BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Faceta de porcelana é tratamento seguro aos dentes, mas exige cuidados.


A faceta de porcelana é um tratamento seguro aos dentes mas requer atenção aos detalhes para evitar eventuais problemas e garantir segurança, livre de riscos aos dentes.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em periodontia e próteses dentárias, ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Faceta de porcelana, o que é isto?

 

Na lista de desejos de muita gente estão as transformações do sorriso com facetas de porcelana. Popularizadas pelas correções intensas na cor e forma dos dentes de artistas e famosos, estas delicadas lâminas de porcelana que revestem toda a parte estética dos dentes são uma entre várias técnicas com laminados cerâmicos, o nome correto deste procedimento. Mas o que ela tem assim de tão diferente das outras?

 

A faceta dentária de porcelana é a técnica com laminado cerâmico ideal para correções marcantes no sorriso. Com indicações tão diversas quanto a recuperação de dentes desgastados por bruxismo ou escurecidos após tratamento de canal, ela permite reproduzir todos os detalhes que conferem mais naturalidade aos dentes, como transparências e opalescência presentes nos dentes naturais – dois fenômenos ópticos essenciais pra quem exige harmonia e mimese ao seu sorriso.

 

 

Diferença entre faceta de porcelana e lente de contato dental.

 

A confusão entre faceta de porcelana e lente de contato dental é comum até mesmo entre dentistas especializados nestas técnicas. Para muita gente, a diferença entre elas está apenas na espessura, mais fina para a lente de contato dental – o que está errado.

 

A diferença entre faceta de porcelana e lente de contato dental é que a primeira técnica exige alguns desgastes na superfície dos dentes para ser realizada. Isto é necessário porque, em muitas situações, os dentes estão tortos e desalinhados ou existem restaurações dentárias em resina que precisam ser removidas. Em outras, problemas como dentes escurecidos por antibióticos ou mesmo manchados por uso consumo exagerado de cafés e cigarros são as causas para o desgaste da parte mais superficial dos dentes.

 

A redução da parte externa do dente, ou desgaste dentário, é emblemática para muitos pacientes. Ainda que o tratamento com faceta de porcelana seja seguro e traga riscos mínimos aos dentes, para eles a ideia para dentes desgastados como condição essencial para instalação de faceta dentária laminada já é suficiente para não realizar o procedimento.

 

 

Cuidados fazem da faceta de porcelana um tratamento seguro.

 

As etapas iniciais do tratamento com faceta de porcelana podem incluir desde o clareamento dental à profilaxia dos dentes e tratamento das gengivas. É nesta fase também que o dentista dá início ao planejamento através de imagens fotográficas e simulações sobre modelos em gesso. Trazendo mais previsibilidade aos resultados finais, eles permitem ao profissional selecionar os pontos de desgastes que são realmente essenciais.

 

Entre os cuidados no tratamento com laminados cerâmicos está a seleção de um dentista especialista em faceta de porcelana. As especialidades que incluem esta técnica no seu tratamento são duas: dentística e próteses dentárias. Evidente, muitos profissionais não especializados no assunto oferecem um tratamento seguro e com resultados efetivos e marcantes. A sugestão pela escolha por um dentista especializado dá-se, principalmente, aos indivíduos que desconhecem profissionais já experientes na técnica com faceta dentária laminada.

 

 

Durabilidade de 95% das facetas de porcelana após 10 anos mostra porque o tratamento é seguro.

 

Dentre os procedimentos em odontologia estética, a faceta de porcelana é considerada um tratamento conservador. É fácil entender como uma técnica que exige desgastes nos dentes e exige atenção com relação aos riscos aos dentes. 

 

Diversas pesquisas científicas vêm mostrando que o aparecimento de problemas com facetas de porcelana são mínimos e que a durabilidade destas lâminas é bastante elevada comparada a outros procedimentos, como a restauração em resina. A elevada durabilidade da faceta de porcelana e lente de contato dental é mostrada em um trabalho já bastante conhecido. 

