BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Enxerto para retração gengival é alternativa para recuperar gengivas retraídas.


O enxerto de gengiva para retração gengival. Conheça os detalhes deste tratamento, com informações sobre quando utilizar, quem não pode fazer, resultados, problemas, pós-operatório, cicatrização, recuperação e cuidados na cirurgia para gengivas retraídas.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em periodontia (gengivas) e próteses dentárias, ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Retração gengival, quais as causas para isto?

 

Poucos problemas odontológicos crescem tanto em interesse como a retração gengival. Característica pela exposição das raízes dos dentes, ela também é conhecida como recessão gengival ou gengiva retraída. Mas o que está por trás dela?

 

Na maioria dos casos, as gengivas retraídas são o resultado da periodontite, uma doença infecciosa causada pela higiene oral deficiente, e pelo uso inadequado da escova dental. Mas as causas da retração gengival vão muito além disto. Conheça as principais:

 

periodontite (higiene oral inadequada);

escovação inadequada (traumática);

tratamento com aparelho ortodôntico;

vírus e fungos;

alergias;

outras doenças.

 

retração gengival e periodontite tratamento
A periodontite é a principal causa para a retração gengival – e a que trás os maiores desafios para recuperar a estética gengival local.

 

 

O enxerto de gengiva para retração gengival: quando utilizar.

 

A maioria das cirurgias para recuperar a retração gengival é realizada na técnica simples. Apesar do seu pós-operatório mais confortável, nem sempre ela proporciona resultados confiáveis e duradouros. E para estes casos, o enxerto de gengiva faz-se necessário.

 

O enxerto de gengiva, quando utilizado no tratamento da retração gengival, tem várias funções. A mais comum é sustentar as gengivas operadas e recém reposicionadas. 

 

É o enxerto tecidual quem garante que, durante e após o período de cicatrização, as gengivas permanecerão na mesma posição em que o periodontista suturou.

 

Outra indicação do enxerto de gengiva é aumentar a espessura e a qualidade das gengivas. Este tratamento, que funciona de forma preventiva, também pode ser realizado concomitante à plástica gengival para recobrimento de raiz dentária exposta.

 

 

Quem não pode fazer a cirurgia com enxerto de gengiva.

 

Exceto quando as gengivas estão infeccionadas e inflamadas, como acontece na gengivite e na periodontite, todos os casos de retração gengival são passíveis de cirurgias com enxerto tecidual. O problema, entretanto, é que o tratamento não funciona para qualquer caso de recessão gengival.

 

Umas das limitações do tratamento é quando as gengivas localizadas entre os dentes, as papilas gengivais, estão ausentes. É o que acontece, por exemplo, quando o problema é o resultado da periodontite ou das perdas dentárias. Quando utilizada nestas situações, o enxerto de gengiva quase sempre proporciona resultados insatisfatórios para quem deseja a recuperação completa da retração gengival.

 

retração gengival tratamento
Recuperação da retração gengival: (seta azul) perda as gengivas entre dentes e (seta rosa) e recobrimento de raiz dentária exposta.

 

 

Como é a cirurgia com enxerto de gengiva para retração gengival.

 

A cirurgia com enxerto de gengiva coletado do próprio paciente é a técnica mais comum. Após anestesiadas, as gengivas são deslocadas e afastadas para receber o enxerto gengival. Esta é a primeira parte da técnica.

 

Feito isto, o periodontista dá início à remoção do enxerto gengival – o palato é o local mais frequente. A técnica mais utilizada é a que remove apenas a parte interna às gengivas (tecido conjuntivo), mantendo íntegras os tecidos de cobertura (mucosa) da área doadora.

 

Após a remoção do enxerto, este é suturado sobre a raiz dentária exposta. Suturas delicadas, por fim, prendem o tecido enxertado sobre as gengivas receptoras, e estas aos tecidos laterais.

 

Já quando a cirurgia é realizada com enxertos biossintéticos (fabricados a partir de matrizes animais), a etapa de remoção das gengivas doadoras é eliminada, o que proporciona um pós-operatório mais confortável.

 

retração gengival e enxerto
Cirurgia com enxerto de gengiva (tecido conjuntivo) coletado do próprio paciente.

 

 

Resultados do enxerto de gengiva para retração gengival: o que esperar.

