BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Faceta de Porcelana: os cuidados que evitam danos e riscos superficiais.


As facetas de porcelana exigem cuidados e dedicação para mantê-las sempre bonitas. Veja como cuidar adequadamente delas, escolher o melhor tipo de escova de dente, evitar danos irreversíveis à superfície e prolongar a durabilidade das suas facetas dentárias.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em facetas de porcelana (próteses dentárias) e especialista em periodontia (gengivas), ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Faceta de porcelana, por que elas exigem tantos cuidados?

 

Nenhuma outra técnica para corrigir a cor e forma dos dentes é tão eficiente quanto as facetas de porcelana. Responsáveis por alinhamentos dentários super assimétricos, elas exigem cuidados intensos que, se negligenciados, podem diminuir radicalmente a durabilidade do tratamento.

 

Os motivos tanta dedicação e cuidados com facetas de porcelana devem-se, principalmente, ao material utilizado na confecção destes delicados laminados, a cerâmica odontológica. Apesar de durável e resistente a fraturas, é preciso evitar diversas situações que trazem riscos para a perda de brilho das cerâmicas. Caso contrário, o amarelento precoce e o aparecimento de riscos podem aparecer precocemente.

 

 

Quanto tempo dura? A durabilidade da faceta de porcelana.

 

Ao contrário da faceta de resina, cuja estudos sobre durabilidade são escassos, a faceta de porcelana conta com vários deles. E o que a maioria deles traz como resultados são números bastante animadores. Em média, passados 10 anos da instalação das facetas dentárias, quase 95% delas apresentam-se bem adaptadas, sem infiltrações para cáries dentárias, e com cores e brilhos bastante próximos ao dia da instalação.

 

Por outro lado, apesar de animadores, os estudos sobre a durabilidade da faceta de porcelana exigem cautela. Isto porque, nestes, as facetas dentárias são confeccionadas com técnicas e materiais de qualidade controlada, em pacientes que receberam e efetuaram todos os cuidados necessários para aumentar o tempo de duração delas.

 

 

Os cuidados essenciais com facetas de porcelana.

 

Se os cuidados com as facetas de porcelana são essenciais para aumentar o tempo de vida do tratamento, é preciso conhecer, desde o primeiro dia após a colagem dos laminados cerâmicos – o nome correto para o tratamento -, o que precisa ser feito para evitar danos superficiais.

 

✓ utilizar escovas de dentes macias e técnicas de escovação adequadas;

 

✓ uso de fio dental parafinado para evitar riscos superficiais;

 

✓ consultas frequentes ao dentista.

 

✓ evitar uso de equipamentos como ultrassom e jato de bicarbonato durante a consulta de limpeza (profilaxia) ao dentista;

 

✓ uso de placa de bruxismo nos portadores do distúrbio;

 

✓ evitar hábitos deletérios como morder lápis ou abrir objetos com os dentes;

 

✓ uso comedido de alimentos ácidos como vinhos, vinagres e sucos cítricos.

 

 

O melhor tipo de escova de dente para facetas de porcelana.

 

A forma como os dentes são limpos e a qualidade dos instrumentos utilizados durante a higiene oral, como o fio dental e a escova dentária, podem estar por trás de alguns problemas odontológicos. Os mais conhecidos são a retração gengival e a sensibilidade dentária, ambos causados pelo excesso de pressão das cerdas das escovas contra as gengivas.

 

Para quem possui facetas de porcelana, o melhor tipo de escova de dentes é o que traz cerdas ultra macias e regulares – evite os modelos que trazem cerdas em diferentes tamanhos. Estes modelos, mais delicados, não provocam riscos sobre a porcelana, o que evita a perda de brilho precoce.

 

Outros cuidados durante a higienização oral é o uso de pastas dentárias com poucos abrasivos. Atenção igual também deve ser dada ao uso indicado do fio dental parafinado, do tipo em fita, que evita a formação de riscos juntos às gengivas e remove de forma mais eficiente a placa bacteriana – o que ajuda a evitar doenças gengivais e infiltração por cárie dentária.

 

 

Limpeza no dentista pode danificar a faceta de porcelana.

 

A limpeza (profilaxia) no dentista é essencial para aumentar o tempo de vida das facetas de porcelana. É nela que são verificadas a qualidade da higiene oral diária do paciente, além dos exames para detectar a gengivite e periodontite – condições que podem progredir até a retração gengival, condição cujos danos estéticos podem exigir a troca precoce do laminado cerâmico.

 

Nesta consulta de limpeza, é bastante comum o uso de jatos pressurizados de bicarbonato de sódio e instrumentos ultrassônicos. O uso deste dois equipamentos sobre ou próximos às facetas de porcelana pode provocar danos severos e irreversíveis nas facetas de porcelana. Antes de iniciar a limpeza, avisa antecipadamente o profissional para evitar o uso destes equipamentos.

