BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Faceta de porcelana: escolha a cor ideal com 7 dicas essenciais.

faceta de porcelana cor ideal escolher

Escolha a cor ideal para faceta de porcelana com 7 dicas essenciais para resultados finais mais marcantes e claros, sem perder a naturalidade.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em gengivas (periodontista) e próteses dentárias, ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Afinal, como escolher a melhor cor para faceta de porcelana e lente de contato dental?

 

A etapa de seleção de cor para faceta de porcelana e lente de contato dental é parte essencial para o sucesso do tratamento com laminados cerâmicos. Repleta de segredos e novas informações que precisam ser rapidamente assimiladas pelo paciente, esta fase deste procedimento tão popular em odontologia estética traz mais dúvidas do que deveria. Afinal, como escolher a cor ideal para facetas dentárias laminadas?

 

As 7 dicas que serão apresentadas a seguir são baseadas nas principais dúvidas e erros que aparecem durante a escolha da cor ideal para facetas de porcelana – e olha que não são as únicas! Com informações sobre escalas, melhor dia para testes e uso de cores brancas sem perder a naturalidade, elas são essenciais para acertar na escolha da matiz e evitar frustrações com os resultados finais do tratamento.

 

 

1. Fotografias em redes sociais não apresentam as cores reais dos dentes.

 

Boa parte – ou praticamente todos – os pacientes em tratamento com facetas de porcelana trazem fotografias de redes sociais para servirem de referência para a seleção da cor ideal. Apesar de válido quando à forma dos dentes, é preciso estar atento ao erros que isso pode trazer. Além da falta de padronização na iluminação utilizada nestas imagens – compare várias fotos de uma mesma pessoa em ambientes com iluminação diferentes e você logo verá a diferença -, as próprias imagens capturadas por telefones celulares sofrem processamento automático de exposição e cor. Assim, cuidado ao tentar reproduzir, em você mesmo, e no ambiente de iluminação do consultório, os mesmo efeitos de impressão visual de fotografias coletadas em redes sociais.

 

 

2. Cores próximas ao branco podem perder a naturalidade.

 

Para a maioria dos pacientes, quanto mais branco é a cor do laminado cerâmico tipo faceta de porcelana ou lente de contato dental, mais bonito é o resultado final. Evidentemente, a escolha da cor final é muito mais uma questão de gosto pessoal do que técnica. Por outro lado, quanto mais próxima do branco absoluto – aliás, uma cor não disponível -, maiores os riscos para perda da naturalidade do sorriso. Para evitar que isto acontece, reforce a reprodução de detalhes ópticos de transparência, fluorescência e opalescência, efeitos importantes muitas vezes removidos por decisão do próprio paciente por não enxergar estes mesmos efeitos em fotografias coletadas de redes sociais.

 

 

3. A1, B1, Bl1 ou OM1? Domine a escala de cor utilizada pelo dentista.

 

São duas as escalas que o dentista utiliza para escolher a cor da faceta de porcelana . A mais utilizada, da Ivoclar, traz siglas como BL4, BL3, BL2 e BL1 para as matizes mais próximas ao branco (a sigla BL refere-se a “bleached”, ou “clareado”, traduzido para o português). Quanto menor o número, mais clara. Já a escala da Vita, bastante popular, utiliza os termos OM3, OM2 e OM1 para as versões clareadas – e com a mesma lógica para os números. Já as cores A1 e B1, não clareadas, estão presentes em ambas as escalas e são indicadas para indivíduos que exigem mais naturalidade e mimetização com dentes reais.

 

 

4. Transparências e degradê de cor não agradam a todo mundo.

 

Dentes naturais apresentam transparências e degradê de cor que podem não agradar a todo mundo. Mais solicitadas na confecção de facetas de porcelana nas cores A1 e B1, elas costumam estar minimizadas ou ausentes nos laminados cerâmicos confeccionados para pacientes que preferem matizes bastante próximas ao branco. A confecção destes efeitos ópticos é uma questão pessoal, porém fique atento: a manutenção destes efeitos para cores clareadas traz mais naturalidade e harmonia ao sorriso.

 

 

5. Teste as facetas de porcelana em dias ensolarados.

 

Dias ensolarados e consultórios com farta iluminação natural são ideais para a consulta de teste das facetas de porcelana e lentes de contato dental. Isto porque o metamerismo, um fenômeno óptico que modifica a cor conforme a fonte de luz, pode enganar ao paciente quando os testes são realizados em ambientes escuros ou com fonte de luz artificial inadequada. Ainda que a ansiedade pelo término do tratamento esteja elevada, aguarde o dia perfeito para o teste – é a melhor forma para evitar frustrações após a cimentação definitiva das suas facetas dentárias laminadas.

 

 

6. O cimento utilizado para colar as facetas de porcelana também influencia na cor final.

 

A cor durante o teste com a faceta de porcelana não ficou exatamente como você queria? Não entre em pânico. O cimento utilizado para colar os laminados cerâmicos aos dentes possuem cores diferentes que podem clarear, escurecer, amarelar ou deixá-los mais brancos. Mas é preciso estar atento porque os efeitos de mudança na cor são mais efetivos quanto mais finas são as facetas. E também não dá para esquecer o mais importante: após a colagem, elas ficam mais bonitas e naturais do que durante os testes de cor e forma.

 

 

7. Gengivas e lábios influenciam na percepção da cor.

 

As gengivas e lábios alteram a percepção de cor dos dentes. Contrastando com a cor das facetas de porcelana e lentes de contato dental, as gengivas em tons mais escuros favorecem a percepção para tons mais brancos presentes em laminados cerâmicos. Já com relação ao lábios, os do tipo mais espessos ou que escondem boa parte dos dentes podem limitar a entrada de luz e alterar os efeitos de reflexão e absorção de luz necessários para a visualização integral das cores utilizados pelo protético laboratorial. Levantar os lábios durante a consulta de teste, algo tão simples, é importante para verificar os efeitos ópticos em sua integralidade.

 

Saiba mais sobre faceta de porcelana clicando aqui.

Ou aproveite para ler os posts relacionados:

Voltar para o blog