 

Quando o tratamento dá certo, o que se espera é que as raízes dentárias antes expostas estejam completamente recobertas por gengivas, e também que a durabilidade dos resultados seja longa, para todo a vida. Mas nem sempre o sucesso da cirurgia plástica gengival é vista assim.

 

Dependendo da severidade do problema, o sucesso da cirurgia pode ser apenas a recuperação parcial da retração gengival.

 

Para evitar frustrações com os resultados finais do tratamento, é importante certificar-se com o dentista do prognóstico cirúrgico. Apesar das variações individuais de recuperação do procedimento, é possível prever, com alguma precisão, uma faixa de sucesso para este tipo de procedimento cirúrgico.

 

 

Tipos de enxerto de gengiva.

 

A seleção do tipo de enxerto de gengival é parte importante do tratamento. Questões como características locais – gengivas finas e delicadas são mais propensas ao insucesso da técnica – e recuperação mais rápida implicam na seleção da origem dos materiais utilizados na cirurgia realizada pelo periodontista.

 

Enxerto de gengiva natural 

É o mais utilizado e o mais indicado para a retração gengival severa. A área doadora mais  utilizada é o palato, mas também existem outras – locais escolhidos após critérios técnica do periodontista.

 

Enxerto de gengiva biossintético

Fabricado a partir de matrizes animais, tem como principal vantagem dispensar a remoção do enxerto de gengival natural – o que aumenta o conforto pós-operatório.

 

Enxerto de gengiva artificial

Ainda pouco utilizado, é indicado para casos restritos.

 

enxerto de gengiva
Inserção de enxerto de tecido conjuntivo coletado do próprio paciente.

 

 

Exames pré-operatórios.

 

Alguns exames podem ser necessários para o tratamento. Além das radiografias convencionais, tomografias computadorizadas podem ser solicitadas para verificar a posição do osso junto às raízes. Em outras situações, a mensuração prévia da espessura da gengiva doadora pode ser realizada ao escolher o tipo de enxerto a ser utilizado.

 

 

Recuperação da cirurgia com enxerto de gengiva.

 

Na cirurgia plástica gengival, a recuperação das gengivas segue um percurso semelhante. Entre o primeiro e terceiro dias passados do procedimento, inchaços e vermelhidão aparecem e atingem o seu auge ao final deste período – o que costuma exigir do paciente operado alguns dias livre de atividades de trabalho ou esportivas.

 

Entre o sétimo e décimo dias, a recuperação da cirurgia com enxerto de gengiva começa a mostrar sinais de normalidade com relação à coloração e volume. Neste período, muitos pacientes já podem retornar às suas atividades de trabalho, porém ainda se poder praticar exercícios físicos.

 

Ao final da terceira semana, as gengivas já estão recuperadas, sem inchaços, cicatrizes ou vermelhidões perceptíveis. 

 

enxerto de gengiva artificial
Amostra de enxerto de gengiva biossintético posicionado sobre a área com gengiva retraída.

 

 

Cuidados na cirurgia com enxerto gengival.

 

A delicadeza da cirurgia com enxerto gengival para retração de gengiva exige cuidados à altura. O objetivo é mesmo evitar o deslocamento do enxerto tecidual, favorecendo sua integração biológica com os tecidos locais. Cuidados com enxerto gengival no pós-operatório:

 

Primeiros 3 dias:

não praticar exercícios físicos;

ingerir alimentos pastosos e frios;

não utilizar escovas de dente e fio dental;

não movimentar lábio e bochechas junto ao local operado;

 

Entre terceiro e sétimo dia:

não praticar atividades físicas;

não utilizar escovas de dente e fio dental sobre o local operado;

evitar a mastigação de alimentos rígidos sobre local operado;

 

Segunda e terceira semanas:

sem restrições para alimentação e prática de exercícios físicos;

uso cuidadoso de escovas de dentes e fio dental sobre o local operado;

suspensão dos bochechos com agentes antissépticos e deplacantes.

 

Enxerto gengival: final de cirurgia para recuperar gengivas retraídas junto a próteses dentárias.

 

 

Pós-operatório da cirurgia com enxerto de gengiva.

 

O uso de antibióticos é recomendado – porém não obrigatório – à cirurgia com enxerto de gengival. Em alguns casos, em escolha individual do dentista periodontista, pode ser administrada uma dose única profilática de antibióticos duas horas antes do início da cirurgia.

