BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Estética gengival: próteses dentárias exigem gengivas alinhadas.

estetica gengival e prótese dentaria blog post

Gengivas alinhadas e niveladas são essenciais para resultados estéticos marcantes com prótese dentária fixa. Veja o que fazer para alinhar e nivelar sua gengiva com técnicas como a gengivoplastia ou a cirurgia com enxerto gengival.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especializado em próteses dentárias e gengivas (periodontia), ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Estética gengival, cada vez mais essencial à harmonia do sorriso.

 

Os tratamentos para transformação de impacto do sorriso são cada vez mais comuns. Popularizados por atistas e famosos através de técnicas como a lente de contato dental, são conhecidos pelas modificações intensas na cor e forma dos dentes. Mas o que pouca sabe é que procedimentos com próteses dentárias fixas utilizam-se da mesma lógica utilizada nas facetas dentárias laminadas. Isto, até agora.

 

Entre os procedimentos pouco lembrados – porém essenciais – para otimizar os resultados estéticos com próteses dentárias fixas e laminados cerâmicos está o alinhamento gengival, um procedimento cirúrgico ou induzido por provisórios dentários cujas indicações vão além da melhora estética do sorriso. E para entender a importância deste assunto, conheça um pouco mais sobre este tratamento que tão esquecido e indispensável aos procedimentos com dispositivos protéticos fixos.

 

 

Alinhando gengivas em contato com próteses dentárias fixas.

 

É bastante comum, ao término de tratamentos com prótese dentária fixa em porcelana, a frustração dos pacientes com a falta de harmonia no alinhamento das gengivas. Mesmo procedimentos mais sofisticados com porcelana pura ou zircônia, os dois materiais mais estéticos disponíveis para confecção de coroas protéticas, são afetados diretamente pela não observância da forma e contorno gengival.

 

As técnicas para alinhamento gengival são essencialmente cirúrgicas. Procedimentos com provisórios dentários podem, até certo limite, condicionar os tecidos gengivais em busca de pequenas mudanças na sua forma e extensão. Entretanto, para casos mais severos de desalinhamento, somente os procedimentos cirúrgicos – como a gengivoplastia e gengivectomia – produzem resultados satisfatórios e definitivos.

 

O momento ideal para alinhar as gengivas em contato com próteses dentárias fixas é anterior ao início do tratamento. Na maioria dos casos, é necessário aguardar até 60 dias para que a cicatrização dos tecidos gengivais dêem-se de forma estável e passível de moldagens. Já os casos com implantes dentários, que exigem procedimentos mais complexos que podem incluir o enxerto de gengivas, uma espera de até 120 dias é sugerida para otimizar ainda mais os resultados estéticos finais.

 

estetica gengival e protese dentaria
O planejamento estético para cirurgia plástica gengival otimiza os resultados de tratamentos com próteses dentárias fixas.

 

 

Gengivoplastia e gengivectomia. 

 

A gengivoplastia e a gengivectomia são dois procedimentos básicos da cirurgia plástica gengival. As diferenças entre as técnicas interessam mais ao dentista especialista em periodontia, o qual divide-as de acordo com o emprego estético ou funcional (saúde) do tratamento. Para o leitor leigo no assunto, a distinção entre elas não faz muito sentido.

 

A gengivoplastia é uma técnica com fins estéticos que pode exigir, além do recorte das gengivas, a remodelação do osso que suporta os tecidos gengivais. Realizada em uma única consulta, pode ser realizada sobre um único dente ou em grupos – a que envolve os seis dentes anteriores é a mais comum e padrão para tratamentos estéticos de impacto.

 

Existem, porém, alguns cuidados a serem tomados com este tipo de plástica gengival. Além dos exames radiográficos necessários para avaliar a condição das raízes dentárias e o limite da coroa dentária, é preciso compatibilizar o pós-operatório cirúrgico para evitar surpresas com os cuidados e restrições sociais e de alimentação que costumam acompanhar o período posterior ao procedimento.

 

A recuperação da gengivoplastia depende da extensão da cirurgia e remoção óssea durante o procedimento – quando esta existir. Fatores de cicatrização pessoal também podem interferir na velocidade com que as gengivas recuperam seu aspecto inicial, aparecendo livres do vermelhidão e inchaço que costumam estar presentes entre o segundo e quinto dia da cirurgia.

 

Correções que necessitam de remodelamento ósseo são indicações da gengivectomia, uma versão mais radical da cirurgia plástica gengival.

 

 

Retração da gengiva junto à prótese dentária.

 

A retração gengival já é um dos principais motivos para consultas ao dentista. Além dos danos estéticos com a exposição das raízes dentárias, esta condição recessiva pode trazer junto problemas como a sensibilidade aumentada a alimentos frios e doces e maior dificuldade para remoção da placa bacteriana.

