BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Faceta de porcelana ou resina? Especialista explica as diferenças.


Conheça as diferenças entre a faceta de porcelana e a faceta de resina, com informações sobre preço, tempo de tratamento, durabilidade, prós e contras e resultados estéticos explicados por um dentista especialista no assunto.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em facetas de porcelana e periodontia, ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Faceta dentária laminada, a técnica definitiva para transformar sorrisos.

 

Entre diversos procedimentos em odontologia estética, as facetas dentárias laminadas são as que trazem os resultados mais impressionante. Utilizadas para corrigir a cor e forma dos dentes, estas técnicas, que frequentemente confundem pelas diferenças de indicações, precisam ser bem entendidas para evitar frustrações com os resultados finais do tratamento.

 

A faceta dentária laminada é qualquer técnica que recobre toda a parte estética (visível) dos dentes. As mais utilizadas são as lentes de contato dental e as facetas de porcelana, ambas construídas a partir de cerâmicas odontológicas, e a faceta de resina, que utiliza um material mais simples porém não menos eficiente.

 

Outro termo muito utilizado pelo dentista especialista em faceta dentária é laminado cerâmico. Referindo-se apenas à faceta de porcelana e lente de contato dental, é uma forma simples para separar os tratamento conforme o material utilizado.

 

faceta dentária laminada tipos
Faceta dentária laminadas: diversos tipos para diferentes indicações.

 

 

A diferença entre faceta de porcelana e faceta de resina.

 

A principal diferença entre a faceta de porcelana e a faceta de resina é o material utilizado. Enquanto a primeira técnica utiliza cerâmicas odontológicas – e que é o nome correto da porcelana aplicada sobre os dentes -, a segunda utiliza polímeros resinoso especialmente desenvolvidos para reproduzir as cores dos dentes e resistir a fraturas.

 

Outra diferença importante entre a faceta de porcelana e resina é que a primeira precisa de um laboratório de prótese dentária para ser realizada. Por sua vez, a técnica com resina é aplicada diretamente sobre os dentes pelo dentista, sem exigir moldagens ou tempo de espera para ficarem prontas.

 

 

E a diferença entre lente de contato dental e faceta de porcelana?

 

A diferença entre a lente de contato dental e a faceta de porcelana está na presença dos desgastes dentários que muitas vezes são indispensáveis para corrigir a cor e forma dos dentes.

 

A lente de contato dental não precisa desgastar os dentes. Basta moldar os dentes e esperar o retorno dos laminados do laboratório. Apesar da sua praticidade e segurança aos dentes, ele tem uso muito restrito, sendo mais utilizada em indivíduos que possuem dentes pequenos e espaçados, como os diastemas.

 

Ao contrário da lente de contato dental, a faceta de porcelana traz como diferença a necessidade para desgastes nos dentes. Estas reduções e alterações na estrutura dentária traz algumas vantagens, como corrigir problemas severos de cor e forma dos dentes, como dentes tortos e girados, bruxismo ou dentes severamente escurecidos após tratamento de canal ou manchados por antibióticos.

 

 

lente de contato dental
Lente de contato dental não exigem desgastes aos dentes mas são restritas a poucas situações.

 

 

Segurança: ausência de desgaste nos dentes pode ser diferença importante.

 

Os desgastes nos dentes podem ser necessários para melhorar os resultados nos tratamentos com faceta de porcelana ou resina. Quando realizados com segurança, não trazem danos aos dentes, como riscos para perdas dentárias. A grande desvantagem da redução da estrutura dental, portanto, é mesmo a sua irreversibilidade.

 

Um detalhe importante sobre a faceta de resina é que ela pode, em muitas situações, ser realizada sem desgastar os dentes. Se o paciente não gostar dos resultados estéticos finais, basta retirá-las, sem danos aos dentes.

 

Existem diversos procedimentos e exames que fazem dos desgastes nos dentes um procedimento seguro. Entre eles está a simulação diretas sobre os dentes, o mockup, que evita desgastes dentários desnecessários. Outros, como guias de redução de estrutura dentária, trazem ainda mais segurança aos dentes na hora de produzir os desgastes.

