BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Enxerto gengival traz tempo de recuperação e cuidados específicos.

enxerto gengival tempo de recuperação e cuidados

O tempo de recuperação do enxerto gengival pode ser prolongado e exigir cuidados redobrados. Conheça detalhes desta técnica bastante utilizada em cirurgias que corrigem desde a retração gengival até o desnivelamento ósseo após perdas dentárias ou fraturas radiculares.

 

 por Luís Gustavo Morato Leite, dentista graduado e especializado em prótese dentária pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Enxerto gengival, cada vez mais indispensável à estética do sorriso.

O alinhamento das gengivas através da cirurgia plástica gengival pode ser a etapa mais importante a diversos tratamentos estéticos em odontologia. É graças a este sofisticado procedimento que laminados cerâmicos ou próteses dentárias fixas em porcelana alcançam elevados níveis de harmonia – essencial para indivíduos exigentes com os resultados de tratamentos estéticos de impacto.

 

A utilização de enxertos teciduais é parte importante em tratamentos que vâo desde o recobrimento de raiz dentária exposta por retração gengival até a recuperação anatômica de perdas ósseas pós perdas dentárias, fraturas de raízes ou infecções endodônticas (tratamento de canal). Apesar de comum, é preciso estar atento a algumas características deste procedimento – principalmente com relação ao tempo de recuperação do enxerto gengival.

 

enxerto gengival tempo de cicatrização
Indicações: múltiplos dentes com retração gengival podem exigir enxertos extensos e cuidados extras com o tempo de cicatrização.

 

 

Indicações mostram a importância da técnica.

 

A cirurgia plástica gengival engloba uma série de técnicas – gengivoplastia e gengivectomia são as principais delas – que podem utilizar enxertos teciduais para otimizar o resultado estéticos através do aumento de espessura e extensão, mudança de biotipo ou estabilização posicional no tratamento da recessão gengival. Conheça as principais indicações destas técnicas que podem ser essencais à harmonização do seu sorriso:

 

retração gengival severa (raiz dentária exposta) em um ou mais dentes;

 

tratamento da sensibilidade dental por recessão das gengivas;

 

recuperação estética de gengiva escurecida pelo metal de implantes dentários e próteses dentárias;

 

nivelamento gengival em áreas com perdas dentárias antigas;

 

nivelamento gengival em áreas com perdas ósseas por fraturas e infecções endodônticas;

 

falhas ósseas pós tratamento ortodôntico;

 

otimização estética pós cirurgia ortognática;

enxerto gengival cirurgia plástica prótese dentária
Danos ósseos podem ser corrigidos por tratamentos combinados com enxerto de gengivas.

 

Apesar do nome, técnicas com enxertos de gengiva utilizam apenas tecido conjuntivo.

 

A maioria das técnicas com enxertos de gengiva, apesar do nome, utiliza apenas a parte interna deta estrutura mucosa de revestimento- o tecido conjuntivo. Existem inúmeras vantagens na utilização deste método – a cicatrização mais rápida e menos dolorosa no local de remoção do enxerto é uma delas-, mas a ausência de cicatrizes e diferenças de coloração entre a área receptora e o novo tecido enxertado é a que mais indicada a técnica.

 

O palato, na área próxima aos pré-molares, é a região doadora padrão para os tecidos utilizados em enxertos. A técnica mais utilizada atualmente apenas descola a gengiva desta área para que o dentista remova o tecido conjuntivo localizado imediatamente abaixo dela – feito isso, a gengiva é novamente sutura na sua posição original. Já outras técnicas optam por remover toda a gengiva doadora, podendo ser utilizada na sua forma integral – técnica do enxerto gengival livre – ou apenas o tecido conjuntivo mais interno por recorte posterior.

 

enxerto gengival cirurgia sutura
Cirurgia para recobrimento múltiplo de raiz dentária exposta (retração): a técnica com enxerto gengival livre (foto) é pouco utilizada nos dias atuais.

 

Tempo de recuperação para enxerto gengival: organize-se.

 

O tempo de recuperação da cirurgia com enxerto gengival depende de vários fatores. Extensão e localização do tecido enxertado, os dois mais importantes, dão a medida das restrições no pós-operatório do tratamento. Além deles, condições como biotipo gengival – gengivas finas trazem desafios à técnica – e tipo de arcada dentária também implicam nas taxas de sucesso e cuidados nas terapias cirúrgicas com tecidos enxertados.

