BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Faceta de porcelana em Porto Alegre: especialista dá dicas essenciais.

faceta de porcelana porto alegre

Conheça as dicas essenciais para o paciente em tratamento com faceta de porcelana em Porto Alegre. Com informações sobre indicações, vantagens e problemas desta técnica com faceta dentária laminada que é a grande estrela da odontologia estética com laminados cerâmicos.

 

 por Luís Gustavo Morato Leite, dentista especialista em prótese dentária (faceta de porcelana) em Porto Alegre pela UFRGS.

 

 

Faceta de porcelana, a técnica para correções estéticas complexas.

 

As transformações de impacto do sorriso são bastante populares pelas intensas modificações na cor e forma do sorriso – e a grande estrela deste procedimento é a faceta de porcelana. Versátil, esta lâmina que reveste a parte externa visível dos dentes é capaz de reproduzir, com perfeição, todas as propriedades ópticas como cores, transparências e opalescência presentes em dentes naturais. 

 

Embora menos popular que a lente de contato dental, uma técnica com indicações restritas e associada aos sofisticados sorrisos de artistas e famosos, a faceta de porcelana é a mais indicada para corrigir falhas estéticas e de má formação estrutural dos dentes que não podem ser resolvidas por outros procedimentos com facetas dentárias laminadas – incluindo a faceta de resina. E para que os resultados saiam harmônicos e marcantes, conhecer algumas dicas sobre o tratamento é indispensável para evitar contratempos e frustrações.

 

 

As indicações da mais poderosa técnica com laminados cerâmicos.

 

O laminado cerâmico do tipo faceta de porcelana é o que traz maiores recursos para corrigir os problemas mais severos na cor e forma dos dentes. Diferente da lente de contato dental, que não exige desgastes dentários adaptativos, ele exige uma delicada remoção do esmalte dentário danificado por problemas estéticos ou que impeça o seu alinhamento na arcada dentária. Veja as principais indicações para o paciente em tratmento com faceta de porcelana em Porto Alegre:

 

  construir dentes com cores mais claras e naturais;

 

alinhar de dentes mal posicionados;

 

recuperar dentes desgastados por bruxismo;

 

transformações de impacto do sorriso;

 

fechar diastemas (espaços entre dentes);

 

recuperar dentes escurecidos após tratamento de canal ou manchados por antibióticos;

 

 

As dicas para antes de iniciar o tratamento.

 

Antes de inciar o seu tratamento com faceta de porcelana em Porto Alegre, que tal dar uma olhada em algumas dicas para otimizar ainda mais os resultados? Confira uma seleção com pequenas e essenciais dicas sobre planejamento, segurança e técnicas auxiliares para deixar os seus dentes ainda mais bonitos e harmônicos com o seu sorriso:

 

o tratamento gengival prévio aos procedimentos com facetas de porcelana é essencial para evitar problemas como a retração gengival e gengivites;

 

o clareamento dental deve ser feito de forma combinada (laser e caseira) quando possível;

 

pequenas retrações gengivais podem ser recobertos por laminados cerâmicos e podem evitar pequenas cirurgias para recobrimento de recessão gengival;

 

o planejamento do tratamento sobre modelos em gesso dá informações mais precisas comparado à simulação sobre fotos;

 

as simulações sobre dentes – mockups – são essenciais e devem satisfazer às necessidades estéticas do paciente;

 

cuidado ao selecionar cores muito claras para não perder a naturalidade;

 

solicite ao seu dentista o uso de guias de segurança para desgastes dentários durante o procedimento de redução do esmalte dentário;

 

 evite fazer cópias exatas de sorrisos copiados de imagens de outras pessoas – o resultado final pode produzir “estranhamento” estético;

 

certifique-se da qualidade do laboratório de prótese dentária utilizado.

 

 

Dicas para serem utilizadas durante o tratamento.

 

Entre as técnicas com laminados cerâmicos, a faceta de porcelana é que possui mais etapas e exige mais paciência do paciente. A diferença é que, diferente dos outros tipos de facetas dentárias laminadas, nesta é preciso ficar com provisórios por um período de até 21 dias dependendo do laboratório dentário utilizado, um fator a mais que exige dedicação extra com a limpeza das gengivas e cuidados com a rigidez dos alimentos ingeridos.

 

Veja uma lista de dicas para o período de tratamento com faceta de porcelana para o paciente em Porto Alegre que são essenciais para resultados mais impecáveis:

 

  evitar a ingestão de alimentos rígidos ou que tragam riscos para o descolamento dos provisórios;

 

  utilizar instrumentos especiais para higienização das gengivas;

 

  faça fotos (selfies) com diversões ângulos e em situações diferentes para certificar-se do design dos mockups;

 

  não preocupe-se em demasia com a cor e a ausência de detalhes dos seus provisórios – o material utilizado nestes dispositivos são mais limitados comparados às facetas de porcelana;

 

  ao notar o descolamento dos provisórios, vá ao seu dentista imediatamente para evitar infiltrações que podem produzir mal cheiro;

 

  agende-se para que, durante este período, viagens ou compromissos sociais mais sofisticados estejam ausentes.

 

 

Faceta de porcelana em Porto Alegre: cidade é referência na técnica.

 

O tratamento com faceta de porcelana em Porto Alegre está entre os procedimetos estéticos realizados em consultórios dentários – e uma das causas é a excelência de dentistas especialistas em laminados cerâmicos. Além de excelentes faculadades, cursos específicos sobre o tema estão disponíveis para oferecer ainda mais segurança e tranquilidade para quem está em busca de procedimentos em odontologia estética para transformações marcantes do sorriso.

 

 

A odontologia estética de impacto com outras técnicas.

 

Nos últimos anos, diversos novos materiais e técnicas em odontologia estética vêm contribuindo na melhora de simulações, resultados estéticos e segurança. Da introdução de novas porcelanas a materiais ainda mais resistentes e naturais – como é o caso dos utilizados em facetas de resina – aumentam a gama de recursos do dentista para recuperar a cor e forma dos dentes.

 

Junto às facetas de porcelana, lentes de contato dental e facetas de resina composta podem trazer soluções para corrigir desde pequenas falhas como fechamento de diastemas à transformações mais intensas. Outra técnica que vem ganhando destaque é o fragmento cerâmico, uma versão ainda mais precisa e delicada dos laminados cerâmicos para pequenas mas essenciais correções.

 

A microabrasão estética do esmalte dentário, apesar de não tão nova assim, também vem ganhando destaque pela simplicidade e rapidez do tratamento. Indicada para remover desde manchas estruturais como hipoplasias ou manchamentos por antibióticos, o procedimento pode até mesmo substituir lentes de contato dental para correções menos intensas na cor dos dentes.

 

 

Ainda em dúvida sobre faceta de porcelana? Clique aqui:

Ou aproveite para ler outros posts relacionados:

Voltar para o blog