BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Faceta de resina pode ser utilizada para recuperar dente quebrado.

faceta de resina e dente quebrado post blog

A faceta de resina pode ser o tratamento ideal para recuperar dente quebrado ou fraturado em região anterior. Conheça as indicações, prós e contras desta técnica que pode até mesmo substituir a restauração dentária em resina em área estética do sorriso.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em próteses dentárias e periodontia, ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Faceta de resina, rapidez e preço baixo em estética dental de impacto.

 

As transformações de impacto do sorriso com laminados cerâmicos são populares pelas correções intensas na cor e forma dos dentes. Técnicas como lentes de contato dental e facetas de porcelana – apenas para ficarmos nas mais conhecidas -, alimentam o imaginário dos indivíduos que procuram harmonizações dentárias à beira da perfeição. Mas será que estas técnicas são as únicas a oferecerem resultados estéticos superiores?

 

A faceta de resina é uma versão com preço mais em conta entre as disponíveis para facetas dentárias laminadas. Confeccionada em resina composta  – o mesmo material utilizado em restaurações dentárias -, ela é simples, rápida e com resultados estéticostão satisfatórios que podem fazer dela a melhor solução para procedimentos estéticos de impacto. Por outro lado, tantas vantagens assim também trazem consigo desvantagens que não podem ser esquecidas, como o amarelamento precoce, baixa durabilidade e limitações ao recuperar dentes desgastados por bruxismo.

 

 

A faceta de resina na recuperação de dente quebrado ou fraturado em região anterior.

 

Restaurações dentárias em resina são amplamente indicadas na recuperação de dente quebrado ou fraturado em região anterior. Além de ser uma solução rápida, traz estética dental satisfatória e ainda pode durar por muitos anos, sem necessidade para consutltas de manutenção. As facetas de resina, técnica que recobre toda a superfície visível dos dentes, também podem ser indicações para dentes fraturados, com a vantagem adicional de oferecer soluções estéticas mais interessantes para recuperar outros problemas como manchamentos ou substituir restaurações dentárias amareladas.

 

 

A ideia para uso da faceta de resina em dente quebrado é promover um resultado estético mais marcante e com sensível melhora na durabilidade do tratamento. Estão indicados para esta técnica as fraturas que ocorrem em maior extensão mas que ainda podem ser resolvidas por procedimentos realizados com resinas composta. Por outro lado, às fraturas mais extensas técnicas mais duráveis como facetas de porcelana ou prótese dentária fixa em porcelana podem ser necessárias para resistir às forças mastigatórias intensas ou em indivíduos com bruxismo.

 

 

Faceta de porcelana é alternativa com durabilidade mais elevada.

 

Entre as técnias de facetas dentárias laminadas disponíveis, a faceta de porcelana é a ideal para corrigir falhas estéticas impossíveis de serem corrigidas, por exemplo, com lentes de contato dental ou facetas de resina. Coladas sobre os dentes após cuidadosos desgastes da superfície dentária,  são espessas o suficiente para esconder até mesmo manchas por antibiótico – um dos maioires desafios à odontologia estética.

 

O elevado potencial para corrigir algumas alterações na posição dos dentes fazem da faceta de porcelana a técnica número para correções de impacto do sorriso. São exemplos disso os dentes girados ou apinhados (acavalados), que podem ser realinhados com este tratamento – uma alternativa rápida ao tratamento com aparelho ortodôntico em diversas ocasiões.

 

Outro ponto de destaque da faceta de porcelana é a sua elevada durabilidade. Indicadas até mesmo na recuperação de dentes desgastados por bruxismo, seu sistema de colagem diminuem riscos para problemas como a infiltração por cáries dentárias ou fraturas no próprio laminado.

 

 

Restauração dentária em resina é indicada para pequenas fraturas.

 

A restauração dentária em resina é um dos procedimentos mais realizados em consultas odontológicas – ao lado da profilaxia dos dentes. O segredo desta técnica está no seu material, a resina composta, que permite ao dentista recuperar a cor e forma dos dentes em uma mesma consulta.

 

A evolução dos materiais odontológicos nas últimas décadas, e em especial a resina dentária, trouxe novas possibilidades tanto para resultados estéticos quanto de indicações, resistência e durabilidade. Os resultados estéticos desta técnica são, em diversas situações, tão naturais quanto os obtidos por facetas de porcelana e lentes de contato dental. Por outro lado, a resistência à fraturas de materiais ainda deixa muito a desejar, uma caaracterística que ainda restringe a sua indicação a pequenos reparos em dentes quebrados em região anterior e estética dos dentes.

 

 

Restauração dentária em porcelana traz sofisticação e durabilidade ao recuperar dente quebrado.

 

Os laminados cerâmicos compreendem diversas técnicas derivadas das porcelanas – daí o termo “cerãmica” do procedimento. Além deles, uma alternativa cada vez mais utilizada para recuperar dentes quebrados é a restauração em porcelana, uma versão à mesma técnica em resina que, quando utilizada em dentes anteriores, recebe o nome de fragmento cerâmico.

 

O fragmento cerâmico é uma técnica derivada da faceta de porcelana indicada para recuperar apenas a estrutura dentária fraturada. Alternativa também eficiente à faceta de resina na recuperação de dente quebrado, este tratamento é excelente para correções estéticas como fechamento de espaços entre dentes (diastema) e harmonização de dentes curtos ou pequenos ou com pequenas discrepâncias de volume.

 

 

Manutenção periódica é desvantagem da faceta de resina.

 

As facetas de resina vem conquistando espaço antes exclusivo das lentes de conato dental e facetas de porcelana. Cada vez mais estética e resistentes, são alternativas com preço mais em conta desde a recuperação de dentes quebrados até as transformações de impacto do sorriso. Ainda assim, é preciso estar atento a uma característica também exclusiva a esta técnica: manutenção periódica realizada pelo dentista a cada seis meses.

 

Entre as desvantagens das facetas em resina estão a perda precoce do brilho e pequenas fraturas – estas, suficientes para contratempos que exigem, dependendo da extensão do problema, consultas de urgência ao dentista. Outro problema deste tipo de tratamento é o amarelamento, ao longo dos anos, mais rápido quando comparado com laminados cerâmicos. Em até certo tempo, a perda de cor pode ser compensada por procedimentos com o polimento dental, outra técnica que pode trazer algum alívio estético para as facetas dentárias em resina antigas ou confeccionadas com material de qualidade inferior.

 

 

Ainda em dúvida? Saiba mais sobre faceta de resina ou recuperação de dente quebrado.

Ou aproveite para ler os posts relacionados:

Voltar para o blog