BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Facetas de resina: 7 cuidados para mantê-las sempre novas.

faceta de resina cuidados como cuidar post blog

Quer saber como cuidar da sua faceta de resina? Conheça 7 cuidados que vão manter sua faceta dentária sempre brilhantes, polidas, livres de manchas e pequenas fraturas que podem aparecer com o uso diário.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em periodontia (gengivas) e próteses dentárias, ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

Faceta de resina, estética de impacto com preço mais em conta.

 

As transformações de impacto do sorriso com facetas dentárias laminadas estão na lista de desejos de muitos indivíduos. Popularizadas por técnicas como lentes de contato dental e faceta de porcelana, permitem correções rápidas na cor e forma dos dentes que, associadas à elevada durabilidade e resultados marcantes, dispensam cuidados mais intensos de manutenção.

 

Uma alternativa, com preço mais em conta, às facetas de porcelana e lentes de contato dental – também conhecidas como laminados cerâmicos – é a faceta de resina. Confeccionada em uma única consulta, esta técnica conta com materiais cada vez mais estéticos, duráveis e resistentes a fraturas, fazendo desta técnica uma opção inteligente até mesmo para casos desafiadores como a recuperação de dentes desgastados por bruxismo ou escurecidos após tratamento de canal.

 

Apesar de tantas vantagens, a técnica em resina é inferior, em várias situações, aos laminados cerâmicos. Durabilidade menor, amarelamento precoce e pequenas fraturas, embora cada vez mais raras, podem ser um contratempo dependendo da forma como ocorrem. Mas é possível, sim, adotar cuidados simples para manter as facetas de resina sempre polidas, brilhantes e novas. Que tal conhecer algumas delas?

 

 

Como cuidar da sua faceta de resina? 7 dicas essenciais.

 

Para a maioria dos pacientes, saber quanto tempo dura a faceta de resina é o que mais importa antes de partir para o tratamento. Entretanto, não são apenas o uso de resinas reforçadas com cerâmica ou a precisão na indicação da técnica os fatores que mais influenciam na durabilidade deste tratamento. Conheça os cuidados mais importante para manter as superfícies sempre impecáveis desta técnica marcante em odontologia estética de impacto.

 

1. Utilize somente escovas dentárias com cerdas macias.

 

Cerdas rígidas (pouco flexíveis) de escovas dentárias trazem problemas aos dentes como a retração gengival por trauma de escovação ou danos ás superfícies de resina. Assim, para cuidar melhor da sua faceta de resina e evitar que ela fique opaca e sem brilho, adote escovas com cerdas mais macias e flexíveis que evitam riscos e opacidade excessiva.

 

 

2. Evite jatos de bicarbonato ou ultrasson durante a consulta de limpeza (profilaxia).

 

Consultas periódicas ao dentista para limpeza e profilaxia são essenciais para manter dentes sempre limpos e gengivas sadias. E na maioria das vezes, jatos de bicarbonato de sódio e uso de ultrasson são utilizados para diminuir o tempo da consulta odontológica. Apesar de práticos, estes equipamentos podem riscar a superfície das facetas em resina, devendo, portanto, ser evitados como forma de prolongar o tempo de vida das resinas.

 

 

3. Polimento anual remove manchas e recupera o brilho.

 

Mais sensíveis à ação abrasiva de escovas e cremes dentários e pigmentação por alimentos quando comparada à lente de contato dental e faceta de porcelana, as facetas e restaurações dentárias em resina exigem consulta anual ao dentista para recuperar o brilho e remover manchas que podem aparecer com os anos. Rápido e fácil, o procedimento remove diminutas camadas externas comprometidas, recuperando as cores originais e brilho perdido.

 

 

4. Diminua o consumo de alimentos cítricos ou com elevado poder de pigmentação.

 

Perda de brilho e amarelamento das resinas utilizadas em restauração dentária ou faceta dentária também são o resultado do consumo de alimentos cítricos ou com elevado pode de pigmentação. Sucos de laranja e limão, iogurtes, vinhos e tabacos, ao lado de líquidos coloridos artifialmente – sem esquecer também de legumes verdes e refrigerantes – fazem parte da lista de alimentos restritos nos cuidados com facetas de resina que não podem ser esquecidos no dia-a-dia.

 

 

5. Placa para bruxismo é importante aos portadores deste distúrbio.

 

O bruxismo é a principal causa para os desgastes dentários que aparecem em dentes anteriores. Entre as formas para evitar a progressão destes danos estéticos tão severos ao sorriso está a placa para bruxismo, um dispositivo acrílico utilizado na desprogramação neuromuscular deste distúrbio de apertamento e ranger excessivo dos dentes. O uso deste aparelho interoclusal é importante para aumentar a durabilidade de laminados dentários, independente do material utilizado.

 

 

6. Elimine hábitos parafuncionais.

 

Hábitos parafuncionais como roer unhas e morder canetas, além de causar fraturas dentárias, estão associadas a desgastes em dentes anteriores. Ainda que eliminá-los seja uma tarefa difícil, atenção a hábitos lesivos à estrutura dentária é essencial à durabilidade de procedimentos dentários, independente da sua naturaza.

 

 

7. Não adie o reparo de pequenas fraturas.

 

Pequenas fraturas podem ser um contratempo a facetas de resina. Fatores como qualidade do material utilizado, indicação correta e técnica do dentista influenciam influenciam na durabilidade deste tipo de procedimento que, ainda assim, pode ser acometido pelo problema. E quanto isto ocorre, reparar imediatamente o laminado afetado é importante para evitar infiltrações e manchamentos irreversíveis.

 

 

Outros cuidados com facetas de resina.

 

Agora que já sabe como cuidar das facetas de resina, que tal conhecer outros cuidados para mantê-las sempre brilhantes e livres de manchas? Veja uma pequenas lista que pode ajudá-lo antes, durante e depois de iniciar o tratamento:

 

tratamento gengival e clareamento dentário intenso são indispensáveis antes de iniciar o tratamento;

 

simulações com mockups são fáceis de fazer e dão uma ideia exata dos futuros resultados estéticos;

 

evite o uso de resinas convencionais (sem reforço com partículas de cerâmica);

 

resultados estéticos podem, sim, ser similares aos laminados cerâmicos;

 

a qualidade do material utilizado pode minimizar os riscos de pequenas fraturas da faceta dentária mas não podem não ser suficientes para eliminar o problema;

 

bruxismo severo ou desgastes dentários extensos são contraindicados à esta técnica;

 

para resultados mais duráveis e sem riscos para contratempos, utilize lentes de contato dental ou facetas de porcelana.

 

Saiba mais sobre facetas de resina clincando aqui.

Ou aproveite para ler os posts relacionados:

Voltar para o blog