BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Faceta de resina para dentes desgastados por bruxismo tem limitações.


A faceta de resina é uma alternativa eficiente para recuperar dentes desgastados pelo bruxismo mas não pode ser utilizada em todos os casos. Conheças as limitações da faceta de resina, como sua menor durabilidade e fraturas frequentes quando utilizada em casos severos do distúrbio.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em próteses dentárias e periodontista (especialista em gengivas), ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Faceta de resina, transformações de impacto a preço acessível.

 

Entre várias técnicas em odontologia estética, a faceta de resina é a que vem ganhando mais destaque. Com preço mais acessível comparada a técnicas mais sofisticadas como a lente de contato dental e faceta de porcelana, ela traz resultados estéticos marcantes e é muito rápida para ser feita – basta apenas uma única consulta.

 

Prática, a faceta de resina exige, entretanto, atenção com relação às suas indicações, prós e contras. Entre as que merecem destaque estão as pequenas fraturas, que podem ser frequentes quando realizadas para aumentar o comprimento de dentes desgastados pelo bruxismo, e o amarelamento que costuma aparecer ao longo dos anos.

 

As indicações mais comum às facetas de resina são os fechamentos de espaços entre dentes, os diastemas. Mas existem outros casos que também podem se beneficiar desta versátil técnica com faceta dentária laminada, como as pequenas mas indispensáveis correções na cor e forma dos dentes ou a recuperação de pequenos desgastes em dentes.

 

 

Os desafios ao recuperar dentes desgastados pelo bruxismo.

 

O bruxismo é um distúrbio neuromuscular de apertamento e ranger dos dentes.

 

Aparecendo com mais frequência na forma de ciclos curtos durante o sono, e que duram poucos segundos, ele quase nunca é percebido pelo bruxômano – o termo correto para o indivíduo que tem o problema.

 

O problema dos desgastes em dentes que podem ser o resultado do bruxismo é que eles são difíceis de ser recuperados. Primeiro, porque a extensão destes desgastes pode ser superior ao suportado por materiais como a resina composta, bastante utilizada em restaurações dentárias e facetas dentárias laminadas. 

 

Segundo, porque as forças de apertamento e ranger dos dentes podem ser incrivelmente elevadas, mesmo que os desgastes em dentes ainda sejam curtos. 

 

Muitas vezes, é difícil ao paciente entender as limitações das resinas dentárias na recuperação de dentes desgastados pelo bruxismo. Além das trocas frequentes de dentistas, a frustração com a perda constante da estética do sorriso são comuns frente a um problema que exige atenção durante a escolha do tratamento e do material utilizado.

 

 

A faceta de resina na recuperação de dentes desgastados pelo bruxismo.

 

O uso de facetas de resina na recuperação de dentes desgastados pelo bruxismo é uma alternativa rápida, de baixo custo e esteticamente satisfatória. A ideia para este procedimento é mesmo recuperar as partes desgastadas e ainda aproveitar para alterar a cor e forma dos dentes. 

 

Em alguns casos, como quando os dentes estão tortos, girados ou apinhados, podem ser necessários desgastes dentários adicionais na superfície dos dentes. Semelhante à técnica com faceta de porcelana, esta redução na estrutura dentária é importante para que o dentista proporcione dentes alinhados e com camadas homogêneas de resinas como resultado final do tratamento.

 

 

Limitações: quando a faceta de resina não deve ser utilizada.

 

Existem limitações ao recuperar os desgastes de dentes com facetas de resina. A principal delas é a intensidade das forças de apertamento e ranger dos dentes. Indivíduos com elevada potência muscular dos músculos mastigatórios, uma característica do distúrbio severo, não são indicados para tratamentos com resinas dentária – para estes, a porcelana é o material ideal.

 

Veja as limitações das facetas em resina (contraindicações) na recuperação de dentes desgastados pelo bruxismo:

 

dentes anteriores que já apresentam mais de 10% de sua superfície desgastada;

potência elevada dos músculos mastigatórios;

impossibilidade para uso da placa para bruxismo;

dentes severamente tortos, girados ou apinhados;

desafios estéticos como dentes escurecidos após tratamento de canal.

 

 

Pequenas fraturas em facetas de resina podem ser constantes, mas fáceis para reparar.

 

Pequenas fraturas que podem ser constantes nos primeiros meses do tratamento com facetas de resina são ainda mais comuns quando o bruxismo está presente. Na maioria dos casos, o problema aparece à noite, quando movimentos não funcionais da mandíbula atingem em diversos ângulos as pontas da faceta dentária.