 

 

Placa para bruxismo pode ser necessária.

 

Uma das indicações mais comuns para as facetas de porcelana é a recuperação dos desgates dentários provocados pelo bruxismo. Para muitos destes pacientes, a técnica de revestimento dos dentes com porcelana é a única solução para evitar as fraturas que costumam ser constantes quando os desgastes são reconstruídos por restauração dentária em resina, ou mesmo a faceta em resina.

 

A placa para bruxismo deve ser confeccionada imediatamente após a instalação das facetas de porcelana. Sua função é evitar danos à estrutura dos laminados cerâmicos, principalmente quando o distúrbio é severo ou quando as facetas dentárias são confeccionadas em tamanhos mais extensos. 

 

O tipo de placa de bruxismo mais recomendado é o dispositivo confeccionado em acrílico (rígido). A versão macia da placa, apesar da proteção noturna e preço mais em conta, porém aumentar a intensidade de apartamento e ranger dos dentes e estar por trás de dores na cabeça e pescoço.

 

 

O que pode e o que não pode comer com facetas de porcelana.

 

Entre os cuidados com a faceta de porcelana estão as restrições à trituração de alimentos mais rígidos. Mas não é preciso tanta preocupação. Evitar a ingestão de alimentos potencialmente danosos aos dentes naturais já é eficiente para evitar danos aos laminados cerâmicos. O cuidado é mesmo evitar abrir tampas, roer osso e outros objetos que não deveriam ser colocados na boca mesmo por quem nunca realizou o tratamento.

 

Já com relação aos hábitos deletérios, como roer unhas ou morder canetas, é preciso ficar atento. Eles trazem riscos para pequenas fraturas ou descolamentos. Quando for mesmo difícil eliminá-los, pode ser necessária a adoção de terapias alternativas para frear os impulsos que refletem-se nos hábitos parafuncionais.

 

O que pode comer e beber com a faceta de porcelana

maças, ameixas, côco e qualquer outro tipo de fruta mais rígida;

 

✓ amendoim, nozes e cereais de qualquer tipo;

 

✓ vinho ou bebidas artificialmente coloridas;

 

✓ refrigerantes e sucos processados;

 

✓ pipoca;

 

✓ pães e massas;

 

✓ carnes, de qualquer fibrosidade.

 

O que não pode comer e beber com a faceta de porcelana

✓ sucos ácidos, como limão e laranja (quando consumidos em excesso);

 

✓ vinagres (quando consumidos em excesso);

 

✓ osso;

 

✓alimentos super refrigerados, como chocolate armazenado na geladeira;

 

✓pipoca que não “estourou” (piruá);

 

O que não pode fazer com a faceta de porcelana

✓ roer unhas;

 

✓ abrir tampas metálicas e plásticas;

 

✓ rasgar objetos plásticos;

 

✓ morder canetas e lápis;

 

✓ praticar, sem placa de proteção, esportes de luta corporal;

 

✓ utilizar palitos ou outros instrumentos de higiene oral não autorizados pelo dentista.

 

 

Infiltração por cárie dentária em faceta de porcelana: falta de cuidados são os maiores culpados.

 

A infiltração por cárie dentária em faceta de porcelana frequentemente tem como causas as falhas na confecção dos laminados. Dificultando a remoção da placa bacteriana, ela pode aparecer seja pela formação de espaços entre a faceta dentária e a superfície do dente (desadaptação), pela inserção muito profunda às gengivas ou ainda pela confecção de bordas muitas espessas também junto às gengivas.

 

Mas a principal causa para a infiltração por cárie dentária em faceta de porcelana é mesmo a remoção inadequada da placa bacteriana. Assim como nos dentes que possuem restaurações dentárias ou próteses dentárias em porcelana, a negligência dos cuidados com a higiene oral facilita a formação de pequenos espaços cariosos entre a faceta dentária e a superfície do dente. 

 

 

Consulta ao dentista a cada seis meses: da saúde das gengivas à prevenção da cárie dentária.

 

A consulta periódica ao dentista é indispensável para manter a saúde dos dentes e gengivas. E para quem possui dispositivos como facetas de porcelana ou facetas de resina, ela é ainda mais essencial. Tanto é que a periodicidade das consultas de revisão para estes pacientes são mais curtas, a cada seis meses.

 

A manutenção da saúde das gengivas ao redor de facetas dentárias requer dupla atenção. Isto porque a retração gengival, que pode ocorrer mesmo em dentes naturais, costuma exigir a substituição do laminado cerâmico quando aparece em dentes anteriores. 

 

Outro cuidado com as gengivas ao redor das gengivas é com relação ao sangramento gengival. Sinal de inflamações associadas ao acúmulo de placa bacteriana, a gengivite e a periodontite, duas doenças associadas à higiene oral deficiente, podem causar ou intensificar diversas doenças sistêmicas, como a diabetes.

Voltar para o blog