentes condições passados 5 anos da instalação dessas peças. Esperar que essas próteses atinjam 10 anos com excelente qualidade de adaptação e cor é bastante plausível – após esse tempo, a substituição e troca dessas peças é indicada.

 

• Durabilidade das próteses dentárias sobre implantes osteo-integrados

 

As próteses dentárias sobre implantes osseointegrados carecem de pesquisas mais aprofundadas sobre o assunto. E não é para menos, já que as conexões em titânio entre essas peças e os implantes são extremamente precisas e resistentes, podendo permanecer por muitas décadas oferecendo boa retenção e função. Entretanto, assim como as prótese dentárias sobre dentes naturais, a porcelana de cobertura dessas peças podem necessitar de trocas a cada dez anos.

 

 

Situações que indicam a substituição antecipada das próteses dentárias fixas

 

E qual a melhor hora para trocar ou substituir uma prótese dentária fixa em porcelana ? Abaixo, as principais causas para a troca e substituição das próteses dentárias antes do tempo médio de vida desses dispositivos.

 

• infiltrações por cáries dentárias

As infiltrações de cáries abaixo de próteses dentárias são o principal motivo para a falha desses dispositivos. E o problema é mais frequente nas próteses instaladas sobre dentes com tratamento de canal (endodôntico), já que esses dentes, insensíveis à dor, oferecem dificuldades para o diagnóstico precoce dessas infiltrações.

 

• retrações da gengiva

As retrações da gengiva são esperadas para a maioria dos indivíduos ao longo dos anos. Entretanto, as retrações gengivais associadas a próteses dentárias são mais frequentes e mais intensas comparadas às que circundam dentes naturais, o que faz delas um dos principais motivos para troca e substituição das próteses dentárias. As próteses sem presença de metal, mais modernas, em muitas situações não necessitam de substituições quando as recessões gengivais estão associadas – problema frequente às próteses metalocerâmicas.

 

• fraturas na porcelana

Não são raras as situações de fraturas na porcelana de cobertura das próteses dentárias fixas. E as instaladas sobre implantes osteo-integrados são ainda mais frequentes, diminuindo a durabilidade das próteses dentárias pela necessidade de substituição imediata dessas peças.

 

• perda do brilho e cor originais

Segundo principal motivo para a troca e substituição das próteses dentárias fixas, a perda do brilho e cor originais influenciam diretamente na diminuição da durabilidade das próteses dentárias. são vários os motivos para esse problema, como a baixa qualidade das porcelanas utilizadas na construção dessas próteses, uso de escovas com cerdas muito duras e até mesmo o consumo frequente de alimentos ácidos como sucos cítricos e vinagres. Além disso, apesar de resistentes à pigmentação alimentar, vinhos e corantes artificiais podem escurecer rapidamente esses dispositivos.

 

 

Fatores que influenciam na durabilidade das próteses dentárias fixas

 

• qualidade do material

Existem diversos fabricantes oferecendo composições e técnicas de confecção diferentes para as cerâmicas utilizadas na construção de próteses dentárias fixas em porcelana. E a qualidade do resultado final das próteses dentárias dependem diretamente desses fatores. Bons laboratórios de próteses dentárias utilizando materiais de boa qualidade aumentam a durabilidade das próteses dentárias

 

• tipo de prótese dentária fixa

Próteses dentárias confeccionadas sobre estruturas metálicas – e que ainda representam a maiorias dos dispositivos instalados no Brasil – trazem menos durabilidade aos tratamentos odontológicos. Já as confeccionadas sobre estruturas estéticas como a zircônia e a alumina entregam mais longevidade para esses tratamentos. As próteses em porcelana pura – que dispensam subestruturas na sua confecção – podem durar ainda mais que as outras técnicas de próteses dentárias.

 

 

Cuidados que aumentam a longevidade e durabilidade das próteses dentárias fixas

 

• visitas frequentes ao dentista

As consultas semestrais ao dentista são especialmente importantes para os indivíduos com próteses dentárias. Nelas, um série de ítens são checados, como a eficiência do paciente em remover a placa bacteriana, existência de tártaro e cáries dentárias e a integridade da adaptação das próteses aos dentes ou implantes osteo-integrados.

 

• escovas com cerdas macias

As cerdas das escovas friccionam e podem abrasionar a camada mais externa da porcelana que reveste as próteses dentárias, prejudicando o brilho desses materiais e favorecem a pigmentação e escurecimento mais rápido do que o esperado. Utilizar escovas com cerdas macias aumentam a longevidade e durabilidade das próteses dentárias fixas com porcelana.

 

• ingestão comedida de alimentos ácidos ou com alto poder de pigmentação

As porcelanas utilizadas nas próteses dentárias são resistentes à perda do brilho e cor originais. Entretanto, o consumo de alimentos ácidos – como cítricos e vinagres – e a com alto poder de pigmentação – como vinhos e corantes artificiais – podem acelerar a degradação natural dessas porcelanas. O consumo comedido desses alimentos aumentam a longevidade e durabilidade das próteses dentárias fixas, aumentando o tempo desses dispositivos em boca.

 

 

Saiba mais sobre próteses dentárias lendo esses posts:

Voltar para o blog