 

Se por um lado as fraturas podem ser constantes nos primeiros meses, elas são fáceis de reparar. Consultas rápidas são suficientes para que o dentista reconstrua, muitas vezes em formatos e comprimentos diferentes, as partes fraturadas – até com a posição final seja resistente aos impactos pesados contra os dentes.

 

 

Placa de bruxismo é essencial após faceta de resina.

 

A placa para bruxismo é um dispositivo essencial no tratamento do bruxismo. Suas principais indicações são a proteção dos dentes contra fraturas e desgastes e, anda mais importante, a desprogramação neuromuscular do estímulo de ranger e apertar dos dentes.

 

A placa para bruxismo é recomendada aos indivíduos em tratamento com faceta dentária em resina. Indicada para ser utilizada à noite, período em que os choques entre os dentes são mais intensos, ela também ajuda na remissão de sintomas como a dor na face, cabeça e pescoço característicos do distúrbio.

 

Existem dois tipos de placa para bruxismo. A mais utilizada é confeccionada em acrílica, eficiente para todas as formas do distúrbio (com ou sem desgates dos dentes). Também existe a placa para bruxismo em silicone (macia), indicada apenas à remissão da dor que aparece no distúrbio da ATM ou no bruxismo cêntrico – este, representa menos de 5% dos distúrbios.

 

 

Faceta de porcelana é alternativa mais durável para dentes desgastados por bruxismo.

 

A faceta de porcelana é a técnica mais poderosa para transformações estéticas do sorriso. Dois fatores estão por trás de tamanha capacidade de modificação na cor e forma dos dentes: o próprio material utilizado, a porcelana, e os desgastes dentários adicionais realizados nas partes visíveis dos dentes.

 

As diferenças entre a faceta de porcelana e a faceta de resina explicam bem as diferenças no preço dos dois tratamento. As mais importantes são a elevada durabilidade, resistência a fraturas e baixo amarelamento ao longo dos anos na técnica com porcelana, algo inferior na técnica com resinas.

 

A faceta de porcelana também traz outra vantagem sobre a faceta de resina: pode ser utilizada para recuperar os desgastes mais acentuados provocados pelo bruxismo. Dependendo da intensidade do ranger e apertamento dos dentes, até mesmo desgastes dentários que chegam a 20% dos dentes podem ser recuperados por esta sofisticada técnica com laminados cerâmicos.

 

 

Coroa em porcelana pura é indicada para o bruxismo severo.

 

O bruxismo severo provoca desgastes tão extensos aos dentes que problemas como fraturas e perdas dentária tornam-se frequentes. Para estes indivíduos, em que mais de 50% da estrutura do dente já foi perdida, a coroa em porcelana pura é o tratamento ideal.

 

A coroa em porcelana pura é um tipo de prótese dentária fixa confeccionada individualmente para cada dente. Recobrindo toda a superfície do dente, é a única técnica mais eficiente resistir aos desgastes pelo bruxismo severo, sem riscos para fraturas.

 

A coroa em porcelana pode ser realizada na técnica em zircônia ou porcelana pura. Também existe a técnica com porcelana com estrutura interna em metal que, apesar das limitações estéticas, é uma opção eficiente, resistente, durável e com preço mais em conta.

 

 

Lente de contato dental pode ser alternativa para pequenos desgastes em dentes por bruxismo.

 

Uma alternativa à faceta de resina na recuperação de dentes desgastados pelo bruxismo é a lente de contato dental. Indicada para recuperar os pequenos desgastes, traz maior durabilidade e resistência para resistir às forças mastigatórias destrutivas tão característica do distúrbio.

 

O tratamento com lente de contato não exige desgastes nos dentes – ao contrário, por exemplo, da faceta de porcelana e da prótese dentária fixa. Para ficar pronta, são necessárias duas consultas: uma para as moldagens e outra para a colagem da lâmina.

 

 

Restauração dental em resina também pode substituir a faceta de resina.

 

Os desgastes provocados pelo bruxismo também podem afetar dentes alinhados e clareados. Nestes casos, a restauração dental em resina pode ser uma alternativa de tratamento mais simples e prática.

 

A restauração dental em resina pode ser utilizada nos pequenos desgastes em dentes. Atualmente, existem versões mais resistentes destes materiais, reforçados com porcelanas, que trazem maior durabilidade e resistência às fraturas – principalmente nas que ocorrem durante a noite (bruxismo noturno).

 

Apesar de eficiente, o tratamento com restauração de resina não está livre de pequenas fraturas. É o que acontece, por exemplo, nos indivíduos que, apesar dos pequenos desgastes dentários, possuem elevada força (potência) mastigatória. Para estes, o uso da placa para bruxismo torna-se ainda mais essencial.

 

 Saiba mais sobre facetas de resina clicando aqui.

Ou aproveite para ler os posts relacionados:

Voltar para o blog