 

O pós-operatório da cirugia com enxerto de gengiva requer, por até 14 dias, o bochecho com agentes antissépticos, que também evitam o acúmulo de placa bacteriana pelo período em que o uso de escovas de dente e fio dental são proibidos.

 

A cirurgia com enxerto de gengival não dói. Mas para isso, são recomendados ao seu pós-operatório analgésicos leves, por até 3 dias, para evitar desconfortos seja no local operado quanto na área em que o enxerto gengival é retirado – quando na técnica autógena.

 

 

Perda óssea e enxerto de osso associados à retração gengival.

 

A retração gengival é uma sequela da perda óssea que envolve e sustenta as raízes dos dentes. Baseado nisto, a ideia para uso de enxerto de osso para recuperar gengivas retraídas vem sendo intensamente estudada – porém os resultados, até o momento, são pouco animadores.

 

O enxerto de osso pouco pode fazer para recuperar a retração gengival – mesmo quando a causa é o excesso de força ao escovar os dentes, o resultado do tratamento com aparelho ortodôntico ou, principalmente, a perda de osso provocada pela periodontite.

 

retração gengival causada por escova escovação dos dentes
A retração gengival causada por escovação traumática dos dente traz taxa de sucesso maior no tratamento com enxerto gengival.

 

 

Rejeição ao enxerto gengival.

 

Ao contrário do que se imagina, não existe rejeição ao enxerto gengival – principalmente quando o enxerto é coletado do próprio paciente.

 

O sucesso do tratamento, que é a consolidação biológica do enxerto de gengiva, depende de fatores como o adequado suprimento de sangue ao tecido enxertado, a experiência técnica do dentista periodontista e dos cuidados do paciente durante o pós-operatório e cicatrização das gengivas.

 

A falha mais comum é o deslocamento do enxerto de gengival durante o período de cicatrização. Uma das causas para isto é sutura (união) delicada e leve do tecido enxertado, essencial para garantir nutrição sanguíneo durante o processo de consolidação entre os tecidos gengivais locais e enxertados.

 

 

Enxerto de gengiva no tratamento retração gengival em implantes dentários.

 

A retração das gengivas junto a implantes dentários é comum. Causada pela perda do osso ao redor do titânio destes dispositivos, ela pode exigir enxerto de gengiva ou enxerto de osso para recuperar os danos estéticos e funcionais.

 

A cirurgia com enxerto de gengiva para recuperar a retração gengival junto a implantes dentários tem indicações diferentes da técnica tradicional. O objetivo principal para esta técnica é recobrir as partes descobertas do dispositivo implantodôntico quando ainda em estágio inicial.

 

implante dentário problema perda óssea
A retração gengival junto a implantes dentários está associada a perdas ósseas severas.

 

 

A retração gengival volta com o tempo?

 

A retração gengival recuperada por enxerto de gengiva pode, sim, voltar com o tempo. Mas para que isto aconteça, falhas com relação à aplicação incorreta da técnica, indicações equivocadas ou higiene oral ineficiente precisam estar presentes.

 

 

Cicatrização da gengiva na cirurgia plástica gengival.

 

Quando a cirurgia é realizada apenas para recuperar gengivas retraídas, em 21 dias já é possível ver os resultados finais do tratamento. Neste período de cicatrização da gengiva elas já retornam à sua coloração normal é já não é mais possível ver as marcas das incisões feitas pelo bisturi.

 

Em muitos casos, porém, a cicatrização da gengiva após enxerto gengival exige até 3 ou 4 meses de espera. São os casos, por exemplo, das cirurgias realizadas para melhorar o resultado estético de procedimentos com implantes dentários, próteses dentárias fixas ou facetas de porcelana.

 

O tempo de cicatrização gengival prolongado (3 a 4 meses) é necessário para consolidar as bordas e as estruturas internas dos tecidos gengivais. O objetivo disto é evitar falhas no posicionamento das bordas de porcelana das facetas de porcelana ou próteses dentárias fixas, como falhas estéticas que podem aparecer com o passar dos anos e que, ainda que mínimas, podem incomodar ao paciente mais exigente com a estética do seu sorriso.

 

Aproveite para ler os posts relacionados:

Voltar para o blog