BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Faceta de porcelana ou aparelho ortodôntico? Escolha deve ser criteriosa.


A faceta de porcelana pode ser utilizada para substituir o aparelho ortodôntico em algumas situações – mas exige critérios na sua indicação para evitar desgastes desnecessários nos dentes.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em periodontia e próteses dentárias, ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Faceta de porcelana, a técnica para transformações rápidas do sorriso.

 

Nenhum outro procedimento em odontologia estética é tão desejado como a transformação de impacto do sorriso com facetas de porcelanas. Utilizado para corrigir a cor e forma dos dentes, é ele quem está por trás dos alinhamentos milimétricos de dentes e das cores brancas estonteantes muitas vezes impossíveis de serem encontradas na dentição natural.

 

Mas se de um lado as correções dentárias com facetas de porcelana podem até mesmo, em alguns casos, substituir o aparelho ortodôntico, por outro exigem exigem a redução da estrutura dentária realizada através de desgastes na superfície dos dentes. 

 

Os objetivos destes desgastes sobre os dentes são eliminar as manchas e restaurações dentárias antigas e também permitir a construção de lâminas de porcelana com espessuras semelhantes – um procedimento seguro aos dentes quando feito sobre protocolos técnicos mas que traz como principal desvantagem a sua irreversibilidade.

 

 

Quando a faceta de porcelana é indicada para alinhar dentes tortos e girados.

 

Os desgastes dentários necessários às facetas dentárias laminadas, para valerem a pena, exigem precisão seja na execução do procedimento quanto na indicação da técnica. E para entender um pouco mais, vejas as indicações, prós e contras da faceta de porcelana para alinhar dentes tortos:

 

Indicações

reconstruir a cor e forma dos dentes;

alinhar dentes tortos (casos leves);

fechar diastemas (espaços entre dentes);

recuperar dentes escurecidos após canal;

 

Prós

resultados estéticos marcantes;

durabilidade elevada;

rapidez do tratamento;

 

Contras

requer desgastes dentários;

preço elevado.

 

 

Faceta de porcelana não é indicada para pacientes jovens.

 

A faceta de porcelana não deveria, a princípio, ser utilizada em pacientes jovens. Isto porque, na maioria das vezes, as superfícies dos dentes destes indivíduos são livres de restaurações dentárias extensas em resina ou outros problemas de escurecimento dos dentes.

 

Em pacientes jovens, a técnica com lente de contato dental, que não desgasta os dentes, e o tratamento com aparelho ortodôntico são as técnicas mais recomendadas para alinhar dentes ou reparar pequenos defeitos como os espaços entre os dentes, os diastemas.

 

 

Aparelho ortodôntico é o tratamento mais indicado para alinhar dentes tortos.

 

O tratamento ortodôntico é a primeira opção para alinhar dentes tortos. Além de não exigir desgastes aos dentes, é mais eficiente para corrigir problemas como apinhamentos, falta de alinhamento central (linha média) e, principalmente, discrepâncias ósseas que resultam em problemas de oclusão (relação entre dentes superiores e inferiores).

 

A desvantagem do aparelho ortodôntico frente à faceta de porcelana é mesmo o tempo maior de tratamento. Dependendo da severidade de desalinhamento dentário e problemas de oclusão, podem ser necessários alguns anos até que os resultados sejam estáveis e ideais.

 

 

Desgastes nos dentes da faceta de porcelana é a principal diferença.

 

A vantagem do aparelho ortodôntico é mesmo a ausência de desgastes sobre os dentes. Além de alinhar os dentes, ele permite giros e movimentações dentárias de todo tipo sem exigir reduções na estrutura do dente.

 

Por sua vez, a faceta de porcelana requer reduções (desgastes) na superfície dos dentes. É através delas que o dentista constrói um pré-alinhamento dos dentes, essencial para que as lâminas finais sejam confeccionadas com espessuras semelhantes, sem riscos para diferenças de cor ou dificuldade para reprodução das cores e dos detalhes ópticos presentes em dentes naturais como as transparências, fluorescências e opalescências.

 

 

Tempo de tratamento com faceta de porcelana.

 

O apelo para transformações rápidas do sorriso nas técnicas com faceta de porcelana e lente de contato dental é grande para muitos indivíduos. E quando os problemas dentários estão associados a perdas de autoestima que arrastam-se há muitos anos, ele pesa ainda mais na hora de optar pela técnica.

 

Em média, o tempo de tratamento com faceta de porcelana fica entre 14 a 21 dias. De fato, é muito pouco tempo para modificações na cor e forma dos dentes comparado ao tratamento ortodôntico – um fator que não deveria ser levado em conta na hora de escolher entre as técnicas.

