BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Faceta de porcelana: preço baixo pode levar a resultados desastrosos.


Quanta custa uma faceta de porcelana? Entenda como a procura pelo preço mais em conta nos tratamentos com facetas de porcelana pode ser o início para muitos problemas odontológicos – até mesmo irreversíveis.

 

 por Luís Gustavo Morato Leite, dentista graduado e especializado em prótese dentária pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Quanto custa uma faceta de porcelana?

 

Os tratamentos estéticos com laminados cerâmicos, nas técnicas com lentes de contato dental e faceta de porcelana, estão na lista de desejos de muitos indivíduos. Popularizados nos sofisticados sorrisos de artistas e famosos, estão associados a preços elevados e dificuldades na hora de selecionar o dentista – dois fatores que podem ser só o início para problemas até mesmo irreversíveis aos dentes.

 

Afinal, quanto custa a faceta de porcelana? A dificuldade em estabelecer preços para laminados cerâmicos em serviços odontológicos de referência deve-se à bem vinda proibição, pelo conselho dos dentistas, dos valores cobrados em procedimentos dentários. O resultado disso é que os preços divulgados pela internet são desencontrados e sem informações técnicas e de segurança essenciais para estes tipos de procedimentos.

 

 

Como o preço da faceta de porcelana afeta a qualidade e segurança do tratamento.

 

O preço no tratamento com faceta de porcelana varia por vários motivos – e um dos principais deles é o valor cobrado pelo laboratório de prótese dentária. A utilização de laboratórios especializados em laminados cerâmicos (lentes de contato dental, facetas de porcelana e fragmentos) é importante para a construção de sorrisos mais naturais e harmônicos. Alguns laboratórios são até mesmo dedicados à esta técnica, que exige treinamento e equipamentos sofisticados.

 

Outros fatores também influenciam nos preços de laminados cerâmicos. Os materiais utilizados pelo dentista, a utilização de técnicas para planejamento – como as simulações sobre modelos ou diretas sobre os dentes – e a experiência e formação técnica (dentistas especializados em próteses dentárias ou dentística restauradora recebem treinamento específico) também contam nos custos finais do tratamento.

 

 

As etapas no tratamento com laminados cerâmicos que não podem ser eliminadas.

 

Um dos fatores que mais influenciam no preço de facetas de porcelana são os procedimentos para simulação. Realizado sobre modelos moldados (enceramento de diagnóstico), diretamente sobre dentes (mockups) ou através de correções fotográficas.

 

Entre todas as técnicas de simulação para laminados cerâmicos, o mockup (diretamente sobre dentes) é o que apresenta os resultados mais fidedignos e cheio de detalhes para que tanto dentista e paciente observem, por vários ângulos e incidência de luz, a harmonização das futuras facetas de porcelana com dentes, lábios e face.

 

Por outro lado, as simulações para tratamentos com facetas dentárias laminadas podem representar um acréscimo de até 20% no preço do tratamento – motivo pelo qual esta etapa costuma ser eliminada para reduzir os custos envolvidos. E as consequências podem ser desastrosas: pacientes insatisfeitos com os resultados do tratamento imediatamente após a colagem definitiva das lâminas.

 

 

Em busca de qualidade e estética de impacto nos tratamentos odontológicos.

 

Os tratamentos de impacto de transformação do sorriso contam, atualmente, com alternativas técnicas e de materiais que trazem mais estética e segurança comparados aos procedimentos realizados até pouco tempo atrás. De fato, os elevados resultados estéticos aliados à alta durabilidade de lentes de contato dental e facetas de porcelana fazem destes procedimentos uma solução para correção de diversos problemas dentários na cor e forma dos dentes.

 

A busca por preços baixos é comum em qualquer setor da economia mas que podem trazer complicações e arrependimentos para os indivíduos mais sensíveis a custos. Nos tratamentos de saúde, esta questão é ainda mais perigosa, podendo trazer até mesmo danos irreversíveis aos pacientes.

 

Por outro lado, os valores elevados para procedimentos estéticos em odontologia podem ser proibitivos para muitos indivíduos que, na busca desenfreada pela harmonia do sorriso, podem optar por soluções mais em conta, com técnicas sem respaldo científico e com baixa qualidade dos materiais envolvidos.

 

Saiba mais sobre facetas de porcelana e lentes de contato dental.

Voltar para o blog