 

A recessão gengival também pode ocorrer em tecidos em contato com próteses dentárias ou implantes ósseointegrados. Quando isto acontece, dependendo do material utilizado na confecção do dispositivo protético, pode ser necessário trocar a prótese dentária. É o caso, por exemplo, da recessão tecidual em dentes escurecidos após tratamento de canal ou em próteses dentárias metalocerâmicas – cujas bordas metálicas e escuras aparecem ao sorrir ou até mesmo falar.

 

Para recuperar problemas de retração gengival deste tipo, a cirurgia plástica gengival para alinhamento pode ser uma alternativa que elimina a substituição do dispositivo protético. Outra indicação para este de tipo procedimento plástico-cirúrgico é a recuperação de gengivas escurecidas pelo metal de dispositivos protéticos, um problema comum cujas solução vai do uso de prótese dentária em porcelana pura ou zircônia a até mesmo enxertos teciduais.

 

protese dentaria fixa retração gengival
A exposição das bordas metálicas da prótese dentária fixa metalocerâmica após retração gengival é um dos problemas da técnica e material.

 

 

Modificando o formato das gengivas através de provisórios dentários.

 

O uso de provisórios protéticos confeccionados em resina é necessário à maioria dos tratamentos com prótese dentária fixa. Além de manter a estética e mastigação normalizados, este tipo temporário de dispositivo protético também pode ser utilizado para pequenas e pontuais remodelagens das gengivas.

 

A técnica para remodelamento estético de gengivas por provisórios é eficiente para alterações no formato da gengiva – mas seus efeitos para alinhamento e nivelamento gengival entre vários dentes são limitados. Por outro lado, pequenas correções de formas podem ser essenciais aos procedimentos realiados em dentes anteriores, em indivíduos com a condição conhecida como sorriso gengival.

 

 

Corrigindo gengivas em contato com implantes dentários.

 

Pouca gente se lembra das gengivas antes de inciar tratamentos com implantes dentários ósseointegrados. Informações sobre extrações de dentes, técnicas cirúrgicas, tempo de espera para ósseointegração, marcas e tipos de implantes dentários mais confundem do que esclarecem ao paciente candidato ao procedimento.

 

A construção de gengivas naturais e harmônicas pode ser, em diversas situações, o maior desafio no tratamento com implantes dentários. Quando localizadas em áreas estéticas (dentes anteriores), o problema é ainda maior. Na maioria dos casos, paciência e experiência do dentista são indispensáveis para reconstruir a naturalidade dos tecidos gengivais afetados.

 

Entre várias técnicas para construir gengivas mais naturais em contato com implantes dentários estão a construção de provisórios dentários à semelhança de dentes naturais e eventual uso de enxertos de gengiva que podem ser realizados antes, durante ou até mesmo depois da instalação do dispositivo implantodôntico.

 

Com relação aos enxertos de gengiva, seja no tratamento com prótese dentária ou implante ósseointegrado, eles podem ser de dois tipos. O primeiro, mais utilizado, é coletado do próprio paciente em áreas próximas ao procedimento (técnica autógena). Já o enxerto biossintético, obtido após o processamento industrial de matrizes animais, traz mais conforto e pós-operatório mais confortável seja no alinhamento ou nivelamento das gengivas mas é limitado a reconstruções de pequena a média extensão.

 

gengiva e protese dentaria em porcelana
Estética gengival deficiente em prótese dentária instalada sobre implante dentário: desafios na recuperação de espaços negros entre gengivas são enormes.

 

 

Sangramento gengival junto à prótese dentária requer atenção.

 

Os contatos entre a prótese dentária fixa e as gengivas são tão importantes quanto a sua adaptação aos dentes. Falhas nesta etapa do tratamento, como a instalação de bordas protéticas invasivas ou volumosas, trazem riscos elevados para problemas como a retração e sangramento gengival – e isto sem falar na halitose, uma condição relativamente frequente aos portadores de dispositivos protéticos mal adaptados.

 

O sangramento gengival associado à prótese dentária requer consulta ao dentista. As causas para esta condição hemorrágica, que pode aparecer ao escovar os dentes ou ainda ocorrer de forma espontânea, vão da infecção bacteriana por dificuldade de higienização à inflamação por invasão das bordas protéticas em porcelana.

 

O tratamento da sangramento gengival associado à prótese dentária pode, em alguns casos, exigir a remoção do dispositivo protético. Outras causas, como a alergia a próteses dentárias em metal e doenças metabólicas também precisam ser investigadas dada o aparecimento relativamento frequente destas condições.

 

Saiba mais sobre sangramento gengival clicando aqui.

Ou aproveite para ler os posts relacionados:

Voltar para o blog