 

 

As diferenças nos prós e contras da faceta de resina e da faceta de porcelana.

 

Um jeito simples de entender as diferenças entre facetas de resina e porcelana é conhecer as indicações, prós e contras de cada técnica. Apesar da simplicidade, é preciso estar atento aos casos em que ambas as técnicas podem ser utilizadas, o que exige discussão com o dentista na hora de decidir qual é a melhor.

 

Faceta de resina:

Prós:

preço mais em conta;

tempo de tratamento curto (pode ser realizado em uma única consulta);

é fácil para reparar pequenas fraturas;

resultados estéticos marcantes.

 

Contras:

menor durabilidade;

fraturas podem ser constantes;

amarelamento e perda do brilho ao longo dos anos.

 

Faceta de porcelana:

Prós:

durabilidade elevada

resistência ao amarelamento e perda do brilho

resultados estéticos marcantes.

 

Contras:

preço mais elevado do tratamento;

tempo de tratamento maior.

 

 

Diferença no preço entre faceta de porcelana e faceta de resina.

 

Pacientes sensíveis ao preço de tratamentos em odontologia estética encontram na técnica com resina uma alternativa viável. De fato, os procedimentos com laminados cerâmicos, como a lente de contato dental, podem ser bastante onerosos quando o número de dentes envolvidos é elevado. 

 

A diferença de preço entre a faceta de porcelana e a faceta de resina varia de dentista para dentista. Procedimentos auxiliares, como o clareamento dental e a gengivoplastia, também costumam encarecer os tratamentos realizados sobre muitos dentes. Só mesmo conversando com o profissional para entender as diferenças de valores entre as duas técnicas.

 

faceta em resina
Faceta em resina: menor durabilidade é compensada pelos resultados marcantes e preço mais em conta.

 

 

 

Diferenças de durabilidade entre faceta de porcelana e resina.

 

Depois de transformados os dentes, durabilidade é tudo o que interessa. Afinal, quanto tempo duram a faceta de porcelana e a faceta de resina?

 

A resina que o dentista utiliza para fazer a faceta dentária pode ser encontrada em versões mais simples, como as utilizadas em restaurações dentárias, ou mais sofisticadas, como as que trazem partículas de cerâmica (porcelana) misturadas. Quanto melhor o material, mais tempo dura a faceta de resina.

 

A durabilidade da faceta de resina não é bem definida por estudos científicos. Enquanto alguns trabalhos indicam um tempo médio entre 2 a 4 anos, alguns apontam até 6 anos. Tudo depende do material utilizado, de utilizar as indicações corretas da técnica e da habilidade do dentista especialista.

 

Por outro lado, a porcelana utilizada nos procedimentos com laminados cerâmicos, incluído aí a lente de contato dental, traz maior duração ao tratamento. Em média, a durabilidade da faceta de porcelana é estimada em um mínimo de dez anos. 

 

Para ter uma ideia da longa durabilidade da faceta de porcelana, um estudo sobre o assunto aponta que, passados 10 anos, aproximadamente 96% das lâminas mostram-se íntegras, com cores e polimentos intactos. Sem dúvida, um tratamento bastante durável.

 

faceta de resina problemas post blog
Material utilizado nas facetas de resina estão diretamente ligadas à durabilidade do tratamento.

 

 

Estética: diferenças de resultados entre faceta de porcelana e resina.

 

Qual tratamento é mais bonito: faceta de porcelana ou faceta de resina? A cada ano, diminui a diferença de resultados estéticos entre ambas as técnicas. A causa para isto é o desenvolvimento constante de resinas mais estéticas, capazes de reproduzir cores e detalhes presentes em dentes naturais.

 

Pode ser difícil para o paciente ou até mesmo ao dentista destreinado enxergar a diferença de resultados estéticos entre a faceta de resina e porcelana. Entretanto, a técnica com porcelana ainda é mais eficiente para quem deseja o máximo de naturalidade. 

 

 

Tempo de tratamento e número de consultas.