 

 

Quando a faceta de porcelana é indicação ideal frente o aparelho ortodôntico.

 

Existem situações em que, de fato, a faceta de porcelana é o tratamento mais indicado frente o aparelho ortodôntico. O exemplo mais claro é quando os dentes anteriores estão revestidos com inúmeras e extensas restaurações dentárias em resina – e o desalinhamento dos dentes é suave.

 

A ideia para o uso da faceta de porcelana como técnica mais indicada é simples. Ainda que o tratamento ortodôntico alinhe os dentes, ainda assim será necessário remover as camadas superficiais comprometidas dos dentes.

 

A mesma ideia também pode ser utilizada para recuperar dentes severamente escurecidos por antibióticos ou fluorose dentária. Nestes casos, a remoção da camada externa dos dentes é indispensável para garantir uma lâmina de porcelana espessa o suficiente para esconder os problemas de cor.

 

 

Faceta de resina pode ser alternativa com preço mais em conta.

 

Uma alternativa à faceta de porcelana é a faceta de resina, uma técnica realizada num único dia que, além do preço mais em conta, traz resultados estéticos interessantes.

 

A faceta de resina tem múltiplas indicações. Do fechamento de espaços entre os dentes, os diastemas, ao aumento de dentes curtos, são vários os benefícios desta técnica simples e rápida o bastante para eventos sociais ou entrevistas de emprego que aparecem de última hora.

 

Apesar da praticidade, a faceta de resina não é tão eficaz quanto a faceta de resina ao alinhar dentes tortos. A principal desvantagem desta técnica como alternativa ao aparelho ortodôntico é sua baixa durabilidade.

 

As indicações da faceta de resina como alternativa ao aparelho ortodôntico são os pequenos desalinhamentos de dentes. É o que acontece, por exemplo, nos pequenos desalinhamentos dentários que aparecem passados muitos anos do tratamento ortodôntico, e que podem resultar em pequenas diferenças de alinhamento dos dentes – mas cuja recuperação estética é necessária.

 

 

Lente de contato dental após aparelho ortodôntico é alternativa inteligente.

 

A lente de contato dental tem como diferença da faceta de porcelana a ausência de desgastes nos dentes. Nesta técnica, basta ao dentista moldar os dentes e, assim que receber do laboratório os laminados cerâmicos já prontos, colá-los diretamente sobre os dentes.

 

Muitas vezes, após o tratamento com aparelho ortodôntico, apesar do alinhamento dos dentes, ainda pode haver problemas estéticos ao sorriso decorrente das próprias características dos dentes, como desgastes pelo bruxismo, formato dentário pouco marcante ou escurecimento dental.

 

A lente de contato dental pode ser utilizada após o tratamento com aparelho ortodôntico para melhorar os resultados estéticos finais. Seguro e rápido, é um tratamento reversível e com longa durabilidade – ideal para os indivíduos mais exigentes com a harmonia do seu sorriso.

 

 

Como é o tratamento com faceta de porcelana para alinhar dentes tortos.

 

Por exigir desgastes aos dentes, o tratamento com facetas de porcelana exige uma série de procedimentos prévios para garantir segurança e evitar frustrações com os resultados finais.

 

Na primeira etapa do tratamento são realizados exames clínicos e radiográficos. Tomadas fotográficas e moldagens também costumam ser feitas para os procedimentos de simulação sobre modelos ou diretamente sobre os dentes, na técnica conhecida como mockup.

 

A simulação sobre modelo é importante para o dentista planejar os locais em que serão realizados os desgastes. Passadas estas etapas, são realizadas as reduções na estrutura do dente e as moldagens, assim como os provisórios que precisam estar íntegros até o dia dos testes estéticos ou da colagem final dos laminados cerâmicos.

 

O teste das facetas dentárias é melhor realizada em dias ensolarados, com luz plena. Tomadas fotográficas ajudam ao paciente verificar, de diferentes ângulos e distâncias, o resultado final do tratamento. Em alguns casos, são necessárias alterações nas facetas, o que pode exigir 7 dias adicionais ao tratamento.

 

Após a aprovação estética da faceta de porcelana, elas são coladas sobre os dentes, Imediatamente após a colagem já são permitidos ao paciente a retomada da alimentação normal. Por último, instruções para limpeza, manutenção e retorno ao dentista são passadas para garantir vida longa aos laminados cerâmicos recém instalados.

 

Aproveite para ler os posts relacionados:

Voltar para o blog