 

A ausências de sinais pós-cirúrgicos como alterações de cor, edemas e cicatrizes cirúrgicas são praticamente invisíveis passados 30 dias do procedimento. Entretanto, diferente da cirurgia para retração sem uso de enxertos, tecidos enxertados podem exigir até 120 dias de espera para que a nova arquitetura tecidual esteja estabilizada em forma e volume – tempo o qual deve-se esperar para dar início, por exemplo, a procedimentos com laminados cerâmicos.

 

enxerto gengiva cuidados
Cuidados e tempo de cicatrização: organize a sua agenda para as restrições alimentares e de higienização essenciais ao tratamento.

 

 

Local de coleta do enxerto pode trazer desconfortos dolorosos.

 

Apesar dos cuidados pós-operatórios serem mais intensos no local operado, é na área doadora que o tempo de recuperação da cirurgia com enxerto gengival pode ser mais prolongado – e, alguns casos, dolorosos. A técnica que coleta apenas o tecido conjunto do palato, sem remoção da gengiva propriamente dita (mucosa de revestimento), traz pós-operatório mais simples e rápido, com cuidados que cessam passados os primeiros sete dias da cirurgia.

 

Já a remoção conjunta das gengivas e tecido conjuntivo apresenta tempo de recuperação prolongada e que pode ser doloroso nos primeiros três dias passados da cirurgia. Materiais biossintéticos ou membranas produzidas a partir da centrifugação do sangue do próprio paciente (PRF) eliminam ou diminuem os sintomas dolorosas nestas áreas e podem ser opção para pacientes mais sensíveis.

 

enxerto gengival remoção gengiva
O palato é a região mais utilizada para remoção de tecido conjuntivo.

 

 

Tempo de cicatrização.

 

Gengivas e outras mucosas orais cicatrizam de forma mais lenta comparadas à pele. Não à toa, os pontos de sutura são removidos apenas no décimo quarto-dia da cirurgia, período em que a coloração e edema já são esteticamente compatíveis com atividades sociais e profisionais. Passados trinta dias, até mesmo as áreas que foram incisadas e perfuradas por pontos de sutura apresentam-se imperceptíveis na maioria das situações, tempo de recuperação médio esperado para o procedimento.

 

Os procedimentos para recobrimento de raiz dentária exposta (retração gengival), com ou sem uso de enxerto tecidual, necessitam de um mínimo de 120 dias para dar início a procedimentos com próteses dentárias fixas, lentes de contato dental ou facetas em porcelana. Este longo período de espera é essencial para que as gengivas apresentem-se com fibrosidade e espessura consolidadas, duas características cujas modificações são mais lentes comparadas ao desaparecimento dos edemas, rubores e cicatrizes teciduais.

 

 

Cuidados pós cirurgia com enxerto gengival exigem paciência.

 

Os cuidados pós cirurgia plástica gengival são diferentes dependendo da técnica utilizada. O uso de enxertos de gengiva aumentam o tempo de recuperação e estão entre os que exigem atenção redobrada com alimentação e higienização nos primeiros dias do tratamento – dependendo da extensão, podem exigir até duas semanas de cuidados intensos.

 

higienização oral:

nos sete primeiros dias passados da cirurgia, o uso de escovas dentárias e fio dental ficam proibidos para serem utilizados. Para compensar o acúmulo de placa bacteriana, utiliza-se bochechos com agentes químicos específicos para manter a área operada limpa e livre de bactérias. Entre o sétimo e décimo quarto dia, uma escova dentária ultramacia já pode ser utilizada, mas de forma delicada e orientada pelo dentista.

 

alimentação:

Os cuidados pós-operatórios com enxerto gengival são parte essencial do sucesso do tratamento. E para isso, restrições alimentares severas nos 3 primeiros dias da cirurgia, moderadas nos próximos 4 dias e leves entre o sétimo e décimo quarto-dia são importantes para evitar traumas que podem desestabilizar a nova arquitetura tecidual conformada.

 

 remoção dos pontos de sutura:

As áreas doadoras e receptoras recebem um considerável número de pontos de sutura. Os materiais utilizados nestas regiões são mais confortáveis comparados aos empregados em procedimentos para extrações dentários ou instalação de implantes dentários, e costumam ser removidos passados 14 dias da cirurgia. Neste período, além do uso de agentes químicos que impedem a formação de placa bacteriana sobre o local operado, é necessária uma consulta adicional ao dentista passados 7 dias da cirurgia para acompanhamento e higienização no local operado.

 

Saiba mais sobre enxerto gengival:

Voltar para o blog