 

Sem dúvida, o curtíssimo tempo de tratamento da faceta de resina faz dela a escolha ideal para quem deseja transformações imediatas do sorriso. De entrevistas de emprego a eventos sociais que aparecem de uma hora para outra, esta técnica rápida e eficiente é perfeita para procedimentos em odontologia estética realizados em uma única consulta.

 

Outra diferença entre faceta de resina e porcelana é o número de consultas. Enquanto a técnica com laminado cerâmico exige um mínimo de duas consultas, a técnica com resina é feita em um único dia – exceto quando o tratamento é acompanhado de procedimentos como o clareamento dental, a profilaxia dental ou o tratamento da gengivite ou periodontite.

 

 

Afinal, qual delas é melhor: faceta de porcelana ou faceta de resina?

 

Para chegar a uma conclusão sobre qual é a melhor, faceta de porcelana ou resina, é preciso conhecer um pouco sobre os prós e contras e as indicações de cada técnica e entender como elas contribuem na resolução dos problemas dentárias e satisfação dos desejos estéticos de cada paciente.

 

De fato, os resultados estéticos da faceta de resina já são próximos à faceta de porcelana. Detalhes ópticos de transparência e opalescência e cores mais naturais já são características das duas técnicas. A diferença, portanto, parece ser as questões de durabilidade e pequenas fraturas que podem ser frequentes nesta técnica.

 

A manutenção da cor e brilho ao longo dos anos é uma característica exclusiva das facetas de porcelana e lentes de contato dental. Para quem deseja durabilidade, sem ter que se preocupar com pequenos contratempos como o amarelamento que aparece longo dos anos, os laminados cerâmicos são o procedimento ideal.

 

O preço do tratamento é outro fator importante. Procedimentos com laminados cerâmicos estão entre os mais caros em odontologia estética, e pacientes sensíveis aos custos mais elevados destas técnicas encontram na faceta de resina o tratamento ideal.

 

Por outro lado, as diferenças nas indicações da técnica podem ser um banho de água fria para muitos pacientes. Isto porque, muitas vezes, casos como o escurecimento severo dos dentes por antibióticos ou dentes tortos e girados, são indicações quase sempre exclusivas à técnica com faceta de porcelana.

 

De qualquer forma, não existe uma resposta precisa para qual delas é a melhor, faceta de porcelana ou faceta de resina. Somente os exames clínicos e a entrevista pessoal permitem chegar a um resposta que, se não é precisa, ao menos aproxima-se das reais necessidades do paciente.

 

faceta de resina vantagens e desvantagens blog post
Entre as vantagens da faceta de resina está sua capacidade para imitar os detalhes de superfície presentes em dentes naturais.

 

 

Bruxismo, dentes pequenos e dentes escurecidos após canal: qual o tipo ideal de faceta dentária?

 

Umas das indicações mais comuns às facetas dentárias é a recuperação de dentes desgastados pela bruxismo. Para pequenos desgastes, a faceta de resina pode ser uma opção rápida, com preço mais em conta e excelentes resultados estéticos.

 

A faceta de porcelana é indicada para os pequenos e médios desgastes dentários pelo bruxismo. Já para os desgates mais severos, a coroa dentária em porcelana, um tipo de prótese dentária fixa individual, é o tratamento mais indicado para evitar fraturas frente aos impactos destrutivos aos dentes que o distúrbio neuromuscular traz.

 

O aparecimento de dentes escurecidos após tratamento de canal é comum e pode estar associado a problemas na técnica ou outras condições como a reabsorção dentária externa. Para recuperar a cor, a técnica mais indicada é a faceta de porcelana, eficiente para bloquear tons escurecidos dos dentes.

 

Outra indicação comum à faceta de porcelana ou resina é a recuperação estética do sorriso em pacientes com dentes pequenos. A indicação correta da técnica depende de fatores como a presença do bruxismo e disposição dos dentes na arcada dentária. 

 

Saiba mais sobre facetas de porcelana clicando aqui.

Ou aproveite para ler os posts relacionados:

Voltar para o blog