BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Faceta de resina requer cuidados diários redobrados.


As facetas de resina duram bastante tempo mas é preciso atenção com os cuidados diários. Veja as dicas para manter as facetas de resina sempre bonitas, livres de manchas e fraturas, e com durabilidade próxima às facetas de porcelana.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em próteses dentárias e periodontista (especialista em gengivas), ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Faceta de resina, o tratamento rápido para transformações de impacto.

 

Nenhum outro tratamento para transformar o sorriso é tão versátil quanto às facetas de resinas. Com preço mais em conta comparado à faceta de porcelana, ele pode ser realizado em um único dia e ainda permite modificações na cor e forma mesmo após finalizado – algo impensável às técnicas com laminados em porcelana.

 

O grande responsável pelo sucesso desta técnica é a resina composta, um material muito estético e cada vez mais resistente. Atualmente, versões combinadas com porcelanas permitem resultados, se não idênticos, próximos às facetas de porcelanas. Não à toa, atualmente, dois a cada três tratamentos de transformação do sorriso são realizados com resinas.

 

Mas a característica mais marcante das facetas em resina é mesmo a velocidade rápida do tratamento. Entre as consultas iniciais para clarear os dentes e o tratamento gengival, uma semana pode ser o suficiente para correções marcantes na cor e forma dos dentes – e que pode incluir até o recobrimento da raiz dentárias exposta que aparecem após a retração das gengivas.

 

 

Durabilidade: quanto tempo dura a faceta de resina?

 

Comparara à faceta de porcelana, que é confeccionada com cerâmicas odontológicas de alta resistência, a faceta de resina tem durabilidade inferior – mas não decepciona. 

 

A cada ano, a introdução de resinas mais duráveis vem aumentando o tempo de vida do tratamento, motivo pelo qual elas são opções cada vez mais utilizadas. Outras vantagens, como a ausência de desgastes nos dentes em algumas situações, também contribuem para o sucesso recente desta técnica.

 

Os estudos sobre quanto tempo duram as facetas de resina ainda são poucos, e uma das causas é a dificuldade para padronizá-los. Diferenças de indicações, uso de materiais de qualidade diferentes e presença de fatores locais pessoais, como o bruxismo, contribuem para complicar ainda mais as pesquisas sobre o assunto.

 

Por outro lado, as observações clínicas de muitos dentistas apontam para um tempo médio de duração das facetas em resina em 5 anos. Mas, para isto aconteça, é preciso utilizar resinas de ótima qualidade e, principalmente, adotar cuidados diários redobrados para mantê-las sempre bonitas, livres de riscos ou do amarelento precoce.

 

 

Cuidados com facetas de resina.

 

Manter as facetas de resina sempre bonitas e polidas exige cuidados diários. Além de utilizar escovas de dentes com cerdas macias, até o mesmo a seleção de fio dental que não provoque riscos superficiais é importante para elevar a durabilidade da técnica. Veja os cuidados diários com as facetas de resina:

 

✓ utilizar escovas de dente com cerdas macias e fio dental parafinado;

✓ evitar consumo frequente de alimentos com corantes, como alguns sucos e refrigerantes;

✓ evitar o consumo exagerado de cigarros, chás (chimarrão) e café;

✓ evitar o consumo exagerado de alimentos ácidos e cítricos, como sucos de laranja e vinagres;

✓ não aplicar jatos de bicarbonato de sódio ou utilizar o ultrassom durante a consulta de limpeza (profilaxia) no dentista;

✓ eliminar hábitos parafuncionais, como roer unhas ou morder canetas;

✓ utilizar a placa de bruxismo, mesmo quando o distúrbio for leve (poucos desgastes dentários);

✓ evitar a aplicação direta de géis para clareamento dental sobre as facetas dentárias;

 

 

Problemas: quando os cuidados com facetas de resina não são adotados.

 

A adoção dos cuidados diários, para alguns pacientes, são difíceis de serem colocados em prática. Enquanto o uso de escovas dentárias com cerdas macias são fáceis de serem adotados, o consumo excessivo de cafés ou mesmo a higiene oral deficiente costuma trazer danos estéticos e pequenas fraturas – que podem ser frequentes em algumas situações.

 

O descuidado com facetas dentárias, sejam elas em resina ou porcelana, costuma frustrar ao paciente menos cuidadoso. Veja os problemas mais frequentes quando os cuidados com as facetas de resina não são adotados:

 

✓ amarelamento precoce;

✓ perda do brilho (resinas ficam opacas e esbranquiçadas);

✓ formação de manchas escuras;

✓ fraturas, pequenas ou grandes, recentes;

✓ infiltração por cárie dentária;

✓ amarelamento junto às gengivas.

 

 

Consulta semestral ao dentista é importante para remover manchas e repolir as resinas.

 

Para quem possui faceta dentária em resina, as consultas semestrais são indispensáveis para mantê-las sempre bonitas. Além da revisão das gengivas para evitar problemas como a gengivite e a periodontite, estas consultas incluem o repolimento com discos de lixa que removem desde as manchas mais superficiais até às mais severas – como as que aparecem após o consumo excessivo de cafés e cigarros.

 

O repolimento das facetas de resina é essencial para recuperar o brilho superficial das resinas. Além dos efeitos estéticos reparadores, ela também é importante para evitar o acúmulo rápido de corantes e sujeiras de qualquer origem.

 

Os cuidados com facetas de porcelana, embora mais simples do que o tratamento com resina, também exige atenção. Isto porque, atualmente, muitas pacientes possuem combinações das duas técnicas, o que pode levar a descuidados com as facetas de resina.

 

 

O melhor tipo de escova de dentes para facetas em resina.

 

A adoção de escovas de dentes com cerdas macias é quase unânime entre dentistas. Entretanto, sua indicação indiscriminada pode estar por trás do aparecimento de gengivites e periodontites – e até do mal hálito. 

 

O motivo para isto é que elas são menos eficientes para limpar os dentes, o que exige treinamento adequado, dado pelo dentista ou pelo periodontista no consultório dentário, para que seu uso seja plenamente eficiente ao remover a placa bacteriana e restos de alimentos.

 

Por outro lado, o uso de escovas de dentes com cerdas rígidas frequentemente deixam opacas, e sem brilho, as facetas de resina. Nestes casos, o treinamento de higiene oral repassado pelo dentista é ainda mais importante, já que as facetas dentárias, independente do material com as quais são confeccionadas, exigem escovas com cerdas macias para evitar a formação de riscos superficiais nas resinas.

 

 

De quanto em quanto tempo é preciso trocar as facetas de resinas?

 

Os cuidados diários com facetas dentárias são importantes para aumentar a durabilidade dos tratamentos feitos com estes materiais. Ainda assim, de tempos e tempos é preciso trocá-las, já que é impossível mantê-las com a cor original, e sem alterações do formato inicial, por toda a vida.

 

A cada 4 ou 5 anos recomenda-se trocar as facetas de resina. O procedimento, que pode ser feito graças à reversibilidade parcial do tratamento, exige cuidados para evitar desgastes nos dentes que servem de suporte às lâminas em resinas.

 

O tempo de vida das facetas de resina pode ser superior a 4 ou 5 anos quando os cuidados são realizados à risca. Além disso, fatores como ausência de bruxismo e hábitos deletérios de mastigação, posição dos dentes e alimentação livre de corantes podem levar a durabilidade da técnica.

 

 

Voltar para o blog