 

Os dados desta pesquisa científica surpreendem até mesmo ao dentista especializado. Após o acompanhamento de centenas de laminados cerâmicos passados 10 anos da instalação, 95% deles encontram-se sem infiltrações, bem adaptados aos dentes e com excelente aparência estética. Sem dúvida, resultados que fazem da técnica um tratamento conservador.

 

 

Desgastes nos dentes para faceta de porcelana exigem atenção.

 

Antes de iniciar o tratamento, exames, moldagens e planejamento são realizados pelo dentista para evitar problemas resultantes do desgaste exagerado dos dentes necessários às faceta de porcelana. Mas não é apenas a redução na estrutra do dente, e que na maioria das vezes é realizada apenas na camada mais superficial, o esmalte dentário, que exige atenção aos detalhes desta técnica. 

 

O tratamento com laminados cerâmicos, independente do tipo, é o procedimento em odontologia estética que mais exige atenção aos detalhes – muito além dos cuidados com a segurança durante a realização dos desgastes dentários. Precisão na adaptação para evitar infiltrações por cáries dentária e construção de bordas biocompatíveis com as gengivas são tão importantes quanto a seleção de laboratórios de prótese dentária especializados nestas técnicas.

 

 

Riscos aos dentes no tratamento com faceta de porcelana são mínimos.

 

De fato, os riscos aos dentes durante e após o tratamento com faceta de porcelana são mínimos e raros. Entre os problemas mais comuns estão a sensibilidade à ingestão de alimentos frios, um contratempo que costuma desaparecer com o tempo, e a insatisfação com os resultados estéticos. Não à toa, a troca e substituição de facetas de porcelana e lentes de contato dental feias é um procedimento até mesmo comum no consultório do dentista especializado.

 

Complicações mais severas decorrem do desgaste exagera dos dentes, uma consequência de procedimentos realizados sem planejamento ou inabilidade profissional. A principal delas, bastante rara, pode exigir tratamento endodôntico de canal – um procedimento comum e que não traz riscos aos dentes.

 

A complicação mais séria é a infiltração por cárie dentária. Atualmente, a elevada precisão de adaptação das facetas dentárias laminadas e uso de cimentos adesivos (colas) de última geração são suficientes para manter os dentes livres deste problema. Entretanto, é preciso estar atento à higienização oral deficiente como causa para estas infiltrações. É a presença de placa bacteriana aos dentes o verdadeiro motivo para as infiltrações cariosas sob os laminados cerâmicos.

 

 

Lente de contato dental é tratamento ainda mais seguro aos dentes.

 

A lente de contato dental dental não requer desgastes nos dentes. Com indicações, prós e contras diferentes da faceta de porcelana, ela é menos eficiente na correção de problemas severos na cor e forma dos dentes. Não à toa, apesar de sua enorme popularidade, ela tem indicações restritas às arcadas com espaços entre os dentes, os diastemas, ou pequenas correções.

 

Por não exigir desgastes dentários, a lente de contato dental é considerada um tratamento mais seguro aos dentes. Outra vantagem é que ela é reversível. Basta uma consulta para removê-las, sem riscos aos dentes. O que é preciso mesmo, antes de partir para seu uso, é certificar-se de que seus resultados estéticos serão satisfatórios.

 

 

Faceta de resina é alternativa em várias situações.

 

Uma alternativa à faceta de porcelana é a faceta de resina. Com preço mais em conta e realizada em uma única consulta, é um tratamento e seguro aos dentes quando realizado sem desgastes dentários e também é reversível.

 

Várias situações fazem da faceta de resina a primeira opção para corrigir a cor e forma dos dentes. Exemplos disso são pequenas correções de volume e desgastes por bruxismo ainda na fase inicial. O fechamento de diastemas também é outra indicação desta técnica que pode estender-se até o recobrimento de raízes dentárias expostas após retração gengival.

 

Saiba mais sobre o tratamento com faceta de porcelana.

Ou aproveite para ler os posts relacionados.

Voltar para o blog